A cadeira gamer ideal para você passar horas jogando é a que, além de combinar com o seu quarto gamer, seja confortável para as necessidades do seu corpo e, o melhor, não deixará você endividado no fim do mês. Afinal, é um produto que geralmente custa mais caro do que cadeiras populares, como as de escritório.

No entanto, há excelentes motivos que justificam os preços acima da média. Uma cadeira desenvolvida para um(a) gamer é fabricada com diversos tipos de regulagens. Isto é, você pode alterar a altura em relação ao nível do chão, bem como o apoio para os braços e, ainda, mudar a faixa de inclinação do encosto.

Além disso, uma cadeira gamer bem cuidada tende a ter uma vida útil prolongada e pode aguentar mais de 120 quilogramas - dependendo do modelo. O tamanho do assento, normalmente avantajado, também é um benefício, principalmente para quem gosta de cruzar as pernas enquanto joga.

Imagem de cadeira gamer

Principais fatores para ficar de olho

Mencionamos acima que o diferencial das cadeiras desenvolvidas para jogadores(as) está nos diversos tipos de regulagem, correto? Entenda abaixo o motivo. Assim sendo, quando você colocar o olho em um modelo interessante, saberá o que priorizar e o porquê.  

  • Braços: opte por uma cadeira que possua encosto para os braços e, acima de tudo, que eles sejam ajustáveis. Apesar de um design bonito, as cadeiras que possuem encostos fixos vão deixar você desconfortável, uma vez que não haverá a possibilidade de relaxar a musculatura do pescoço e dos ombros.

  • Assento: é importante que suas coxas fiquem dentro do assento e que sobre um espaço de, no mínimo, dois dedos, entre as laterais de suas pernas e a estrutura que sustenta o apoio dos braços.

  • Ajuste de altura: adquirir uma cadeira com ajuste de altura é fundamental para que você consiga deixar os pés totalmente no chão e os joelhos em um ângulo de 90 graus, mesmo sabendo que quando a partida se intensifica, você acaba colocando os pés em cima do assento.

Além dos ajustes, há outro ponto essencial: o material da cadeira gamer. Na maior parte dos casos, a área que você senta é revestida de couro poliuretano (PU), tecido ou nylon e a estrutura pode ser de metal ou plástico.

Já o assento e o encosto podem ser com ou sem espuma. Inclusive, há modelos que acompanham almofadas removíveis ou ajustáveis para a região da lombar e do pescoço. Ou seja, o material realmente vai depender da sua preferência. 

Por fim, não se esqueça de conferir o peso máximo suportado, se a cadeira possui rodinhas, por mais óbvia que a dica pareça, e que o conforto de uma cadeira gamer é a soma de todos os fatores acima citados. 

Imagem de cadeira gamer

5 marcas e modelos de cadeira gamer

Agora que você já sabe o que levar em consideração na hora de adquirir uma cadeira para jogar, confira alguns modelos de marcas populares no mercado.

ThunderX3

A cadeira gamer TGC12 da ThunderX3 é uma das mais conhecidas do mercado. Por conta do seu estofado em forma de diamantes, passa uma impressão de luxo que condiz com suas características técnicas - e com seu preço.

Construída com cobertura em poliuretano com detalhes em fibra de carbono, a TGC12 possui espuma no assento e sua altura, bem como o apoio para os braços podem ser ajustados. A estrutura é de metal e as rodas são de nylon.

Imagem de cadeira gamer

Ademais, ela vem com duas almofadas; uma para a coluna, outra para a nuca. O encosto também é ajustável e pode chegar a 180 graus e o assento é giratório. Por fim, sua capacidade é de até 150 kg, mas com um peso recomendado de até 125 kg.

Pichau Gaming

Em comparação com a TGC12, a cadeira gamer Hask da Pichau Gaming torna-se quase minimalista, o que a transforma em uma ótima opção para quem procura um produto com cores mais sóbrias, sem muitos detalhes e com um valor mais acessível.

Imagem de cadeira gamer

Feita com estofamento de couro sintético (PU), a Hask também possui duas almofadas para apoio da lombar e do pescoço, bem como um encosto que chega até 180 graus de inclinação. Ademais, a cadeira gamer possui ajuste de altura e do apoio dos braços. No entanto, ela é menos resistente e o peso suportado é de 120 kg.

DT3 Sports

A cadeira gamer DT3 Sports, modelo Prime Evo, possui um design esportivo por conta das “bordas” elevadas que lembram competições automobilísticas. Com estofamento de couro sintético PU com maior espessura que o comum, bem como uma estrutura 100% de aço reforçado, é um produto que consegue unir conforto e resistência.

Imagem de cadeira gamer

Além disso, a Prime Evo possui regulagem de altura, rotação de 360 graus e um apoio de braço ajustável não somente em altura, como em ângulo, frente/trás e direita/esquerda. O encosto é de espuma injetada e possui inclinação até 180 graus. Por fim, a cadeira gamer vem com duas almofadas e é recomendada para pessoas de até 160 kg.

Dazz

Se o seu quarto gamer for em tons de verde ou bem colorido, você vai amar a cadeira gamer Prime-X preta e verde da Dazz. No entanto, ela não é apenas um visual moderno, ela conta com laterais que parecem que vão abraçar você de tão confortável. Ela também é absolutamente funcional, cheia de recursos para quem busca por qualidade.

Imagem de cadeira gamer

Com base em aço e cobertura em poliuretano, a Prime-X possui um mecanismo de ajuste de 180 graus, almofadas para pescoço e lombar, rodas de nylon e um assento reclinável de até 25 graus. Ademais, suporta até 250 kg e possui apoio de braço ajustável.

XZone

A cadeira gamer Xzone, modelo CGR-02 não arrasa apenas na combinação de cores. Além de confortável, devido à espuma injetada e o estofamento de couro, o produto também é um dos mais acessíveis da lista, financeiramente falando. O ajuste de altura é realizado por  cilindro a gás, o peso suportado pela cadeira é de 135 kg e o encosto é reclinável em até 13 graus.

Imagem de cadeira gamer x zone

O ponto negativo da cadeira gamer Xzone CGR-02 é que o apoio criado para os braços é fixo, deixando-a com um aspecto similar aos modelos utilizados em escritórios, exceto as cores e o design. E por serem fixos, quem joga por muitas horas pode, eventualmente, sentir-se desconfortável.

Como montar uma cadeira gamer?

E aí, deu match com alguma cadeira gamer? Ótimo. No entanto, antes de adquiri-la, é essencial verificar se a montagem está inclusa no preço final ou se essa tarefa deve ser conduzida por você. Para a segunda opção, seguem algumas dicas:

  1. Siga o manual de instruções: todo o produto adquirido vem com um manual de instruções. Portanto, para montar sua cadeira gamer, basta segui-lo. No entanto, verifique se você possui todas as ferramentas necessárias. Caso o material não esteja muito claro, e as instruções sejam complexas, vá para a próxima dica.

  2. Procure por um vídeo no YouTube: digite o modelo e a marca da sua cadeira gamer no campo de buscas e cruze os dedos; as chances de você encontrar um vídeo de alguém montando-a são altas. Feito isso, basta colocar em prática o conhecimento do vídeo e do manual de instruções.

  3. Contrate um serviço de montagem: não gostaria de se envolver com essa etapa? Contrate um(a) especialista para ir até a sua casa e montar a cadeira gamer. Aplicativos como Triider facilitam essa contratação de forma segura.

Como limpar cadeira gamer?

Como você pôde perceber com os modelos e marcas acima citados, comprar uma cadeira gamer não é uma aquisição barata e, sim, um investimento que, dependendo do caso, pode pesar no bolso. Assim sendo, depois de adquiri-la, é importante saber como prolongar sua vida útil. Ou seja, saber como conservá-la. 

Primeiramente, é importante identificar o material da cadeira. Depois, basta você seguir as dicas abaixo. Como você já sabe que, na maior parte dos casos, as cadeiras gamers são revestidas de couro poliuretano (PU), tecido ou nylon, fica ainda mais fácil:

  • Cadeiras em couro poliuretano (PU): se a sua cadeira for revestida em couro PU, também referido como “couro sintético” ou “couro ecológico”, por não ser proveniente de nenhum animal, limpe-a com um pano umedecido e gotas de detergente líquido. Em seguida, passe um pano seco.

  • Cadeiras em nylon ou tecido: no caso do material ser em nylon ou tecido, você precisará de uma escova com cerdas macias para escovar e retirar poeira acumulada, resíduos de comida, cabelos, entre outros. Já as partes cromadas ou de plástico podem ser limpas com água e sabão, contanto que você seque na sequência. 

No entanto, se você adquirir um modelo que não se encaixa em nenhum dos materiais acima citados, lembre-se de procurar sobre como manter a durabilidade da cadeira gamer no manual de instruções ou manual do usuário do utilizador; como preferir.

Como limpar rodinha de cadeira gamer?

Além de limpar o encosto, o assento e os braços da cadeira, é muito importante realizar a limpeza das rodinhas semanalmente, para não deixar marcas de sujeira ou riscos no chão. Dessa forma, você mantém o seu quarto gamer sempre agradável. 

E como a maior parte do revestimento das rodas é de plástico, você precisa apenas esfregar um pano molhado na parte que fica em contato com o chão até a sujeira sair. É um processo bastante simples e rápido.

Além de limpar a roda, é bom conferir, ocasionalmente, o rodízio da cadeira, principalmente se ela começar a apresentar algum tipo de dureza na hora que você se movimenta. Às vezes, o travamento acontece por um acúmulo de cabelo, pedaços de fio dental ou de linha. Para tanto, confira o manual de instruções do produto ou siga o passo a passo abaixo:

  1. Vire a cadeira gamer de ponta-cabeça em uma superfície segura e plana;

  2. Pegue duas chaves de boca fixa do tamanho do rodízio;

  3. Encaixe-as uma de cada lado e force um pouco até que as rodas se desencaixem;

  4. Retire toda a sujeira de ambos os lados;

  5. Coloque um pouco de óleo no rodízio para garantir maciez;

  6. Encaixe novamente o rodízio e, consequentemente, as rodas na cadeira até perceber que elas estão bem encaixadas.

Cadeira gamer só serve para quem joga?

Imagem de mulher usando cadeira gamer

Apesar de o nome ser um pouco excludente, o produto não é. Você não precisa ser um pro player de e-sports, um streamer ou produtor de conteúdo para investir em uma cadeira gamer; você não precisa, sequer, gostar de jogos eletrônicos.

Uma cadeira gamer serve para qualquer pessoa que passa horas em frente ao computador, seja estudando ou trabalhando. Isso porque a tendência é delas serem muito ergonômicas, justamente por possuírem diversos tipos de regulagens, e apresentarem mais resistência do que as cadeiras comuns.

E, além dos modelos acima, você pode conferir outros na loja da Vivo, como a GT Pink, uma cadeira gamer rosa desenvolvida pela Goldentec, o modelo GA201 da Warrior e a Elite da marca Dazz.

Alongue-se e beba água

Por mais ergonômica que a cadeira gamer seja e independentemente do objetivo do seu uso,  é extremamente necessário que você pare para alongar seu corpo, priorizando coluna, braços, pernas, pulsos e pescoço. Isso fará com que você consiga melhorar a capacidade do seu cérebro e, por consequência, alcançar um desempenho melhor. 

Além disso, não se esqueça de deixar uma garrafa de água sempre à disposição. Assim como cadeira, monitor gamer 4K,  teclado, mouse, headset e outros periféricos, ela deve compor o seu setup gamer porque, tal como o alongamento, o consumo de água é importante para a sua saúde física e mental.

Por fim, confira o que você pode fazer para garantir uma conexão mais estável e rápida. Afinal, seja qual for o objetivo, ele será prejudicado por uma internet ruim e aí nem a cadeira gamer mais confortável do mundo salva! 

Até a próxima!

LEIA MAIS: