A categoria de jogos para celular é uma das que mais conquista novos fãs a cada dia, seja pelo investimento que é feito pelas desenvolvedoras — que conseguem entregar cada vez mais qualidade nos games — ou por conta da facilidade de acesso, já que precisamos apenas de um smartphone para jogar.

Assim, é possível que tenhamos nossos jogos preferidos na palma de nossas mãos, sem que tenhamos que fazer altos investimentos, como é o caso dos videogames. E nem é preciso ter um aparelho potente para conseguir aproveitar ótimos games, pois muitos deles exigem apenas uma configuração mínima para rodar sem travamentos.

A seguir, preparamos uma lista com os melhores jogos de celular — que foram lançados esse ano ou que ainda estão com hype bem alto —, separados em diversas categorias. 

Assim, você pode encontrar tanto os games que mais combinam com seu estilo quanto os títulos que rodam em praticamente todas as configurações de smartphone. 

Quer ficar por dentro? Então, continue com a gente!

Três jovens usando headsets sentados em uma mesa e jogando no celular Três jovens usando headsets sentados em uma mesa e jogando no celular

Qual é o jogo mais leve para celular?

Essa é uma questão difícil de ser respondida, já que existem diversos jogos leves, que conseguem “rodar até em calculadora”. Portanto, mais do que apresentar o game que exige o mínimo de configuração, preparamos uma lista de opções. Confira:

8 Ball Pool

Cena do jogo para celular 8 Ball Pool Cena do jogo para celular 8 Ball Pool

O famoso jogo de sinuca é um dos mais jogados e bem avaliados pelos fãs. Ele é leve e você pode jogar com qualquer pessoa do mundo. 

Apesar dele parecer simples e ter poucos comandos, a física do jogo é aprimorada, o que pode trazer bastante desafios na hora de tentar encaçapar as bolas, exigindo mais habilidade dos jogadores.  

Para deixá-lo ainda mais desafiador, é possível realizar apostas, nas quais você utiliza as moedas que acumulou durante as partidas. Emocionante, não é?

Custo: grátis.

Classificação indicativa: +4.

Disponível: Android e iOS.

Among Us

Cena do jogo para celular Among Us Cena do jogo para celular Among Us

Apesar do hype não ser tão grande, se comparado ao seu lançamento, “Among Us” ainda é um game muito jogado pelos fãs e que não exige tanto do celular gamer

Aqui, um grupo de viajantes estelares está reunido em uma nave e precisam lidar com um impostor entre eles, cujo objetivo é eliminar todos os tripulantes antes que seja descoberto.

O jogo tem uma mecânica simples, porém eficiente e divertida, em que é necessário fazer valer até o seu poder de argumentação, para convencer os demais participantes de que você não é o impostor, evitando ser jogado para fora da nave.

Custo: grátis.

Classificação indicativa: +9.

Disponível: Android e iOS.

Chicken Scream

Cena do jogo para celular Chicken Scream Cena do jogo para celular Chicken Scream

Esse jogo para celular não tem botões, nem controle. Cada participante controla a personagem principal, que é uma simpática galinha, usando apenas a voz. 

Isso mesmo: aos berros você a faz superar os obstáculos e passar as fases. É pura diversão, pode ter certeza!

Custo: grátis.

Classificação indicativa: +7.

Disponível: AndroidiOS.

Apple Knight: Action Platform

Cena do jogo para celular Apple Knight: Action Plataform Cena do jogo para celular Apple Knight: Action Plataform

Este título conta com gráficos muito simples, porém, suas animações são muito bem feitas. É um game capaz de rodar na maioria dos celulares e oferece muita diversão aos players

O jogo conta com diversos personagens para que você possa explorar os cenários, sempre com a oportunidade de coletar várias armas, aprender novas magias e enfrentar muitos inimigos. 

Além disso, é possível coletar moedas durante a jornada para melhorar seus itens, deixando-os mais fortes.

Custo: grátis.

Classificação indicativa: +4.

Disponível: Android e iOS.

Quais os melhores jogos para celular?

Se você é daquelas pessoas que prefere jogar em grupo ou se o seu pacote de dados móveis acabou e mesmo assim não quer ficar de fora da diversão, então vai gostar da seleção de títulos a seguir. Olha só: 

Jogos de celular em grupo

Cena do jogo para celular Call of Duty Mobile Cena do jogo para celular Call of Duty Mobile

Call of Duty Mobile

Uma das franquias de jogos no estilo FPS (First Person Shooter) mais famosas, “Call of Duty” já tem grande parte dos seus fãs fiéis, mas ainda conquista mais a cada versão que é lançada. 

A mais atual é “O Retorno das Sombras”, que garante novas armas, além de mapas para multijogadores e diversos outros conteúdos para deixar o game ainda mais eletrizante. 

Basta escolher entre o arsenal disponível, juntar os amigos na call e começar a explorar essa atualização.

Custo: grátis.

Classificação indicativa: +17.

Disponível: Android e iOS.

Mortal Kombat Mobile

Cena do jogo para celular Mortal Kombat Mobile Cena do jogo para celular Mortal Kombat Mobile

Mortal Kombat é outra franquia de sucesso que passa por atualizações todos os anos. 

O famoso jogo de luta está em constante aprimoramento, inserindo novos personagens e movimentos para que a sua experiência seja cada vez mais positiva, com batalhas épicas entre os adversários.

Aqui, a brutalidade e os diferentes combos, golpes e poderes prevalecem, dando uma identidade visual já conhecida pelos fãs e que só o MK pode proporcionar.

Custo: grátis.

Classificação indicativa: +17.

Disponível: Android e iOS.

Pokémon Unite

Cena do jogo para celular Pokémon Unite Cena do jogo para celular Pokémon Unite

Um dos jogos estilo MOBA de maior sucesso em 2021, “Pokémon Unite” consegue aliar a boa jogabilidade com o uso de personagens clássicos, tão adorados pelo público da franquia e que dão um ar de nostalgia aos fãs.

Neste título, são formados dois times de cinco jogadores, que devem se enfrentar em uma arena, vencendo a equipe que conseguir mais pontos. 

A grande diferença do “Pokémon Unite” para os demais games desse estilo está na curta duração das partidas (10 minutos), fazendo com que a tensão e busca pela vitória rápida deixem o jogo mais intenso.

Custo: grátis.

Classificação indicativa: +10.

Disponível: Android e iOS.

Marvel Future Revolution

Cena do jogo para celular Marvel Future Revolution Cena do jogo para celular Marvel Future Revolution

Quem é fã da Marvel pode aproveitar um jogo de RPG em mundo aberto bem fiel às histórias originais e com diversos personagens da saga, dos quais você pode escolher um entre oito disponíveis, para iniciar a sua jornada.

À medida que avançar na história, por meio de batalhas eletrizantes para proteger o universo, é possível fazer upgrades em seu personagem e aumentar os poderes. 

Além disso, você pode personalizá-lo, alterando o estilo de roupa, acessórios etc. Ele conta com modo campanha e alguns modelos multiplayer para jogar com os amigos.

Custo: grátis.

Classificação indicativa: +12.

Disponível: Android e iOS.

Jogos de celular que não precisam de internet

Cena do jogo para celular Badland Cena do jogo para celular Badland

Badland

“Badland” é um game com excelentes gráficos, que mistura ação e aventura em cenários que parecem ter saído de contos de fadas. 

Mas, a paz do local parece estar ameaçada e cabe a seu personagem descobrir o que está acontecendo de errado, enfrentando diversos desafios, cada vez mais difíceis.

Apesar de ter um modo multiplayer — no qual é possível jogar em até quatro pessoas —, também dá para jogar o modo campanha de maneira offline, ou seja, não precisa estar conectado à internet para aproveitar toda a diversão que o título proporciona.

Custo: grátis.

Classificação indicativa: +9.

Disponível: Android e iOS.

Asphalt 8: Airborne

Cena do jogo para celular Asphalt 8: Airborne Cena do jogo para celular Asphalt 8: Airborne

Um jogo de corrida que eleva ao máximo a capacidade de jogabilidade e realismo dos cenários e carros, sendo um dos maiores sucessos da franquia. É possível jogar com diversos players, com o objetivo de alcançar o 1º lugar.

O título conta ainda com um modo carreira — que pode ser jogado offline —, em que você deve ganhar as partidas para acumular moedas e aplicar melhorias em seus veículos ou adquirir carros novos. 

Na pista, você pode utilizar nitro para dar mais velocidade e até mesmo realizar acrobacias, deixando a corrida ainda mais emocionante.

Custo: grátis.

Classificação indicativa: +12.

Disponível: Android e iOS.

Magic Rampage

Cena do jogo para celular Magic Rampage Cena do jogo para celular Magic Rampage

“Magic Rampage” é um RPG de ação e aventura, em que você pode escolher entre diversos personagens, que podem ir de ladrão a mago, para derrotar os inimigos em uma guerra sobrenatural.

Durante as partidas, é possível coletar armas e outros itens que melhorem seu desempenho. Além disso, dá para adquirir moedas para fazer upgrades tanto no seu herói quanto em seus acessórios, para deixá-los mais fortes.

Custo: grátis.

Classificação indicativa: +12.

Disponível: Android e iOS.

Angry Birds 2

Cena do jogo para celular Angry Birds 2 Cena do jogo para celular Angry Birds 2

Uma das franquias mais famosas de smartphone, que já faz sucesso a muitos anos, “Angry Birds” nunca deixou de ser aclamado pelos fãs e, ainda hoje, conquista novos adeptos. 

O segundo game da saga mantém seu estilo de atirar pássaros por meio de catapultas, para que você possa destruir as estruturas inimigas, criadas pelos porcos vilões, e salvar seus amigos que foram sequestrados por eles.

É um jogo offline e muito bom para passar o tempo. Ele conta com inúmeras fases e, à medida que você completa, vai desbloqueando outros personagens com diferentes benefícios, permitindo que mais estratégias sejam criadas.

Custo: grátis.

Classificação indicativa: +4.

Disponível: Android e iOS.

Candy Crush Saga

Cena do jogo para celular Candy Crush Saga Cena do jogo para celular Candy Crush Saga

Outro jogo de bastante sucesso desde o lançamento dos primeiros títulos para smartphone é o “Candy Crush”. 

O game consiste em fazer combinações entre os doces do mesmo tipo que aparecem na tela, para que você possa completar os objetivos de cada fase. 

Dependendo das fusões que são feitas, é possível contar com habilidades especiais que facilitam sua vida para completar o desafio.

Custo: grátis.

Classificação indicativa: +4.

Disponível: Android e iOS.

Jogos mais famosos de celular

Cena do jogo para celular Fortnite Cena do jogo para celular Fortnite

Fortnite

É um dos mais famosos da atualidade. Seu grande diferencial é a possibilidade de jogar simultaneamente com diferentes pessoas. 

Há diferentes versões e séries, com objetivos diversos. Por isso, é bastante baixado nas lojas de aplicativos. 

O Fortnite Base Royale, por exemplo, pede que os jogadores atravessem um mapa buscando armas e outros recursos para que lutem pelas suas vidas. Um dos melhores jogos para celular!

Custo: grátis (com versões pagas, consultar Epic Games).

Classificação indicativa: +13.

Disponível: Android e iOS.

Minecraft

Cena do jogo para celular Minecraft Cena do jogo para celular Minecraft

O jogo tem uma versão para mobile que, apesar de não ter todos os recursos que a de PC tem, é bastante atrativa. 

Seus principais objetivos são sobreviver em meio a tantos obstáculos, explorar mundos infinitos, construir casas ou castelos e, se der sorte, matar o dragão do Ender.

Custo: pago (R$ 39,90).

Classificação indicativa: +9.

Disponível: Android e iOS.

Free Fire

Cena do jogo para celular Free Fire Cena do jogo para celular Free Fire

Ao entrar no jogo, você é automaticamente transferido para uma ilha remota. E o que deve ser feito? Enfrentar outras pessoas para garantir a sua sobrevivência. 

Cada embate tem a duração máxima de 10 minutos. O objetivo é ficar na zona de segurança para se manter o maior tempo possível vivo. 

Custo: grátis.

Classificação indicativa: +12.

Disponível: Android e iOS.

Pokémon Go

Cena do jogo para celular Pokemon Go Cena do jogo para celular Pokemon Go

“Pokémon Go” foi um jogo com bastante hype em seu lançamento, devido à sua jogabilidade única e a idolatria por parte dos fãs do anime. 

E a febre dura até hoje, tendo como prova a quantidade de novos jogadores que fazem o download do game todos os dias. 

É frequente vermos, ao andar pelas ruas, grupos de pessoas “caçando” os pokémons para incluí-los em sua coleção e desafiar outros oponentes para conquistar suas bases. 

O dinamismo de “Pokémon Go” ainda faz muito sucesso no mundo dos games, fazendo dele um dos melhores jogos para celular.

Custo: grátis.

Classificação indicativa: +9.

Disponível: Android e iOS.

Qual a melhor internet para jogar no celular?

Para garantir uma ótima performance dos seus games, além de um celular com boas configurações — principalmente no quesito processador, memória RAM e qualidade da tela —, é necessário contar com uma boa internet para que você não sofra com quedas na conexão ou travamentos que prejudiquem a sua experiência.

Para isso, você pode contar com a internet gamer da Vivo, que proporciona muito mais qualidade em sua conexão. A tecnologia utilizada é a fibra ótica, que garante muito mais estabilidade para quem joga e muita velocidade.

Para quem precisa de internet para jogar enquanto está na rua, mas não tem acesso ao Wi-Fi, é possível escolher dentre um dos pacotes de internet móvel da Vivo

Além da excelente qualidade proporcionada pela cobertura 4G, você terá acesso a diversos outros benefícios, como: 

  • WhatsApp sem descontar da franquia;
  • Ligações e SMS ilimitados para qualquer operadora;
  • Acesso a serviços digitais;
  • Entre outros.  

Existem diversos pacotes e configurações nas duas modalidades e, com certeza, você vai encontrar uma que mais se encaixe em suas necessidades. Para descobrir qual a melhor para você, acesse a página da Vivo e confira!

Agora que você já está por dentro dos melhores jogos para celular, pode passar horas se divertindo, seja em uma campanha offline ou até mesmo reunindo seus amigos em uma call para superarem os desafios juntos. 

Com essas indicações e um bom plano de internet, certamente sua experiência será incrível. Portanto, baixe seu game preferido e divirta-se!

Até breve!

LEIA MAIS: