Nós usamos o smartphone em vários momentos do dia, aliás, não conseguimos ficar muito tempo longe do aparelho, não é mesmo? Mas, seja por distração ou por ser alvo de bandidos, podemos ter o celular perdido ou roubado. Então, como rastrear o celular?

Com essa dúvida, vem junto uma chateação, já que muitos dispositivos custam caro. E, mais do que isso: o celular guarda nossos contatos, nossos acessos aos bancos digitais, fotos e vídeos com a família e amigos Tem ainda o fato de que, para muita gente, o aparelho é essencial para os estudos e o trabalho.

Se você está passando por esse momento, confira as dicas do nosso artigo de como rastrear seu celular perdido ou roubado. 

E, caso não consiga encontrá-lo, descubra como proteger suas informações e até como adquirir um novo aparelho com desconto! Vamos lá?

 

Imagem de mulher preocupada

Como rastrear seu aparelho pelo número?

A primeira medida para rastrear seu celular, caso você tenha perdido ou tenha sido roubado, é se valer das ferramentas que os sistemas operacionais oferecem. É que eles contam com um rastreador de celular, o que ajuda na localização.

Os sistemas permitem ainda bloquear, limpar e formatar os dados do aparelho, evitando que outras pessoas tenham acesso às suas informações.

O mais legal é que tudo pode ser feito de maneira remota, a partir de qualquer aparelho conectado à internet, como desktop, tablet ou smartphone. Confira a seguir!

 

Localizar Android

Se você tem um aparelho Android pode utilizar o recurso Encontrar Meu Dispositivo. Contudo, para usar a ferramenta, é necessário que seu celular esteja configurado para que seja rastreado.

Como fazer isso? Vá em:

  • “Configurações” no seu smartphone;
  • Depois em “Google”;
  • Na sequência clique em “Encontre Meu Dispositivo” e deixe-o ativado.

Assim, caso o celular perdido ou roubado esteja com o recurso ativado — e conectado à rede Wi-Fi ou aos dados móveis — você pode rastreá-lo entrando em Google Encontre Meu Dispositivo com sua conta Google pelo computador.

Assim, é possível localizar seu aparelho no mapa e fazer o aparelho emitir um aviso sonoro. Já, se você acredita que perdeu o celular ou que foi roubado, o ideal é clicar em “proteger o dispositivo”, função que vai bloquear seu smartphone e sair da sua conta do Google. 

Se for preciso, você pode ainda acionar a função para limpar todo o conteúdo do aparelho. No entanto, depois dessa limpeza não será mais possível localizá-lo com esse recurso do Android.

 

Imagem de celular no banco da praça

Localizar iPhone

Agora, se você possui um iPhone que foi perdido ou roubado também pode rastreá-lo com o recurso Buscar

E, para que ele possa ser localizado, precisa estar com essa função ativada. Se você perder e não tiver o recurso Buscar ativado, ainda pode proteger a sua conta, alterando a senha do ID Apple.

Para rastrear seu iPhone, é preciso acessar o icloud.com/find, que permite bloquear remotamente seu aparelho com um código de acesso. 

Assim, você mantém suas informações em segurança e ainda desativa o Apple Pay do aparelho.

Se preferir, o recurso ainda permite que você envie uma mensagem personalizada com as suas informações de contato no smartphone perdido.

Windows Phone

Aqui você também conta com o recurso de Localizar meu Dispositivo e faz o rastreamento do celular acessando sua conta da Microsoft. 

Se precisar, pode bloquear seu aparelho remotamente.

 

Imagem de casal usando notebook

Apps para rastrear o aparelho

Existem ainda alguns apps gratuitos na Play Store e na Apple Store, que permitem rastrear o celular. 

Alguns são direcionados principalmente para o controle de pais que querem monitorar onde os filhos estão, no entanto são recursos que podem ajudar a localizar o aparelho. 

Acompanhe alguns aplicativos com essa finalidade:

  • Whistle Me;
  • KidsControl;
  • Life 360.

O que faço se perdi o celular no Uber?

Caso você tenha perdido seu celular no Uber, a maneira mais rápida de encontrá-lo é utilizando outro telefone para entrar em contato com o motorista parceiro por meio do próprio app. É só seguir as instruções abaixo:

  1. Entre na sua conta;
  2. Abra o app e, no canto superior esquerdo da tela, clique em “Menu”;
  3. Acesse o “Ajuda”;
  4. O aplicativo irá exibir sua última viagem. Depois, clique em “Itens perdidos”;
  5. Clique em “Entrar em contato com o motorista sobre o item perdido”;
  6. Preencha o campo com o seu número de telefone e clique em “Enviar”.

Assim, a Uber entra em contato com o motorista. Você vai ouvir uma mensagem automática e é só clicar em 1.

Se você não conseguir entrar em contato com o motorista, volte no “Menu” e em “Ajuda” novamente. Na sequência, acesse o “Entrar em contato com a Uber sobre um item perdido” e preencha as informações solicitadas.

 

O que posso fazer se perdi meu celular no Cabify?

Já, se você acha que deixou seu celular em um Cabify, será preciso preencher um formulário de objetos perdidos. Veja como fazer isso pelo app:

  1. Selecione “Viagens” e, na sequência, “Anteriores”;
  2. Marque a viagem em que acha que perdeu o aparelho;
  3. Clique em “Comunicar um problema” e, em seguida, em “Problema em uma viagem ou cobrança”;
  4. Acesse “Objeto perdido” e preencha o formulário.

O procedimento também pode ser feito pelo site, entrando com seu login e senha. Na sequência, é só realizar os mesmos passos que listamos acima.

Depois de preencher o formulário, pelo site ou app, a empresa entrará em contato com você para informar como proceder e como recuperar o objeto, caso ele tenha sido encontrado.

Imagem de homem roubando celular do bolso

Quais os passos ao ter seu celular perdido ou roubado?

Caso você não consiga rastrear seu celular perdido ou roubado, é necessário seguir alguns passos para proteger seus dados. Confira!

Passo 1: comunique sua operadora

Avise sua operadora sobre o ocorrido e solicite o bloqueio do chip imediatamente para preservar sua privacidade. 

Aqui na Vivo, para bloquear o chip roubado ou perdido, ligue na Central de Relacionamento com o Cliente, pelo *8486 (de um celular Vivo) ou 1058 de qualquer outro aparelho, e solicite ao atendente o bloqueio do Vivo Chip.

Se você já tiver o cadastro no Meu Vivo, basta acessar com seu login e senha para bloquear a linha: 

  • Clique em “Meu Vivo Web”;
  • Depois, “Meu Plano”;
  • Na sequência, clique em “Bloqueio da linha” e informe o motivo;
  • Por último, pressione “Ativar”.

Passo 2: faça um boletim de ocorrência

Caso seu celular tenha sido roubado (com ameaça ou violência durante o ato), é importante ir a uma delegacia e registrar o boletim de ocorrência (BO) o mais rápido possível. 

Já se você foi furtado (no ato não houve violência ou ameaça), é recomendado fazer o boletim de ocorrência online

É só procurar no Google “Delegacia Eletrônica” junto ao seu estado para encontrar a página correta. Desse modo, você se protege, caso façam algo ilegal com os seus dados.

Imagem de homem roubando celular da bolsa

Passo 3: realize o bloqueio do IMEI do celular perdido ou roubado

Depois de fazer o BO, você pode bloquear seu celular para que ele não possa ser utilizado com outro chip. Para isso, precisa saber o número de série do seu aparelho, o IMEI.

O número consta na nota fiscal do celular ou na caixa do aparelho. Então, com o número em mãos, entre em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente Vivo. Ligue no *8486 (de um celular Vivo) ou no 1058 de qualquer outro aparelho e peça o bloqueio do celular.

 

Passo 4: bloqueie o WhatsApp

Evite transtornos com o uso do seu WhatsApp por outras pessoas, fazendo o bloqueio da sua conta. 

Entre em contato com o WhatsApp pelo e-mail support@whatsapp.com. Explique que seu celular está perdido ou foi roubado e solicite o bloqueio da conta, informando seu número de telefone móvel.

 

Imagem de cadeado

Passo 5: Mude as senhas das redes sociais

É preciso ainda proteger suas redes sociais. Para que suas contas do Facebook, Instagram e de outros locais fiquem protegidas, realize a mudança de senha, acessando esses canais em um desktop ou tablet.

Passo 6: recupere as fotos do seu celular perdido ou roubado

Um dos motivos que faz a gente ficar aborrecido com o celular perdido ou roubado é perder as fotos. Sempre tem aquelas favoritas com sua família, amigos, viagens ou de outros momentos especiais.

Então, se você tinha um Android ou iPhone, acesse o Google Photos ou iCloud para verificar se há backup desses arquivos. 

Dá para fazer isso no desktop ou em outro dispositivo, basta colocar seu login e senha.

Imagem de homem segurando smartphone

Passo 7: compre um aparelho com desconto

Por último, sabemos que o orçamento, muitas vezes, está apertado para adquirir um novo smartphone, certo? Por outro lado, dependemos do aparelho para diversas atividades que realizamos na rotina. Então, o que fazer?

Nessa hora, a dica é economizar com a compra do novo celular e a Vivo dá uma força para você. Isso mesmo! Os nossos planos dão desconto na compra do smartphone. Veja abaixo!

 

Plano Vivo Pré

Escolha um plano Pré da Vivo e conte com uma internet de alta velocidade para curtir todos os seus apps. E, o melhor, com a gente dá para comprar seu novo smartphone com um preço especial.

Plano Vivo Controle

Se você quer saber exatamente quais serão seus gastos com o celular, dá para escolher o plano Vivo Controle. Você tem WhatsApp, SMS e ligações ilimitadas, conta com bônus de internet e ainda aproveita as ofertas de smartphones das melhores marcas.

Plano Vivo Pós

Você pode adquirir seu smartphone com os menores preços e ainda conta com ligações, apps e SMS ilimitados com um dos planos Vivo Pós. Entre as opções, dá para escolher o plano Vivo Selfie, em que você aproveita a assinatura do seu app favorito.

Tem ainda os planos Família ou planos Individuais, ou seja, há opções para todas as necessidades. Assim, você tem o pacote completo com a internet ultrarrápida para usar no seu novo aparelho.

Além dos planos que oferecem descontos em aparelhos de diversas marcas e modelos, você pode proteger seu celular de roubos e danos acidentais com o Vivo Protege.

Agora você já sabe o que fazer para rastrear seu celular perdido ou roubado. É possível utilizar os recursos de localização dos sistemas operacionais, mas, caso ele não seja localizado, siga as nossas dicas para proteger suas informações e privacidade.

E, se busca um smartphone com um bom desconto, fique por dentro das ofertas que a Vivo separou para você na hora de contratar nossos planos.

Fique seguro e até breve!

 

Leia também: