Pare e pense: quantas vezes por dia você usa um aplicativo de mensagem? Seja para conversar e descontrair com a família ou amigos, seja para alinhar as atividades com o pessoal do trabalho, o fato é que esse recurso não pode faltar na nossa rotina.

Tanto é que tem muita gente que prefere ser contatado por esse tipo de app, em vez de receber uma ligação telefônica. Diante da importância dessa ferramenta, cada vez mais surgem novas opções para os usuários.

E para mostrar para você a lista com os principais aplicativos de mensagens, criamos este artigo. Acompanhe as funcionalidades de cada um e descubra qual o melhor plano de internet para aproveitar todos os recursos dos apps!

Qual a importância dos aplicativos de mensagens?

De tudo o que temos no celular, a ferramenta mais utilizada por muitas pessoas é, sem dúvida, o aplicativo de mensagem. Afinal, é um recurso bastante prático, que permite a comunicação via texto, áudio e vídeo.

É uma ferramenta que facilita o contato com amigos e familiares, e a troca de informações entre grupos com interesses em comum, como o da faculdade ou do trabalho. Dá até para fazer compras e resolver algum problema, conversando diretamente com empresas.

É, portanto, um recurso do smartphone que ganha cada vez mais espaço na nossa rotina. Então, é legal saber o que surge nesse mercado para não ficar por fora das novidades!

Quais os principais aplicativos de mensagem?

Confira a seguir os principais apps de mensagem para que você possa se comunicar de um jeito fácil com seus contatos.

WhatsApp

Para começar a lista, é preciso falar do aplicativo de mensagem gratuito mais popular do mundo: o WhatsApp. Ele é bastante prático, pode ser baixado em Android e iOS e, quem preferir, pode ainda utilizar o mensageiro no PC com Windows ou macOS.

Para se comunicar com ele, basta associar a sua conta ao seu número do celular. A partir disso, você pode enviar mensagens, fotos, vídeos e outros arquivos. Se quiser, pode ainda formar grupos, reunindo até 256 pessoas.

O app permite enviar áudios, facilitando ainda mais a comunicação entre os usuários. Aliás, o áudio é tão utilizado que o WhatsApp lançou, inclusive, a funcionalidade de acelerar as mensagens recebidas dessa forma.

Com o app, você pode fazer também chamadas de voz e videochamadas. Outra vantagem é a segurança, com a tecnologia de criptografia de ponta a ponta nas mensagens trocadas.

 

Signal

Se você busca um aplicativo de mensagem gratuito focado na privacidade do usuário, a dica é o Signal, app de código aberto, que traz uma criptografia de ponta a ponta de alta tecnologia. Não é à toa que ele é tido como o mensageiro mais seguro que existe, sendo que difere dos demais pelo fato de as mensagens não ficarem armazenadas na nuvem.

Então, suas conversas (individuais ou em grupos) ficam protegidas e você ainda tem um app que promete simplicidade e rapidez nas entregas. Com ele, você pode ainda enviar vídeos e áudios com qualidade aprimorada de som e imagem.

O Signal pode ser utilizado em Android e iOS ou ainda no PC (Linux, macOS e Windows). A conta é vinculada ao seu número de telefone.

 

Telegram

O Telegram se destaca como um mensageiro que permite envio de arquivos grandes, de até 2 GB. Permite ainda que o usuário configure para que as mensagens sejam destruídas depois de um tempo determinado. E, para quem busca mais segurança, o app possibilita ativar o modo de conversa secreta.

Com ele, você pode enviar mensagens, imagens, vídeos ou outros arquivos para um contato ou grupo (que pode ter até 200 mil participantes). No caso dos grupos, é possível fixar mensagens no topo da tela para informar todos os membros, inclusive os que entraram recentemente.

É preciso destacar ainda que o Telegram tem os canais direcionados para transmitir mensagens para uma audiência grande. Outro diferencial é a possibilidade de fazer o agendamento de envio das mensagens e de ter até 3 perfis para uma mesma conta (vinculada ao seu número do celular).

O app está disponível para Android, iOS, Windows Phone e PC (macOS, Linux e Windows).

Skype

O aplicativo gratuito de mensagens da Microsoft é bastante conhecido, permitindo enviar mensagens para um único contato ou grupo por texto ou vídeo. Ele é compatível com o PC (Windows, macOS e Linux), Android, iOS e Windows Phone.

Aqui, a conta não é vinculada ao número do celular, mas pelo nome do usuário, utilizado na sua conta da Microsoft.

O Skype permite enviar mensagens de texto, imagens e arquivos. É possível ainda habilitar um recurso para deixar a troca de mensagens mais segura, basta acessar o “iniciar uma conversa privada”.

Facebook Messenger

Quem quer aproveitar a rede social também para enviar mensagem para seus amigos, pode aproveitar o app Facebook Messenger, que é integrado ao Instagram.

Você pode customizar o app, enviar reações personalizadas e, assim, criar um ambiente mais divertido para o seu bate-papo.

No app, o diferencial é a interação, então é possível ainda conversar com seus contatos em uma sala virtual ou convidá-los para que, juntos, vocês assistam a um determinado vídeo.

O Facebook Messenger pode ser utilizado por quem tem a conta na rede social, ou seja, no Android, iOS, Windows Phone e pela web, ao acessar a plataforma.

Zoho

Depois de acompanhar uma lista de aplicativos para mensagens voltados para diferentes contatos e grupos, chega a hora de conhecer o Zoho, direcionado para equipes de trabalho.

Você pode conversar com seus colegas pelo chat e ainda fazer chamadas de áudio e vídeo de um jeito descomplicado. Possibilita ainda o compartilhamento de arquivos, substituindo os e-mails com anexo.

A proposta do Zoho, que tem planos gratuitos e pagos, é trazer eficiência no fluxo de trabalho. Ele pode ser baixado em Android, iOS ou ainda no desktop (Windows, Linux e macOS).

Viber

O último aplicativo de mensagem que vamos destacar é o Viber, disponível para Android e iOS. Ele permite enviar mensagens, imagens, vídeos e arquivos para contatos individuais ou grupos, além de ter o recurso de chamada de voz e vídeo.

Você pode compartilhar figurinhas e GIFs nas mensagens, e ainda criar suas próprias figurinhas se desejar, deixando o bate-papo mais personalizado e divertido.

Quanto à privacidade, as conversas contam com a criptografia de ponta a ponta e é possível utilizar um temporizador para eliminar, de forma automática, as mensagens.

O Viber permite ainda que você verifique a identidade da pessoa com a qual está conversando por meio de uma troca de chaves secretas.

Como aproveitar melhor esse recurso no seu celular?

Como deu para perceber, há diferentes aplicativos de mensagens para você utilizar no seu smartphone, permitindo a comunicação instantânea com seus amigos, familiares, outros contatos ou grupos.

Entretanto, para aproveitar melhor tudo o que esses apps oferecem, é preciso contar com uma internet de qualidade. A Vivo oferece planos de dados móveis para você não ficar de fora de nenhuma conversa nesses dispositivos:

  • Pós — com o Vivo Pós você tem internet rápida e pode escolher entre as opções Família, Individual, Selfie e outras de acordo com o seu estilo e suas necessidades;

  • Pré Turbo — tem o ainda o plano Vivo Pré-pago Turbo, para navegar em ultravelocidade e usar o WhatsApp ilimitado;

  • Controle — se você quer uma internet de qualidade, mas sem ter nenhuma surpresa na fatura, pode contar com o Vivo Controle, que tem WhatsApp à vontade;

  • Easy — dá para aproveitar também o Vivo Easy, plano digital que você monta do jeito que preferir. Conta com a opção prime, que tem WhatsApp ilimitado.

Gostou de conhecer diferentes opções de aplicativo de mensagem? Faça o download daqueles que mais combinam com você e fique mais próximo dos seus amigos, da sua família e até do pessoal do seu trabalho.

E, para que a sua troca de mensagens não fique travada, aproveite os planos da Vivo e tenha uma conexão veloz.

Até a próxima! 

Leia também