Seja para trabalhar, comunicar-se, divertir-se, pagar contas ou tirar fotos, utilizamos o celular o tempo todo. No entanto, quando a bateria começa a descarregar rapidamente, nossas atividades, e mesmo nossa produtividade, ficam prejudicadas. Como lidar com esse aborrecimento?

É importante saber que o mau funcionamento da bateria pode indicar que algo está consumindo muita energia no aparelho. Em último caso, pode até ser consequência de uma falha no periférico. 

Entenda quais são as possíveis causas desse problema e descubra como resolver a maioria delas com rapidez e simplicidade.  

Homem deitado na cama mexendo no celular apoiado na mesinha de cabeceira Homem deitado na cama mexendo no celular apoiado na mesinha de cabeceira

Minha bateria descarrega rapidamente. E agora?

De repente, você percebe que a bateria do seu celular está acabando mais rápido do que deveria. Isso é um transtorno, ainda mais quando estamos longe de casa e sem um carregador portátil à mão.

Diversos aspectos podem afetar a vida útil de uma bateria, como o mau funcionamento do carregador, aplicativos e recursos que consomem mais energia, além de outros fatores. 

O primeiro passo para resolver a questão é descobrir o que está causando essa descarga acelerada. 

Antes de levar o aparelho a uma assistência técnica ou trocar de carregador, você pode fazer alguns testes simples em casa. Muitas vezes, o problema é fácil de detectar e de solucionar.

Celular com o ícone de bateria acabando na tela Celular com o ícone de bateria acabando na tela

Como identificar a causa do problema

Se a bateria descarregando permanentemente começa a incomodar você, siga os passos abaixo e descubra o que é possível fazer para resolver a situação.

1. Reinicie o aparelho

A primeira recomendação é reiniciar o seu smartphone. Pode parecer algo sem importância, mas com isso você fecha todos os aplicativos e interrompe o uso de energia para rodar esses programas. Desse modo, sua bateria durará mais.

2. Atualize seus aplicativos

Verifique se os seus aplicativos estão atualizados. Alguns realizam essa operação automaticamente, mas outros dependem da sua atenção. Apps em dia corrigem falhas e trazem aprimoramentos, entre eles o uso mais eficiente da bateria.

3. Atualize o sistema operacional

Manter o sistema operacional (Android ou iOS) em dia também é uma ação necessária. As versões mais recentes trazem correções no funcionamento e geralmente requerem menos energia para rodar os programas.

Desse modo, verifique nas configurações do smartphone se há alguma atualização pendente do sistema e aproveite para programar o equipamento para essa ação acontecer de forma automática. Assim, você não terá mais que se preocupar com isso.

4. Cuidado com apps que consomem muita energia

Você pode não saber, mas existem apps que consomem muita energia, pois estão sempre conectados à internet, mesmo que fiquem em segundo plano. A dica é fazer uma varredura nos programas instalados e manter apenas aqueles de uso essencial, apagando os demais.

5. Ajuste o brilho da tela

O excesso de luminosidade da tela do celular também pode fazer a bateria descarregar mais rápido. Por isso, ajuste o brilho do visor de acordo com a luz do ambiente. Em locais mais escuros, dá para deixar o brilho no mínimo, enquanto os mais claros necessitarão de mais intensidade. Você pode ainda regular o brilho para se ajustar automaticamente.

6. Verifique se o seu carregador está funcionando bem

Em um primeiro momento, a bateria descarregando rapidamente pode parecer indicar um problema do aparelho, do sistema operacional ou de algum aplicativo. No entanto, o que pode estar acontecendo é uma falha no seu carregador.

Ao carregar o smartphone, perceba se a bateria atinge 100%. Se não chegar lá, talvez seja o indício de uma falha. Outra solução é fazer um teste com um outro carregador para descobrir se o problema ocorre apenas com o seu acessório.

7. Evite deixar o aparelho perto de fontes de calor

Quando há superaquecimento no celular, pode haver danos na bateria e em outros componentes do smartphone. Por isso, evite deixar o aparelho muito quente, seja no sol, esquecido dentro do carro, perto do computador etc.

8. Desative as notificações

Diversos apps de lojas, redes sociais, vídeos e outros exibem notificações a todo momento. Isso também consome energia, pois a tela do aparelho brilha e o dispositivo vibra. Então, desative as notificações de serviços que não sejam essenciais.

9. Restaure as configurações de fábrica

Uma ação que pode ajudar a resolver o problema da bateria descarregando é a restauração das configurações de fábrica do celular.

Mas atenção: só faça isso depois de efetuar o backup de seus arquivos, pois toda a memória do aparelho é zerada, apagando apps, fotos, vídeos, senhas e outras informações.

10. Utilize um antivírus

Você sabia que vírus podem infectar seu celular, roubando dados e fazendo com que anúncios apareçam a todo momento? Com isso, o desempenho do aparelho diminui e a bateria é consumida mais rapidamente. 

Para resolver a questão, a dica é instalar um antivírus, que também protegerá os dados guardados no equipamento.

Por fim, tenha em mente que as baterias de lítio são mais avançadas, mas também possuem uma vida útil. Após algum tempo de uso, seu desempenho inevitavelmente cairá. 

Desse modo, é importante verificar há quanto tempo você tem o aparelho para saber se o aborrecimento não é decorrência da degradação inevitável da bateria.

Mulher com o rosto frustrado e apoiado na mão olhando o celular com a bateria acabando com Mulher com o rosto frustrado e apoiado na mão olhando o celular com a bateria acabando com

Por que meu celular está descarregando no carregador?

É uma situação desagradável, mas pode acontecer de o celular descarregar ainda conectado ao carregador. Isso pode apontar uma falha no próprio acessório. Ou ser decorrência da utilização de carregadores piratas.

Os acessórios não originais podem entregar uma voltagem mais baixa do que o aparelho necessita. Ou seja, a bateria vai acabar a todo momento, mesmo que você a tenha carregado há pouco tempo.

Os carregadores paralelos também podem aquecer demais o smartphone, o que danifica a bateria. E há ainda o perigo de causar curto-circuito ou explosões. O melhor é não arriscar!

Pessoa mexendo em um celular Pessoa mexendo em um celular

Quando investir em um celular novo?

Se você notar que a bateria se deteriorou com o tempo, pode até pesquisar pela troca desse acessório, mas precisa avaliar se vale a pena. Muitas vezes, o melhor mesmo é comprar um celular novo.

Os aparelhos mais antigos podem não mais conseguir atualizar o sistema operacional e aplicativos, comprometendo seu bom uso. Assim, ao trocar, você passa a ter uma bateria com excelente desempenho e um aparelho com alta performance.

Como vimos, com a bateria descarregando, é preciso analisar diversos pontos no smartphone e no carregador. O bom é que, em diversas situações, o problema pode ser resolvido com poucos cliques, permitindo que você aproveite novamente tudo o que seu dispositivo oferece.

Se comprar um celular novo, você pode ir até uma Loja da Vivo que recolhe lixo eletrônico, incluindo celulares, carregadores, cabos etc., para fazer a destinação correta do seu aparelho antigo.

E se quiser comprar um celular novo, confira os melhores modelos na Loja da Vivo.

Até a próxima!

Leia também: