Às vezes estamos acessando alguma rede social ou site e, ao passarmos por algum vídeo interessante, nos deparamos com a necessidade de baixá-lo, seja para enviar aos amigos e familiares, para guardar como recordação ou até mesmo vê-lo em um outro momento. É nessas horas que surge a dúvida de como baixar vídeo no celular.

Pois bem, existem algumas maneiras de se fazer isso. A principal delas é utilizar o recurso do próprio aplicativo que você está acessando. Porém, quando ele não permite o download do conteúdo, é necessário recorrer a outras soluções, como apps ou sites específicos voltados a essa função.

A seguir, vamos explorar essas opções, apresentando meios diferentes para que você possa baixar os vídeos e compartilhá-los com quem quiser. Quer saber mais? Então, siga aqui com a gente e tire suas dúvidas!

Homem segurando um celular e mostrando um vídeo que foi baixado para as pessoas. Homem segurando um celular e mostrando um vídeo que foi baixado para as pessoas.

Como fazer download de qualquer vídeo?

Para baixar vídeos no celular tanto pelos dispositivos com Android quanto iOS, existem três maneiras diferentes: 

  1. Pelo próprio aplicativo em que o conteúdo está hospedado — caso ele ofereça esse recurso;

  2. Por algum app específico desenvolvido por terceiros;

  3. Acessando algum site que faça essa função.

Pelo próprio aplicativo

O modo mais simples é utilizando o próprio app, no qual será necessário acessar as opções do vídeo e clicar em “Baixar”. Assim que o download for concluído, o conteúdo estará disponível em sua galeria. 

Com isso, você poderá assistir ao vídeo quantas vezes desejar ou enviar para quem quiser, seja por meio das suas redes sociais ou transferindo para outros dispositivos via algum dos recursos do seu smartphone — bluetooth, transferência via cabo etc.

Aplicativos de terceiros

Como alguns apps não oferecem a opção de download de vídeos hospedados em suas plataformas, alguns desenvolvedores passaram a criar soluções próprias para dar essa possibilidade ao usuário, que são os aplicativos de download

Eles estão disponíveis tanto para a plataforma Android quanto iOS e podem ser baixados facilmente na loja online do seu celular. 

Depois de baixar e instalar, basta seguir o passo a passo presente em cada um deles para que você consiga baixar o vídeo, que irá direto para a galeria do seu aparelho.

Mão segurando um celular com o play de vídeo e uma nuvem em formato de desenho acima com um câmera. Mão segurando um celular com o play de vídeo e uma nuvem em formato de desenho acima com um câmera.

Sites de download

Por eles, você consegue baixar conteúdos, não apenas de outros sites, mas também de aplicativos nos quais você tem acesso a URL, ou seja, o endereço do vídeo. 

O modo de execução desse procedimento vai depender muito do aplicativo em que você está assistindo ao vídeo. Porém, de uma maneira geral, é possível fazer isso seguindo o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o aplicativo no qual o vídeo está hospedado;

  2. Clique no botão de compartilhamento do vídeo;

  3. Acesse a opção “Copiar link”;

  4. Vá até o site escolhido para fazer o download;

  5. Insira o link copiado no campo informado;

  6. Clique em “Baixar”;

  7. Aguarde o download ser concluído e acesse-o em sua galeria.

Bônus: internet móvel

Para que você consiga fazer o download dos vídeos que você quiser, onde quer que esteja, é fundamental que você conte com uma internet para celular de qualidade e com um pacote que não te deixe na mão.

E a Vivo conta com planos de internet móvel que, além de oferecer muitos gigas para você baixar o que quiser, entrega diversos benefícios, como:

  • Ligações ilimitadas para qualquer operadora;

  • Redes sociais sem descontar da franquia;

  • Acesso a diversos conteúdos digitais;

  • Assinaturas de plataformas de streaming;

  • Bônus de internet;

  • Entre diversas outras vantagens.

São diversas configurações de pacotes com ótimos preços e, com certeza, você encontrará uma que mais se encaixe em suas necessidades, seja para curtir sozinho ou para dividir com a família toda.

Como baixar vídeos no celular?

A seguir, veja como baixar vídeos das principais plataformas e redes sociais no seu celular, para que você possa curtir a hora que quiser:

YouTube

O YouTube não permite que seus vídeos sejam baixados no próprio site ou aplicativo, dando a opção apenas de compartilhamento, de salvar o conteúdo para assistir mais tarde ou de fazer o download na plataforma. Porém, nessa última opção, ele fica hospedado na própria interface e você precisa acessá-la sempre que quiser assistir. 

Caso você não esteja com acesso à internet no momento, não conseguirá reproduzir o vídeo salvo na plataforma.

A principal solução para este caso, é utilizar alguns dos sites disponíveis na internet, que fazem o download do vídeo por meio do link embutido no conteúdo ou da URL que você acessou para assistir. 

Para fazer isso, siga o procedimento abaixo, que é válido tanto para dispositivos Android quanto iOS:

  1. Acesse o vídeo que deseja baixar no YouTube;

  2. Se o acesso for por meio do navegador, copie o link que fica na barra de navegação;

  3. Caso seja pelo aplicativo, clique em “Compartilhar” e depois em “Copiar link”;

  4. Abra o site escolhido para fazer o download;

  5. Cole o link que você copiou no campo indicado pelo site;

  6. Clique em “Baixar”;

  7. Aguarde o download ser concluído e confira se o vídeo foi para a galeria.

Mulher mexendo no celular com ícones na imagem de mensagens, curtidas e etc. Mulher mexendo no celular com ícones na imagem de mensagens, curtidas e etc.

Instagram

Da mesma forma que o YouTube, o Instagram não permite que seus vídeos sejam baixados. Portanto, a solução é bem parecida com a opção anterior, que consiste em acessar algum site específico para download de conteúdos da rede social. Observe o passo a passo:

  1. Acesse o Instagram;

  2. Busque pelo vídeo que deseja baixar;

  3. Clique nos três pontinhos exibidos no canto superior direito do vídeo;

  4. Escolha a opção “Copiar link”;

  5. Vá até o site de download escolhido;

  6. Cole o link no campo informado;

  7. Clique em “Baixar”;

  8. Aguarde a conclusão do download para acessar o conteúdo na galeria.

Também há a possibilidade de fazer o download de vídeos do Instagram utilizando algum aplicativo voltado a essa função. Para isso, busque pelas opções na sua loja online de apps e faça o download.

O processo para baixar os vídeos vai depender de cada aplicativo. Porém, as interfaces costumam ser bem intuitivas e fáceis de utilizar, permitindo que você baixe o conteúdo rapidamente.

Facebook

O Facebook também não permite o download dos vídeos, possibilitando apenas o compartilhamento dentro da própria rede ou para outros dispositivos, através do link do material.

Portanto, a solução também é utilizar algum site especializado em download de vídeos ou aplicativos de terceiros voltados a essa função.

O procedimento é parecido aos apresentados antes, como você verá a seguir:

  1. Acesse o Facebook e vá até a página com o vídeo desejado;

  2. Clique sobre os três pontinhos no canto superior direito;

  3. Escolha a opção “Copiar link”;

  4. Abra o site de download;

  5. Cole o link no campo destacado;

  6. Clique em “Baixar” e aguarde a conclusão do download.

É importante destacar que, caso o vídeo que você deseja baixar esteja hospedado em um perfil privado, pode ocorrer do site de download não conseguir executar a tarefa. Eles são mais eficientes com conteúdos hospedados em perfis públicos.

Mulher deitada no sofá assistindo vídeo no celular com fone de ouvido. Parece feliz. Mulher deitada no sofá assistindo vídeo no celular com fone de ouvido. Parece feliz.

TikTok

Para baixar os vídeos do TikTok, o procedimento é mais simples, já que a plataforma permite o download de seus conteúdos direto no smartphone. Para isso, siga o tutorial abaixo:

  1. Acesse o TikTok;

  2. Escolha o vídeo que deseja baixar;

  3. Clique no botão de compartilhamento;

  4. Escolha a opção “Salvar vídeo”;

  5. Aguarde o download do conteúdo direto para sua galeria.

WhatsApp

O WhatsApp também permite que seus conteúdos sejam salvos direto na galeria. Dependendo das configurações utilizadas, não é necessário nem fazer o download, pois ele é feito automaticamente ao acessar o vídeo na conversa.

Para quem não utiliza essa função e deseja salvar o vídeo no aparelho, basta entrar na conversa e clicar sobre o conteúdo que ele começará a fazer o download.

Porém, é necessário ficar atento a algumas configurações do aplicativo, pois existe uma opção em que os conteúdos baixados não vão diretamente para a galeria, ficando hospedados na própria plataforma. 

Veja a seguir como verificar se essa função está ou não ativada:

  1. Abra o WhatsApp;

  2. Acesse as configurações do aplicativo;

  3. Vá até “Conversas”;

  4. Marque a opção “Visibilidade de mídias”.

Ilustração de um homem com headphone e um celular grande atrás. Ilustração de um homem com headphone e um celular grande atrás.

Quais os melhores apps para baixar vídeos?

A seguir, confira algumas opções de aplicativos próprios para baixar vídeos da internet e das redes sociais:

Android

  • Baixador de Vídeo: desenvolvido pela InShot, este app conta com navegador embutido e detecta os vídeos automaticamente para download;

  • All Video Downloader: também conta com um navegador e é capaz de baixar diversos conteúdos da internet;

  • Baixador de Vídeos do Facebook: como o próprio nome já diz, este baixador faz download dos conteúdos da redes sociais e os salva em sua galeria;

  • Baixador de Vídeos do Instagram: a proposta deste app é baixar os vídeos hospedados no Instagram, de maneira simples e rápida.

iOS

  • Salvar Vídeo Lite: este aplicativo serve como um gerenciador de downloads, no qual é permitido baixar diversos vídeos da internet;

  • Vídeo Saver Pro+: é possível escolher entre diversas opções de download de vídeos, bem como assisti-los pela própria plataforma;

  • Gerenciador de Vídeo Lite: dá para baixar vídeos da internet e também outros tipos de conteúdos, como músicas e áudio dos vídeos.

Saber como baixar vídeo no celular é importante para que você possa guardar os conteúdos no seu dispositivo. 

Agora que você já conhece os diversos caminhos para fazer isso, basta acessar seus aplicativos ou redes sociais, escolher suas mídias favoritas e começar a fazer o download. 

Assim, você poderá curtir quantas vezes quiser e até enviar para seus amigos e familiares.

Até breve

Leia também: