Algumas vezes precisamos gravar a tela do celular, seja para fazer tutoriais ou mostrar algo a um amigo. Quando isso acontece, entretanto, é comum surgir dúvidas sobre o procedimento. A boa notícia é que a tarefa é mais simples do que se imagina. 

Poucos passos são suficientes para chegar ao resultado desejado. Entretanto, é importante saber que o percurso muda de acordo com os sistemas operacionais existentes. 

Ou seja, há formas diferentes de fazer as gravações em celulares Android e em iOS. Explicamos, a seguir, como usar a funcionalidade nos dois casos. Vamos lá?

Como gravar a tela do iPhone (IOS)

Os iPhones permitem gravar a tela com som. E é um recurso nativo, o que significa que não há a necessidade de baixar um aplicativo específico. 
 
  • Para começar, portanto, será preciso dar permissão de acesso à funcionalidade. Isso significa ir à opção "Ajustes" e, depois, em "Central de Controle".
Imagem da tela "Ajustes" de um iPhone, destacando a Central de Controle Imagem da tela "Ajustes" de um iPhone, destacando a Central de Controle
  • Em seguida, encontre a opção "Gravação de Tela" e toque no símbolo de "+" que está ao lado dela. Pronto, o recurso está habilitado.
Imagem da tela "Central de controle" de um iPhone Imagem da tela "Central de controle" de um iPhone

  • Agora, basta abrir a Central de Controle do seu iPhone. Com o aparelho desbloqueado, deslize o dedo de cima para baixo. Assim, você verá todas as opções disponíveis. Toque no símbolo de gravar e, em seguida, pressione "Iniciar gravação"
  • Começará uma contagem regressiva de três segundos (não esqueça de ativar o ícone no símbolo correspondente)
  • Quando desejar finalizar, toque em "Parar gravação". O vídeo ficará salvo no app de fotos e poderá ser visualizado assim que você desejar.
Prints da tela de gadgets de um iPhone

Como gravar a tela do celular Android

Também há uma forma nativa de gravar a tela no sistema operacional Android. Embora existam aplicativos específicos para isso, você não precisará baixar ou ocupar espaço no seu aparelho.

  • O primeiro passo é, portanto, abrir a Central de Controle do seu celular (isso é feito ao deslizar o dedo pela tela, de cima para baixo).
Imagem da Central de Controle de um dispositivo Android

  • Você verá todos os ícones ao lado. Deslize até encontrar a opção "Gravador de Tela".
  • Toque sobre ela e verá que a tela começará a ser gravada. É possível registrar os sons, mas somente os que são emitidos de dentro para fora do aparelho.
Imagem da tela de gadgets de um dispositivo Android

  • Quer finalizar a gravação? Toque no quadrado vermelho que está localizado dentro do círculo.
  • O vídeo será gravado automaticamente na galeria de fotos.
Imagem da tela de um celular sendo gravada

Como compartilhar as gravações

Depois de finalizar as gravações, todas ficam armazenadas no rolo da câmera do celular. Você pode compartilhá-las facilmente por diferentes meios, como e-mail, WhatsApp ou Bluetooth, por exemplo. Veja como funciona

 

Compartilhar gravações por WhasApp

Com o aplicativo aberto, basta selecionar o contato desejado e tocar no ícone de câmera. Em seguida, você poderá escolher o arquivo entre os que já estão na sua galeria de fotos e vídeos. Depois disso, basta enviar.

Compartilhar gravações por E-mail

Vá até os arquivos e selecione aquele que deseja enviar. Toque no botão compartilhar e escolha a opção do e-mail. Sua caixa de correio abrirá logo em seguida e você poderá mandar o arquivo facilmente.

Compartilhar gravações por Bluetooth

Ligue o bluetooth do seu celular e verifique se o dispositivo de destino também ativou a funcionalidade. Em seguida, ao localizar o arquivo de vídeo, toque em compartilhar e escolha a opção "bluetooth".

Como postar os vídeos nas redes sociais

Os vídeos costumam gerar engajamento, sobretudo no YouTube e no Instagram. Aliás, esse tipo de tutorial feito a partir da gravação da tela costuma gerar bastante interesse, ainda mais se estiver relacionado a jogos ou novas funcionalidades do próprio celular. Veja como postar nas suas redes sociais.

Composição de vários ícones e notificações de redes sociais sobre a foto de quatro pessoas usando celulares

Postar vídeo no Instagram

Abra a rede social e toque no símbolo "+" para incluir o seu vídeo. Em seguida, complete com a legenda que deseja e finalize escolhendo o botão "Publicar". Dica extra: compartilhe o seu vídeo nos stories, pois o alcance costuma ser maior do que o do feed. Dessa forma, você chama as pessoas para o seu perfil.

Postar vídeo no YouTube

 

Aperte o botão "Criar" e, sem seguida, "Enviar vídeo". Selecione o arquivo desejado e espere completar o upload dele. Preencha a legenda do seu vídeo, incluindo um título e uma descrição bastante atrativos.

Para finalizar, confirme a publicação e envie o link para os seus amigos. Dessa forma, você consegue divulgar ainda mais o seu canal no YouTube

 

Postar vídeo no Facebook

Comece fazendo um post normal. Você verá a opção "Foto/vídeo". Escolha esse botão. Em seguida, a rede social irá perguntar se você deseja incluir um arquivo que já foi publicado ou se deseja buscar no seu rolo da câmera. Escolha a segunda opção e, então, aguarde o vídeo carregar.

Depois, não se esqueça de fazer uma legenda atrativa para chamar a atenção dos seus seguidores.

Curiosidade: consumo de vídeos no Brasil

Um estudo realizado pela Kantar Ibope Media mostrou que o consumo de vídeos aumentou em 2020. Quase todos os internautas brasileiros (99%) assistiram algum conteúdo audiovisual, seja pela televisão, por plataformas de streaming, pelas redes sociais e até mesmo por videochamadas.

Em comparação a outros países do mundo, o nosso se destaca. Enquanto a média global de consumo de vídeos gratuitos na internet é de 65%, por aqui chega a 80%. Os brasileiros ainda utilizam mais as plataformas de streaming (62%, ante os 50% registrados em nações estrangeiras).

Em geral, o interesse por esse tipo de conteúdo cresceu 84% nos últimos três anos no Brasil. A média diária de uso de serviços on demand, por exemplo, é de 1h49 por pessoa.

Imagem da tela de celular exibindo página de vídeos

E aí gostou do passo a passo?

É simples gravar a tela no seu celular, seja ele Android ou iOS. Ambos sistemas operacionais têm a funcionalidade nativa, o que dispensa a necessidade de baixar aplicativos. O recurso é uma ótima ideia para quem faz tutoriais na internet ou então deseja registrar algo para mostrar a um amigo.

Em seguida, compartilhe o seu conteúdo por diferentes canais, como as redes sociais. Dessa forma, você divulga o seu trabalho e atrai mais pessoas para o seu perfil.

Você ficou interessado em gravar a tela do seu celular e percebeu que o seu não tem essa funcionalidade? Aqui você pode comprar um celular novo!

Aliás, antes de ir embora, aproveite ainda para ler um artigo sobre como tirar proveito do WhatsApp nos planos da Vivo. Afinal, estamos sempre usando a plataforma para trocar mensagens!

Até a próxima!