Se você é usuário frequente da internet, certamente já ouviu falar do endereço de IP. Mesmo assim, pode ser que não entenda exatamente o que seja esse número, nem para que ele serve, acertamos? Opa, não faz ideia do que estamos falando? Não tem problema, seja qual for o seu caso, este artigo é para você.

Por aqui, vamos explicar o que é e como descobrir o endereço de IP. Vamos lá?

Imagem de uma caixa de correio pequena em cima de um teclado de notebook. Imagem de uma caixa de correio pequena em cima de um teclado de notebook.

O que é IP?

IP é a sigla para Internet Protocol address (IP address) que, em português, é Endereço de Protocolo da Internet (Endereço IP). É um protocolo de comunicação que permite a troca de informações entre dispositivos, além de ser um número que identifica o aparelho ou a rede.

Para descomplicar, podemos fazer uma analogia bem simples com o endereço da sua casa e com o número do seu CPF, por exemplo. 

Para receber encomendas e correspondências, é preciso informar o endereço da sua residência, certo? Muito bem, com o IP, o seu dispositivo eletrônico (computador, smartphone, webcam, tablet, impressora etc) se comunica com o destino e, assim, tem como acessar sites e serviços de streaming

Mas o IP também é um número de identificação, assim como o CPF. Ou seja, como não existem dois IPs iguais, o seu dispositivo pode ser reconhecido por esse número. Entendeu?

Dessa maneira, os IPs podem ser configurados de duas formas:

IP externo

Um endereço de IP externo é gerado cada vez que uma conexão com a internet é realizada. Como eles se modificam toda vez que você desliga o dispositivo, ou reinicia o modem, ou a cada oscilação na rede, também são conhecidos como IPs dinâmicos.

IP interno

Também chamado de IP fixo, é o número específico de cada aparelho ou dispositivo eletrônico que tenha acesso à internet. Como eles são fixos, nenhum novo número é gerado se houver falha na conexão, nem se os aparelhos forem desligados.

Além disso, o IP fixo serve para deixar a sua conexão com a internet mais estável, porque a exclusividade numérica evita conflitos, que são comuns nos IPs dinâmicos, com números repetidos. 

Justamente pelo fato de ser um número exclusivo (também chamado de IP privado), é possível ajustar as configurações de internet na sua casa. 

Digamos que o seu computador consuma a maior parte da banda de internet da sua residência. Tendo o número de endereço de IP fixo em mãos, é só regular isso no seu roteador.

Leia mais:

Imagem com vários números em uma tela. Imagem com vários números em uma tela.

Como saber o meu endereço de IP?

Saber o endereço de IP, definitivamente, não é algo de que você precisa o tempo todo. Então, pode sossegar que não vai ser necessário decorar também esse número.

Isso acontece porque as situações que requerem o endereço de IP são bem específicas, e é provável que você precise dessa informação de forma pontual. Por exemplo, caso queira acessar o seu computador por meio de outro computador, precisará do IP. Aliás, se uma pessoa mal-intencionada quiser hackear você, precisará do IP.

O endereço de IP também é importante nas investigações policiais de fraudes, crimes e atividades ilegais, já que identifica os dispositivos eletrônicos, como explicamos há pouco. Mas se você precisa ou simplesmente quer saber como descobrir o seu endereço de IP, veja só o passo a passo:

Como saber o endereço de IP do meu celular?

Seu smartphone também passa a ser identificado com um endereço de IP assim que entra em conexão com a internet. 

Tanto Android quanto iOS trabalham com endereços de IPs dinâmicos, que são gerenciados pelo roteador para evitar conflitos. 

Como descobrir endereço de IP no Android

  1. Acesse as configurações do Android e clique em “Rede e Internet”. Depois, toque em “Wi-Fi”;
  2. Role a página até encontrar o botão “Preferências de Wi-Fi”;
  3. Clique em “Avançado”;
  4. O IP aparecerá, entre outras informações.
Imagem de uma mulher com um notebook no colo e o smartphone nas mãos. Imagem de uma mulher com um notebook no colo e o smartphone nas mãos.

Como descobrir endereço de IP no iPhone

  1. Abra o aplicativo “Ajustes”. 
  2. Nas configurações do iOS, clique em “Wi-Fi”;
  3. Toque sobre a rede Wi-Fi que o seu celular está conectado;
  4. O número de IP, bem como outras informações, aparecerá na sua tela.

Como saber o IP do meu roteador?

Agora, siga o passo a passo para descobrir o endereço de IP do roteador. Você vai ver que é bem simples:

Se você tiver Windows, prossiga assim:

  1. Digite “cmd” no campo de busca;
  2. Clique em “Prompt de Comando”;
  3. Digite “ipconfig” e tecle “Enter”;
  4. O endereço IP interno será exibido no campo “Endereço IPv4”.

Agora, se você tiver um macOS, é só fazer da seguinte forma:

  1. Clique no Menu Apple (o ícone da maçã);
  2. Depois, vá em “Preferências do Sistema”;
  3. Clique em “Rede”;
  4. Depois clique na conexão que você está usando à esquerda;
  5. O endereço interno será exibido à direita.
Imagem de um homem olhando para a tela de um notebook. Imagem de um homem olhando para a tela de um notebook.

Como saber se o meu IP é fixo?

Para verificar se o seu IP é fixo, basta acessar as configurações do seu roteador. Se o número se altera a cada vez que você reinicia o modem, o IP é dinâmico. Agora, se o endereço de IP não muda conforme você reinicia o aparelho, pode ter certeza de que o IP é fixo.

É bem útil acessar as configurações do roteador pelo celular ou pelo computador quando você quiser fazer alguma coisa, como mudar a senha do Wi-Fi, alterar o nome da rede e definir outras informações. Então, confira no passo a passo:

Como descobrir o IP do roteador pelo Android

Acesse as configurações e selecione “Conexões”;

  1. Clique em “Wi-Fi” e, no botão de engrenagem, abra a rede na qual você está conectado;
  2. Role até “Avançado”;
  3. No item “Definições IP”, clique em “Estático”;
  4.  O endereço do IP do roteador vai aparecer no campo "Gateway", na tela do celular.

Depois disso, retorne as “Definições IP” para “DHCP”. Lembre-se de que algumas diferenças são esperadas dependendo da marca do seu celular, mas o processo é semelhante.

Como descobrir o IP do roteador pelo iPhone

  1. Acesse “Ajustes”;
  2. Entre em “Wi-Fi” e toque no ícone de informação azul ao lado do nome da rede em que você está conectado;
  3. Na próxima tela, algumas informações acerca da sua rede vão aparecer, inclusive o endereço de IP no campo “Roteador”.

Como descobrir o IP do roteador pelo Windows

Bom, também dá para saber o número do endereço do IP do roteador pelo computador:

  1. Abra o Prompt de comando, e pesquise por “cmd” no Menu Iniciar;
  2. Digite “ipconfig” e dê um Enter;
  3. O IP do roteador vai aparecer no campo "Gateway padrão”.

Como descobrir o IP do roteador pelo macOS

  1. Clique no menu “Apple”;
  2. Selecione “Preferências do Sistema” e, depois, no ícone “Rede”;
  3. Selecione a sua conexão de rede e, então, clique em “Avançado”;
  4. Na janela “Rede”, selecione a aba “TCP / IP”;
  5. Você verá o endereço IP do seu roteador no campo “Roteador”.
Imagem de um homem mexendo em um computador. Imagem de um homem mexendo em um computador.

Como saber o meu IP público?

O seu IP privado se comunica com o IP público toda vez que se conecta à rede. O IP público é dinâmico, e você o recebe da operadora contratada para instalar a sua internet residencial.

Para conhecer esse número, não é preciso acessar as configurações, e todos os dispositivos conectados à rede local da sua casa se comunicam com apenas um endereço de IP público. 

Para descobrir o IP público, é super simples. Em sites de busca como o Google, digite “My IP”. Depois disso, no topo da página, o seu IP público será exibido como “Your public IP address is”. Se você preferir, pode acessar sites como o Meu IP também.

Muito bem! Se a pergunta que não calava era “Como saber o meu endereço de IP?”, podemos dizer que está mais do que respondida, não é mesmo? 

Uma coisa importante para destacar é que o IP não influencia a velocidade da internet, mas é comum recomendarem mudar o DNS (Domain Name System) para torná-la mais rápida, uma vez que esse sistema traduz o nome do site que você digita no navegador para o endereço de IP do servidor que hospeda as informações que você deseja navegar. 

Ou seja, é responsabilidade do DNS entregar uma resposta rápida para que o carregamento se inicie logo.

Mas quem é cliente Vivo Fibra não precisa se preocupar com isso. Afinal, com a internet fibra óptica de alta velocidade, você pode ter muitos megas para aproveitar os serviços digitais da sua preferência. 

E sabe o que é melhor? Você pode montar o combo de acordo com as suas necessidades. Mais fácil e prático do que isso só curtindo as melhores ofertas da Vivo. Não perca!

Até a próxima!

Leia mais: