Com os termômetros marcando temperaturas tão altas, inclusive no inverno, é preciso pensar em estratégias para fugir do calor e viver melhor. E nessa hora surge a dúvida: qual ar-condicionado comprar

O equipamento deixou de ser um item de luxo, passando a ser indispensável, visto que o clima quente não dá trégua no Brasil. Porém, para fazer uma boa aquisição, é preciso considerar diferentes particularidades, especialmente o tamanho do espaço e o consumo de energia do aparelho.

E aí? Se interessa pelas dicas sobre qual ar-condicionado comprar? Vem com a gente e descubra os aspectos que você deve levar em conta para adquirir o equipamento certo para suas necessidades.

Imagem de uma mulher sentada no sofá mexendo no ar condicionado Imagem de uma mulher sentada no sofá mexendo no ar condicionado

Como é o funcionamento de um ar-condicionado?

Como é boa a sensação de entrar em um local refrigerado com ar-condicionado quando as temperaturas estão nas alturas, não é mesmo? Mas, afinal, como esse aparelho funciona, ou seja, como consegue deixar os ambientes tão agradáveis?

Saiba que estamos falando de um equipamento que surgiu em 1902 e foi desenvolvido por Willis Carrier, um engenheiro norte-americano. É claro que, de lá para cá, a tecnologia passou por aperfeiçoamentos, mas, em linhas gerais, o ar-condicionado suga o ar do ambiente com o uso de um ventilador. 

No equipamento, esse ar passa por serpentinas, condensadores e evaporadores com um fluido (R22 e R410a), que está em estado líquido e transforma-se em gás a 7°C. Esse gás absorve o calor do ar que foi captado, devolvendo ar frio ao local.

Ar-condicionado: quais os tipos e suas diferenças?

Na hora de deixar o ambiente mais fresco, muitas pessoas podem escolher o melhor climatizador. Esse é também um equipamento ideal para deixar os espaços mais agradáveis, porém ele tem uma tecnologia diferente do ar-condicionado. 

E quando o assunto é qual ar-condicionado comprar, é preciso saber que existem diferentes tipos de aparelho, como:

Ar-condicionado de janela

Ilustração de uma mulher mexendo em um ar condicionado enquanto um senhor sente calor Ilustração de uma mulher mexendo em um ar condicionado enquanto um senhor sente calor

É um modelo mais antigo, sendo compacto e composto por apenas uma unidade, podendo ser instalado em uma janela ou fazendo um buraco na parede. É recomendado para locais menores, apresenta mais ruído e é encontrado nas versões de 7.000 a 18.000 BTUs.

Ar-condicionado split hi-wall

É o modelo mais popular atualmente, formado por duas unidades:

  • Evaporadora: instalada dentro do cômodo;
  • Condensadora: que fica do lado de fora. 

Tem uma tecnologia e potência superior ao ar-condicionado de janela, sendo recomendado para ambientes pequenos e médios. Está disponível nas versões 9.000 a 60.000 BTUs.

Ar-condicionado split piso teto

Tem a tecnologia do split, mas é indicado para locais mais amplos. Formado também por duas unidades, tendo a possibilidade de ser instalado no piso ou teto. 

Você encontra esse modelo com capacidade de refrigeração de 17.000 até 80.000 BTUs.

Ar-condicionado split cassete

O modelo, formado por duas unidades, tem o diferencial de ser embutido no teto, não alterando a decoração do espaço. 

Conta com diferentes saídas de ar, sendo ideal para ambientes maiores e que tenham grande circulação de pessoas. Pode ser encontrado em versão de até 60.000 BTUs.

Ar-condicionado portátil

É o equipamento ideal para quem busca um ar-condicionado pequeno (para ambientes menores) e não quer fazer instalações que precisem furar a parede. 

Tem ainda a praticidade de poder ser levado para qualquer canto, e você pode adquirir esse aparelho com capacidade de refrigeração que varia de 7.000 a 18.000 BTUs.

O que significa ar-condicionado Inverter?

Falamos de diferentes modelos de ar-condicionado no tópico anterior, no entanto, uma nomenclatura que você vai encontrar no mercado é a Inverter. Afinal, o que isso significa?

Ao decidir pelo aparelho split, você pode encontrar a versão tradicional ou Inverter. As duas opções oferecem conforto térmico ao ambiente.

No split convencional, o dispositivo chamado compressor é ligado e funciona até alcançar a temperatura programada, desligando de modo automático. Porém, isso gera picos de energia, fazendo com que você gaste mais na conta de luz.

Já o Inverter é uma tecnologia que chega na temperatura programada de forma mais rápida, além de não desligar o compressor: na verdade, há um ajuste da velocidade desse dispositivo conforme a mudança da temperatura. 

É, portanto, um modelo em que não há picos de energia, sendo mais econômico que a versão convencional.

Imagem de uma mulher mexendo em um ar condicionado de parede. Imagem de uma mulher mexendo em um ar condicionado de parede.

O que saber antes de comprar um ar-condicionado?

Se você gosta de ter a casa conectada e não abre mão do conforto do ambiente, precisa descobrir quais pontos considerar na hora de comprar o ar-condicionado.

Para fazer a melhor aquisição, considere o tamanho do seu ambiente para saber a versão adequada de BTUs que precisa. Estamos falando da unidade térmica do aparelho, o que representa sua capacidade de refrigeração. Todavia, você não precisa adquirir o mais potente e gastar mais, se quiser refrescar um cômodo pequeno.

Considere, então, a metragem e o posicionamento do sol no espaço, uma vez que os ambientes com maior incidência do sol da tarde precisam de um ar-condicionado com potência maior. Funciona assim:

  • Até 10 m²: você terá bons resultados com um aparelho de 7.500 BTUs;
  • Até 20 m²: é preciso de um ar-condicionado de 12.000 BTUs;
  • Até 30 m²: o ideal são equipamentos de 15.000 a 18.000 BTUs;
  • Até 40 m²: prefira modelos de 18.000 a 21.000 BTUs.

Quanto gasta um ar-condicionado na conta de luz?

Quem deseja ter um ar-condicionado em casa fica com medo do alto consumo de energia. Tenha em mente que o equipamento apresenta um consumo similar ao do chuveiro elétrico. 

Se você deixar um equipamento de 12.000 BTUs ligado uma hora por dia, por exemplo, o consumo médio é de 25 kWh/mês.

Qual o ar-condicionado é mais econômico?

Os modelos mais econômicos são o do tipo Inverter e aqueles com selo A do Procel. Manter a manutenção do ar-condicionado em dia também evita que ele seja um grande vilão na conta de luz, visto que você mantém os filtros sempre limpos. 

Outra medida para evitar um consumo alto de energia é fechar portas e janelas do ambiente ao ligar o equipamento, reduzindo a entrada de calor. 

Por fim, evite programar temperaturas muito baixas, pois isso exige um trabalho maior do ar-condicionado, elevando o gasto energético.

Imagem de um homem fazendo a instalação de um ar condicionado Imagem de um homem fazendo a instalação de um ar condicionado

Como é feita a instalação de um ar-condicionado?

Com exceção do ar-condicionado portátil, os outros modelos exigem instalação. E, nesse ponto, o recomendado é contratar um técnico especializado para fazer esse serviço. 

No caso do modelo split, é necessário fazer um furo na parede, que vai interligar, por meio de uma tubulação, a unidade evaporadora (que fica no ambiente interno) e a condensadora (que fica no ambiente externo).

O ideal é que essas unidades não estejam muito distantes e é importante que a condensadora não fique em um local com grande incidência de sol. 

Não é recomendado que a evaporadora seja instalada em cima de equipamentos, como sua Smart TV, Alexa, entre outros. Isso porque alguns modelos têm a função de umidificar o ambiente, liberando vapor, que pode danificar seu eletrônico.

Saiba também que cada equipamento split precisa de um disjuntor e uma tomada adequada para alta potência.

Como escolher o melhor ar-condicionado?

O importante é levar em conta o tamanho do espaço que terá o conforto térmico, bem como a quantidade de pessoas que ficam no ambiente. Considere ainda se é um local em que há abertura constante da porta, o que também exige um ar-condicionado mais robusto.

Além da questão da metragem, um aspecto importante é se você quer ou não mexer na estrutura da sua casa. Se não tem intenção de fazer furos na parede, por exemplo, o ar-condicionado portátil pode ser a melhor opção.

Qual ar-condicionado comprar?

Agora que você já tem as principais informações sobre o ar-condicionado, descubra os modelos das melhores marcas, que você encontra na Loja da Vivo

Temos ofertas especiais e você pode comprar o equipamento pela internet, com toda a comodidade. Veja as nossas sugestões:

Ar-Condicionado Portátil Philco 11.000 BTUS Frio

Imagem do Ar-Condicionado Portátil Philco 11.000 BTUS Frio Imagem do Ar-Condicionado Portátil Philco 11.000 BTUS Frio

Ideal para quem não quer fazer a instalação fixa do aparelho e quer utilizá-lo em diferentes ambientes, visto que conta com rodinhas e alças laterais. 

ar-condicionado portátil Philco tem capacidade de refrigeração de 11.000 BTUs e filtro de ar anti-bactéria. Utiliza gás que não agride o meio ambiente (R410a) e pode ser utilizado em opções de velocidade alta, média ou baixa.

Ar-Condicionado Britânia 9.000 BTUS Quente e Frio

Ar-Condicionado Britânia 9.000 BTUS Quente e Frio Ar-Condicionado Britânia 9.000 BTUS Quente e Frio

O ar-condicionado Britânia possui ciclos de ar quente e frio, capacidade de 9.000 BTUs e utiliza gás ecológico (R410a). Tem ainda os filtros anti-bactéria e anti-fungo, timer e função sleep.

Ar-Condicionado Split Consul 9.000 BTUS Frio

Imagem de Ar-Condicionado Split Consul 9.000 BTUS Frio Imagem de Ar-Condicionado Split Consul 9.000 BTUS Frio

O ar-condicionado split Consul tem capacidade de 9.000 BTUs, sendo um equipamento econômico e com boa potência, gelando rapidamente o ar com o modo Super Turbo. Apresenta ainda o filtro HD, que melhora a qualidade do ar.

Ar-Condicionado Split Philco 57.000 BTUS Frio

Imagem do Ar-Condicionado Split Philco 57.000 BTUS Frio Imagem do Ar-Condicionado Split Philco 57.000 BTUS Frio

Equipamento robusto, de 57.000 BTUs, indicado para locais mais amplos. Com o ar-condicionado split Philco, você pode refrigerar, desumidificar e ventilar seu ambiente. 

Possui filtros removíveis, facilitando a higienização do ar-condicionado. Conta também com a função anti-bactéria e anti-fungo.

Ar-Condicionado Portátil Agratto 11000 BTUS Frio

Imagem do Ar-Condicionado Portátil Agratto 11000 BTUS Frio Imagem do Ar-Condicionado Portátil Agratto 11000 BTUS Frio

Indicado para quem busca um aparelho compacto e que possa ser levado de um ambiente para outro. 

O ar-condicionado portátil Agratto pode resfriar (capacidade de 11.000 BTUs), ventilar e desumidificar o ambiente. Tem a função timer, sleep, painel digital e três níveis de velocidade.

Ar-Condicionado Janela Mecânico Consul 10.000 BTUs Quente/Frio 220V

Imagem do Ar-Condicionado Janela Mecânico Consul 10.000 BTUs Quente/Frio 220V Imagem do Ar-Condicionado Janela Mecânico Consul 10.000 BTUs Quente/Frio 220V

O ar-condicionado janela mecânico Consul resfria e esquenta, sendo que a capacidade de refrigerar é de 10.000 BTUs, além de ser econômico. 

Seu painel frontal é removível, ajudando na remoção e limpeza dos filtros, bem como na manutenção geral do aparelho. 

Ar-Condicionado Split Cassete Elgin Só Frio 24000 BTUs

Imagem do Ar-Condicionado Split Cassete Elgin Só Frio 24000 BTUs Imagem do Ar-Condicionado Split Cassete Elgin Só Frio 24000 BTUs

O modelo é recomendado para áreas maiores, pois tem capacidade de refrigeração de 24.000 BTUs. 

O ar-condicionado split cassete Elgin apresenta o diferencial de se adequar à decoração do ambiente, pois apenas a grelha aparece. Se destaca pela ótima distribuição do ar e baixo nível de ruído.

Ninguém quer ficar passando calor dentro de casa, certo? Então, agora que você já sabe qual ar-condicionado comprar, pode escolher o equipamento mais adequado para trazer conforto ao seu ambiente.

Quer pesquisar diferentes modelos de ar-condicionado e ainda contar com condições especiais de pagamento? Não perca tempo e vá direto na Loja da Vivo.

Até breve! 

LEIA MAIS: