O HDMI está diretamente ligado à qualidade de imagem e som. Lembra nos anos 1990 e começo de 2000 quando existiam aqueles cabos com três cores? Pois é, esse era o VGA. Um cabinho representava a entrada de imagem e os outros dois o áudio para o som estéreo.

Ao conectá-los na TV, por exemplo, você podia ver o VHS, DVD e muito mais. Com o avanço da tecnologia, o HDMI ganhou destaque justamente por trazer mais qualidade de imagem e som para os conteúdos audiovisuais, além de ser mais compacto. Ou seja, menos fios atrás da sua telinha. 

Quer saber mais sobre essa tecnologia e como tirar o máximo de proveito dela? Então, continue conosco. 

Imagem de alguns aparelhos que usam conexão HDMI, um receptor de satélite e um globo terrestre.

O que é HDMI e para que serve?

O HDMI é um conector que transmite dados de um dispositivo ao outro. Neste caso, a tecnologia é focada em transmitir imagem e som. 

Entre os avanços tecnológicos, podemos destacar uma melhor qualidade e velocidade do som e da imagem transmitidas entre um notebook e um monitor, por exemplo. Dessa forma, é possível evitar que a imagem dê pequenas travadinhas ou o som fique fora de sincronia.

Vamos supor que você queira conectar o seu novo PlayStation 5 ou Xbox One S na televisão. É através do cabo HDMI que você faz a ponte entre os dispositivos. 

O mesmo vale para você que está de olho em um plano de TV com fibra óptica e quer assistir os seus canais favoritos. O modem da Vivo se conecta à sua TV pelo cabo HDMI. Demais, né?

O cabo HDMI suporta qualquer formato de vídeo, o que significa que ele passa daquela qualidade básica para a alta definição, chegando até a resolução 4K. 

Atualmente, é possível encontrar dispositivos e cabos com a tecnologia HDMI 2.1. Com ele, você consegue transmitir dados em uma velocidade muito mais alta de 48 Gb/s diante dos 18 Gb/s do HDMI 2.0. 

Além disso, os novos cabos trazem suporte a resoluções altíssimas como a 8K e taxa de atualização de 120 Hz para quem precisa de uma imagem extremamente fluida em momentos de ação, como ao jogar online.

O que significa a sigla HDMI?

A sigla HDMI significa High-Definition Multimedia Interface ou, em português, Interface Multimídia de Alta-Definição. 

É através dela que Smart TVs, televisores de modo geral, notebooks, videogames, DVDs, Blu-Ray e outros equipamentos se conectam, para te trazer uma experiência audiovisual incrível.

Imagem de um homem conectando um cabo HDMI na televisão.

Como funciona HDMI na TV?

Pode ver que a maioria das TVs, principalmente as novas, contam com pelo menos três ou quatro portas HDMI.

Cada uma delas é para que você conecte um dispositivo diferente, como o modem da operadora para ver TV a cabo, uma Apple TV, um videogame ou soundbar, por exemplo.  As opções são infinitas, e é por isso que na hora de escolher uma televisão é importante saber quantas portas HDMI ela tem e quantos dispositivos você quer configurar nela ao mesmo tempo.

Pode ser que existam algumas diferenças, também, entre as portas. Por exemplo: algumas TVs já contam com o padrão HDMI 2.1 que, como dito, traz taxas de transferência muito superiores, além de transmitir imagens mais bonitas, porém, as outras portas podem estar no HDMI 2.0, que apesar de ser muito bom, não suporta taxas de atualização de 120 Hz ou a qualidade 8K.

Para que serve a entrada de HDMI no notebook?

A entrada de HDMI no notebook tem a mesma finalidade: transmitir dados de um dispositivo ao outro.

Imagina que você quer ver uma série, filme ou algum conteúdo disponível apenas no seu notebook. Para conectá-lo à TV ou monitor e fazer a transmissão da imagem e áudio, você precisará de um cabo HDMI. Assim, você garante uma experiência muito mais bacana e maior conforto.

Outra coisa que você pode fazer com a entrada de HDMI no notebook é conectar o computador em um projetor. Na hora de fazer uma apresentação para os colegas, seja no trabalho ou em uma aula, você pode transmitir a imagem dele para um telão. Demais, né?

É importante ficar de olho que nem todo notebook tem uma porta HDMI, mas isso não quer dizer que ele não suporte a tecnologia, tá? Uma opção é ter na mão um adaptador, como um USB-C para HDMI, que é ideal para os novos MacBooks ou computadores que tenham apenas portas USB-C.

Imagem de um cabo HDMI.

Quais os tipos de entrada HDMI?

Existem cinco tipos de entrada HDMI, mas não precisa se preocupar, tá? Já que produtos novos costumam usar o tipo C, que é o HDMI mini. A seguir, confira todos os modelos:

  • Tipo A: conector HDMI Padrão (era usado em notebooks e TVs mais antigos);

  • Tipo B: conector HDMI Estendido (não é usado em nenhum produto para o consumidor final);

  • Tipo C: conector HDMI mini (usado na maioria dos notebooks, TVs, novas Apple TVs e em operadoras de TV);

  • Tipo D: conector HDMI Micro (usado em TVs e alguns notebooks);

  • Tipo E: Automotive Connection System (usado em carros e outros veículos). 

O que é HDMI 2 ou HDMI 2.0?

Como dito acima, o HDMI 2 ou 2.0 é o padrão do cabo. Na versão 2.0, ele suporta:

  • Transferências de dados de até 18 GB/s;

  • Imagens em 4K;

  • Taxa de atualização de 60 Hz;

  • E é usado na maioria das TVs 4K e Full HD, monitores e até notebooks.

O que é HDMI 2.1?

Está começando a se popularizar o HDMI 2.1, que traz taxas de transferências maiores, com uma qualidade de imagem superior e taxas de atualização mais rápidas em comparação ao HDMI 2.0. 

Para fazer uso dele, no entanto, o dispositivo precisa ser compatível, como um PlayStation 5, uma Apple TV 4K lançada em 2021 ou uma TV com resolução 8K. 

Ah! E se você estiver com dúvida sobre o que é o HDMI 2 na sua TV, é a porta dois dos HDMIs. 

Algumas TVs mais novas contam com uma tecnologia que reconhece exatamente o dispositivo que você conectou na TV, assim você não precisa decorar em qual porta HDMI está a TV a cabo, o videogame, o Blu-Ray etc. Basta clicar no nome!

Para que serve o conversor de HDMI?

O conversor de HDMI pode ser útil para garantir que você conecte o seu dispositivo a outro que não tenha o mesmo padrão como, por exemplo, um videogame antigo, como o Nintendo 64.

O conversor HDMI também pode servir para você conectar o seu computador em um telão ou até em um monitor, caso ele não tenha uma porta HDMI própria, aí é só usar um adaptador USB para HDMI e pronto!

Para que serve o Splitter HDMI?

Agora, se você precisa de mais entradas HDMI na sua TV, que tal o Splitter HDMI? Ele é um pequeno adaptador com uma entrada e várias saídas. 

Existem modelos com até 16 saídas, apesar dos mais conhecidos serem aqueles com três ou quatro portas. Olha só alguns modelos:

Splitter HDMI 1X4 com alcance de 25 metros da Multilaser

Este modelo é indicado para quem precisa colocar o HDMI em um ambiente diferente de onde a TV/monitor está. 

O Splitter HDMI da Multilaser distribui som de qualidade e imagem para até quatro telas simultaneamente. 

Splitter HDMI 2X1 com alcance de 25 metros da Multilaser

Portátil, esse Splitter HDMI oferece distribuição de imagem e som para até dois aparelhos televisores simultaneamente com alcance de 25 metros. 

Onde comprar HDMI?

É muito fácil! Na Loja da Vivo você encontra diversas opções de cabos HDMI para os mais diversos dispositivos. Com variedade de marcas, tamanhos e padrões, você garante que a sua TV, monitor, notebook, videogame, Blu-Ray e outros dispositivos conversem entre si e te garantem a melhor experiência audiovisual.

Tá esperando o quê? Dá uma passadinha na Loja da Vivo e conheça as opções de HDMI disponíveis.

Até a próxima!

LEIA MAIS: