Você sabe dizer quanto tempo passa conectado por dia? Antes de responder rapidamente “Ah, eu nem estou assim tão ligado nas redes sociais”, lembre-se de que a internet não se resume a elas. Hummm… Sob essa perspectiva, a coisa muda de figura, não é?

Pois é, passados alguns milhões de anos de evolução do ser humano, cá estamos: multi-device. São cerca de nove horas dos nossos dias com os olhos e a atenção voltados para as telas — smartphone, tablet, computador e televisão.

Os dispositivos eletrônicos trouxeram comodidade e praticidade para a nossa vida, e é justamente por isso que nos cercamos cada vez mais deles. E o melhor disso tudo é que o avanço tecnológico do setor nos proporciona experiências cada vez mais fantásticas, seja para trabalhar ou para se divertir. 

E um desses upgrades é a tecnologia de ultra definição 4K, que entrega altíssima resolução às imagens da TV. 

Você ainda não sabe do que estamos falando? Então, se está pensando em trocar de aparelho, fique com a gente e conheça a nova geração de televisores!

Imagem de uma arara azul comprando a diferença entre Hull HD e a resolução 4K. Imagem de uma arara azul comprando a diferença entre Hull HD e a resolução 4K.

O que é 4K?

Também conhecida como Ultra HD, a tecnologia 4K é o que há de mais recente na evolução da qualidade das imagens exibidas ou captadas em telas. 

O que diferencia os dispositivos 4K dos aparelhos Full HD é o padrão de resolução: são 3.840 pixels horizontais por 2.160 verticais, totalizando mais de oito milhões de pixels na tela.

São tantos que, nem olhando bem de perto, a gente consegue distinguir um do outro. E como você já deve saber, quanto mais pixels na imagem, seja em movimento ou não (vídeo ou foto), melhor será a sua resolução, isto é, a sua qualidade. 

Deixando a linguagem técnica de lado, as televisões com tecnologia 4K proporcionam uma sensação de imersão nos filmes. Dependendo do tamanho da TV que você escolher para a sua casa, é como se estivesse em uma sala de cinema.

O que é resolução 4K?

Dependendo da sua idade, você pode se lembrar das televisões antigas, hoje chamadas de TVs de tubo. Elas eram praticamente quadradas, com uma proporção de 4:3 de medida de tela (largura/altura). 

Dentro das salas de cinema, a proporção da tela é outra, aproximadamente 19:1 (padrão definido pela Digital Cinema Initiatives – DCI), que tem um tamanho de 4.096 pixels horizontais — daí o nome 4K, já que os pixels verticais não são definidos. 

Essas proporções foram adaptadas para os televisores de visores planos quando a resolução High Definition (HD, ou alta definição) surgiu. 

Porém, os aparelhos à venda no mercado têm medidas de 16:9 ou 16:10 — o que significa que o padrão comercial aplicado em TVs é 13% menor do que o 4K em sua totalidade.

Por isso, a tecnologia 4K deveria ser chamada apenas de Ultra HD ou 2160p. Mas a expressão 4K é mais simples de falar e o seu conceito é mais facilmente compreendido assim, então, os fabricantes preferiram chamar a resolução de ultra definição apenas de 4K.

Mas não se preocupe, a menos que você trabalhe na indústria cinematográfica, as proporções definidas pela DCI para as mega telas não serão relevantes.

Imagem de uma mão apontando um controle remoto para a TV. Imagem de uma mão apontando um controle remoto para a TV.

Qual é a diferença entre 2K e 4K?

Até a chegada das TVs 4K, os aparelhos de melhor resolução do mercado apresentam 2K (1.920 horizontais x 1.080 verticais). Como explicamos no primeiro tópico, a qualidade das imagens é definida pela quantidade de pixels contidos na tela.

Aqui, é bom explicar uma pequena confusão bem comum que as pessoas fazem. 

Embora muita gente pense que o padrão 4K corresponde ao dobro da resolução do Full HD — afinal, 3.840 pixels horizontais são o dobro dos 1.920 do padrão 2K, e 2.160 pixels verticais são o dobro dos 1.080 — a resolução Ultra HD (4K) é quatro vezes maior que a Full HD (2K).

Isso porque a conta correta a ser feita é multiplicar os pixels horizontais com os verticais. Assim, chegamos à quantidade total de pixels que a tela comporta. 

Então, acompanhe: a tecnologia 4K tem 3.840 × 2.160, o que resulta em 8.294.400 pixels na tela, enquanto a 2K tem 1.920 × 1.080, que dá 2.073.600 de pixels.

Percebe que a quantidade é quatro vezes menor do que a presente no padrão Ultra HD? Isso quer dizer que, na prática, esses mais de 8 milhões de pixels formam juntos uma imagem mais nítida, com mais contraste e riqueza de detalhes.

Quando a TV 4K chegou ao Brasil?

A primeira televisão com tecnologia 4K nativa foi fabricada pela Philips e foi disponibilizada ao mercado mundial em 2011. Os primeiros modelos eram supercaros, claro, mas hoje as TVs Ultra HD são bem mais acessíveis. 

Depois do aparelho lançado pela Philips, em meados e final de 2012, a Sony e a Toshiba apresentaram os seus dispositivos que também contavam com o padrão 4K nativo.

Imagem de uma mulher sentado no sofá comendo pipoca e pausando o filme na TV. Imagem de uma mulher sentado no sofá comendo pipoca e pausando o filme na TV.

Qual é a diferença entre TV 4K e Smart TV?

De forma simples e direta: toda TV 4K é uma smart TV, mas nem toda smart TV é uma TV 4K. Ficou fácil de entender assim, certo? 

Então, a diferença entre uma Smart TV HD (as comuns, primeiras lançadas no mercado) e uma Smart TV Ultra HD (as mais inovadoras) é a quantidade de pixels nas suas telas. 

Como você sabe, uma Smart TV é aquela que tem conexão com a internet e que, por isso, permite que você acesse aplicativos e usufrua de todas as facilidades que o acesso à rede proporciona.

E se liga aqui: se você ainda não tem uma televisão com padrão 4K, que já é Smart, dá para transformar a sua TV em Smart TV! Bacana, não é?

Imagem de uma mãe e dois meninos sentados no sofá da sala assistindo TV Imagem de uma mãe e dois meninos sentados no sofá da sala assistindo TV

Quais são as vantagens de ter uma TV 4K?

Se você ainda não percebeu quais são as vantagens de ter uma TV 4K, volte duas casas e recomece o jogo. Risos. 

Piadinhas deixadas de lado, as TVs atuais com tecnologia 4K oferecem um ótimo custo-benefício em relação à grande parte dos aparelhos Full HD. Primeiro, porque as televisões Ultra HD já vêm com acesso à internet.

Somado a isso, você tem muito mais qualidade na imagem e, portanto, uma melhor experiência ao assistir a filmes, séries e documentários, e ao logar nos seus aplicativos favoritos. 

Quando foram lançadas no mercado anos atrás, poucos conteúdos eram produzidos em 4K para serem transmitidos pelas TVs com esse padrão, porém, hoje já há uma infinidade de programas que podem ser assistidos nativamente com essa tecnologia, como:

As TVs 4K também exibem a programação da televisão aberta e dos canais por assinatura. Os programas são enviados para o aparelho na resolução Full HD e são convertidos para o Ultra HD pelo próprio dispositivo.

Então, a grande vantagem da TV 4K é a alta qualidade em que você vai assistir ao seu entretenimento. 

Ah! Mas veja só, além de limpar a tela da TV para aproveitar bem toda essa resolução, é fundamental ter uma internet banda larga boa para isso. 

O recomendado é ter, no mínimo, 25 Mega de velocidade por segundo, se não, as imagens demoram para carregar e a programação trava com frequência. Já sabe, né? O mais auspicioso é escolher o Vivo Combo e unir TV, internet e telefone em um serviço só!

LEIA TAMBÉM:

Quais são os melhores televisores 4K?

Escolher a TV 4K ideal para o seu caso é algo que envolve uma série de fatores, como o tamanho da tela, as funcionalidades, os recursos de áudio e por aí vai. A decisão deve levar em conta se tem alguém em casa que curte streaming de jogos, por exemplo.

Se você está um pouco perdido em meio a tantas especificações, veja só a lista que selecionamos com as melhores televisões 4K que você encontra na Loja Vivo:

Smart TV Samsung QLED 4K 55Q70A

Televisão Samsung de LED 4K  escrito marca e o modelo QLED na tela. Televisão Samsung de LED 4K  escrito marca e o modelo QLED na tela.

A Smart TV Samsung QLED 4K 55Q70A é para quem deseja uma experiência de imersão ao assistir televisão ou jogar videogames, já que tem o recurso de som 3D. 

Ainda tem multitela, múltiplos assistentes de voz para conectar à casa inteligente e controle remoto Solar Cell, que carrega a bateria por energia solar ou USB — a tecnologia aliada à sustentabilidade.

TV LED 4K 75" Philco PTV75E30DSWNT

Televisão Philco 4K  escrito marca e o modelo na tela. Televisão Philco 4K  escrito marca e o modelo na tela.

A TV LED 4K Philco PTV75E30DSWNT já vem com o aplicativo Netflix para garantir o entretenimento para toda a família. 

A qualidade das imagens supera expectativas, já que o painel IPS permite a exibição de imagens em movimento sem borrões e com mais nitidez de cores e detalhes. Também tem função midiacast, comunicação sem fio entre dispositivos móveis.

Smart TV 65” 4K LG OLED65C1

Televisão LG de LED 4K  escrito marca e o modelo OLED na tela. Televisão LG de LED 4K  escrito marca e o modelo OLED na tela.

Quer ligar a TV ao final do dia e esquecer da vida? Então, a Smart TV 4K LG OLED65C1 pode ser o que você procura. 

A tecnologia 4K da LG proporciona um realismo extremo nas imagens, com cores vibrantes e detalhes contrastantes. 

O aparelho também reúne todos os seus aplicativos favoritos, para facilitar o acesso no seu cotidiano.

Tela Toshiba QLED Display 65 Pol. 65M550KB

Televisão Toshiba 4K  com uma cachoeira na tela. Televisão Toshiba 4K  com uma cachoeira na tela.

A Tela Toshiba QLED Display 65M550KB traz a tecnologia realista das TVs 4K junto à velocidade do processador Quad-Core, que permite mais agilidade aos seus comandos. 

Seus aplicativos de streaming também podem ser facilmente acessados, e com a Dolby Atmos Experience, a experiência de imersão no som será completa.

Smart TV 65" QLED 4K Samsung 65Q80A

Televisão Samsung de LED 4K 65  escrito marca e o modelo QLED na tela. Televisão Samsung de LED 4K 65  escrito marca e o modelo QLED na tela.

Se você está procurando uma televisão 4K para curtir seus games, então, a Smart TV QLED 4K Samsung 65Q80A é uma escolha certeira. 

As respostas rápidas, sem frames quebrados, e as cores vibrantes vão levar os seus jogos a outro patamar. Ah! O controle remoto também é ecológico, e o visual da TV é livre de cabos.

Viu só? Opções não faltam para quem quer levar o cinema para dentro de casa. A tecnologia das TVs 4K proporcionam experiências mais intensas, além de unificarem os demais dispositivos eletrônicos da sua casa. 

Até a próxima!

LEIA MAIS: