Seu celular está tocando e você fica com receio de atender a ligação, pois não sabe quem é? Ou viu uma chamada perdida de um número que não reconhece? São situações bem comuns, especialmente com ligações de empresas para oferecer serviços ou realizar cobranças. Então, como saber de quem é esse número?

Existem diferentes caminhos para identificar quem é o dono da linha que aparece no seu celular, inclusive quando o número não é identificado.

E aí? Quer saber o que fazer para descobrir de quem é o telefone que está te ligando? Vem com a gente e fique por dentro das dicas que reunimos a seguir!

Mulher sentada no sofá analisando seu celular para descobrir o número de quem ligou. Mulher sentada no sofá analisando seu celular para descobrir o número de quem ligou.

Como descobrir de quem é o número de telefone?

Mesmo priorizando a segurança das nossas informações, sabemos que muitos dados ficam online, sendo fácil que pessoas e empresas realizem ligações para o nosso smartphone.

No entanto, ao ver um contato desconhecido, vem à dúvida: será algo urgente de alguém que precisa falar com você ou apenas empresas querendo fazer propaganda de serviços?

Algumas vezes, o número estranho é apenas resultado de um simples engano. Ou seja, alguém digitou errado e acabou ligando para você sem querer. Contudo, pode ser alguma empresa que tem seu contato e vai fazer alguma oferta por telefone.

O bom é que existem algumas maneiras de saber quem te ligou. Veja a seguir:

1. Ligue de volta

A primeira dica pode parecer óbvia, mas muita gente, na hora, não pensa em retornar a ligação para saber quem ligou. Às vezes, seu telefone tocou e você não ouviu. Aí, ao olhar as notificações, vê uma chamada perdida.

Para não ficar só na curiosidade, ligue de volta, explicando que recebeu uma ligação daquele número. 

Dessa forma, fica sabendo se o contato pertence a uma pessoa física ou empresa. Na segunda hipótese, você pode dizer que não quer receber mais ligações assim, caso não tenha interesse no serviço, por exemplo.

2. Pesquise no Google

Caso não queira retornar a ligação, vale digitar o contato no Google para descobrir se a linha é de algum negócio. 

Geralmente, esses estabelecimentos têm um site com os dados de contato. Portanto, é uma informação que você pode descobrir pelo buscador.

3. Pesquise nas redes sociais

Se você não tiver sucesso de encontrar o telefone pelo Google, pode tentar as redes sociais, como o Facebook, visto que muitos perfis divulgam formas de contato por essas plataformas.

Homem com o celular na mão analisando quem ligou pelo whatsapp. Homem com o celular na mão analisando quem ligou pelo whatsapp.

4. Descubra de quem é o número pelo WhatsApp

Você também pode adicionar o número na sua lista de contatos. Caso esse telefone tenha WhatsApp, é possível iniciar uma conversa e checar o nome: 

  1. Vá nos três pontinhos do canto superior direito;

  2.  Depois, em “Ver contato”.

Inclusive, caso você opte por esse caminho e seja daquelas pessoas que não gostam de conversar por ligação, pode enviar uma mensagem explicando que recebeu uma ligação e perguntar o motivo.

Leia mais:

5. Utilize apps de rastreio

Sabia que existem aplicativos voltados justamente para identificar de quem é o contato de um celular? Se você recebe muitas ligações de números privados ou aqueles em que só aparece “00000”, pode contar com essa alternativa.

Entre os aplicativos com essa finalidade, estão:

Além de identificar ligações e SMS, esses apps podem bloquear as chamadas e mensagens de telemarketing, evitando que você seja incomodado com essas ofertas.

Pare de receber ligações indesejadas

Se está cansado de ver o telefone tocando com números de telemarketing, pode tomar uma atitude para pôr fim nisso e curtir seu smartphone para suas atividades e lazer.

Para isso, é só acessar o site Não Me Perturbe e solicitar que seu telefone seja removido da lista de empresas de telecomunicações e instituições financeiras.

Como descobrir o WhatsApp de uma pessoa só pelo nome?

E quando temos o nome de um contato e queremos mandar uma mensagem de WhatsApp? Como saber qual o telefone da pessoa para conversar pelo aplicativo?

1. Pesquise pelas redes sociais

Aqui vale fazer uma pesquisa nas redes sociais, como Instagram ou LinkedIn e verificar se o perfil tem um telefone associado. Se tiver, basta acrescentar esse contato em sua agenda para conversar pelo WhatsApp.

Além disso, você também pode mandar mensagens, usando o Messenger no Facebook, por exemplo, e solicitar o contato para a própria pessoa.

E se você é muito antenado nas redes socias, o Plano Controle te dá gigas exclusivas para usar nas suas redes sociais favoritas. Conheça nossas diversas opções de planos que são a ideal para você.

2. Grupo em comum no WhatsApp

Se essa pessoa participa de algum grupo com você no mensageiro, fica simples conversar com ela:

  1. Abra a conversa do grupo;

  2. Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela;

  3. Depois em “Dados do Grupo”;

  4. Ao abrir a lista de participantes, clique em cima do nome desejado;

  5. Na sequência, em “Conversar com...” para mandar uma mensagem para esse contato.

    Lembre-se: para você conversar à vontade no Whats App, o Vivo Controle te dá gigas ilimitadas para apps como WhatsApp, Waze e Moovit. Saiba mais sobre nossas opções de plano.


Logo Vivo Shopping. Logo Vivo Shopping.

Confira as categorias mais indicadas pra você

Ilustração de um mouse

Informática

Confira
Ilustração de uma televisão.

TV e áudio

Confira

Como consultar um número de celular?

A linha de uma pessoa é uma informação privada, ou seja, não existe uma lista que permita fazer a consulta. No caso de empresas, há mais chances de descobrir de quem é o número com pesquisas nos sites de busca ou nas redes sociais.

Mas existem sites que permitem saber qual é a operadora, como o Consulta Número. Tem aplicativos que também identificam se houve portabilidade e a localidade de determinada linha. 

Um deles é o Consulta Operadora, disponível para Android e iOS.

Viu só como é possível saber de quem é o número e, assim, se preciso, conseguir retornar e entender o motivo da ligação? 

Para que você possa ter uma boa internet móvel e usar apps para identificar ligações ou pesquisar nas redes sociais o dono de uma linha desconhecida, conte com os planos da Vivo e não tenha problemas com a conexão.

E se você procura um smartphone mais completo, rápido e com mais funcionalidades para o seu dia a dia, confira a variedade de modelos incríveis e com condições especiais na Loja Vivo.

Até breve! 

Leia também: