A bateria é o combustível de todo celular. Se ela não funcionar direito ou se o celular não carregar, o uso do aparelho pode ficar comprometido. Por isso, é importante identificar se existe algum problema e, caso seja detectado, encontrar as melhores formas de corrigi-lo. 

Os motivos costumam variar de acordo com cada caso — e as soluções também. Muitas vezes, nem é preciso recorrer à assistência técnica. Basta tomar algumas atitudes que vão fazer a diferença no dia a dia. 

Afinal, o dispositivo é indispensável para todo mundo, não é mesmo? Estamos sempre com ele nas mãos e ficar sem, assim de repente, pode ser um problemão.

E aí, quer entender por que o celular não carrega e o que fazer para resolver isso agora mesmo? Siga conosco neste artigo!

Iphone preto sendo carregado e mostrando o nível de carregamento em vermelho na tela. Iphone preto sendo carregado e mostrando o nível de carregamento em vermelho na tela.

Quais as possíveis causas quando o celular não carrega?

Existem diversos motivos possíveis. Um dos mais comuns, sem dúvidas, é o carregador, que pode estar com algum defeito. Na maior parte das vezes, a bateria está excelente, mas há problemas na fonte de alimentação (ou então no cabo utilizado).

Por isso, antes de buscar ajuda de técnicos especializados ou trocar o aparelho, vale fazer um teste com outro carregador. 

Se o problema persistir, substitua também o cabo utilizado (caso exista algum tipo de fissura, sobretudo por estar velho ou ser usado em excesso, seu funcionamento pode ficar comprometido). 

Outra possibilidade é a sujeira. Os conectores de energia, bem como os cabos de recarga, precisam estar sempre limpos. O motivo é simples: há chances de os detritos obstruírem a transmissão de energia.

Além disso, muitas vezes, o celular deixa de carregar porque esses acessórios não são originais. Então, é provável que a causa esteja aí. 

Considere comprar novas opções (fabricadas pela marca do smartphone) para fazer o seu dispositivo funcionar adequadamente.

Não adiantou nada disso que falamos aqui? Teste outra tomada, principalmente se utilizar a mesma com frequência. 

Caso todas essas dicas não funcionem, pode ser que a bateria esteja com falhas. Sua vida útil costuma ser menor do que a do aparelho em si, sobretudo se você tiver maus hábitos, como:

  • Interromper o ciclo de carregamento diversas vezes seguidas;

  • Utilizar acessórios que não são originais;

  • Submeter o aparelho a repetidas quedas;

  • Entre outros.

Uma mão mostrando o modo correto de se colocar o carregador no iphone. Uma mão mostrando o modo correto de se colocar o carregador no iphone.

Por que os carregadores param de funcionar?

Uma das principais causas é o mau uso. Ou seja, guardá-los de maneira errada, enrolando demais os cabos, deixá-los em contato com sol ou água, mantê-los na tomada por muito tempo e derrubá-los frequentemente, só para citar alguns exemplos.

Esses acontecimentos comprometem o funcionamento não só dos carregadores como também de seus cabos, que são elementos muito importantes na transmissão da energia. 

Outra causa é a procedência duvidosa. Itens comprados em locais que não são oficiais podem ser falsos, o que certamente te obrigará a substituí-los antes do esperado. 

Sendo assim, é fundamental cuidar de todos os componentes e saber onde — e de qual marca — está comprando.

Como saber se a entrada do carregador estragou?

A entrada do carregador é muito importante, pois é o ponto de conexão entre o celular e a energia que a bateria irá receber. Por isso, é fundamental ficar de olho nela. 

Para saber se está funcionando corretamente, verifique se o cabo se encaixa com perfeição no conector. Ele não pode ficar apertado ou folgado demais — deve estar na medida.

Também é importante analisar se tem sujeira em excesso, o que pode atrapalhar o funcionamento de todo o sistema. 

Para evitar que isso aconteça, tente sempre higienizar o seu celular e evite utilizar cabos que não são originais e/ou compatíveis.

Dois aparelhos de celular iphone, em cima do outro carregador. Dois aparelhos de celular iphone, em cima do outro carregador.

Por que meu carregador está carregando lentamente?

A lentidão, na maior parte das vezes, se deve ao carregador ou ao cabo, que podem estar com defeito. 

No que diz respeito à conexão USB, caso esteja torcida ou rompida, é bem provável que a energia escape e não cumpra o seu papel na velocidade que ocorreria em situações normais.

Isso vale também para carregadores e cabos que não são originais. Esse tipo de equipamento pode danificar o aparelho e sua bateria, além de reduzir a agilidade do carregamento.

Outra possível causa é o uso de aplicativos que consomem bateria em excesso — o fato de estarem "rodando" o tempo todo, por exemplo, exige maior energia. 

Aliás, o seu comportamento também pode influenciar, sabia? Se você não consegue largar o celular por um minuto enquanto carrega, certamente o processo irá demorar mais. Ou seja, espere um pouquinho para ter a carga completa.

Por fim, é possível que o seu aparelho esteja velho. Daí, a bateria acaba ficando "cansada" também, durando menos a cada dia. Aí não tem jeito: chegou a hora de trocar de smartphone.

Bônus: deixar o telefone carregando a noite toda, mesmo depois de completar 100%, pode danificar a bateria? Isso é mito! 

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge mostrou que esse comportamento não influencia a sua vida útil, principalmente porque muitos celulares têm sistemas inteligentes que cortam o fornecimento de energia assim que a carga fica completa.

Homem jovem sentado no chão com seu celular carregando na tomado com olhar sério . Homem jovem sentado no chão com seu celular carregando na tomado com olhar sério .

O que fazer quando o celular não quer carregar?

Primeiro, faça um teste com outra tomada, cabo e carregador. Esses três componentes são os que mais podem ocasionar defeitos. Depois, verifique as condições do conector de energia — se está limpo, por exemplo.

Caso o problema não esteja aí, há a possibilidade de ser algo com o software. Então, uma dica importante é reiniciar o aparelho e colocá-lo para carregar desligado, até que a carga esteja completa. 

Se o processo começar e você verificar que o aparelho está esquentando fora do comum, a falha pode ser justamente essa.

Isso porque muitos celulares, quando superaquecem, interrompem a transmissão de energia. 

O jeito é colocá-lo em um local mais fresco, evitando exposição direta ao sol ou superfícies como geladeira e micro-ondas. Faça isso e veja se melhora (em muitos casos isso dá certo!).

Outra dica é deixar o celular carregando por um longo período, mesmo que a carga não se inicie logo que você coloque na tomada. 

Caso nada disso tenha funcionado, não tem jeito: procure um técnico. Verifique as condições da sua assistência e consulte um profissional para tirar todas as suas dúvidas.

Carregador de celular preto com a fonte e cabo USB . Carregador de celular preto com a fonte e cabo USB .

Quais os melhores carregadores?

Há diversos modelos disponíveis no mercado, para todas as marcas e sistemas operacionais. Em todos os casos, é fundamental optar por modelos originais e de acordo com o equipamento que você possui hoje. Isso será decisivo para garantir a saúde dos componentes.

Na Loja da Vivo, por exemplo, há modelos para todos os gostos e bolsos (e há condições especiais para o pagamento, sobretudo para quem já é cliente). 

Uma boa opção para celulares Android é o modelo ​​Xiaomi Quick Charge Bivolt 5V/3A, que garante um carregamento com agilidade e eficiência. Por ser bivolt, é prático e permite o uso em qualquer local. 

Outro exemplo é o carregador de Parede iPlace que possui a função de "fast charge" (carregamento rápido, em português). Sendo assim, é possível ter a carga completa com maior agilidade. Conta com uma porta USB, sendo compatível com os modelos da Apple.

Como vimos, é essencial cuidar dos carregadores e sempre escolher produtos originais. Isso vai contribuir para que a vida útil da bateria do seu celular permaneça longa! Ou seja, você consegue prevenir problemas e ainda evitar uma substituição inesperada. 

No entanto, caso identifique alguma falha no carregamento, mostramos aqui que há formas de identificar as suas causas antes mesmo de procurar ajuda de um técnico especializado. Muitas vezes, basta substituir algum item, como o cabo ou o carregador, para fazer tudo voltar ao normal rapidamente.

E aí, gostou de descobrir os motivos do celular não carregar? Temos certeza que agora ficará mais fácil resolver esse tipo de situação. E claro, conte sempre com a Vivo para te ajudar. 

Até a próxima!

LEIA MAIS: