Não conseguir realizar as atividades mais básicas, como fazer ligações ou enviar SMS, no smartphone é um baita aborrecimento, concorda? E isso pode acontecer quando o celular não reconhece o chip ou cartão SIM.

Nessa situação, você não é identificado como cliente da operadora, logo, não pode usar os serviços da rede, como apps e redes sociais em um local sem Wi-Fi, por exemplo.

Mas quais os motivos para o celular não reconhecer o chip? O que fazer para contornar esse problema e voltar a usar todas as funcionalidades e serviços do seu aparelho? 

Para conferir essas respostas, vem com a gente para saber como lidar com essa questão. Em muitos casos, a solução pode ser bastante simples. Continue a leitura e saiba mais!

Chip de celular ainda não destacado do cartão de fábrica ao lado de um celular Chip de celular ainda não destacado do cartão de fábrica ao lado de um celular

O que significa quando o celular não reconhece o chip?

Quando você adquire um número de celular, passa a ter um chip ou um eSIM (chip virtual). Então, se for um chip comum, precisa encaixar esse cartão na entrada do aparelho para utilizar os serviços da operadora. 

No entanto, seja um cliente novo, que vai colocar o chip pela primeira vez no smartphone, ou um cliente antigo, que tenha um aparelho novo, o fato é que pode ser que seu celular não reconheça o cartão.

Sem contar que, mesmo que você não retire o chip do equipamento, pode ser que ele deixe de funcionar, o que significa um grande transtorno. Imagine não conseguir fazer uma simples ligação com seu smartphone?

Dessa forma, sem o chip identificado, além de não fazer ou receber ligações, você não envia ou recebe mensagens de SMS, nem pode utilizar os serviços da rede do seu plano de celular.

O que fazer quando o chip não é reconhecido?

Saiba que, em muitos casos, você mesmo pode resolver o problema para voltar a utilizar seu celular normalmente. A seguir, descubra o que fazer:

Dê uma conferida na bandeja do chip

A primeira dica é checar o compartimento em que o chip fica inserido no celular. Nos modelos mais atuais, existe uma bandeja (slot), geralmente na lateral do aparelho. 

Então, dê uma olhada nessa peça, confirmando se o chip está bem colocado ou ainda se ela está encaixada da forma correta ou se não está danificada.

Chip do celular novo sem estar destacado do cartão que vai da fábrica Chip do celular novo sem estar destacado do cartão que vai da fábrica

Observe se o chip está danificado

Além do compartimento onde fica o cartão, verifique se o chip não está sujo ou danificado, pois isso também faz com que o celular não o reconheça. 

Se estiver sujo, tente limpá-lo com um pano seco. Caso esteja danificado, verifique se é possível fazer a substituição na operadora.

Pesquise se o chip foi bloqueado

Quando você usa um plano pré-pago, precisa fazer as recargas com uma certa frequência. Caso receba aviso da operadora e não coloque créditos no prazo estipulado, você pode ter o chip bloqueado e, assim, seu celular deixa de reconhecê-lo.

O mesmo vale para os planos pós-pagos: se o cliente deixar de pagar as faturas também pode ficar sem o serviço da operadora.

Clientes Vivo podem saber se há bloqueio no chip verificando as mensagens SMS ou telefonando de um aparelho Vivo para o *8486, ou ligando no 1058 de outro telefone (fixo ou móvel). 

LEIA TAMBÉM:

Mulher sentada segura o celular com as duas mãos enquanto reinicia o aparelho Mulher sentada segura o celular com as duas mãos enquanto reinicia o aparelho

Reinicie o seu celular

Talvez essa seja a dica mais simples, mas saiba que, para algumas situações, reiniciar seu celular faz com que ele passe a reconhecer o chip. 

Quando o problema se resolve assim, mostra que foi apenas uma falha momentânea de perda de sinal com a operadora.

Redefina seu smartphone

Muitas vezes, você tem a solução desse problema redefinindo seu celular, ou seja, voltando às configurações de fábrica. Mas, antes de fazer isso, veja se seus backups estão em dia para não perder nenhum arquivo importante.

Para fazer isso no Android, é preciso:

  1. Ir em “Configurações”;
  2. Clique em “Gerenciamento geral”;
  3. Depois selecione a opção de “Restaurar”. 

Já, no iPhone:

  1. Vá em “Ajustes”;
  2. Em seguida em “Geral”;
  3. E por último clique em “Redefinir”.

Essa é uma medida que costuma dar certo especialmente quando seu celular deixa de reconhecer o chip depois da atualização do sistema operacional

Ilustração de uma mulher mostrando a tela do celular com o símbolo de sem sinal aparecendo Ilustração de uma mulher mostrando a tela do celular com o símbolo de sem sinal aparecendo

Descubra se está sem sinal

Seu chip pode estar indisponível se você estiver em um local fora da cobertura da sua operadora. 

Aqui a solução é verificar se o chip está funcionando quando você estiver em uma área dentro da cobertura do seu plano.

Faça um teste com outro chip

Se você tiver outro chip disponível, faça o teste inserindo-o em seu aparelho para saber se é uma falha do próprio celular. Se ele funcionar, você já sabe que o problema é no seu chip mesmo e não no equipamento.

Cheque o IMEI do celular

Por fim, talvez seja necessário verificar se o IMEI do seu celular não está bloqueado, o que pode acontecer pela solicitação do próprio usuário devido à perda ou roubo

Para descobrir, disque no próprio aparelho*#06# para saber qual é o código IMEI do celular.

Na sequência, acesse o site Consulta IMEI e digite o código do seu aparelho. Se estiver bloqueado, é preciso entrar em contato com a operadora para realizar o desbloqueio.

Chip encaixado na bandeja do celular e apoiado sobre a tela do aparelho Chip encaixado na bandeja do celular e apoiado sobre a tela do aparelho

Qual o lado correto de colocar o chip no celular?

Para que não haja problema no reconhecimento do seu chip, é preciso ter atenção para colocá-lo do jeito certo no compartimento do seu celular. Lembre-se que, para fazer isso, é preciso que o seu aparelho esteja desligado.

Então, é só abrir essa bandeja com o uso do acessório que vem com o celular (aquele bem fino) e posicionar o chip com a parte dourada virada para baixo. Pronto, depois de encaixado, é só fechar esse compartimento e ligar o smartphone.

Como saber se meu número foi cancelado?

Como você viu, uma das razões para o celular não reconhecer o chip é quando ele está bloqueado. Entretanto, pode ser que isso aconteça também caso o seu número tenha sido cancelado.

Isso significa que o seu chip foi desativado, ou seja, ele não pertence mais ao seu CPF, ficando disponível para sua operadora oferecer o número para outro cliente. 

Esse cancelamento pode acontecer quando o usuário, mesmo após as notificações da operadora, não faz as recargas ou o pagamento da fatura (no plano pós-pago) em até 75 dias do primeiro aviso.

Na Vivo, para saber se o chip foi cancelado, é só ligar no *8486 usando um celular da operadora ou no 1058, usando outro telefone.

Homem no meio da cidade segura o celular com uma mão na orelha enquanto fala nele Homem no meio da cidade segura o celular com uma mão na orelha enquanto fala nele

Como cadastrar o chip do celular?

Para cadastrar e ativar seu chip da Vivo é muito simples, pois basta você fazer uma ligação para um de seus contatos e a ativação é automática. Caso você não faça uma chamada, essa ativação acontece depois de sete dias.

Se preferir, você pode ir até uma loja da Vivo para solicitar a um atendente que faça o cadastro e ativação do seu chip.

Se você notar que o chip está danificado, tem até sete dias úteis da data da compra para fazer a troca em uma loja da Vivo. É só levar a nota fiscal e um documento de identificação.

Como consertar a entrada do chip no celular?

Na situação de o seu celular não reconhecer o chip por problemas na entrada do cartão, o melhor é não arriscar tentando consertar a peça sozinho, pois há risco de danificar seu smartphone, ou seja, o prejuízo pode ser grande. 

O indicado é procurar uma assistência técnica que fará a troca da bandeja, se necessário, pela peça adequada.

Como deu para perceber, o celular não reconhece o chip por diferentes motivos, por isso é possível fazer alguns testes e verificações simples para solucionar a questão e ter seu cartão SIM funcionando normalmente.

Até breve!

LEIA MAIS: