Forza Motorsport, Gran Turismo Sport, Mario Kart, Need for Speed, Project Cars, Wreckfest, entre outros. Se alguma dessas séries ou franquias soaram familiares para você, a Vivo tem uma pergunta: já considerou trocar o controle ou teclado por um volante para jogos de corrida, com o objetivo de tornar a jogabilidade mais imersiva?

Abaixo, confira tudo o que você precisa saber antes de escolher o seu volante para jogos de corrida.

Como escolher um volante para jogos?

Adquirir um volante para jogos não é uma tarefa complicada. Além de questionamentos básicos, como o quanto você pode investir, qual o design que mais combina com o seu setup gamer e se ele conta com pedais ou não, você precisa compreender sobre os três tipos de force feedback (FFB).

Mas, antes, é preciso entender o motivo da existência do FFB. “Muitos volantes de corrida têm a funcionalidade de force feedback para oferecer uma experiência de direção mais imersiva e desafiadora. Os volantes de corrida compatíveis com force feedback normalmente são equipados com um único motor que aplica força ao volante ao longo de um único eixo e/ou ao eixo de esterçamento do volante”, explica a Microsoft.

Em outras palavras, force feedback é o sistema responsável por dar uma resposta ao jogador, através do volante, sobre o que está acontecendo com o carro durante o jogo. Por exemplo, se você estiver fazendo uma curva e virar toda a direção, o volante vibrará e apresentará uma resistência, com o objetivo de comunicar que você atingiu o limite permitido. 

Portanto, conclui-se que FFB é um mecanismo extremamente importante, afinal está relacionado com a taxa de atualização, logo, com a sua performance no jogo. E um volante que não corresponde imediatamente aos comandos do gamer é o pesadelo de qualquer um(a).

Sistema de engrenagem, correia ou direto?

Há três tipos de sistema force feedback no mercado: 

  • Engrenagem;

  • Correia;

  • Direto. 

Abaixo, entenda cada um deles.

Engrenagem

O sistema de engrenagem sucede os de elásticos (bungee cord) e linear. Mesmo assim, é considerado o mais antigo e, portanto, o mais barato oferecido pelo mercado. O volante produz ruído e o feedback é pouco preciso.

Correia

O volante que possui o sistema de correia é mais silencioso e apresenta mais precisão quando comparado ao de engrenagem. No mercado, é o mais popular. 

Ademais, com o intuito de produzirem soluções híbridas, alguns fabricantes utilizam engrenagem e correia, e as chamam de “sistema misto de polia de correia e engrenagens”.

Direto

O sistema direto é o melhor do mercado, também o mais caro e reservado, na maioria das vezes, para simuladores profissionais. 

E o nome faz jus ao produto, uma vez que o gamer sente o volante quase que de forma natural, sem qualquer tipo de intercessão. 

Além do FFB, é importante que você preste atenção em outros dois detalhes:

  • Centro do volante: confira se o volante possui algum tipo de cor (normalmente primária) que indique o seu centro. Esse detalhe parece superficial, mas é fundamental quando considera-se que, quando você está pilotando, o seu olhar está direcionado para a tela, não para o volante. Logo, ter algo que indique o centro, sem você ter que baixar o olhar, é essencial.

  • Compatibilidade: antes de apertar o botão “Comprar”, não esqueça de conferir se o volante é compatível com o console que você possui em casa.

Imagem de homem jogando com volante Imagem de homem jogando com volante

Qual o melhor volante para jogos?

Conseguir listar o melhor volante do mercado é um grande desafio, visto que uma das formas de avaliá-lo está interligada com a preferência de cada jogador(a), e a outra reside sobre o fato de que os fabricantes de softwares e hardwares para videogames estão em constante evolução. Por consequência, o volante que era considerado o melhor há seis meses, pode estar se deslocando do pódio neste momento. 

Entretanto, a marca Thrustmaster é comumente lembrada por entregar produtos de excelente qualidade. O modelo TGT, por exemplo, é considerado por muitos o melhor volante para PC. No entanto, quem recebe o título de produto premium é a marca Fanatec, com o modelo CSL Elite.

Ainda sobre marcas, a Logitech também entra em jogo, especialmente com o modelo G29 Driving Force ou o G920 — basicamente o mesmo produto, só que com compatibilidade para Xbox. Com um design bonito, ergonômico e um sistema de engrenagem, a relação preço versus qualidade chama a atenção.

Além dos modelos citados acima, separamos outros para você dar uma olhada. Confira, a seguir.

Volante Logitech G923 TrueForce

Imagem de volante Imagem de volante

O volante G923 TrueForce da Logitech possui alto desempenho por utilizar um sistema de feedback de última geração, chamado TrueForce, que utiliza as físicas de jogo para oferecer maior fidelidade e realismo. Isso significa que o(a) gamer consegue sentir os pneus esmagando os cascalhos da pista, cada mudança de marcha e as derrapadas bruscas ao passar pelas zebras ou curvas fechadas.

O design elegante, feito de couro e alumínio anodizado, apresenta controles integrados ao volante para melhor desempenho, incluindo botões do PlayStation e o clássico display de RPM em LED para jogos compatíveis. A rotação é de 900 graus de trava a trava. 

Compatível com: PS4, PS5 e PC.

Volante PXN V3II com pedais

Imagem de volante Imagem de volante

Das opções listadas, o modelo V3II da PXN é o volante para jogos de corrida mais democrático, já que é compatível com quase todas as plataformas, exceto PS5. Além dos pedais sensíveis à pressão e duas pás com função de câmbio na parte de trás do volante, os motores são de dupla vibração, para maior imersão, e o volante atinge 180 graus.

Por fim, o V3II da PXN possui três níveis de sensibilidade ajustáveis para jogadores com diferentes experiências de jogo e botões programáveis, bem como ventosas fáceis de fixar em qualquer escrivaninha ou mesa.

Compatível com: PS4, PS4 Slim, PS4 Pro, PS3, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch e PC.

Volante Gamer Warrior Artaxes com pedais

Imagem de volante Imagem de volante

Assim como o V3II da PXN, o volante para jogos de corrida da Warrior, intitulado Artaxes, também é, de certa maneira, multiplataforma - se desconsiderarmos a última geração de consoles da Microsoft e PlayStation. 

Com controle de sensibilidade dos movimentos do volante, que possui um giro de 270 graus, é possível ajustar as preferências de pilotagens de acordo com a sua necessidade e experiência.

O motor elétrico, a marcha acoplada ao volante, juntamente com os pedais de aceleração e freio em modo progressivo, proporcionam uma simulação bastante realista. Por fim, o suporte de fixação para superfície alcança seis centímetros de espessura.

Compatível com: PC, XBOX One, Xbox 360, PS3, PS4, Nintendo Switch e dispositivos Android.

Volante para jogos da Multilaser

Imagem de volante Imagem de volante

O modelo JS087 da Multilaser é o mais barato desta lista. Com uma rotação de 180 graus e um consumo de energia consciente, o volante possui sensibilidade ajustável em três níveis, motores de vibração integrados ao sistema e câmbio sequencial à direita e borboleta na parte de trás. 

Os D-PAD, também conhecidos como botões direcionais, localizados no meio do volante, possuem oito direções: para cima, baixo, esquerda, direita e ângulo de 45°. E os pedais, tanto de freio como de acelerador, contam com molas para assegurar uma experiência real para o(a) jogador(a).

Compatível com: PC, XBOX One, PS3 e PS4.

Imagem de volante Imagem de volante

Se você possui um Nintendo Switch, não se sinta excluído, pois há um volante para jogos de corrida para você também. Confira o Joy-Con

E aí, qual faz mais o seu estilo? Melhor, qual combina mais com o piloto que existe dentro de você?

Simulador para jogos de corrida

Imagem de console volante Imagem de console volante

Ademais, se você é um(a) entusiasta de automobilismo e deseja ter uma experiência mais próxima da realidade, só que sem o esforço de sair do seu quarto gamer, pode investir em uma cabine de pilotagem, também conhecida como cockpit. Ou seja, uma estação que, em sua versão completa, abrange um banco, bem como suportes para monitor gamer 4K, volante para jogos, câmbio, pedais além de mouse e teclado gamer

Uma das principais fabricantes de cockpit, a Extreme SimRacing, é brasileira e possui diversos modelos de estações, totalmente customizáveis e, quase sempre, compatíveis com os volantes mencionados acima, em especial os modelos da Logitech. Portanto, vale a pena dar uma conferida.

Agora que você já sabe como escolher o melhor volante para jogos de corrida para você, confira essas e outras opções disponíveis na Loja Vivo

Bons jogos e até breve!

LEIA MAIS: