Gente, ter uma TV box é tudo de bom. Este produto nada mais é do que um complemento de peso para a sua experiência de ver televisão em casa. E o bom é que ele pode ser uma mão na roda tanto para quem tem quanto para quem não tem uma Smart TV. 

Você ainda não sabe o que é ou ainda tem dúvidas sobre a TV box? Não se preocupe, contaremos tudo sobre esse produto. Vem conosco!

O que é uma TV box?

Também conhecida como set-top-box, é um aparelho que, ao ser conectado na sua televisão, traz capacidades smart, ou inteligentes, para ela.

Por exemplo, o Chromecast do Google, o Fire TV Stick da Amazon e a Apple TV da Apple são exemplos de TV box.

Esses equipamentos trazem conexão com a internet, permitem espelhar o celular na TV, assistir conteúdos como Netflix, Disney+, Globoplay e muito mais.

Ilustração de ícones de tv

Como funciona a TV box?

Esse tipo de aparelho funciona complementar à sua TV. Com um controle remoto – ou com o celular – você controla a interface dela para assistir vídeos, espelhar o smartphone, navegar na internet, entre outras funções.

Não tem segredo. É só conectá-la ao Wi-Fi da sua casa, entrar nas suas contas de serviço de streaming, baixar o YouTube e sair usando. É uma delícia e é muito fácil de aproveitar!

Como configurar a TV box?

Não tem segredo aqui. Apesar de cada TV box ter o seu próprio passo a passo de configuração, você precisa de três coisas para configurá-la:

  • Acesso à internet;
  • Uma conta no serviço que você for usar (Apple ID na Apple TV, conta do Google no Chromecast e uma conta na Amazon no caso do Fire TV Stick);
  • E uma porta HDMI na sua TV.

Ou seja, de maneira geral, todas elas seguem passos parecidos:

  • Ligar o aparelho na televisão;
  • Conectá-lo à internet;
  • Fazer o login na conta do serviço;
  • E, por último, colocar as suas credenciais em aplicativos como Netflix, YouTube, Amazon Prime, Globoplay e por aí vai.
Ilustração de Tv Box

Quais as vantagens de ter uma TV box?

São muitas as vantagens e vamos mostrar dois cenários aqui. O primeiro deles é não ter uma Smart TV na sua casa. Neste caso, comprar uma TV box garante que você consiga finalmente conectar sua televisão na internet. 

Com isso, é possível curtir os seus serviços de streaming preferidos, compartilhar a tela do seu celular na TV, alugar ou comprar filmes on-lines, ouvir suas músicas prediletas, entre outras funções. E a melhor parte é que você nem vai precisar comprar outra televisão para isso. Olha a economia!

Por outro lado, se a sua televisão já é smart, você pode se perguntar “mas por qual motivo eu teria uma TV box?” e a verdade é que ainda assim ela pode ser útil.

Dependendo de quanto tempo você tem a sua TV inteligente, ela já pode estar começando a travar, o sistema operacional dela pode ser antigo ou até mesmo não ter algum aplicativo que você queira usar.

Com a TV box, você garante muito mais aplicativos para acessar, um produto mais novo e a possibilidade de compartilhar a tela do seu celular sem problemas. Fora que geralmente o software das TVs boxes costumam ser mais fáceis de navegar do que de algumas televisões inteligentes.

LEIA MAIS: 

Quais são as opções de TV box que você encontra no mercado?

Aqui, daremos três dicas incríveis desses aparelhos para comprar: o Google Chromecast, o Fire TV Stick da Amazon e a Apple TV da Apple. Vamos conhecê-los?

Imagem de aparelho de Tv

Google Chromecast 3

O Google Chromecast 3 permite assistir conteúdos até em Full HD (se a sua TV também for Full HD). Ele se conecta através de um cabo HDMI e tem uma porta micro-USB para força.

Esse aparelho é 15% mais rápido que a geração anterior e oferece imagens mais fluidas, principalmente para streaming de games.

O Chromecast 3 conta com suporte nativo ao Google Assistente para que você possa controlar o dispositivo por comandos de voz ou até mesmo conectar produtos da sua casa por ele.

Ele conta com uma incrível variedade de aplicativos e, por ser do Google, traz integração com o Google Fotos, Google Play Music e Google Play Filmes. Bacana, né?

Como o aparelho traz comando de voz, ele não tem um controle remoto, mas o Google Assistente é bem útil e você pode controlar o acessório pelo seu celular Android ou baixar e instalar o aplicativo Google Home para controlar por seu iPhone.

Imagem de aparelho de Tv

Fire TV Stick Lite

O Fire TV Stick Lite é a opção da Amazon de TV box. Diferente do Chromecast, além de contar com o comando de voz da Alexa, ele também traz um controle remoto para usar.

Segundo a Amazon, esse modelo é 50% mais rápido que a geração anterior e conta com resolução Full HD. O Fire TV Stick costuma ser vantajoso por ser mais barato que as outras TVs boxes.

O aparelho conta com aplicativos como Disney+, Netflix, mas não tem alguns outros bastante conhecidos como o Globoplay e o HBO Go. Então, antes de escolher uma TV box, confira quais os apps que ela tem, ok?

Imagem de aparelhos para tv

Apple TV

A opção da Apple de TV Box é a Apple TV. Atualmente, a empresa comercializa duas Apple TVs diferentes, uma HD e outra 4K. Primeiro, falaremos da diferença entre elas.

Como o próprio nome entrega, a Apple TV HD transmite até em Full HD enquanto a 4K transmite até em resolução 4K. Para isso, ambas contam com processadores diferentes. 

Enquanto o da Full HD usa um processador mais simples, o da Apple TV 4K traz um dos processadores mais poderosos da Apple. Isso ajuda a abrir aplicativos mais rápido e até rodar jogos sem nenhum engasgo. 

Ambos os modelos contam com versões de 32 GB de armazenamento, mas a Apple TV 4K também traz um modelo de 64 GB.

Ambas as Apple TVs rodam o tvOS, um sistema próprio da Apple. O mais bacana dessas TVs boxes é a integração com o ecossistema da empresa. 

Se você tem um iPhone, iPad ou Mac, pode trocar facilmente informações entre eles, além de ter o acesso ao Apple Music e ao Fotos. Demais, né?

A Apple TV também traz a vantagem da biblioteca gigante da iTunes Store para alugar e comprar filmes. 

Além disso, o equipamento da Apple traz a maior biblioteca de aplicativos. Dessa forma, se um desenvolvedor criou um app para TV box, com certeza ele está lá na Apple TV. 

E, para quem é gamer, a Apple TV conta com a assinatura do Apple Arcade, que traz mais de 180 jogos exclusivos. É bem bacana.

O que pesa contra a Apple TV, no entanto, é que ela é bem mais cara que as outras TVs boxes, mas se você tem vários outros produtos da Apple, essa definitivamente é uma escolha e tanto. 

E aí, gostou das nossas dicas? Bem, na Loja Vivo, você encontra a TV box ideal para a sua casa e a sua necessidade. Por isso, não deixe de conferir!

Até breve!

Vivo Guru

Como Transformar sua TV em Smart - Descomplicando a Tecnologia Online

Quer atualizar os recursos da sua TV e deixá-la Smart? Nosso #VivoGuru Dionatan te dá o passo a passo para você ter acesso aos apps mais legais de vídeo, música ou até jogos. E nem precisa comprar outra televisão — existem acessórios que facilitam sua vida e são bem mais baratos que uma TV nova. Assista e aprenda a usar a #tecnologia para deixar a sua rotina mais prática!

Leia também: