1. Postura no trabalho de casa

Uma grande preocupação durante o trabalho remoto é garantir que o corpo fique em uma posição confortável para as horas em frente ao computador. Siga estas dicas de como trabalhar em casa mantendo a postura correta:

  • 1. A maior aliada do home office é a cadeira. Ela deve permitir que você tenha um bom apoio da coluna e que os ombros e o pescoço se mantenham relaxados.
  • 2. Deixe a cadeira na posição certa para que seus cotovelos fiquem na altura do tampo da mesa.
  • 3. Os pés devem ficar completamente descansados no chão. Se preciso, coloque um apoio.
  • 4. A linha superior da tela do computador deve ficar na altura dos seus olhos. A maioria das pessoas precisa de um apoio para o notebook e um teclado externo para ficar nessa posição correta.
  • 5. Deixe o mouse perto do teclado.
  • 6. Coloque o teclado o mais perto de você possível, para evitar tendinite.
  • 7. Ao atender o telefone ou fazer outras atividades, leve a cadeira junto em vez de torcer o corpo.

2. Olhos protegidos

Pouca gente se preocupa com os olhos na hora de montar um escritório em casa, mas eles podem sofrer bastante com a iluminação incorreta e as muitas horas diante da tela. O ideal é que seu home office esteja em um ambiente com iluminação natural e que o computador fique ao lado da janela, para que não haja reflexos na tela e nem luz excessiva indo diretamente para seus olhos. 

A iluminação artificial também deve ser bem pensada. Posicione uma luminária com luz difusa bem acima do computador, para garantir uma boa luz no teclado, mas também sem reflexos na tela.

Para descansar os olhos, faça pausas pelo menos a cada duas horas: por dois minutos, feche os olhos, pisque e olhe para o horizonte. 

3. Em movimento

Muitas empresas já perceberam a importância de se movimentar durante o expediente para evitar que os funcionários sintam dores ou tenham lesões por esforço repetitivo. Você, na sua casa, precisa fazer o mesmo. Coloque um alarme para, duas vezes ao dia, fazer um alongamento do pescoço, punhos e mãos. Aproveite para fazer também uma caminhada de uns cinco minutos durante essas pausas.

Para te ajudar, você pode contar com o aplicativo BTFIT, em que você pode se exercitar em qualquer hora e em qualquer lugar com a orientação dos professores da Bodytech.

4. Faça uma pausa para meditar

O app Vivo Meditação te ajuda a desenvolver a concentração e a capacidade de lidar com o stress e a ansiedade através de meditações guiadas pela voz do mestre Satyanatha. Tem trilhas sonoras relaxantes, vídeos e animações que auxiliam a prática de exercícios de respiração e consciência corporal.

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5. Corpo nutrido

Quem trabalha em casa costuma deixar a alimentação em segundo plano. Mas é fundamental garantir que você beba bastante água e coma direito, mesmo estando longe do escritório. 

Pare para comer alguma coisa no meio da manhã, na hora do almoço e à tarde. Dê preferência para refeições práticas e saudáveis. Para não cair na tentação de comer besteira, é melhor nem ter em casa!

Deixe uma garrafinha de água do lado do computador para lembrar de beber cerca de dois litros por dia. 

6. Livre de estresse

A tranquilidade de não precisar sair de casa para trabalhar vai embora se a sua conexão com a internet deixar você na mão. Já que no home office tudo será feito on-line, como reuniões e compartilhamento de arquivos, é fundamental que você tenha uma banda larga com velocidade e estabilidade.

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