Com as soluções tecnológicas cada vez mais integradas à sociedade, é natural que as pessoas estejam conectadas para realizar a maior parte das tarefas diárias — seja para se divertir, se informar e até trabalhar. E uma das modalidades que mais cresceu nos últimos anos, é a de live streaming.

Mas, você sabe o que significa esse termo e como ele vem influenciando o mercado digital, principalmente para a nova geração? É o que vamos explicar a seguir. Se quiser saber mais, confira o artigo e fique por dentro do assunto.

Imagem de uma mulher gravando um vídeo enquanto toca violão. Imagem de uma mulher gravando um vídeo enquanto toca violão.

O que é live streaming?

A palavra “streaming” (transmissão, em português) é um nome dado ao conceito de transmitir conteúdos de áudio e vídeo pela internet, sem que você precise fazer o download dos arquivos no seu equipamento. Por meio dessa tecnologia, seus dispositivos móveis — computadores, smartphones, tablets etc. — têm a capacidade de receber as informações ao mesmo tempo em que você as assiste e descartá-las logo em seguida.

Live streaming é justamente o uso dessa tecnologia para fazer transmissões ao vivo, no qual os dados são transmitidos em tempo real para os dispositivos conectados. Para que você tenha uma boa experiência, é fundamental que se tenha uma internet veloz, pois se sua conexão falhar durante a transmissão ao vivo, você não consegue retomá-la do ponto que parou, diferentemente das plataformas de streaming.

Apesar desse modelo de transmissão ter se tornado mais popular recentemente, o conceito do live streaming surgiu em 1993, durante o show da banda americana Severe Tire Damage. Enquanto o evento rolava, cientistas colocaram em prática um projeto que já vinha sendo estudado, utilizando o grupo como cobaia.

Assim que outros cientistas na Austrália confirmaram que haviam conseguido assistir toda a transmissão, ficou provado que a ideia tinha dado certo. 

No ano seguinte, a tecnologia se consolidou ainda mais, desta vez em um show da banda Rolling Stones. Inclusive, o grupo musical que abriu a apresentação foi o Severe Tire Damage, como forma de homenagem à conquista.

Porém, devido à baixa qualidade da internet na época, o recurso não se tornou tão popular quanto o esperado, sendo mais utilizado para transmissão de áudio, como se fossem podcasts

Isso só aconteceu com o lançamento do YouTube, em 2005, que mudou completamente o mercado digital. A partir dali, a tecnologia foi sendo aprimorada, até chegar aos moldes que conhecemos hoje.

Imagem de um homem acompanhando um vídeo ao vivo pelo tablet. Imagem de um homem acompanhando um vídeo ao vivo pelo tablet.

Como funciona o live streaming?

Tecnicamente falando, o streaming funciona com transmissão de dados entre seu dispositivo e um servidor externo — geralmente da plataforma que oferece esse recurso. Agora, vamos entender como funciona na prática.

Quando você acessa algum aplicativo de streaming e dá início à transmissão de algum conteúdo, um pedido é enviado ao servidor da empresa, para que os dados que já estão armazenados sejam repassados ao seu dispositivo. 

A partir daí, o servidor separa o arquivo em diversos pacotes e os envia em pequenos blocos pela sua rede. Ao chegar no dispositivo, o aplicativo responsável pela reprodução junta esses dados e os reproduz na sua tela. 

Por já estarem armazenados nos servidores da plataforma, você consegue ter mais controle da programação, conseguindo avançar, retroceder, pausar e retomar a reprodução de onde parou.

Com a live streaming, o processo é um pouco diferente. Em vez do conteúdo ficar armazenado em um servidor, ele passa direto do dispositivo que está fazendo a transmissão para o que está recebendo, tudo em tempo real. 

Por isso, é necessário que a internet seja de qualidade e estável, assim você não corre o risco dos pacotes chegarem mais rápido do que a sua capacidade de recebê-los, gerando travamentos ou queda na qualidade de imagem.

Imagem de uma chef gravando um vídeo ensinando uma receita. Imagem de uma chef gravando um vídeo ensinando uma receita.

Como fazer live streaming?

Hoje em dia, para se fazer uma live streaming são necessários poucos recursos. Seja com um computador ou smartphone, é possível transmitir o que quiser em tempo real, para pessoas no mundo todo. 

Para isso, basta que você acesse alguma plataforma que ofereça esse recurso e escolha a opção de transmissão. O aplicativo irá solicitar acesso à sua câmera e cada pessoa que entrar no canal já estará participando da live. Várias empresas já disponibilizam essa função em seus aplicativos, basta você escolher o que mais te agrada e começar a transmitir.

Qual a melhor plataforma de live streaming?

Concluir qual a melhor plataforma de live streaming depende bastante do gosto pessoal de cada um, além dos recursos que o aplicativo oferece a seus usuários. 

Porém, existem várias opções no mercado digital que caem no gosto da maioria das pessoas, fazendo com que elas sejam as mais utilizadas para fazer ou assistir lives. Vamos a elas: 

Youtube

A pioneira e mais famosa plataforma de streaming do mundo. Ela disponibiliza diversos recursos para a produção de conteúdo, inclusive as famosas lives

Durante o período de isolamento social, devido à pandemia da Covid-19, diversos artistas renomados passaram a transmitir seus shows na plataforma e o sucesso foi enorme.

Twitch

É uma das mais conhecidas plataformas de streaming, principalmente pelo público gamer. Mas ela não se limita apenas a esse universo, já que engloba lives de diversos outros assuntos. 

Inclusive, a categoria “Só na conversa” — que discute assuntos sem um tema específico —, é uma das mais acessadas pelos usuários.

Imagem de um gamer transmitindo uma de suas partidas. Imagem de um gamer transmitindo uma de suas partidas.

Instagram

A rede social é uma referência quando o assunto é live streaming. Apesar da qualidade de transmissão ser um pouco inferior, já que os conteúdos são feitos pela própria câmera do celular, ela é uma ferramenta muito eficiente para conseguir engajamento para os perfis. 

Além disso, o acesso ao recurso é fácil e qualquer pessoa pode fazer com poucos toques na tela.

Facebook

A rede social mais utilizada no mundo também conta com transmissões ao vivo, por meio do recurso “Facebook Watch”. A plataforma é bem intuitiva e, por lá, os usuários conseguem ver previamente quem está fazendo uma transmissão no momento, e é possível fazer as lives pela câmera do smartphone ou utilizando outros aplicativos de decodificação.

Imagem de uma mulher sentada perto da janela e assistindo vídeos no tablet. Imagem de uma mulher sentada perto da janela e assistindo vídeos no tablet.

Qual a melhor plataforma de live streaming?

Com a popularização dessa tecnologia e os investimentos aplicados pelas principais plataformas, tornou-se muito mais fácil assistir uma transmissão ao vivo nos dias de hoje. Muitos artistas passaram a produzir conteúdos por meio de live streaming, e conteúdo é o que não falta para que o público possa aproveitar no conforto do lar.

Essas transmissões costumam acontecer tanto no site ou nas redes sociais dos próprios artistas quanto nas plataformas mais conhecidas, como o YouTube. Para ficar por dentro das melhores lives, é importante segui-los nas redes sociais, pois eles costumam anunciar suas programações por lá.

Outra maneira de saber, é acompanhando as notícias das plataformas de conteúdos online, que costumam fazer propagandas dos eventos em seus canais e procurar informações em blogs e sites voltados a esse assunto.

Qual a melhor internet para assistir lives?

Para que a transmissão seja de qualidade e você não sofra com quedas ou travamentos durante ela, é fundamental ter uma internet de qualidade e com uma alta taxa de download, já que os pacotes precisam ser baixados para que você possa assisti-los.

Para descobrir se sua internet é compatível com a qualidade necessária para assistir uma live, é necessário fazer um teste de velocidade em sua rede. 

Outra dica importante para otimizar sua experiência, é dar preferência a dispositivos que possam se conectar via cabo, pois o sinal de Wi-Fi está sujeito a sofrer com interferências do ambiente.

Uma tecnologia que ajuda a ter a melhor experiência possível, longe desses problemas, é a internet via fibra óptica. Além de comportar maiores velocidades de conexão, ela não sofre com interferências externas, como as da rede elétrica, que têm um campo eletromagnético muito forte. 

E a Vivo disponibiliza essa tecnologia por meio dos seus planos Vivo Fibra. Contratando uma das opções disponíveis, você terá o que há de melhor em uma internet de ultravelocidade, possibilitando que você acompanhe suas lives da melhor maneira possível. Acesse o site da Vivo e confira os planos!

Imagem de um homem gravando uma aula de violão. Imagem de um homem gravando uma aula de violão.

Como fazer lives de qualidade?

Se você deseja não só assistir, mas também começar a transmitir suas lives com boa qualidade, existem algumas medidas que podem ser adotadas e equipamentos que devem ser utilizados para melhorar a experiência de quem está assistindo, fazendo com que as pessoas se sintam mais interessadas em seus conteúdos. Siga o passo a passo:

  • Utilize uma câmera de qualidade, que proporcione boa resolução para quem assiste a programação. Dê preferência a câmeras digitais e com resolução HD;

  • Um bom microfone também é importante, tendo em vista que, durante a transmissão, algumas interferências externas — como efeito local ou barulhos de fundo — podem acabar prejudicando o entendimento dos usuários;

  • Tenha um ambiente com iluminação adequada, potencializando ainda mais os recursos de sua câmera e atraindo a atenção do público;

  • Contrate uma internet veloz, com uma boa taxa de upload. Assim, a transmissão ficará mais fluida e ocorrerão menos travamentos e queda na conexão. Dê preferência à tecnologia de fibra óptica;

  • Produza conteúdos de qualidade, definindo um público-alvo e buscando o máximo de informação possível sobre os gostos dos usuários e o que eles gostariam de assistir.

 

E aí, gostou das nossas dicas sobre live streaming? Bora se animar e fazer uma live! Ou você é mais do tipo de apenas assistir? Seja qual for a sua escolha, saiba que a Vivo é a sua parceira nesta jornada. 

Boas lives e até breve!

Leia também: