Você já ouviu falar do eSIM? Essa é uma tecnologia que visa padronizar os chips de celular para, entre outros fatores, facilitar a vida da gente. Em resumo, o eSIM é um mecanismo soldado na placa do smartphone que substitui o chip físico.
Lançado no começo de 2019, apenas os iPhones XR, XS e XS Max, que chegaram no final de 2018 ao Brasil, podiam fazer uso desse SIM virtual. Mas, de lá para cá, outras gigantes das comunicações se comprometeram com o Groupe Speciale Mobile Association (GSMA) e estão trazendo novos modelos compatíveis ao mercado.
Quer saber o que é eSIM, quais são os dispositivos compatíveis com a tecnologia, como ativá-la e quais são seus benefícios? Continue por aqui que a gente explica!
O que é eSIM?
O eSIM (ou SIM virtual) é um SIM digital embutido no hardware do smartphone. Ou seja, como é fabricado dentro do próprio aparelho celular, não é necessário inseri-lo para usar a linha, tampouco removê-lo do dispositivo.
A tecnologia é relativamente nova e tornou-se realidade a partir da parceria firmada entre Apple e Samsung com o GSMA, associação que representa os interesses das operadoras de telefonia móvel no mundo.
O chip virtual permite que um plano de celular da operadora seja ativado sem precisar de um cartão SIM físico: basta que o eSIM seja suportado pela rede e habilitado pela operadora.
Mas quais são as vantagens do eSIM para os usuários? O SIM virtual é útil tanto para te dar mais segurança — já que não é removível e ninguém pode simplesmente tirar o cartão da bandeja do smartphone — quanto para dar espaço físico para uma linha extra, inclusive para os iPhones.
Visto que o eSIM não pode ser removido, a conexão de dados não é interrompida (como acontece nos cartões SIM) e isso auxilia na localização do smartphone em caso de perda ou roubo.
Além disso, o eSIM pode ter as suas informações regravadas. Então, a tecnologia permite que você adapte o seu chip virtual ao plano de internet móvel que for melhor para as suas necessidades, seja qual for o modelo do aparelho (desde que tenha a tecnologia, claro) e em questão de minutos. Bacana, não é?
A ideia por trás do eSIM é proporcionar maior conveniência para os consumidores quanto à portabilidade e à segurança dos seus aparelhos e dados.
A longo prazo, a padronização da tecnologia tende a gerar economia de custos na indústria como um todo. Como você pode perceber, o chip virtual é mais uma inovação que vem com a onda da transformação digital.
Quais são as diferenças entre o eSIM e o SIM Card?
O eSIM não desgasta, nem quebra. Além disso, não é removível, o que traz mais segurança, pois, em caso de roubo do aparelho, não pode ser retirado. Com ele, você não precisa saber o tamanho da bandeja do celular (se é padrão, micro ou nano SIM) para instalá-lo.
No SIM Card padrão, por exemplo, você precisa comprá-lo em um ponto físico e é preciso saber o tamanho adequado para o seu smartphone.
Outro benefício é que o eSIM também permite ativar mais de uma linha no mesmo smartphone. Assim, você pode manter uma linha pessoal e outra profissional separadas e organizadas.
Como saber se o meu celular aceita eSIM?
Quais celulares têm eSIM?
Apesar de ser mais vantajoso, o eSIM está disponível ainda em poucos smartphones. Atualmente, apenas alguns celulares tops de linha contam com essa tecnologia.
No Brasil, estas empresas aderiram ao eSIM. Veja só:
Apple
- iPhones XR, iPhone XS e iPhone XS Max;
- iPhone SE (2ª geração);
- iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max;
- iPhone 12 Mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max;
- iPhone 13 Mini, iPhone 13, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max
Samsung
- Galaxy S20, Galaxy S20+ e Galaxy S20 Ultra;
- Galaxy Note 20;
- Galaxy Note 20 Ultra;
- Galaxy Z Flip;
- Galaxy Fold, Galaxy Fold 2;
- Galaxy S21 5G, Galaxy S21+ 5G e Galaxy S21 Ultra 5G.
Motorola
- Moto RAZR.
Huawei
- P40 e P40 Pro.
Google Pixel
- Google Pixel 4 e 4XL;
- Google Pixel 4a;
- Google Pixel 3 e 3XL;
- Google Pixel 2 e 2XL.
Quantos eSIM posso ter no celular?
Cada dispositivo pode ter até dois números cadastrados em um único eSIM. Porém, em alguns modelos de smartphone é possível ter o chip virtual e o SIM físico. Então, tanto com um chip pré-pago quanto com um plano pós-pago da Vivo, você pode aproveitar todas as vantagens do cartão digital!
Como ativar o eSIM?
Para ativar o eSIM, é preciso escanear um QR Code, e o passo a passo é simples. Veja, a seguir, como configurá-lo em cada uma das marcas:
Como ativar o eSIM no iPhone
- Vá em “Ajustes”;
- Clique em “Celular”;
- Depois, em "Adicionar Plano Celular”.
Como ativar o eSIM no Samsung
- Acesse “Configurações”;
- Toque em “Conexões”;
- Selecione “Gerenciamento de cartão SIM”;
- Toque em “Adicionar plano móvel”;
- Adicione usando QR Code ou um código de ativação;
- Posicione o QR Code ou o código de barras nas linhas guiadas;
- Quando o plano for detectado, selecione “Adicionar”.
Como ativar o eSIM no Motorola
- Acesse a tela inicial do aparelho;
- Arraste o símbolo de seta para cima;
- Clique em “Configurar”;
- Deslize a tela de baixo para cima;
- Clique em “Sistema”;
- Clique em “Sobre o telefone”;
- Clique em “Status do SIM (chip)”;
- Abaixo de ICCID você encontra o número EID;
- Se ainda não configurou o serviço, verá o ICCID vazio e precisará entrar em contato com sua operadora com o código EID em mãos para maiores informações;
- Clique em “Ok”;
- Clique no símbolo “Voltar”;
- Deslize a tela de baixo para cima;
- Clique em “Rede e internet”;
- Clique em “Rede móvel”;
- Clique em “Avançadas”;
- Clique em “Operadora”;
- Clique em “Adicionar operadora”;
- Clique em “Seguinte”;
- Escaneie o código QR que recebeu de sua operadora;
- Clique em “Iniciar”;
- O perfil do eSIM será baixado. Isso pode levar até 5 minutos;
- Clique em “Concluído”.
As vantagens de ter dois chips nos smartphones
Os modelos lançados a partir de 2018, como os iPhones XR, XS e XS Max, podem usar o eSIM, assim como outros aparelhos. Chegando até aqui você já deve ter percebido as vantagens de contar com o chip virtual no seu smartphone, não é mesmo?
Mas não custa nada relembrar. Além da segurança e da praticidade, existem outras boas razões para ter essa tecnologia:
- Ter no dispositivo tanto o seu número pessoal quanto o profissional;
- Ter duas redes de internet;
- Manter a sua linha primária quando for viajar e usar um chip internacional apenas para internet.
Tenho que pagar para ativar meu Vivo eSIM?
Na Vivo, o eSIM é gratuito para clientes por tempo limitado. E o melhor é que ele pode ser ativado nos planos Pós, Controle, Pré e Easy.
Para ativação do Vivo eSIM no plano Vivo Easy, por exemplo, é preciso seguir o processo de ativação convencional com o Vivo Chip e, depois, migrar para o chip eletrônico.
No entanto, vale destacar que, na Vivo, existem algumas maneiras para ativar o eSIM. Você pode ir até uma loja ou falar com a gente através do WhatsApp. É super fácil!
É verdade que o SIM Card vai acabar?
Não! O chip é importantíssimo para a conexão do celular com a operadora. Afinal, é ali que é gerada uma identidade com todas as informações necessárias para o seu smartphone funcionar com o seu número, seu plano e se conectar à internet.
A cada ano que passa, as fabricantes de celular querem otimizar mais e mais o espaço do telefone para caber todas as tecnologias. Por isso, pode até ser que, em algum momento, o chip físico deixe de existir, mas ele sempre precisará estar presente, mesmo que em outro formato.
Demais dispositivos
Outro serviço que tem tudo a ver com o Vivo eSIM é o Vivo Sync, focado para smartwatches.
Com o Vivo Sync, você pode receber e fazer ligações, trocar mensagens, realizar pagamentos e usar diversos aplicativos direto do seu pulso e sem o telefone do lado. Confira os modelos da Apple e da Samsung que têm suporte à tecnologia:
Apple
- Apple Watch Series S3 LTE (GPS + Celular);
- Apple Watch Series S4 LTE (GPS + Celular);
- Apple Watch Series S5 LTE (GPS + Celular);
- Apple Watch SE LTE (GPS + Celular);
- Apple Watch Series S6 LTE (GPS + Celular).
Samsung
- Galaxy Watch 3 LTE;
- Galaxy Watch Large (46 mm);
- Galaxy Watch Small (42 mm);
- Galaxy Watch Active 2.
O Vivo Sync também é gratuito. Para ativar, é só ir até uma Loja Vivo ou falar com o nosso time pelo WhatsApp. Já para usar o Vivo Sync no Apple Watch, acesse o app “Watch” no seu iPhone.
A telefonia móvel tem evoluído muito desde os lançamentos do famoso “tijolão”, não é? Mas não é só a estrutura física dos celulares que mudaram ao longo desses anos.
A tecnologia que permite a conexão e o uso de dados está cada vez mais digital, proporcionando segurança e praticidade na nossa vida, e o eSIM é só um exemplo disso, concorda?
Ainda tem dúvidas sobre o chip virtual? Então, tire suas dúvidas sobre o Vivo eSIM aqui.
Até breve!
Leia também