Quando a gente compra um smartphone, temos algumas preocupações para proteger o aparelho, como colocar uma película na tela, capa de proteção e evitar ser vítima de roubo, certo? No entanto, além desses cuidados, é preciso escolher um antivírus para o celular e garantir a segurança das informações.

Com o uso cada vez mais disseminado do equipamento — especialmente para questões do trabalho, armazenamento de documentos e serviços bancários —, contar com um sistema para proteger seus dados é essencial.

Quer entender melhor o que é antivírus para celular? Acompanhe nosso artigo, descubra os prejuízos que você pode ter, caso tenha seu smartphone infectado, além dos melhores antivírus para os sistemas Android e iOS. Não perca!

Ilustração de uma mão mexendo no celular recendo um alerta de vírus no e-mail. Ilustração de uma mão mexendo no celular recendo um alerta de vírus no e-mail.

O que é antivírus para celular?

Quando se fala em antivírus, logo pensamos em como essa proteção não pode faltar no nosso computador devido às inúmeras ameaças de cibercriminosos. Afinal, guardamos diferentes arquivos e, recentemente, com o aumento do home office, o computador armazena informações importantes do nosso trabalho. 

Essa mesma lógica também pode ser aplicada para o seu smartphone, que apresenta muitas das funcionalidades do seu notebook e vem sendo cada vez mais usado para troca e armazenamento de dados valiosos.

Então, para ficar longe dos riscos, o ideal é ter um antivírus para celular: um programa para proteger suas informações e seu sistema operacional, de softwares maliciosos, como os vírus. 

Da mesma forma que um vírus que transmite doenças na vida real, essas ameaças conseguem se replicar em seus arquivos ou programas do celular, executando seus códigos. Com isso, roubam dados ou alteram o funcionamento do sistema.

Quando você tem um antivírus instalado, o programa faz uma varredura dos aplicativos e arquivos baixados (como músicas, fotos, documentos etc.), podendo, dessa maneira, detectar ameaças. 

Para isso, ele conta com um banco de dados que contém códigos suspeitos, ou seja, vírus já conhecidos. Dessa forma, o software pode avaliar, por exemplo, se a sua ação de fazer um download é segura ou não.

IIustração de um mão mexendo no celular e recendo um alerta de vírus. IIustração de um mão mexendo no celular e recendo um alerta de vírus.

É necessário ter antivírus no celular?

Muitas pessoas têm dúvida se é preciso ter o antivírus no celular. Caso você utilize apenas aplicativos mais comuns, como o WhatsApp ou redes sociais, como o Instagram, e não tenha o costume de abrir links, arquivos ou baixar apps desconhecidos, talvez não haja a necessidade dessa proteção.

No entanto, dificilmente alguém utiliza tão poucas funcionalidades do smartphone, concorda? Assim, se você recebe e abre diferentes arquivos no celular, utiliza aplicativos de bancos, faz compras online pelo aparelho, abre anexos de e-mail e SMS, clica em diferentes links ou usa Wi-Fi em locais públicos, a recomendação é buscar meios de deixar seu celular mais seguro

Dessa maneira, a melhor tática é, sem dúvida, se precaver com o antivírus, independentemente de ter o sistema Android ou iOS. Isso porque, cada vez mais, a gente usa o smartphone para diferentes atividades importantes do nosso dia a dia, inclusive de trabalho, e os cibercriminosos estão sempre bolando formas de invadir e ter acesso a essas informações. Logo, todo cuidado é pouco.

O que um vírus faz no celular?

Se você ainda não está convencido da necessidade de proteger seus dados com o antivírus para celular, é interessante saber quais danos o vírus pode causar no seu aparelho. 

O primeiro deles é que seu smartphone pode ser invadido e, com isso, as mensagens que você troca contendo dados pessoais ou quando preenche formulários podem ser coletadas. Além disso, suas senhas podem ser copiadas, seja das redes sociais ou dos apps de bancos.

Outro perigo é que os criminosos podem controlar seu celular enviando mensagens para seus contatos, como se fosse você, com pedidos de dinheiro.

Há, ainda, o risco de tornar o desempenho do seu celular bem ruim, com um gasto maior de bateria, atrapalhando o uso das funcionalidades do seu aparelho. 

Por fim, há vírus que não têm o intuito de roubar seus dados, mas de divulgar propagandas com anúncios que não param de aparecer na sua tela, podendo até travar seu equipamento.

IIustração de um mão mexendo no celular e vários ícones de proteção de antivírus.  IIustração de um mão mexendo no celular e vários ícones de proteção de antivírus.

Como saber se o meu celular está infectado com vírus?

Mas, afinal, como saber se o meu smartphone está com vírus? Confira os sinais que o equipamento pode dar:

  • Bateria que acaba rápido;

  • Consumo alto do pacote de dados do plano móvel sem você ter utilizado, o que pode indicar que um software malicioso está executando ações em segundo plano;

  • Aparelho que reinicia sozinho;

  • Aplicativos que aparecem na tela sem você ter baixado;

  • Mensagens enviadas para seus contatos sem você ter enviado;

  • Anúncios que aparecem com frequência no seu celular através de pop-ups;

  • Pedidos suspeitos de atualizações de aplicativos. Por exemplo: você atualizou o app e, novamente, aparece uma notificação para essa ação.

Antivirus e Antimalware - Descomplicando a Tecnologia Online

Quais os melhores antivírus para Android?

O sistema Android já conta com um mecanismo de proteção simples para os seus dados, examinando os apps baixados. Contudo, se você guarda informações importantes, faz download de jogos e abre diferentes arquivos, é interessante contar com um antivírus para ter um recurso a mais de segurança e utilizar seu aparelho com menos preocupações. 

Acompanhe a seguir as opções para Android:

McAfee

Imagem azul com celular e tela vermelha com ícone do antivírus McAfee Imagem azul com celular e tela vermelha com ícone do antivírus McAfee

Mantém suas informações seguras, barrando softwares espiões (spywares) e outras ameaças digitais. Conta, também, com o cadeado seguro, que protege os apps que possam ter conteúdos sensíveis.

Protege, ainda, de roubos, com rastreador e bloqueador de segurança com câmera, que trava o aparelho quando a palavra-passe errada é digitada três vezes, além de tirar foto do usuário.

Pode ser baixado na Vivo App Store

Norton 360

Imagem do pacote de antivírus Norton 360 Imagem do pacote de antivírus Norton 360

Oferece camadas de proteção, garantindo um nível alto de segurança para o seu celular, especialmente para navegação, compras online e utilização de serviços bancários. O Norton 360 tem VPNs globais, que realizam a criptografia do seu tráfego online, trazendo sigilo e segurança quando você entra em seus aplicativos e em outros sites.

Kaspersky

Imagem do pacote do antivírus  Kaspersky Imagem do pacote do antivírus  Kaspersky

Protege seu aparelho de malwares com o scanner antivírus e oferece, também, bloqueio de aplicativos, filtro de chamadas e função de localizar celular em caso de roubo. 

Bitdefender

Imagem vermelha com o logo branca do antivírus  Bitdefender Imagem vermelha com o logo branca do antivírus  Bitdefender

Faz a verificação de vírus, malware, spyware e outras ameaças, além de proteger sua navegação contra sites perigosos. 

O Bitdefender protege seus apps que contêm informações sensíveis com um código PIN ou impressão digital. Estende, ainda, os recursos de segurança para o seu smartwatch.

Quais os melhores antivírus para iOS?

Quem tem celulares da Apple conta com uma proteção bastante ampla. Nesses equipamentos, cada app tem um sandbox (uma caixa de proteção), impedindo o acesso deprogramas maliciosos aos dados do seu celular, como documentos, ou informações de outros aplicativos.

Então não é preciso ter um antivírus para o sistema iOS? Você pode ter um sistema de segurança não pela ameaça de um vírus, mas para contar com recursos extras, como controle parental, limpeza de dados e VPN (possibilitando o sigilo das suas informações).

Entre os antivírus para celular iOS estão:

McAffee

Passo a passo da ativação do antivírus  McAffee Passo a passo da ativação do antivírus  McAffee

Tem as funcionalidades que apresentamos para o sistema Android. E podemos destacar também o Wi-Fi Guard VPN, que protege suas informações em redes Wi-Fi consideradas inseguras.

Pode ser baixado na Vivo App Store

Avast

Logo da marca do antivírus Avast Logo da marca do antivírus Avast

Traz alertas sobre redes Wi-Fi desprotegidas e que podem ser um risco para os seus dados. Indica, ainda, se os links recebidos são de sites perigosos. Tem, também, a VPN integrada, garantindo o sigilo dos seus dados.

Avira

Imagem vermelha com a marca do antivírus Avira Imagem vermelha com a marca do antivírus Avira

O antivírus oferece ferramentas antifurto, com um localizador do seu aparelho e sirene de ativação. Além disso, protege contra ameaças de sites maliciosos, com avisos de que eles possam estar tentando roubar seus dados, como informações de cartão de crédito ou senhas. 

Com o antivírus para celular você tem mais tranquilidade para navegar e fica mais protegido na hora de baixar arquivos, apps ou jogos. A dica é sempre utilizar aplicativos de proteção de referência para não correr o risco de ter seu equipamento invadido.

Você é cliente Vivo e quer se proteger das ameaças digitais de um modo eficiente? Então, faça a assinatura do aplicativo McAfee. Fique com seus dispositivos seguros e ainda ganhe vantagens da Vivo. 

Até a próxima! 

Leia também: