As redes sociais já fazem parte da vida da maioria das pessoas no mundo há alguns anos. E, dentro de todas as opções existentes desses aplicativos de interação, algumas já estão em atividade há bastante tempo, acumulando milhões de usuários e promovendo a ingressão de tantos outros — como é o caso do Twitter.

Porém, algumas pessoas ainda não sabem o que é Twitter, quais as funcionalidades e o que ele representa na sociedade, diante de um cenário onde as plataformas de interação são cada vez mais utilizadas.

A seguir, vamos explorar a fundo essa plataforma, trazendo o máximo de informações possíveis sobre ela, para que você possa ficar por dentro da sua utilização e, caso se interesse, começar a fazer parte dessa rede social. Portanto, se quiser saber mais, continue com a gente!

Logo redondo azul com o pássaro do Twitter.   Logo redondo azul com o pássaro do Twitter.

O que é Twitter?

É uma rede social que promove a interação entre os usuários, em um formato semelhante a um blog pessoal. 

Na plataforma, é possível fazer suas próprias postagens ou replicar de outras pessoas no seu “mural”, além de acessar o perfil de outros usuários, curtir e comentar postagens ou compartilhá-las.

Além dos textos, que devem ter no máximo 280 caracteres, é possível publicar fotos, vídeos ou links diversos, seja da própria plataforma ou até mesmo de outros sites e redes sociais.

Ao se identificar com o conteúdo de algum outro perfil ou página, dá para “seguir” essa pessoa, para ficar por dentro de tudo que ela posta e curte na plataforma. Assim, toda vez que ela realizar alguma ação no Twitter, você será notificado e terá acesso ao post.

Quando surgiu o Twitter?

A rede social surgiu em 2006, oriundo da ideia dos sócios Jack Dorsey, Noah Glass, Evan Williams e Biz Stone, no Vale do Silício (EUA). 

Evan e Biz já se conheciam de outros trabalhos, como na criação da plataforma de blogs “Blogger”, enquanto trabalhavam para o Google.

Ao se desvincularem da empresa, resolveram apostar em um podcast chamado Odeo, mas a ideia não deu muito certo e o projeto foi cancelado. 

Após essa tentativa frustrada, eles conheceram Jack e Noah e, finalmente, conseguiram criar a plataforma de sucesso que conhecemos hoje.

ícone do celular azul com o ícone do twitter. ícone do celular azul com o ícone do twitter.

Para que serve o Twitter?

O Twitter serve como uma plataforma de interação entre os usuários, na qual cada um pode expressar seus sentimentos, opiniões, informações ou qualquer outro diálogo. E isso não vale apenas para as palavras, já que também é permitido postar fotos, vídeos e links.

A ideia da rede social é criar um ambiente com informações rápidas e dinâmicas — um dos motivos do limite de caracteres, que é de 280 por postagem —, com tudo sendo transmitido da maneira mais objetiva possível.

Mas, se engana quem pensa que ela se resume apenas a postagens na página pessoal. Além dos perfis particulares, pelo Twitter também é possível acompanhar páginas que oferecem desde notícias do país e do mundo a diversas formas de entretenimento e debates sobre assuntos mais sérios, como política, religião etc.

O fato é que o Twitter se tornou um portal completo, no qual você pode se conectar com pessoas do mundo todo, se informar sobre todos os assuntos da sociedade e ainda debater sobre eles.

Por que usar o Twitter?

Por ser uma rede social que existe há bastante tempo, o Twitter se tornou uma referência entre os usuários, acumulando mais de 300 milhões de contas ativas pelo mundo. 

Isso faz com que a plataforma transmita uma grande gama de dados diariamente, sobre os mais diversos assuntos.

Sendo assim, a busca por informações sobre o que está acontecendo pelo mundo fica mais fácil e acessível, inclusive obtendo algumas notícias em primeira mão, tendo em vista que muitos profissionais utilizam o local como principal meio de comunicação com o público.

Ainda sobre essa facilidade em acessar os diversos temas abordados, você pode ficar por dentro de tudo que está sendo falado no mundo, utilizando a aba de pesquisa, que contém o recurso trending topics — que mantém em evidência os assuntos mais comentados do momento, por meio de hashtags ou palavras frequentemente repetidas pelos usuários.

O dinamismo e configuração da plataforma também permite que você se mantenha atualizado sobre os assuntos em questão, mais rápido do que em outros veículos de comunicação.

Outro fator que leva as pessoas a utilizarem o Twitter com frequência é a visibilidade das postagens, diante da velocidade com que as informações são transmitidas. 

Ou seja, se você postou algo hoje e uma pessoa que tem muitos seguidores a replica, dentro de pouco tempo o seu tweet poderá circular por milhares de contas da plataforma e, consequentemente, você também ganhará seus próprios seguidores.

Homem sentado no sofá mexendo no celular. Homem sentado no sofá mexendo no celular.

Como se usa o Twitter?

Para utilizar o Twitter, siga o passo a passo:

  1. Acesse o site do Twitter ou baixe a plataforma na loja online do seu smartphone;

  2. Clique no botão “Inscreva-se” para criar sua conta;

  3. Forneça os dados pessoais solicitados;

  4. Confirme o código de verificação recebido pelo meio escolhido (celular ou e-mail);

  5. Edite o perfil de seu usuário;

  6. Comece a navegar pela plataforma.

Você pode começar seguindo pessoas que já conhece, seja do seu círculo de amizade ou familiares, buscando por páginas com assuntos de seu interesse ou ainda por alguma figura pública da qual você é fã e que tenha conta na rede social.

A partir daí, basta começar a interagir por meio dos tópicos postados por esses perfis ou começar a fazer suas próprias postagens para que as pessoas que te seguem possam interagir com você.

Quais as principais funcionalidades?

Conhecer as funcionalidades da plataforma é fundamental para entender o que é Twitter. Os principais comandos que podem ser utilizados são:

  • Twittar: é quando você faz uma publicação em seu próprio perfil;

  • Rettwitar: é replicar o tweet de alguém em seu perfil;

  • Comentar: quando você responde a algum tweet;

  • Curtir: se você gostar de alguma publicação ou resposta;

  • Seguir: para que você possa acompanhar os tweets daquele perfil ou página;

  • Compartilhar: disponibilizando o link do tweet em outras redes sociais — como WhatsApp, Instagram, Facebook etc.

Mulher mexendo no celular em cima de um livro. Mulher mexendo no celular em cima de um livro.

O que significam os botões do Twitter?

As funcionalidades do Twitter são representadas por meio de botões que executam as ações na plataforma. 

A principal delas é o botão tweetar, responsável por enviar sua publicação ao seu perfil ou ao de outros usuários. Ele é simbolizado por um “+”, que fica no canto inferior direito da tela, quando você acessa a página inicial.

Quanto ao botão de retweetar, ele é representado por duas setinhas, uma acima da outra, com uma apontando para cima e outra para baixo. Essa opção fica localizada entre os símbolos de “comentar” e “curtir”, logo abaixo do tweet da pessoa ou página.

Para comentar, o botão que deve ser acessado é representado por um balãozinho de diálogo e é a primeira opção abaixo da postagem.

Ainda é possível compartilhar, por meio do botão que tem como referência três pontos interligados por duas linhas.

O que é coração do Twitter?

O coração no Twitter é referente à opção de curtir a postagem ou comentário de alguém em algum tweet. Ou seja, se você gostou da postagem ou da resposta, pode expressar por meio desse botão.

= =

O que significa o sininho no Twitter?

O sininho foi criado pela plataforma para que o usuário possa receber notificações das interações feitas tanto nas suas postagens quanto nas que você interagiu. 

Sempre que surgir uma nova resposta naquele tweet ou curtida no seu comentário ou publicação, o aplicativo irá informar por meio de um contador na aba de sinalização.

O que significa P no Twitter?

O termo “/P” no Twitter faz parte de algumas gírias e abreviações criadas pelos usuários, a fim de conseguir expressar mais palavras ou sentimentos, diante da limitação de caracteres.

No caso deste símbolo, ele representa a palavra platonic — que, em português, significa platônico. 

Ela é utilizada quando alguma pessoa faz alguma postagem ou comentário e quer expressar que aquele tweet não tem a intenção de transmitir qualquer tipo de atração romântica ou sexual.

Assim como essa expressão, existem algumas outras que bastante utilizadas pelos usuários da plataforma, tais como:

  • / J: quando o indivíduo está brincando;

  • / HJ: representa aquela brincadeira, mas com fundo de verdade;

  • / LH: algo referente a estar aliviado;

  • / SRS: a pessoa indica que está falando sério;

  • / S: significa que o usuário foi sarcástico;

  • / NEG: quando a situação é vista por uma perspectiva negativa;

  • / POS: ao ser visto por uma perspectiva positiva;

  • / GEN: representa uma pergunta genuína;

  • / T: quando a pessoa afirma que está falando uma verdade, mesmo que de maneira inconveniente.

Por que o Twitter é tão popular?

Um dos fatores que tornam o Twitter tão popular é a possibilidade de acessar diversos tipos de conteúdos facilmente e de maneira bem dinâmica, permitindo que os usuários possam, além de se informar, debater sobre as informações na própria postagem.

O formato da plataforma consegue agregar tanto o estilo dos famosos blogs pessoais quanto o dos fóruns de discussões espalhados pela internet. 

Além disso, é possível conseguir muito engajamento e seguidores rapidamente, dependendo do tipo de opinião e conteúdo que você reproduzir.

Mas não é só a parte séria que faz do Twitter uma rede social tão popular. Por meio da ferramenta, os usuários publicam e compartilham diversos tópicos de entretenimento, como os “memes”, que são, em sua maioria, criados lá e depois compartilhados em outros locais.

Com isso, o Twitter consegue reunir em uma única plataforma tanto as pessoas mais velhas — que a utilizam desde seu surgimento e que buscam por debates e informações sobre temas mais sérios da sociedade — quanto a galera mais jovem, mais interessada no entretenimento.

Pássaro azul do twitter dando follow mw. Pássaro azul do twitter dando follow mw.

Quais perfis seguir no Twitter?

Ao fazer sua inscrição, a própria plataforma já sugere algumas contas baseadas em seu perfil e preferências. Porém, cabe a você decidir qual delas deseja acompanhar. 

Para isso, analise bem suas preferências e busque por perfis que entregam o tipo de conteúdo que você deseja.

Uma boa dica, é buscar por perfis de pessoas e páginas que você já acompanha em outras redes sociais, caso você faça parte de alguma delas. 

A partir daí, você poderá interagir com diversas outras pessoas que também curtem a mesma coisa e, quem sabe, encontrar novos perfis para seguir.

Como fazer sucesso no Twitter?

O principal fator para que um usuário faça sucesso no Twitter é fazer postagens relevantes, seja em relação a assuntos sérios que estão rolando pelo Brasil e pelo mundo ou referente a algum tipo de entretenimento.

A partir do momento que você publica algo que as pessoas gostam, elas começam a curtir e compartilhar a sua postagem, fazendo com que ela alcance cada vez mais pessoas.

Com isso, você passará a ganhar seguidores até atingir um patamar no qual passará a ser uma referência dentro da plataforma.

Se o seu sucesso for grande ao ponto de merecer um reconhecimento, a ferramenta concede ao usuário o benefício de ser um perfil verificado, dando mais credibilidade ao seu conteúdo e evitando que outros perfis ou páginas criem contas falsas em seu nome.

Menina sorridente em pé mexendo no celular. Menina sorridente em pé mexendo no celular.

Como aproveitar o Twitter nos planos da Vivo?

Para poder utilizar o Twitter onde e quando quiser e se manter sempre por dentro dos assuntos mais comentados no mundo, é necessário contar com uma conexão móvel que não te deixe na mão.

E a Vivo conta com planos de internet móvel que concedem diversos benefícios ao usuário, além de uma das maiores coberturas do país. Confira, a seguir, as melhores opções para usar o Twitter: 

Vivo Controle

No plano Vivo Controle, além de ganhar muitos gigas de internet para utilizar, dependendo da configuração contratada, você tem acesso a diversas redes sociais sem descontar da franquia — inclusive o Twitter. 

Além disso, você conta com diversos outros benefícios, tais como:

  • Gigas de bônus de internet;

  • Ligações e SMS ilimitados para qualquer operadora do Brasil;

  • 90 dias de Spotify Premium grátis;

  • WhatsApp sem descontar da internet;

  • Acesso a diversos serviços digitais.

Leia mais:

Vivo Easy

Com o Vivo Easy, você escolhe o tipo de configuração que melhor se encaixa em suas necessidades. 

É possível escolher entre os diversos benefícios exclusivos para aproveitar na sua conta, como:

  • Cashback para utilizar no app;

  • WhatsApp, ligações e SMS ilimitados;

  • Internet que acumula para o mês seguinte;

  • Entre outros.

Além disso, é possível escolher entre diversas redes sociais, para você utilizar sem descontar da sua franquia. E, claro! O Twitter é uma dessas opções.

Leia mais:

Vivo Internet Redes Sociais

O Vivo Internet Redes Sociais é voltado para clientes pré-pagos, mas que também querem usufruir das plataformas sem descontar da franquia. 

Os pacotes têm validade de sete dias e pode ser utilizado para acessar as seguintes redes:

  1. Twitter;

  2. Facebook;

  3. Pinterest;

  4. Tinder;

  5. Facebook Messenger.

Saber o que é Twitter é um passo importante para que você conheça novas possibilidades dentro do universo das redes sociais. 

Como você pôde ver, a plataforma promove bastante interação entre os usuários, ao mesmo tempo que proporciona o compartilhamento de informações e debates sobre diversos assuntos que estão rolando no mundo.

Seja com intuito de conhecer novas pessoas e seus pontos de vista, buscar entretenimento ou se manter informado durante seu dia a dia, o Twitter pode ser uma ferramenta completa e ideal para entregar a experiência que você busca. Então, que tal fazer a sua inscrição e tirar suas próprias conclusões?

Até a próxima!

Leia também: