O uso de celulares só é possível porque a comunicação entre os aparelhos é feita por ondas de rádio. Funciona assim: os dispositivos recebem e enviam chamadas a partir de um sistema formado por estações base, que também são responsáveis por transmiti-las a outras redes. 

Por isso, qualquer pessoa que deseja efetuar ligações ou navegar pela internet usando o celular precisa estar em um local que tenha um sinal da operadora em questão. Ou seja, é necessário estar localizado na área de cobertura.
 
Segundo as regras da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as companhias de telefonia devem cobrir pelo menos 80% da área urbana das sedes dos municípios.

Quer saber qual delas chega até você? Pesquise a sua localidade no mapa de área de cobertura da Vivo e veja a qualidade de sinal da sua região.

Entenda como cada uma das tecnologias funciona e quais são os benefícios para o seu dia a dia.

Imagem de antena

O que é cobertura de telefonia?

Conforme comentamos, os celulares recebem sinais por meio de ondas que são emitidas por antenas posicionadas em locais estratégicos. Cada uma delas emite sinais para uma determinada região — e o alcance desses sinais é o que delimita a tão famosa área de cobertura.

Cada cidade, centro urbano ou zona rural é "abastecida" por essas antenas (por meio de um sinal disponibilizado pelas operadoras de telefonia). Por isso, antes de escolher uma, é fundamental verificar a área de cobertura de todas as que atuam no mercado.

É importante que a sua cidade esteja na área de abrangência para ter um serviço eficiente e disponível.

A Anatel exige que todas as companhias mantenham seus clientes informados em relação ao mapa de cobertura. Verifique essa questão antes de tomar qualquer decisão — pode ter certeza que a escolha terá consequências diretas no seu dia a dia.

Imagem de cobertura 4G

Internet 4G

É a sucessora direta da tecnologia 3G. Ficou conhecida por trazer avanços muito importantes, principalmente no que diz respeito à velocidade de conexão. O recebimento e o envio de arquivos, como fotos e vídeos, por exemplo, ficou bem mais ágil.

Sua sigla vem de Fourth Generation. Ou seja, em português significa que é a "quarta geração" de internet móvel. 

O grande diferencial da infraestrutura é a capacidade de priorizar o tráfego de dados em relação ao de voz. O que isso significa? Maior rapidez e estabilidade na rede de dados. Todos que usam a conexão móvel comemoraram a chegada do recurso.

Internet 4.5G

Assim como o 4G é uma evolução do 3G, a rede 4.5G também nasceu para aprimorar as suas antecessoras. E isso também implica em maior velocidade para a troca de informações entre os dispositivos móveis.

Ou seja, a baixa latência (que é o tempo de resposta entre um dispositivo e outro) também é uma de suas principais características.

Conhecida como 4G + e LTE Advanced Pro, essa tecnologia tem um propósito bem especial: aumentar a capacidade da rede móvel e, assim, melhorar a experiência das pessoas que utilizam internet móvel no dia a dia. 

E olha que são muitas. De acordo com uma pesquisa realizada pela agência We Are Social com o Hootsuite, são 4,7 bilhões de indivíduos, um crescimento de 7,6% em comparação ao ano anterior.

Qual é a diferença entre Vivo 4G e 4.5G?

Nós explicamos: a diferença está na velocidade da transmissão de dados. Ou seja, o 4.5G é muito mais rápido que o 4G, o que faz com que você consiga navegar pela internet e baixar arquivos com mais agilidade e qualidade.

A tendência é que as novas versões desse tipo de tecnologia sejam sempre mais ágeis e melhores. Que bom, né? Quem ganha são os consumidores, que conseguem baixar vídeos com mais rapidez, ter acesso a uma infraestrutura de conectividade mais robusta e usar recursos atuais, como Realidade Aumentada.

Internet 5G

Chegando aos pouquinhos ao Brasil, a nova geração promete facilitar a vida de todos os brasileiros conectados. A Vivo, por exemplo, já implementou a primeira etapa da tecnologia, chamada de 5G DSS, em oito capitais do país.

Tal evolução significa a oferta de uma internet móvel muito mais robusta, permitindo que outros dispositivos (além do celular) sejam conectados de modo eficiente, como carros e até mesmo eletrodomésticos.

É um passo muito importante para a construção de cidades inteligentes (as chamadas Smart Cities), para o uso de recursos tecnológicos, como Realidade Aumentada, e também para viabilizar a realização de jogos online com baixa latência.

Ilustração de chips de celulares

Benefícios do 5G

Já posso usar? A resposta é sim e não. Isso porque a geração ainda não está disponível no Brasil. 

De acordo com a Anatel, a previsão de implementação é 2022 (nas 26 capitais e no Distrito Federal). Para as demais localidades, estima-se que a tecnologia seja disponibilizada até 2029.

Enquanto o 5G não chega, o 5G DDS da Vivo já segue trazendo benefícios para quem o utiliza. Destacamos alguns a seguir:

  • Baixa latência: arquivos, vídeos, fotos e músicas são enviados e recebidos em tempo real;
  • Ultravelocidade: o episódio inteiro de uma série pode ser baixado em até 15 segundos;
  • Conectividade: você nunca ficará sem internet, pois ela pode ser acessada em casa, no carro ou nas ruas;
  • Maior capacidade de aparelhos: quem usa 4G ou 5G se beneficia pela redução do fluxo de usuários.
Homem usando smartphone

Como faço para navegar nessas tecnologias?

Na Vivo é bem simples ter acesso às novas gerações de internet móvel. Basta seguir os passos a seguir e aproveitar todos os benefícios:
  1. Primeiro, você precisa ter um aparelho compatível. Na Loja Online Vivo é possível verificar se o celular desejado está de acordo com a tecnologia que você deseja usar. Acesse e faça uma pesquisa para identificar as melhores opções;
  2. E atenção, pois, além do celular, também é preciso ter um um chip Vivo;
  3. Por fim, contrate o plano desejado depois de verificar o mapa de cobertura que falamos lá no início (todas as opções Pré, Controle e Pós são compatíveis com as novas gerações).

LEIA MAIS:

Conclusão

Existem diferentes gerações de internet móvel. Cada evolução representa mais conforto para os usuários, uma vez que todas foram pensadas para possibilitar uma comunicação mais ágil e em tempo real. 

Usar recursos que exigem uma capacidade maior de transmissão de dados, como Realidade Aumentada e jogos virtuais, por exemplo, tem sido cada vez mais simples. Pode reparar que a cada dia essas atividades ocorrem de um jeito muito mais rápido e fluido.

E quando a cobertura oferecida é ampla, então, a experiência é ideal. Ou seja, nada de demora ou telas travadas.

Aproveite para conhecer os planos oferecidos pela Vivo, verifique a área de cobertura de cada tecnologia de internet móvel e, assim, tenha o melhor serviço para a sua região. 

Boa navegação!

Leia também