Você já parou para pensar por qual motivo jogos multiplayer fazem tanto sucesso, em diferentes plataformas, incluindo dispositivos móveis? O caminho mais fácil para responder a essa pergunta é a de que é uma modalidade que possibilita uma diversão compartilhada.

Entretanto, não dá para esquecer que foram os multiplayers que abriram portas para que os campeonatos de e-sports ocorressem e, por consequência, alguns gamers e times pudessem ganhar dinheiro jogando videogame, tornando-se profissionais.  

Prova disso é que hoje existem campeonatos mundiais de jogos multiplayer de tirar o fôlego e com grandes premiações. Ou seja, é uma modalidade que beneficia quem joga por diversão e quem joga como profissional. 

Logo, nada mais justo do que entender um pouco mais dos segredos que envolvem essa modalidade. Vamos lá?

Menino jogando jogo multiplayer em seu computador gamer. Menino jogando jogo multiplayer em seu computador gamer.

O que é um jogo multiplayer?

Antes de qualquer coisa, multiplayer não é um jogo tampouco um gênero, é uma  modalidade ou uma função que pode ou não estar disponível em determinado título.

Dito isso, jogos multiplayer são criados para que vários jogadores participem simultaneamente de uma mesma partida, com a ajuda de uma boa conexão de internet. Logo, dá para entender por qual motivo eles fazem tanto sucesso, não é mesmo?

Ademais, eles são divididos em duas categorias:

  1. Cooperativo: exige que os jogadores trabalhem em time para atingir um objetivo em comum;
  2. Competitivo: quem alcança o objetivo primeiro é o vencedor. 

No último caso, jogos do gênero battle royale fazem muito sucesso, e ambos os modos oferecem a possibilidade de você jogar com amigos ou com pessoas que não conhece, de outros países, inclusive.

Quais são os estilos de jogos multiplayer?

Além das categorias já citadas, há algumas gírias ou estilos que servem para indicar como o modo multiplayer funciona em determinado jogo, mantendo o conceito prévio da palavra. 

Assim sendo, as principais são: MMO, MOBA e MMORPG. Confira abaixo o que cada uma delas significa: 

  • Massively Multiplayer Online (MMO): games que suportam muitas pessoas jogando online e interagindo simultaneamente;

  • Massively Multiplayer Online Role-Playing Game (MMORPG): títulos que permitem aos jogadores criarem personagens em um mundo virtual dinâmico online;

  • Multiplayer Online Battle Arena (MOBA): jogos em que os gamers dividem-se em times e disputam uma partida.

Dois meninos com fone de ouvido jogando jogos multiplay pelo celular. Dois meninos com fone de ouvido jogando jogos multiplay pelo celular.

PvP game é a mesma coisa que multiplayer?

Assim como MMO, MOBA E MMORPG, PvP game também é uma gíria utilizada com frequência e refere-se a Player versus Player (Jogador contra Jogador, em tradução livre).

Entretanto, ela possui um conceito mais aberto do que, simplesmente, uma modalidade de jogo em que dois gamers competem entre si. Isto é o equivalente ao multiplayer competitivo, só que apenas entre duas pessoas. 

É por esse motivo que ocorre uma certa confusão entre jogos multiplayer e PvP, entende? Na verdade, para a comunidade gamer, ela é apenas uma expressão mais antiga, uma espécie de antecessora da palavra multiplayer. 

Em outras palavras, ela é a antagonista de Player versus Environment (PvE), no qual o próprio jogo controla os oponentes de seus jogadores. Ou seja, uma modalidade de jogo que era (e ainda é) muito comum.

O que é preciso para jogar multiplayer?

Essa resposta vai depender da escolha do título. Mas, no geral, para obter um bom desempenho, é necessário uma internet rápida e estável, um espírito competitivo elevado e uma boa habilidade de sobrevivência.

Acerca da última característica, você pode desenvolvê-la, não apenas jogando, mas treinando. Isto é, explorando as possibilidades que a estrutura do jogo oferece e observando as escolhas de outros jogadores.

Há também a opção de acompanhar streamers e/ou jogadores profissionais de e-sports, tal como Ninja, um dos grandes nomes quando se trata de jogos como “Fortnite” e “Varolant”, para compreender quais são as táticas utilizadas por eles. 

Além disso, para alcançar um bom desempenho em jogos multiplayer é necessário investir em periféricos de qualidade, principalmente se você costuma jogar pelo PC. Nesse sentido, estamos falando de teclado e mouse gamer, assim como um bom headset

Inclusive, sobre o mouse, quanto mais botões dedicados e customizáveis e mais alto for o DPI, ou sensibilidade, melhor. Dessa forma, em um first-player shooter, como “Counter-Strike: Global Offensive”, a rapidez de resposta será maior, o que garantirá que você tenha uma boa performance.

E já que o assunto são bons periféricos, eles tornam-se ainda mais importantes em jogos cross-play, títulos de diferentes desenvolvedoras que podem ser jogados entre diferentes plataformas, tal como “Minecraft”, “Rocket League” e “Overwatch”.

Isso porque, durante uma partida de cross-play, os seus adversários — que, na maioria das vezes, são seus amigos — podem estar utilizando periféricos, PCs ou consoles mais avançados. Cenário que pode gerar desvantagem, caso você não possua um kit gamer.  

Menina com aparência concentrada ao jogar jogo multiplayer. Menina com aparência concentrada ao jogar jogo multiplayer.

Qual é a melhor internet para quem joga ?

A essa altura, já deve ter dado para compreender que, tecnicamente, ter bons acessórios é fundamental, não é? No entanto, é seguro afirmar que, tratando-se de jogos multiplayer, investir em uma excelente conexão de internet consegue ser algo ainda mais importante. 

Afinal de contas, um dos fatores que transforma jogos que dispõem desse modo em grandes sucessos é, justamente, a possibilidade de compartilhar a jogabilidade, de forma online, com outras pessoas. 

Logo, essa experiência será agradável somente se a internet for estável e rápida — sem o  risco de enfrentar desconexões ou lag

Caso contrário, durante a partida, os comandos vão demorar para responder e os personagens sofrerão travamentos ou movimentos errados, o que pode custar a sua sobrevivência — no jogo, é claro.

Portanto, se a grana estiver curta, garanta uma internet que faça jus à performance que você deseja alcançar e, depois, preocupe-se com periféricos. Nesse sentido, Vivo Fibra Gamer é uma excelente opção — inclusive, foi indicada pelo Vivo Keyd, time de e-sports da Vivo.

Ao escolher Vivo Fibra, basta você decidir a velocidade que precisa e pronto! Você também ganha Wi-Fi gratuito e o mais importante: internet banda larga com fibra ótica. Ou seja, a tecnologia mais veloz do momento, que não sofre interferências eletromagnéticas no caminho até o modem.

Entretanto, se você não sabe em que quantidade de megas investir, saiba que, de acordo com a Pesquisa Game Brasil de 2021, o gamer brasileiro, atento à rápida evolução da indústria de videogames, está cada vez mais exigente, contentando-se apenas com velocidades acima de 100 mega.

Quais são os melhores jogos multiplayer ?

Há grandes chances de você já ter ouvido falar deles. Afinal, são jogos consagrados, tais como

  • Fortnite;

  • PUBG;

  • League of Legends;

  • Apex Legends;

  • Valorant;

  • Counter-Strike: Global Offensive;

  • Overwatch.

Além disso, nomes como “Minecraft” e “Among Us” também podem soar familiares, já que são multiplayers recentes e grandes destaques na categoria jogos indie. 

Há também alguns dos melhores jogos do Nintendo Switch, como “Mario Kart 8 Deluxe” e “Super Smash Bros. Ultimate”. 

Quer dizer, existe uma lista generosa de jogos que podem ser considerados os melhores multiplayers do mercado. Portanto, vamos focar em três títulos menos conhecidos ou que estão começando a ganhar a atenção do público. Divirta-se!

1. Death Stranding

Cena do jogo multiplayer mais premiado do ano:  Death Stranding Cena do jogo multiplayer mais premiado do ano:  Death Stranding

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5 e PC.

“Death Stranding” tem tudo para ser jogado no modo single player, mas o modo multiplayer é fascinante e nada convencional. Lançado em novembro de 2019, foi desenvolvido pela Kojima Productions e publicado pela Sony. 

No mesmo ano, “Death Stranding” recebeu o título de Jogo do Ano pelo The Game Awards. Inclusive, o nome do game faz referência a um evento apocalíptico que acabou aniquilando o mundo, que precisa ser “reconstruído” por Sam Bridges, o personagem jogável. 

Em relação ao multiplayer, ele não é nada comum, pois a interação com outros jogadores é por meio de equipamentos deixados pelos cenários. Ou seja, à medida que você avança no jogo, você deixará itens úteis para trás, que podem ser utilizados por outras pessoas. Curioso, não é mesmo?

2. It Takes Two

Cena do melhor Jogo multiplayer de 2021: It Takes Two Cena do melhor Jogo multiplayer de 2021: It Takes Two

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 5, Xbox Series X e PC.

Vencedor dos prêmios Jogo do Ano e Melhor Jogo Multiplayer de 2021 pelo The Game Awards, “It Takes Two” é um jogo de ação e aventura, com elementos de plataforma, projetado para ser jogado no modo cooperativo, seja de forma online ou local. 

Desenvolvido pela Hazelight Studios e publicado pela Electronic Arts, o título chegou ao mercado em março de 2021 e, até então, está consagrando-se como um sucesso comercial. Nele, duas pessoas controlam Cody e/ou May, um casal que está prestes a se divorciar. 

Com o objetivo de salvar o casamento dos personagens, a dupla deve completar desafios malucos, passar por diversos níveis, cada um contendo mecânicas específicas ligadas à história do casal.

3. The Crew 2

Capa do melhor jogo multiplayer de corrida: The Crew 2 Capa do melhor jogo multiplayer de corrida: The Crew 2

Plataformas: PS4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, PC e Google Stadia.

“The Crew 2” está entre os melhores jogos de corrida dos últimos anos e funciona muito bem no modo multiplayer. Lançado em junho de 2018, sucede “The Crew”, desenvolvido pela Ivory Tower e publicado pela Ubisoft. 

No jogo, você assume o controle de um piloto de corrida que está tentando tornar-se uma referência. Para tanto, você pode escolher diversas pistas para correr, todas elas dentro dos Estados Unidos. Além disso, você pode controlar outros veículos, como barcos e até aviões.

Assim como “It Takes Two”, “The Crew 2” também apresenta um modo multiplayer cooperativo, no qual um determinado número de jogadores se junta para participar de ralis.

E aí, gostou das sugestões? Agora, não deixe de marcar uma jogatina online com os amigos para se divertir, seja com um dos jogos multiplayer clássicos ou com uma de nossas sugestões.

Até logo! 

Leia também: