Vivemos com o smartphone sempre na mão (ou bem pertinho). Seja para conversar com os amigos, trabalhar, navegar pelas redes sociais ou produzir conteúdo. Segundo a pesquisa Digital 2021, feita pela We Are Social e pelo Hootsuite, 5,22 bilhões de pessoas usam o dispositivo atualmente, o equivalente a 66,6% da população. É muita coisa, né? 

O volume de usuários móveis cresceu 1,8% desde janeiro de 2020 — já as conexões tiveram um salto de 0,9%. Esse cenário mostra que estamos cada vez mais adeptos do gadget, consumindo e divulgando informações a todo momento. 

Para quem gosta de postar vídeos ou ajudar os amigos fazendo tutoriais, um bom recurso é gravar a tela do celular. Trata-se de algo simples de fazer — e, na maior parte dos casos, de modo nativo, o que dispensa a necessidade de baixar apps.

Inclusive, é um recurso bastante utilizado por gamers e influencers, principalmente para divulgar conteúdos que bombam na internet. Mas e aí, você já tentou fazer algo parecido? 

A boa notícia é que é algo bastante simples. Poucas etapas são suficientes para chegar ao resultado desejado — e conquistar muitos seguidores. 

Entretanto, é importante ter a consciência de que o procedimento pode mudar de acordo com os sistemas operacionais existentes (Android e iOS).

Explicamos, a seguir, como gravar a tela do celular nos dois casos. Vamos lá? 

Imagem de uma pessoa mexendo em seu smartphone Android Imagem de uma pessoa mexendo em seu smartphone Android

Como gravar a tela do celular Android Puro

Há uma forma nativa de gravar a tela no sistema operacional Android. Embora existam aplicativos específicos para isso, você não precisará baixar ou ocupar espaço no seu aparelho. Veja o passo a passo: 

  1. Abra a “Central de Controle” do seu celular (isso é feito ao deslizar o dedo pela tela, de cima para baixo);

  2. Você verá todos os ícones no lado da tela. Deslize até encontrar a opção "Gravador de Tela";

  3. Ao tocar sobre ele, aparecerá uma notificação pedindo acesso à câmera e ao microfone (isso deve aparecer apenas uma vez);

  4. Em seguida, é preciso definir as configurações da gravação. Ou seja, escolher se vai ser com som ou sem. Depois, basta apertar o botão "Iniciar gravação";

  5. Quer finalizar? Toque no quadrado vermelho localizado dentro do círculo;

  6. O vídeo será gravado automaticamente na galeria de fotos. 

Como gravar a tela do celular Android Tradicional

O recurso nativo foi implementado recentemente. Por isso, alguns aparelhos não o possuem. É o seu caso? Não fique triste, pois dá para gravar a tela mesmo assim. Só que você vai precisar do apoio de um aplicativo.

Uma opção simples de utilizar é o AZ Gravador de Tela, que está disponível para baixar gratuitamente na Play Store. Funciona assim:

  • O primeiro passo é baixar e instalar o app. Em seguida, será necessário permitir a sobreposição de tela, que é a garantia de que a gravação funcionará mesmo quando estiver usando outro aplicativo;

  • Ao abrir o AZ Gravador de Tela, você verá um ícone vermelho em formato de câmera. Clique nele. A seguir, será preciso permitir o acesso do app às suas fotos e ao seu microfone;

  • Tudo certinho? Uma contagem regressiva começa logo em seguida. É o aviso de que a gravação de tela vai iniciar. É possível pausar quando necessário ou encerrar tocando no ícone quadrado. O conteúdo é salvo automaticamente na sua galeria. Simples assim!

Imagem de um homem mexendo em seu iPhone Imagem de um homem mexendo em seu iPhone

Como gravar a tela do iPhone (iOS)

Os iPhones permitem gravar a tela com ou sem som. E é um recurso nativo, o que significa que não há a necessidade de baixar um aplicativo específico. A seguir, confira o que fazer:

  1. Dê permissão de acesso à funcionalidade. Isso implica em ir na opção "Ajustes" e, depois, em "Central de Controle";

  2. Em seguida, encontre a opção "Gravação de Tela" e toque no símbolo de "+" que está ao lado dela. Pronto, o recurso está habilitado;

  3. Agora, basta abrir a “Central de Controle” do seu iPhone. Com o aparelho desbloqueado, deslize o dedo de cima para baixo. Assim, você verá todas as opções disponíveis. Toque no símbolo de gravar e, em seguida, pressione "Iniciar gravação”;

  4. Começará uma contagem regressiva de três segundos (não esqueça de ativar o ícone no símbolo correspondente);

  5. Quando desejar finalizar, toque em "Parar gravação". O vídeo ficará salvo no app de fotos e poderá ser visualizado quando você desejar.

Como gravar tela com áudio interno

No caso do iPhone, antes de começar a gravar, segure a opção "Gravar tela" por alguns segundos. Isso bastará para aparecer o ícone de um microfone. Se ele estiver desligado, será possível gravar o som interno dos aplicativos. Caso queira acioná-lo, somente os barulhos externos serão capturados.

Para Android, ao iniciar a gravação você pode tocar sobre a seta do menu e alterar a forma como os sons serão gravados. Será necessário escolher entre:

  • "Microfone";

  • "Som do sistema";

  • "Som do sistema e microfone";

  • "Mudo".

Como compartilhar as gravações

Imagem de uma mulher mexendo em seu celular Imagem de uma mulher mexendo em seu celular

Depois de finalizar as gravações, todas ficam armazenadas no rolo da câmera do celular. Você pode compartilhá-las facilmente por diferentes meios, como e-mail, WhatsApp, Bluetooth ou pela nuvem, por exemplo. Veja como funciona:

Compartilhar gravações por WhasApp

  • Abra o aplicativo e selecione o contato desejado;

  • Depois toque no ícone de câmera;

  • Em seguida, você poderá escolher o arquivo entre os que já estão na sua galeria de fotos e vídeos;

  • Na sequência, envie aos amigos.

Compartilhar gravações por e-mail

  • Vá até os arquivos e selecione aquele que deseja enviar;

  • Toque no botão compartilhar e escolha a opção do e-mail;

  • Sua caixa de correio abrirá logo em seguida e você poderá mandar o arquivo facilmente.

Compartilhar gravações por Bluetooth

  • Ligue o Bluetooth do seu celular;

  • Verifique se o dispositivo de destino também ativou a funcionalidade;

  • Em seguida, ao localizar o arquivo de vídeo, toque em compartilhar e escolha a opção "Bluetooth".

Compartilhar gravações na nuvem

No iPhone, geralmente os conteúdos gravados ficam salvos automaticamente na nuvem, sobretudo se a galeria estiver sincronizada com o iCloud.

Mas, se a ideia for enviar para outras nuvens, basta escolher o conteúdo e tocar sobre ele (fique segurando até aparecer a opção "Compartilhar"). Logo depois, aparecerá a lista de possibilidades. É só escolher o destino e confirmar.

Já no Android, é só escolher o vídeo desejado e, no menu inferior, clicar no ícone de compartilhar. Depois, basta escolher o destino. O Google Drive aparecerá entre as opções disponíveis.

Como postar os vídeos nas redes sociais

Os vídeos costumam gerar engajamento, sobretudo no YouTube e no Instagram. Aliás, esse tipo de tutorial feito a partir da gravação da tela costuma gerar bastante interesse, ainda mais se estiver relacionado a jogos ou novas funcionalidades do próprio celular. Veja como postar nas suas redes sociais.

Composição de vários ícones e notificações de redes sociais sobre a foto de quatro pessoas usando celulares

Postar vídeo no Instagram

  • Abra a rede social e toque no símbolo "+" para incluir o seu vídeo;

  • Em seguida, complete com a legenda que deseja e aperte o botão "Publicar";

Dica extra: compartilhe o seu vídeo nos stories, pois o alcance costuma ser maior do que o do feed. Dessa forma, você chama as pessoas para o seu perfil.

Postar vídeo no YouTube

  • Aperte o botão "Criar";

  • Em seguida, "Enviar vídeo";

  • Selecione o arquivo desejado e espere completar o upload dele;

  • Preencha a legenda do seu vídeo, incluindo um título e uma descrição bastante atrativos.

Para finalizar, conforme a publicação, envie o link para os seus amigos. Dessa forma, você consegue divulgar ainda mais o seu canal no YouTube.

Postar vídeo no Facebook

  • Comece fazendo um post normal. Você verá a opção "Foto/Vídeo". Escolha esse botão;

  • Em seguida, a rede social irá perguntar se você deseja incluir um arquivo que já foi publicado ou se deseja buscar no seu rolo da câmera;

  • Escolha a segunda opção e, então, aguarde o vídeo carregar;

  • Depois, não se esqueça de fazer uma legenda atrativa para chamar a atenção dos seus seguidores.

Postar vídeo no TikTok

  • Procure o TikTok entre os seus apps e abra a rede;

  • Clique no ícone de "+", localizado na parte inferior da tela;

  • Abrirá a área que te permite criar os seus conteúdos, seja na própria plataforma ou importando da galeria;

  • À direita do botãozinho vermelho, você verá a seguinte indicação: "Realizar upload". Toque sobre ela;

  • Em seguida, será possível visualizar a sua galeria e escolher o vídeo que deseja divulgar. E o melhor: dá para editar, incluir efeitos e figurinhas, entre outros recursos, de um jeito bem simples;

  • Depois, é só publicar!

Curiosidade: consumo de vídeos no Brasil

 

Um estudo realizado pela Kantar Ibope Media mostrou que o consumo de vídeos aumentou em 2020. 

Quase todos os internautas brasileiros (99%) assistiram algum conteúdo audiovisual, seja pela televisão, por plataformas de streaming, pelas redes sociais ou até mesmo por videochamadas.

Em comparação a outros países do mundo, o nosso se destaca. Enquanto a média global de consumo de vídeos gratuitos na internet é de 65%, por aqui chega a 80%. 

Os brasileiros ainda utilizam mais as plataformas de streaming (62%, ante os 50% registrados em nações estrangeiras).

Em geral, o interesse por esse tipo de conteúdo cresceu 84% nos últimos três anos no Brasil. A média diária de uso de serviços on demand, por exemplo, é de 1h49 por pessoa.

 

Imagem da tela de celular exibindo página de vídeos

Conclusão

Vivemos com nossos smartphones nas mãos — e eles nos permitem criar diversos conteúdos, como tutoriais feitos a partir da gravação da própria tela. E, como vimos, é bem simples fazer essa tarefa, seja pelo sistema operacional Android ou iOS. 

Ambos têm a funcionalidade nativa, o que dispensa a necessidade de baixar aplicativos. A configuração é feita em poucos segundos e ainda dá para escolher captar o áudio interno ou externo.

Depois que tudo estiver pronto, uma boa pedida é compartilhar o material nas redes sociais (o que também pode ser feito com bastante tranquilidade).

E aí, ficou interessado em gravar a tela do seu celular agora mesmo? Saiba que os aparelhos mais recentes têm todas as funções que comentamos aqui. 

Quer trocar o seu? Aproveite para conhecer as promoções e condições especiais da Loja Vivo.

Até a próxima!

Leia mais: