Já foi o tempo em que ser nerd era motivo de piada e preconceito por parte das outras pessoas. Inclusive, a classe é tão democrática hoje em dia, que basta você se encaixar em apenas uma das muitas características para poder ser inserido nesse estilo de vida. E para homenagear uma “tribo” que está cada vez mais em evidência, foi criado o Dia do Orgulho Nerd.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e te introduzir neste universo, apresentando os diferentes grupos de nerd e mostrando que, mesmo que você não saiba, provavelmente já faz parte desse estilo de vida que conquista cada vez mais pessoas. E aí, ficou interessado? Então, continue com a gente e boa leitura!

Imagem da galáxia, escrito em amarelo Geek Pride Day May 25. Imagem da galáxia, escrito em amarelo Geek Pride Day May 25.

O que é o Dia do Orgulho Nerd?

 

É uma data especial para quem faz parte da cultura geek no mundo todo. Nesse dia, todos que se consideram incluídos neste estilo de vida, celebram a sua admiração pelos assuntos relacionados à tribo nerd, como a paixão por:

  • Tecnologia;

  • Ficção científica;

  • Games;

  • Livros;

  • Filmes e séries;

  • Entre diversos outros.

Quando e como é comemorado?

O Dia do Orgulho Nerd é comemorado no dia 25 de maio. A data foi criada na Espanha, em 2006, e a referência para sua criação foi o dia da estreia de “Star Wars: Uma Nova Esperança”, em 1977, este que é um dos filmes mais conhecidos e adorados, não só pelos nerds, mas por todos os tipos de público.

A data também é conhecida como “Dia da Toalha”, sendo usado como referência o icônico livro de Douglas Adams: O Guia do Mochileiro das Galáxias. Este dia surgiu também como forma de homenagem, após o falecimento do autor, em 11 de maio de 2001. 

O nome “Dia da Toalha” é por conta do objeto que é exaltado no livro como sendo “um dos mais úteis para um mochileiro interestelar”, devido à sua versatilidade. 

Segundo a história, esse item serve para se agasalhar no frio, como arma durante alguma luta e até mesmo para se proteger de substâncias tóxicas, além de, claro, se secar.

Nerd sentado no computador tomando café com sua aparência da época de nerd. Nerd sentado no computador tomando café com sua aparência da época de nerd.

Como identificar um nerd?

Esse estilo de vida, há algumas décadas, era vítima de preconceitos e estereótipos, em que ficavam incluídas aquelas pessoas mais introvertidas e consideradas antissociais.

Outras características que identificavam uma pessoa nerd eram sua aparência — principalmente com seus famosos óculos de “fundo de garrafa” — e sua grande dedicação aos estudos e ao consumo de produtos tecnológicos, livros, filmes e séries, games, ficção científica, entre outros. 

À medida que a tecnologia foi sendo mais inserida na sociedade, as pessoas passaram a ficar mais dependentes e a descobrir diversas outras possibilidades de diversão e interação — como smartphones e computadores. 

Com isso, o estilo que era mais restrito passou a se tornar amplo e, hoje, qualquer pessoa pode se incluir nessa categoria com facilidade.

E essa amplitude acabou derrubando diversos estereótipos que identificavam um nerd. Claro que ainda existem os mais tradicionais, com seus óculos, livros embaixo do braço e as roupas características. 

Porém, todos nós, atualmente, temos um pouco da cultura nerd em nós, já que é difícil não gostarmos de, pelo menos, um dos elementos desse universo.

Afinal, quem já não passou uma tarde inteira maratonando seus filmes e séries favoritos por meio das plataformas de streaming ou não perdeu horas jogando vários games, mesmo que pelo celular? 

Se você já fez isso ou curte outros tipos de entretenimento que antes eram considerados apenas “coisas de nerd”, você já faz parte do grupo.

Mas, é claro, gostar de assistir filmes ou jogar games não caracteriza automaticamente ninguém como nerd. A verdade é que a pessoa precisa se identificar como tal.

Quarto Nerd reunido vendo seus personagens favoritos. Quarto Nerd reunido vendo seus personagens favoritos.

Quem são os nerds mais famosos da ficção?

Dentro da cultura nerd existem diversos personagens que são queridos pelos seus integrantes e que compartilham do mesmo estilo de vida, servindo de referência e inspiração fora da ficção.

São figuras famosas, seja nos livros, desenhos, animes ou nos filmes e séries e que conquistam milhões de fãs e causam comoção com suas aparições e atitudes tomadas nas tramas. 

A seguir, conheça alguns dos personagens nerds mais conhecidos da ficção:

1. Hermione Granger (saga Harry Potter)

Apesar do estereótipo de nerd ser do protagonista da trama (Harry), com seus óculos redondos, quem rouba a cena mesmo nesse quesito é a Hermione. 

A bruxinha mais famosa dos livros e das telonas é muito aplicada e pródiga, tendo muita facilidade no aprendizado da magia e sempre com uma resposta na ponta da língua para ajudar Harry e Rony a resolver os problemas e se proteger das garras de Voldemort.

2. Sheldon Cooper (The Big Bang Theory)

Essa é uma série em que praticamente todos os protagonistas são nerds, criando um cenário completamente convidativo para quem faz parte dessa cultura. Mas, o maior destaque fica por conta do personagem principal, Sheldon Cooper. 

Com uma inteligência acima da média e viciado nos elementos nerds, como quadrinhos, filmes das sagas Star Wars e Star Trek, além de diversos outros elementos da cultura pop mundial, não é difícil se identificar com esse personagem em alguns momentos.

3. Doutor Emmett Brown (De Volta para o Futuro)

Doc Brown é o famoso cientista de uma das sagas de filmes de ficção científica mais famosas de todos os tempos. 

Com suas ideias mirabolantes, ele conta com a ajuda de seu amigo Marty para realizar as experiências e fazê-las dar certo, mesmo que isso leve a alguns acidentes de percurso. 

Na trama, o seu maior feito é a criação de uma máquina do tempo, que os leva para o passado e os mete em diversos problemas para conseguirem voltar para os dias atuais.

4. Spock (saga Star Trek)

Um dos personagens mais icônicos das galáxias, o capitão Spock é famoso tanto nas telas quanto nos livros e quadrinhos, arrebatando milhões de fãs incondicionais no mundo todo.

É conhecido por sua grande inteligência e seu estilo antissocial. Inclusive, ele é citado diversas vezes por Sheldon na série “The Big Bang Theory”, já que é fissurado na saga.

5. Peter Parker (Homem-Aranha)

Peter Parker é um nerd clássico: introvertido, usa óculos, muito aplicado aos estudos, entre outros atributos que sempre identificaram essa categoria. 

É verdade que algumas coisas começam a mudar quando ele é picado por uma aranha radioativa e recebe super poderes. 

Mas, mesmo tendo que combater o mal, ele ainda é um dos nerds mais queridos dos quadrinhos e das telas.

Quais os tipos de nerd?

Com a cultura nerd ganhando cada vez mais evidência nos últimos anos, as diferenças de gosto entre cada pessoa foi criando subcategorias desse estilo. 

A seguir, conheça um pouco mais sobre os principais grupos nerds e descubra de qual você faz parte:

Clássico

Três nerd no cinema. Três nerd no cinema.

Os nerds já existem a muitas décadas, mesmo antes dos aparelhos tecnológicos — como os computadores, videogames e smartphones — passarem a ser mais utilizados. 

Naquela época, os conteúdos mais consumidos eram os quadrinhos, livros e, principalmente, os filmes e as séries. 

Porém, mesmo com diversos outros meios de entretenimento, os filmes e séries ainda são uma das principais preferências dessa categoria. 

E com o surgimento dos streamings, não apenas os nerds passaram a ter um acesso mais facilitado a esses conteúdos, mas também todos os outros grupos de pessoas.

As plataformas hospedam milhões de conteúdos, dos mais variados estilos, e com preços bastante atrativos, podendo ser assistidos no notebook ou computador, tablet e celular. 

Dependendo da opção escolhida, é possível até dividir com outras pessoas, o que torna a conta ainda mais barata.

E sabe o que é melhor ainda? Com a Vivo, você pode ter acesso a diversas opções de serviços de streaming e ainda aproveitar diversos outros benefícios com o plano Vivo Selfie, como ligações ilimitadas e acesso a alguns aplicativos sem descontar da franquia.

Com o Vivo Selfie, é possível escolher uma assinatura entre as principais apps de streaming do mercado: 

E mesmo que você não encontre a plataforma desejada neste plano, é possível acessar diversos outros pacotes para seu celular ou ainda assinar sua opção favorita diretamente na Vivo App Store, a loja de aplicativos da operadora. 

Por lá, você encontrará condições especiais de assinaturas para os apps:

Geek

Nerd Geek, mulher com óculos 3D Nerd Geek, mulher com óculos 3D

Apesar do termo ser frequentemente utilizado como um sinônimo de nerd, existem algumas diferenças sutis entre quem faz parte dessa categoria e os nerds mais clássicos. 

O geek é aquele tipo de nerd mais atual e que, apesar de gostar das formas de entretenimento mais clássicas, também gosta de ficar por dentro das inovações e consumir soluções tecnológicas, como:

Vale ressaltar que não são apenas os geeks que gostam de tecnologia. Uma pessoa pode gostar e não se identificar como tal. Aqui, o que vale mesmo é você se identificar e se assumir como parte do grupo e da cultura.

Gamer

Nerd gamer Nerd gamer

O nerd gamer também já faz parte da sociedade há décadas, tendo como um de seus momentos mais marcantes a época dos fliperamas e consoles mais clássicos, como o Atari. 

À medida que as empresas foram investindo em mais tecnologia para os jogos, essa categoria passou a incluir os mais diversos tipos de pessoas. 

E, hoje, é uma das mais conhecidas no mundo e com diversas opções de plataformas, como os celulares, computadores gamers e videogames.

Para quem é fã de jogos e não quer ser o responsável por travar a squad nos momentos mais decisivos, é necessário contar com uma internet de qualidade, como a Vivo Fibra Gamer

Esse plano utiliza a tecnologia de fibra ótica em sua rede, dando muito mais estabilidade e possibilitando pacotes de ultravelocidade para sua internet. Assim, você não passará mais perrengue na hora das partidas.

Otakus

Nerd Otakus, menina com cabelo colorido. Ela segura um pirulito e está sorridente. Nerd Otakus, menina com cabelo colorido. Ela segura um pirulito e está sorridente.

Os otakus fazem parte da categoria de nerds que se amarram em animes, mangás e diversos outros elementos da cultura pop oriental, frequentando diversos eventos relacionados a este tema.

Um dos episódios mais marcantes dessa categoria é, sem dúvida, os eventos com apresentações de cosplay, no qual os amantes da cultura oriental se caracterizam fielmente de seus personagens favoritos dos animes e mangás e fazem belas apresentações.

Techs

Nerd Techs, homem no computador com a mão em seu óculos de grau. Parece estar concentrado. Nerd Techs, homem no computador com a mão em seu óculos de grau. Parece estar concentrado.

Os techs são os nerd apaixonados por tecnologia e não abrem mão de consumirem os produtos mais atuais. 

Computadores, tablets, celulares e vários outros dispositivos inteligentes fazem parte de suas vidas e são utilizados para praticamente tudo no dia a dia, do trabalho aos estudos e entretenimento.

Quando falamos de tecnologia, é impossível não incluir o smartphone como o principal dispositivo da atualidade, não só para os techs, mas para praticamente todas as outras categorias. 

E na Loja Vivo, você encontra os melhores smartphones, com preços e condições especiais, para que você possa contar sempre com o que há de mais atual no universo tecnológico.

Além disso, por lá, você também encontra diversos acessórios para explorar ainda mais as funções de seu aparelho, melhorando sua experiência e facilitando o seu dia a dia.

O que une todos eles?

Se tem uma coisa em comum e que une todos os tipos de nerds atualmente é a necessidade de uma boa internet para acessar os diversos meios de entretenimento desse grupo. 

Afinal, seja para assistir a seus filmes, séries e animes, acessar aplicativos de leitura, ler HQ’s e mangás ou jogar online, é necessário contar com uma conexão de qualidade, evitando que você sofra com quedas ou travamentos durante o ápice de sua diversão.

E para proporcionar a melhor experiência nesse quesito, a Vivo oferece planos de internet residencial — com o Vivo Fibra — e internet móvel, com uma rede 4G de qualidade e a maior cobertura do país. 

São diversos pacotes disponíveis e, certamente, você encontrará o que melhor atende suas exigências, por um preço acessível. Confira as opções e faça sua assinatura!

Agora que você já sabe tudo sobre o Dia do Orgulho Nerd e os principais tipos de nerds que estão incluídos nesse estilo de vida, ficou mais fácil descobrir em qual você está inserido, não é mesmo? 

Seja do mais clássico ao mais atual, essa cultura estará sempre eternizada na sociedade e continuará conquistando cada vez mais adeptos. Resta saber de qual deles você fará parte!

Até a próxima!

Leia também: