Chegou o dia da faxina e você já está equipado com produtos de limpeza poderosos? Então, fique longe da sua televisão. Isso mesmo: se você quer saber como limpar a tela de TV do jeito certo, precisa entender que ela é sensível e não é qualquer solução que você pode aplicar na superfície.

A gente sabe como irrita ver poeira, impressões digitais ou outras manchas na tela do aparelho, mas existe uma forma adequada de limpá-la e que vai deixar a televisão como nova.

E aí? Curioso(a) para saber como tirar sujeiras e marcas da sua TV sem correr o risco de danificar a tela com novas manchas ou riscos? Não perca as dicas que reunimos neste artigo. Vamos lá?.

Imagem de uma mulher borrifando um produto de limpeza na tela de uma televisão.

Como limpar a tela de TV?

Em um primeiro momento, pode parecer uma limpeza sem segredos, afinal estamos falando de uma superfície lisa. Mas não é bem assim, pois o uso de produtos de limpeza domésticos, que são aqueles que utilizamos para a faxina em geral, pode danificar a TV.

Então, esqueça aquelas soluções para limpeza, pois elas contêm substâncias químicas, como álcool, amônia e abrasivos. E esses produtos, em contato com a tela da televisão, podem ocasionar manchas e até danificar permanentemente o display.

Não é exagero não! Por isso, se você quer manter a tela da sua TV íntegra para curtir seus filmes e séries, precisa saber como limpar o aparelho de forma segura.

Além de não utilizar qualquer tipo de produto (nem mesmo limpa-vidros), é preciso ainda utilizar um pano bem macio, como os de microfibra ou aqueles de algodão. A flanela ou outros tecidos podem soltar fiapos que vão ficar grudados na sua tela. Já os tecidos mais grossos podem arranhar a superfície.

Outra recomendação é fazer a limpeza de forma suave, ou seja, sem pesar a mão. Por isso, muita calma na hora de faxinar a tela da sua televisão.

Quais os tipos de tela de televisão?

Quando a gente fala da recomendação de limpeza para a tela de TV, estamos nos referindo à tela plana, como as de LED e LCD. A seguir, a gente mostra como tirar a poeira, sujeira e outras marcas que podem aparecer no eletrônico.

Imagem de um pano de microfibra.

O que passar na tela TV LED para limpar?

Vamos começar pela tela de TV LED. O primeiro cuidado é tirar o aparelho da tomada antes da faxina.

Como dissemos, a dica é sempre usar um pano bem macio e que não solte fiapos. Para retirar marcas de sujeira e impressões digitais, é preciso utilizar dois panos como esse: no primeiro você umedece levemente com água (de preferência destilada) e passa na tela. Logo em sequência já passa o pano seco.

Mas é só isso? É sim! A limpeza só pode ser feita com um pouco de água, pois os componentes químicos dos produtos podem estragar a tela do aparelho. E se você quer saber como limpar a poeira da tela de TV, basta utilizar um pano seco macio, sem a necessidade de umedecê-lo com água.

Se você preferir, existem kits próprios de limpeza para telas LED, que contêm um produto específico e o pano de microfibra. Pode ser uma opção interessante para marcas mais persistentes no aparelho. 

Ao se valer dessa alternativa, a única precaução é comprar o produto recomendado para a tela da sua TV e ter o cuidado de borrifa-lo no pano e não diretamente na tela. Isso porque a substância pode escorrer rapidamente sem que dê tempo de você secar: assim, pode afetar os componentes internos da televisão, podendo danificá-la.

Por fim, mesmo com as sujeiras mais difíceis, evite pressionar a tela com força. Faça movimentos suaves e repita o procedimento até que a sujeira seja eliminada. Com isso, você não corre o risco de estragar o display do aparelho.

O que usar para limpar a tela da TV LCD?

Se a sua tela da TV é de LCD, basta seguir as dicas de limpeza para a tela LED, pois os cuidados devem ser os mesmos. No caso dos kits próprios para as telas, verifique apenas se é indicado para a tela de TV LCD.

Imagem de uma pessoa tirando o pó de uma tv e usando luvas de limpeza.

Pode limpar a TV com álcool 70?

Com a pandemia do novo coronavírus, é difícil quem não tenha sempre por perto o álcool 70, seja o em gel para higienizar as mãos, ou o líquido para higienizar produtos de supermercado e até superfícies.

Assim, é comum que as pessoas se perguntem se podem usar esse produto ao buscar dicas de como limpar a tela de TV. O uso do álcool 70 em gel ou líquido não é o indicado para as telas de eletrônicos (nem mesmo a do seu tablet ou smartphone).

Então, como limpar de modo a desinfetar essa superfície? Se você tem essa preocupação, a única alternativa é o álcool 70 isopropílico, indicado para as telas dos eletrônicos. Mas, vamos repetir: utilize um pano macio, não borrife o produto na tela (passe-o diretamente no pano) e limpe sem pesar a mão.

Como tirar manchas da tela da Smart TV?

A Smart TV tem a tela de LCD ou LED, dessa maneira, você pode se valer das dicas que apresentamos acima para deixar o aparelho sempre limpinho, sem estragar o display.

Como tirar manchas de água da tela da televisão?

Se, por algum descuido, você espirrar gotas de água na tela da sua TV e elas secaram, não se preocupe. É só fazer a limpeza com um pano macio umedecido com um pouco de água, passando por cima da mancha. Depois, passe um pano seco por cima. Pronto! As manchas são retiradas com facilidade.

Imagem de uma mulher limpando uma televisão com um pano.

Como tirar manchas pretas da tela da TV?

É importante destacar que as manchas pretas que podem aparecer em telas de televisão não estão relacionadas à marcas ou sujeiras externas. Então, não há nenhuma dica ou produto que possa removê-la com uma simples limpeza.

Nesse caso, estamos falando de problemas nos componentes internos, como:

  • Pixel morto: que pode surgir após uma pancada na tela ou devido a outros motivos técnicos. Aqui a mancha preta tende a aumentar de tamanho e a dica é entrar em contato com o fabricante do eletrônico para receber as orientações sobre como proceder com o problema;

  • Burn-in: marca que pode surgir após a TV ficar ligada por muito tempo no mesmo programa. Assim, no lugar do logotipo da emissora, por exemplo, pode surgir uma mancha, como uma sombra. A recomendação é também buscar orientação para reparos ou para a troca com o fabricante do aparelho.

Qual a melhor internet para a Smart TV?

A gente quer aproveitar o melhor da Smart TV, certo? Dessa forma, buscamos dicas de como manter a tela sempre limpinha para assistir filmes, séries ou jogar sem que nada atrapalhe a nossa visão.

Só que, além da limpeza, para curtir tudo o que sua Smart TV oferece, o importante é ter uma internet de qualidade. Afinal, ninguém merece ver uma série com a conexão travando a todo momento, concorda?

Para contar com uma conexão ultrarrápida na sua TV, aproveite as vantagens do Vivo Fibra. Com os nossos planos, você passa a ter internet banda larga com fibra ótica e Wi-Fi grátis. Não dá para perder!

Como você viu, é preciso muita calma na hora de fazer aquela faxina na sua televisão. Com as nossas dicas, você já sabe como limpar a tela de TV com segurança de forma a tirar toda a sujeira e ainda manter seu eletrônico funcionando perfeitamente.

Além de tirar as marcas e manchas da sua TV, você busca uma conexão ultraveloz e que não trava? Assine um dos planos Vivo Fibra e curta o melhor da sua Smart TV.

Até breve!

LEIA MAIS: