Você sabe o que significa FPS? É uma sigla que representa um dos parâmetros fundamentais para quem joga e quer o máximo de desempenho possível durante as partidas: a taxa de quadros por segundo

Os valores exibidos por ele são referentes à quantidade de quadros que aparecem na sua tela em um segundo, influenciando diretamente na fluidez e carregamento das informações que o jogo demanda.

Porém, algumas pessoas ainda não sabem como acompanhar esses números para buscar melhores desempenhos enquanto jogam. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo explicando o que significa FPS, sua relação com a jogabilidade e as diferenças entre outras frequências que envolvem o mundo dos games.

Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Então, continue com a gente e tire suas dúvidas!

Menino jogando no computador em alta taxa de FPS. Menino jogando no computador em alta taxa de FPS.

O que é FPS?

FPS significa “Frame per Second” (Quadro por Segundo, em português) e é uma unidade responsável por representar a quantidade de imagens que são reproduzidas na sua tela por segundo. 

Essa referência está presente não apenas em jogos, mas em todos os conteúdos audiovisuais que temos acesso, como filmes, animações e diversos outros formatos de vídeos que podemos reproduzir em nossas telas.

Junto com a resolução e frequência dos dispositivos, estes são os principais fatores que vão influenciar na qualidade dessa imagem e na fluidez da sua reprodução. Logo, quanto mais altas forem as taxas, melhor será o desempenho e experiência visual.

Inclusive, são os altos valores dessas taxas que possibilitam que uma reprodução seja feita em slow motion, por exemplo — como as mídias com 480 FPS ou mais.

Um fato curioso é que, durante muitos anos, logo nos primórdios da reprodução de vídeos, as taxas de FPS eram de, no máximo 24. O motivo é que, à época, acreditava-se que os olhos humanos não conseguiam enxergar uma quantidade maior de quadros por segundo.

Porém, com os avanços da ciência e da tecnologia, foi possível aumentar esses limites, permitindo com que tivéssemos acesso à vídeos com muito mais qualidade e recursos de otimização.

Qual é a diferença entre FPS e Hz?

Para saber melhor o que significa FPS, é necessário entender a diferença de seus parâmetros para outras unidades, principalmente as que podem agir em conjunto ou influenciar nas taxas de quadros por segundo.

Uma dessas unidades é o “Hz”. Essa sigla significa “Hertz” e é utilizada para representar a frequência de aparelhos eletrônicos, como o monitor. 

Ele atua em conjunto com o FPS, sendo responsável pela quantidade de vezes que a tela é atualizada por segundo para receber novas imagens. 

Ou seja, enquanto os quadros passam em seu monitor, é necessário que a taxa de atualização seja compatível para suportar essa passagem sem gerar interrupções, garantindo a fluidez com que as informações são exibidas para o usuário.

Por exemplo, se a frequência da sua tela é de 60 Hz, quer dizer que a imagem que você tem acesso será atualizada 60 vezes por segundo. Caso o jogo esteja apresentando uma taxa de até 60 FPS, a exibição será fluida e livre de travamentos.

Porém, caso os quadros por segundo sejam maiores, você terá problemas com a velocidade de resposta e com diversos elementos do cenários, que poderão demorar a serem construídos na tela.

No que influencia o FPS?

A influência do FPS está atrelada à qualidade das reproduções que passam em sua tela. 

Com essa taxa em alta, a tendência é que sua experiência seja mais otimizada, com os vídeos ou cenas dos jogos rodando com mais fluidez, mesmo utilizando maiores configurações de resolução

Para entender melhor, daremos um exemplo prático!

Imagine que você tem um vídeo no seu computador gamer, na qual a taxa durante a reprodução é de 10 FPS, ou seja, apenas 10 quadros a cada segundo. 

Ao abrir o conteúdo, certamente você sofrerá com a qualidade, percebendo que as cenas passarão como se estivessem travando.

Caso essas taxas aumentem, essas transições entre uma imagem e outra, ficarão cada vez mais imperceptíveis, fazendo com que a reprodução fique mais suave, melhorando a sua experiência visual.

Qual é a relação entre FPS e jogabilidade?

A principal relação do FPS com a jogabilidade, é que essas características influenciam diretamente nas experiências dos usuários durante os jogos, agindo em diversos fatores, como: 

  • Movimento dos personagens;

  • Velocidade de resposta dos comandos;

  • Carregamento do cenário.

Diferentemente dos consoles — que já vêm de fábrica compatíveis com as taxas de FPS dos jogos —, para conseguir melhores resultados nas partidas pelo computador, é necessário que o FPS esteja alto

E, para isso ocorrer, é preciso que outros parâmetros estejam trabalhando em compatibilidade entre si. Veja só: 

1. Frequência do monitor

A frequência da tela deve ser compatível com a taxa de FPS que você deseja alcançar. 

Atualmente, é possível encontrar monitores gamers com uma frequência de até 240 Hz, que melhoram consideravelmente a experiência do usuário nos jogos, quando comparados aos aparelhos mais padrões, de 60 Hz.

2. Capacidade da placa de vídeo

Mais um ponto que deve ser considerado é a capacidade de processamento da placa de vídeo instalada em seu computador gamer. Os parâmetros também devem estar de acordo com as especificações do monitor. 

Ou seja, de nada adianta você ter uma tela que oferece uma taxa de 240 Hz, se a sua CPU com 60 Hz não consegue entregar a mesma capacidade de desempenho. Assim, o que vai prevalecer é o valor mais baixo.

3. Configurações dos jogos

Além dessas características nos dispositivos, é possível melhorar ainda mais o desempenho, caso o jogo também conte com diferentes configurações de resolução e frequência. 

Lembrando que, quanto maior for a resolução, melhor terá que ser a configuração dos dispositivos para manter uma alta taxa de FPS.

menino de costas com fone de ouvido, jogando no computador em alta taxa de FPS. menino de costas com fone de ouvido, jogando no computador em alta taxa de FPS.

Qual é a melhor internet para jogar?

Você sabia que a qualidade da sua internet também influencia no FPS durante seus jogos, principalmente se estiver jogando online?

É claro que contar com todos os recursos apresentados é essencial para que você tenha uma alta taxa de FPS. Mas, para melhorar mais ainda essas condições, é fundamental ter em sua casa uma internet voltada ao público gamer. 

E, com a banda larga Vivo Fibra Gamer, você terá todo o suporte e estabilidade necessários para que possa participar de todas as suas partidas sem sofrer com quedas na conexão ou lentidão.

Isso é possível porque a Vivo utiliza a tecnologia de fibra ótica em sua rede, que reduz os riscos de interferências causadas por diversos fatores, como condições climáticas ruins, ondas provocadas pela rede elétrica, entre outros fatores.

Além disso, essa tecnologia permite que você tenha acesso a conexões com ultravelocidades, possibilitando que você tenha a melhor experiência possível, não só durante os jogos, mas também enquanto assiste a filmes e séries, faz o download de arquivos etc.

Ou seja, é a internet ideal para você e para a família toda, com muito menos chances de sofrerem com problemas de conexão.

Agora que você já sabe o que significa FPS e qual é a influência dessa taxa nos jogos, ficou mais fácil identificar o que pode estar reduzindo a qualidade das imagens que aparecem no seu monitor, não é mesmo?

Portanto, certifique-se de que todos os dispositivos e recursos são compatíveis uns com os outros e, para melhorar mais ainda sua experiência, confira os pacotes Vivo Fibra Gamer e contrate o que mais atenda às suas necessidades.

Bons jogos e até logo!

Leia também