Você certamente já ouviu falar do número do chassi de um veículo, não é mesmo? Esse código identifica o automóvel e auxilia no reconhecimento de fraudes, por exemplo. Pois bem, o IMEI é a sequência numérica que cada aparelho de telefonia móvel recebe assim que sai da fábrica.

Entre outras funções, esse código permite resolver problemas técnicos do dispositivo, além de garantir a segurança dos seus dados. Por isso, é bom saber como encontrar esse número e como ele pode te ajudar em casos de roubo, furto e outras questões. 

Então, continue com a gente, pois explicamos o que é IMEI e para que ele serve. Boa leitura!

Código de barras com o escrito IMEI no meio. Código de barras com o escrito IMEI no meio.

O que é IMEI?

IMEI é a sigla em inglês de International Mobile Equipment Identity — Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português. É uma sequência numérica única e global, composta por 15 dígitos que identificam e protegem um aparelho smartphone.

Os seis primeiros dígitos correspondem ao código TAC (Type Allocation Code), que indicam o local em que o celular foi fabricado. 

Os dois números seguintes identificam o fabricante e são chamados de Final Assembly Code (FAC). Depois, vem o número de série do dispositivo e um dígito verificador para completar o código. 

Dessa forma, o IMEI é formado por quatro grupos numéricos, que aparecem assim: 001980-01-010000-0. Então, esse código funciona como o chassi de um veículo ou o RG de uma pessoa.

Para que serve o IMEI?

Serve para identificar um dispositivo de telefonia móvel, já que é uma sequência única. “Mas para que eu precisaria saber esse número?”, talvez você esteja se perguntando. 

Com o IMEI, as operadoras de telefonia móvel e os fabricantes de celulares podem ter acesso às características do aparelho para resolver eventuais problemas de fabricação, e você pode usufruir os benefícios oferecidos pela garantia do smartphone. 

Além disso, com ele, é possível saber se o dispositivo foi roubado ou furtado, bem como comprovar que o aparelho é seu, caso você tenha perdido o celular

Então, esse código serve para:

  • Bloquear o celular: em caso de roubo, furto ou perda, você pode bloquear o seu aparelho;

  • Desbloquear o aparelho para usar em outra operadora: ainda que as operadoras brasileiras tenham obrigação de desbloquear os celulares para que o usuário escolha a própria operadora, ainda é possível fazer isso manualmente;

  • Verificar se o aparelho não é roubado: é possível descobrir se o dispositivo está na lista dos celulares roubados ou perdidos;

  • Identificar o smartphone: se houver necessidade de usar a garantia, o fabricante vai precisar do número de IMEI do seu aparelho;

  • Experimentar atualizações de software: alguns fabricantes permitem que os usuários experimentem atualizações de softwares em versão beta. Para isso, é preciso ter o IMEI em mãos.

E vem cá, depois de escolher um modelo entre os melhores celulares, certamente você vai querer mantê-lo seguro. Não é preciso decorar o seu IMEI, é claro. Apenas descubra qual é e guarde-o em segurança.

Mulher segurando o celular enquanto utiliza o IMEI. Mulher segurando o celular enquanto utiliza o IMEI.

Como descobrir o IMEI do meu celular?

Há diversas maneiras de descobrir o IMEI do seu celular, todas elas bem simples. Veja só:

Como consultar o IMEI no Android?

Se você tem um celular com sistema operacional Android, faça assim:

  1. Vá em “Configurações”;

  2. Toque em “Sobre o telefone”;

  3. Clique na opção “Status”;

  4. O número de IMEI deve aparecer nessa tela. Caso contrário, é só clicar em “Informações do IMEI”.

Como consultar o IMEI no iOS?

Segue o passo a passo para quem tem um iPhone:

  1. Na seção “Ajustes”, clique em “Geral”;

  2. Depois, toque em “Sobre”;

  3. O número de IMEI vai aparecer entre as características listadas.

Ah! Você costuma usar o iTunes? Então, basta conectar o seu iPhone e clicar em “Número de telefone” para também ver o seu IMEI.

Como consultar o IMEI com código universal?

Você ainda pode descobrir o seu IMEI discando um código universal no smartphone. Basta abrir o teclado do celular como se fosse fazer uma ligação e digitar *#06#. O número vai aparecer na tela automaticamente.

Como consultar o IMEI no próprio celular?

O IMEI também vem estampado nos aparelhos. Se você tem um Android com bateria removível, encontrará o código logo abaixo da bateria. 

Ainda pode estar na caixa do dispositivo, na parte externa ao fundo.

Como consultar o IMEI no Google Dashboard?

Se o seu celular Android está conectado à sua conta Google, você pode procurar o número do IMEI pelo computador, acessando o Google Dashboard. Para isso, é só efetuar o login e clicar em “Android”.

Mulher sentada verificando o IMEI do notebook e números digitais na imagem. Mulher sentada verificando o IMEI do notebook e números digitais na imagem.

Como bloquear o IMEI do meu celular?

Foi roubado, furtado ou perdeu o celular? É só ligar para a operadora de telefonia contratada e fornecer o código IMEI. O seu dispositivo será bloqueado imediatamente.

Ter esse número em mãos também é bom na hora de fazer o boletim de ocorrência em caso de roubo. Afinal, quanto mais informações, melhor, certo?

Como atualizar o sistema operacional

Leia mais:

Como desbloquear o IMEI do meu celular?

Costuma ser um processo mais lento do que o de bloqueio, podendo levar até dois meses. 

Caso você tenha recuperado o seu celular, é preciso entrar em contato com a operadora, informar o IMEI e comprovar que o aparelho é seu e não foi adquirido de forma ilegal.

Como saber se o IMEI é roubado?

Está negociando um celular usado? Então, com o IMEI é possível saber se o aparelho não é roubado. 

Para verificar, entre no site IMEI Pro e veja se o smartphone está na lista dos dispositivos perdidos ou roubados. 

Além disso, os estados brasileiros já aderiram ao Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi), que tem supervisão da Anatel.

O que é IMEI impedido?

É quando o usuário solicita o bloqueio do aparelho em caso de roubo, furto, perda ou outra irregularidade junto a Anatel. Depois que o celular entrou para o cadastro, fica impedido de acessar as redes nacionais de telefonia móvel.

Muito bem! Agora você já sabe o que é IMEI e para que ele serve. Seja qual for o modelo do seu celular, é bom manter essa informação bem segura. Afinal, o que é valioso a gente guarda direitinho, certo?

Até a próxima!

Leia também: