É comum que, no mercado, as baterias dos celulares já sejam superpotentes de fábrica, mas é igualmente comum que sua eficiência diminua com o tempo, em razão do uso inadequado (além da depreciação normal, causada ao longo do tempo). Para garantir o bom funcionamento da peça por mais tempo, é importante tomar alguns cuidados.

Quer saber como cuidar da bateria do celular para garantir a saúde do equipamento e evitar perrengues? Separamos algumas dicas valiosas. Confira e comece a colocar em prática agora mesmo! 

Boa leitura!

Por que é importante cuidar da bateria do seu celular?

Acompanhar a saúde da bateria do celular e cuidar do seu uso de modo geral são atitudes extremamente importantes para garantir um bom funcionamento do aparelho por mais tempo. 

Pequenas atitudes na rotina podem evitar grandes problemas na performance como descargas elétricas desnecessárias e baterias que demoram muito para carregar ou que descarregam com facilidade.

Esses problemas podem acontecer nos momentos mais chatos possíveis. Por exemplo, nos casos de perda de um celular descarregado, o GPS só conseguirá indicar o último local em que o aparelho esteve ligado, o que pode atrapalhar a busca.

Outro caso é o das pessoas que buscam modelos com as melhores câmeras do mercado, mas não se atentam aos cuidados mínimos com a bateria do celular e acabam perdendo os melhores cliques.

Em resumo, não adianta fazer um grande investimento em um smartphone se, com pouco tempo de uso, o aparelho for te deixar na mão.

O que fazer quando seu celular descarrega muito rápido?

Caso a opção de trocar a bateria atual por uma nova não seja viável, você pode testar alguns recursos para tentar deixá-la com uma duração maior. Confira alguns deles:

  • Deixar o celular no modo economia de energia quando vai ficar um período sem carregar de novo;

  • Reduzir o brilho (lembre-se que a tela é uma das maiores responsáveis pelo gasto de energia);

  • Manter a tela desligada por um bom tempo (sem acender quando recebe notificações);

  • Deixar a sincronização automática desativada (você não receberá mensagens ou e-mails enquanto a função estiver acionada, mas o gasto de bateria será menor);

  • Deixar no modo avião, quando precisar economizar a bateria do celular para utilizar mais tarde (mas não é recomendado que isso seja feito com frequência).

Qual a diferença entre baterias de iPhone e Android?

Geralmente as baterias dos celulares Android são mais potentes, o que tecnicamente garante maior tempo de uso, só que apesar das baterias dos iPhones não serem tão grandes assim, o sistema iOS é bastante otimizado, fazendo com que seu iPhone dure tanto quanto um smartphone top de linha Android.

Logo quando as fabricantes começaram a fazer celulares Android, boa parte dos modelos contavam com baterias removíveis.

Com isso, caso a bateria viciasse e você quisesse ter sempre à mão um celular carregado, bastava trocar a bateria. 

Agora, no entanto, a maioria dos celulares vem com bateria fixa, fazendo com que o consumidor precise ir a uma assistência técnica quando a peça apresentar algum problema.

Por outro lado, a impossibilidade de remoção garante mais proteção ao equipamento, que é tão essencial para o funcionamento do celular e traz outros benefícios como, por exemplo, celulares com resistência à água.

Principais cuidados para economizar a bateria do seu celular

Apesar de as indicações serem parecidas para todos os modelos, existem algumas particularidades entre iPhone e Android. Veja, a seguir, dicas para as duas opções.

Principais cuidados com a bateria do iPhone

Com dicas como estas, dá para economizar e até aumentar a vida útil da bateria do seu iPhone:

Acompanhar a saúde da bateria

O iPhone permite o acompanhamento da saúde da bateria, indo até o menu, acessando as configurações e o tópico “Bateria”. É importante ficar de olho nessa opção de tempos em tempos para saber se ela está sendo bem aproveitada.

Ativar o modo “Pouca Energia” sempre que solicitado

O modo “Pouca Energia” reduz temporariamente o uso das atividades em segundo plano. Isso pode ajudar a bateria a durar mais durante um dia longo em que não haja uma fonte de energia disponível. 

Porém, esse recurso deve ser usado com sabedoria, pois não é recomendado que fique ativado o tempo todo.

Utilizar o modo de carregamento otimizado

Caso você perceba que a saúde da bateria não está tão boa, pode ativar o modo “Carregamento otimizado”, que é indicado, principalmente, para quem não precisa usar o smartphone durante a noite.

Essa configuração permite que a bateria do iPhone só chegue a 100% perto do horário em que você acorda, evitando descargas elétricas desnecessárias e prejudiciais ao aparelho durante o período de carregamento. 

Nessa opção, o smartphone te dá uma previsão de quando estará completamente carregado.

Quais são os principais cuidados com a bateria do Android?

Agora veja as dicas para economizar a bateria do seu celular Android:

Ativar o Modo otimizado

Esse modo evita gastos desnecessários durante o uso dos aplicativos, mas sem trazer limitações significativas para o usuário. É importante deixá-lo sempre ativado através das opções de Bateria > Otimização de bateria.

Por lá, você pode personalizar essa otimização em cada aplicativo instalado no seu smartphone Android.

Ativar o modo de economia

Diferentemente da simples otimização da bateria, o modo de “Economia” reduz as atividades em segundo plano. 

Não é recomendado o seu uso o tempo inteiro, pois além de trazer algumas limitações nas funcionalidades dos aplicativos, a sua ativação contínua pode viciar a bateria. Com isso, o que teria o objetivo de melhorar a saúde da peça pode acabar prejudicando o seu funcionamento;

Diminuir o tempo de iluminação do visor

O tempo de iluminação do visor interfere muito no nível de bateria. A lógica é simples: quanto mais tempo a tela passar acesa, maior é o consumo de bateria para mantê-la dessa maneira. 

Pensando nisso, é importante diminuir o tempo em que o visor permanece iluminado enquanto o celular não bloqueia a tela sozinho.

Ativar o modo avião melhora o uso da bateria?

A função modo avião só é recomendada quando resta pouquíssimo tempo de bateria e é necessário fazer uma última ligação ou enviar uma última mensagem antes de o aparelho descarregar completamente. 

Fora isso, o uso contínuo da função também pode prejudicar mais do que economizar, fazendo com que você precise trocar a peça mais cedo do que deveria.

Como aumentar a vida útil da bateria?

Além dos cuidados já apresentados para economizar a bateria tanto nos dispositivos Android quanto em iPhone, é preciso tomar algumas outras medidas a fim de prolongar sua vida útil.

Para ajudar, separamos 11 dicas para que você não tenha que gastar com manutenção ou troca dessa peça por um bom tempo. Confira:

1. Evite contato com água

A água pode acarretar a oxidação da bateria. Isso pode causar deterioração e diminuir consideravelmente a vida útil da peça. 

Além disso, essa oxidação pode passar para outros componentes do celular, fazendo com que seu aparelho apresente diversos outros problemas ou até mesmo causando a perda total do smartphone.

2. Não deixe esquentar demais

O superaquecimento do celular pode acarretar problemas na bateria e em outras peças do celular. Para evitá-lo, é importante verificar se o aparelho está carregando longe do sol e de superfícies quentes. Se possível, também é aconselhável tirar a capinha do celular durante o carregamento.

3. Não mexa no celular enquanto ele carrega

É indispensável que o uso do aparelho seja suspenso enquanto o carregamento é feito, uma vez que o sistema é forçado a funcionar, enquanto está recuperando a própria bateria. 

Portanto, mexer no aparelho por horas enquanto carrega não é recomendado.

4. Evite que o celular descarregue completamente

Deixar o smartphone descarregar por completo causa esgotamento do sistema de dados, além de correr o risco de expor o aparelho a um excesso de energia desnecessário. Além disso, não é preciso deixar que o nível chegue a 20% (ou menos). Você pode carregá-lo antes disso sem problemas.

5. Atualize o sistema operacional do celular

Ao contrário do que muitos pensam, as atualizações de software são desenvolvidas para otimizar o uso e prolongar a vida da bateria do smartphone. Isso significa que elas não prejudicam a peça e seu desempenho.

6. Baixe apenas apps úteis

É comum baixar apps uma vez e esquecer que eles existem. No entanto, essa prática ocupa espaço na memória do seu smartphone. 

Por isso, é recomendado revisar de tempos em tempos quais apps estão baixados no celular e excluir aqueles que não servem mais. 

Também é recomendado optar por apps mais leves, deixando os pesados apenas se forem extremamente úteis.

7. Diminua o brilho da tela

O alto brilho da tela consome mais energia. A dica aqui é apostar em temas escuros e/ou papel de parede escuro para economizar no branco, que gera maior brilho da tela. 

Você também pode ativar a opção de brilho automático do aparelho, otimizando mais ainda a economia de bateria.

8. Revise as configurações de rede

As opções de rede do celular devem estar sempre otimizadas, pois esse é um recurso que consome bastante bateria. As principais funções que devem ser observadas são as de conexão bluetooth, o GPS e as opções de dados do aparelho.

Para que a economia seja maior, mantenha as duas primeiras opções sempre desativadas, ativando apenas durante o uso dos recursos. Quanto às configurações de rede, desligue o sinal móvel do aparelho enquanto estiver utilizando o Wi-Fi.

9. Utilize somente carregadores originais

Caso você perceba que seu celular não está carregando e identifique que o problema é no acessório, a solução é comprar um carregador novo.

Apesar de serem mais caros que as outras opções do mercado, os carregadores originais são fabricados especialmente para o aparelho, trazendo consigo um padrão de carregamento essencial para a manutenção da saúde da bateria.

10. Não abuse da funcionalidade “gravar tela”

Uma das funcionalidades mais atuais dos smartphones é a opção de gravar a própria tela. Nela, o usuário consegue criar um vídeo das suas atividades no celular. No entanto, é importante ter cuidado, pois o esse modo consome muita bateria.

11. Desative a sincronização de dados entre contas

Em alguns aparelhos, é possível desativar a sincronização automática de dados entre contas. Nesse caso, é importante se atentar para a necessidade de sincronizar os dados manualmente.

Invista em bons planos de internet

Investir em uma internet rápida faz com que você consiga executar suas tarefas em menos tempo. Isso significa que a sua tela também passará menos tempo ligada, um fator muito importante para aumentar a saúde da bateria. 

E a Vivo conta com diversas categorias de planos móveis, que podem ser ideais para o seu perfil. Além de você navegar com uma internet rápida, devido à sua rede 4.5G, dependendo do pacote escolhido, você também tem acesso a vários outros benefícios, como:

  • Ligações e SMS ilimitados para qualquer operadora do Brasil, utilizando o código 15;

  • Acesso a redes sociais sem descontar da sua franquia de internet;

  • Assinatura em plataformas de streaming de vídeo e música;

  • Ligações gratuitas para outros países da América;

  • Acesso a diversos recursos digitais gratuitamente;

  • Cashback e bônus de internet.

Além de todos esses benefícios, você ainda pode ganhar descontos imperdíveis ao adquirir um aparelho juntamente com um dos planos que a Vivo oferece. Assim, vai economizar tanto na bateria, com nossas dicas, quanto no seu orçamento.

Portanto, acesse a Loja da Vivo, escolha o aparelho que melhor atenda às suas necessidades e aproveite as condições especiais que preparamos para você!

Até a próxima!

Leia também: