O eSIM é um novo formato de chip que vem embutido em aparelhos como smartphones e relógios conectados. O Vivo eSIM possui as mesmas funcionalidades de um Vivo Chip, mas com ainda mais vantagens! 

Após a contratação da linha móvel, será possível ativar o eSIM diretamente do Meu Vivo Empresas, tendo a segurança e tranquilidade em situações de perda e roubo do equipamento, nas quais poderá ser facilmente transferido para um novo equipamento de forma remota e rápida, liberando o uso imediato da linha.

Entenda como ele funciona

Ilustração de um eSIM

O eSIM não é removível. Isso traz mais segurança, porque seu número não poderá ser ativado em outro aparelho.

Ilustração de um smartphone com dois eSIMs conectados.

Permite ativar mais de uma linha no mesmo smartphone. Assim, você pode manter linhas pessoais e profissionais separadas e organizadas.

Ilustração do chip virtual de eSIM protegido.

O eSIM traz mais praticidade durante o processo de ativação. A Vivo Empresas possui um processo pioneiro no Brasil totalmente digital, por meio do MVE.

Ilustração de um smartwatch, um smartphone e um logo do eSIM.

Toda a ativação do eSIM é virtual pode ser feita de onde quiser através do MVE (direto do navegador) evitando a necessidade de aguardar o envio do SIMCard.

Ilustração de um smartphone com o ícone do App Meu Vivo.

Processos de reativação e alteração de equipamentos direto do Meu Vivo Empresas sem a necessidade de um atendimento

Qual é o primeiro passo para realizar a troca do SIMCard para o eSIM?

Você cliente Vivo Empresas acesse o Meu Vivo Empresas, selecione a linha a ser ativada e inicie o processo de Geração do QR Code seguindo o passo a passo abaixo:

Acesse o Meu Vivo Empresas (somente pelo navegador) e faça seu login

Acesse no Menu Gestão as configurações da sua linha e solicite as modificações necessárias.

Escolha a linha a ser configurada e clique em "Ver detalhes"

Para transferir a linha para eSIM, selecione o destaque “Transferir para eSIM”

Selecione o sistema operacional do aparelho a ser ativado e continue

Encontre o IMEI do seu aparelho

Digite os dados no campo indicado e prossiga

Encontre o EID do seu aparelho

Digite os dados no campo indicado e solicite a criação do QRCode

Aponte a câmera do Smartphone para o QRCode e continue a ativação no aparelho

Após a ativação, basta confirmar no botão “ok, já li o QR Code”

Pronto! Agora é só aguardar a transferência para o eSIM ser concluída.

Captura de tela indicando preenchimento de CPF.
Captura de tela da seção Contas indicando clique em Informar pagamento.
Captura de tela indicando clique no botão Informar pagamento.
Captura de tela indicando clique no botão Ok voltar pro início.
Captura de tela indicando preenchimento de CPF.
Captura de tela da seção Contas indicando clique em Informar pagamento.
Captura de tela indicando clique no botão Informar pagamento.
Captura de tela indicando clique no botão Ok voltar pro início.

Meu smartphone é compatível?

Confira os produtos compatíveis de cada marca.

Imagem demonstrativa de aparelhos da Apple.

Modelos compatíveis da Apple

Confira
Imagem demonstrativa de aparelhos da Samsung.

Modelos compatíveis da Samsung

Confira
Imagem demonstrativa de aparelhos da Motorola.

Modelos compatíveis da Motorola

Confira

Mais dúvidas sobre Vivo eSIM

  • O eSIM é um chip embutido na placa-mãe do dispositivo durante sua fabricação, possibilitando conexão às redes com muito mais segurança e praticidade. Uma nova tecnologia de ativação de linhas móvel que deve substituir a utilização do SIM Card físico nos Smartphones.

    Por meio desta tecnologia o cliente Vivo Empresas poderá ativar a sua linha contratada de forma 100% digital no Meu Vivo Empresas.

  • É um aparelho compatível com a tecnologia eSIM e que também possui slot para utilização do SIM card físico.

  • Sim. Para isso você deverá configurar uma linha como a principal e outra como secundária no aparelho.

  • Sim. Para isso você deverá configurar uma linha sendo a principal e outracomo  secundária no aparelho.

  • A aquisição pode ser realizada pelos nossos canais de Atendimento e atrávez do Meu Vivo Empresas.

  • A troca do chip físico (SIM Card) para o eSIM (chip virtual) deve ser realizada pelo Meu Vivo Empresas Web (direto no navegador) ou no caso de dúvidas de ativação do eSIM entre em contato pelo *8486

  • Após efetivar a contratação da sua linha, realize a troca para o eSIM gratuitamente no Meu Vivo Empresas Web, direto pelo navegador.

  • Confira a indicação de acordo com a marca do seu aparelho:
    • Motorola – O sistema irá apresentar a mensagem de número adicionado no final do processo de ativação.
    • Apple – Dentro do menu Celular, a Linha secundária aparecerá com status de Ativa.
    • Samsung – Dentro do Menu de Gerenciamento de chip, a Linha aparecerá com status de Ativa
  • Até 7 dias da ativação: Você pode entrar no Meu Vivo Empresas, e realizar a leitura do QR Code. O mesmo QR Code pode ser reaproveitado até 5 vezes. A partir da 6ª ativação no seu aparelho, será necessário solicitar uma nova ativação de QR Code.

    Após 7 dias da ativação: Caso você tenha o QR Code salvo, utilize-o para fazer a leitura, respeitando o limite de 5 utilizações. Caso não tenha a cópia do QR Code, solicite uma nova ativação de QR Code.

    Lembre-se que o mesmo QR Code só pode ser utilizado no mesmo aparelho. A troca de aparelho demanda um QR Code novo.

  • Sim, o QR Code pode ser reutilizado por até 5 vezes.

  • Não, o QR Code possui vínculo com IMEI e EID do aparelho e só pode ser utilizado no equipamento que possui esses paremetros.

  • Deve ser realizada uma nova ativação de eSIM para o novo aparelho e automaticamente o antigo eSIM será desativado.

  • Deve ser solicitado um novo QR Code de troca de eSIM no seu gerenciamento de contas.

  • Em caso de perda ou roubo, o primeiro passo é solicitar o bloqueio da linha. Depois, com um aparelho novo em mãos, você deve solicitar a geração de um novo QR Code com os dados de IMEI, EID e número da linha. E seguir os passos no novo aparelho.

Veja também