Trabalhar em casa é um hábito que está crescendo no Brasil. Apesar disso, não são todas as pessoas que conseguem se organizar e se planejar para essa tarefa.
Afinal, se no trabalho presencial é preciso enfrentar trânsito, acordar cedo e lidar com o estresse do ambiente corporativo, o home office traz outros desafios, como:
Barulho da obra do vizinho;
Afazeres domésticos;
Vontade de passar o dia trabalhando na cama.
Como tudo nessa vida é prática, você vai descobrir, aqui, como trabalhar de home office e tirar o máximo dessa experiência.
Com apenas alguns simples passos, você pode aumentar a sua produtividade e se apaixonar por essa modalidade de trabalho. Anote estas dicas!
Dicas de como trabalhar de home office
1. Escolha a melhor conexão
Você pode ter organizado o local, separado a melhor cadeira e ter um bom computador para começar a trabalhar remotamente, mas nada disso funcionará se você não tiver o principal: uma excelente conexão.
Afinal, se você vai participar de videochamadas, ficar conectado o dia todo, usar ferramentas pesadas para realizar tarefas e ainda dividir a internet com mais pessoas da sua família, é preciso contar com uma internet de ponta.
Ainda bem que, com o Vivo Fibra, você garante a melhor tecnologia para o trabalho remoto. Por ser fibra óptica, é a mais estável e chega a taxas de download e uploads incríveis.
Leia mais:
Como contratar a Vivo Fibra?
Caso você ainda não seja cliente Vivo, nem precisa se preocupar. A contratação do Vivo Fibra pode ser feita online:
- Acesse o site da Vivo;
- Escolha o plano ideal;
- Clique em “Assine agora”;
- Preencha os dados: nome completo, telefone, CEP e número. E pronto!
Porém, se você também precisa de flexibilidade para trabalhar, considere um plano de celular que garanta uma cobertura ampla.
2. Crie uma rotina
No trabalho remoto, é normal não levantar horas mais cedo para se arrumar e pegar o carro ou o transporte público para se deslocar. Mesmo assim, criar uma rotina é mais do que essencial para trabalhar de home office.
E é muito normal que as pessoas que trabalham em casa tenham dificuldade de lidar com a liberdade de gerenciar o próprio tempo.
Para não cair na armadilha da procrastinação, confira algumas dicas para criar um novo hábito:
- Acordar todos os dias e se arrumar como se estivesse saindo para o trabalho;
- Estabeleça horários de começo e fim de expediente, e separe um intervalo específico para almoço e lanche;
- Se houver outros moradores no imóvel, você deve avisar que estará indisponível por certo período. Isso ajudará a evitar as distrações.
Agora, se você tiver que se desdobrar entre o trabalho, afazeres domésticos e cuidar de uma ou mais crianças, existem alguns aplicativos com conteúdo infantil que podem ser ótimos aliados nesse momento, tais como:
3. Use e abuse dos aplicativos
Para aproveitar melhor o home office, que tal conhecer alguns aplicativos que te ajudam a relaxar e também manter a produtividade lá em cima? Veja abaixo algumas opções:
Para se proteger
O McAfee Segurança Digital é a solução ideal para quem quer evitar possíveis invasões ou pegar um vírus.
Sem toda a rede de proteção corporativa, é preciso redobrar os cuidados em casa, já que você acessa e-mails e documentos confidenciais, direto da sua residência.
Com um bom antivírus, você garante mais tranquilidade para você e para sua empresa.
Para organizar seus arquivos
O Vivo Cloud é o serviço de nuvem da Vivo. Com ele, é possível acessar seus documentos mais importantes independentemente de onde esteja. O melhor é que tudo fica protegido por uma senha que apenas você tem acesso.
Para se concentrar
O Tidal é a solução ideal para quem só se concentra com uma boa música.
O streaming oferece uma biblioteca com milhões de canções e ainda conta com o modo de Alta Fidelidade, que garante uma experiência de estúdio ao ouvir suas canções favoritas.
Pegue o fone de ouvido, isole-se do som ao seu redor e trabalhe sem interrupções!
4. Deixe o espaço de trabalho limpo e organizado
Criar um ambiente silencioso, sem distrações e bagunça é essencial. Por isso, mantenha sempre seus materiais, equipamentos e documentos organizados na sua mesa.
Não deixe itens pessoais por perto. Evite, ao máximo, distrair-se com televisão ligada e movimentos nos outros cômodos da casa.
5. Faça pausas para melhorar seu desempenho
Muitas vezes, quem trabalha de home office fica tão concentrado, que esquece de cuidar do corpo e da mente, fatores fundamentais para manter a saúde e até realizar as tarefas de maneira melhor.
Por isso, faça pequenas pausas no meio da manhã e da tarde para relaxar com a meditação ou para a prática de exercícios. Tem dúvidas sobre quais aplicativos usar para isso? Então, veja a seguir:
Apps para ajudar a focar
O Atma pode te ajudar a focar naquilo que importa, além de contribuir com o desenvolvimento da concentração e a capacidade de lidar com o estresse e a ansiedade, através de meditações guiadas e meditações não guiadas.
Além disso, você pode realizar meditações rápidas e ouvir músicas que auxiliam no relaxamento.
Você pode contratar o pacote semanal ou mensal e ter os primeiros sete dias como teste. Não há período mínimo de contratação, e o cancelamento pode ser feito a qualquer momento.
Leia mais:
Apps para se exercitar
Que tal usar parte da hora do almoço para se exercitar sem sair de casa? O aplicativo BTFIT tem diversos tipos de treinos desenvolvidos por professores da academia Bodytech. Escolha os programas de acordo com o seu objetivo e o tempo disponível.
Leia mais:
Apps para aprender uma nova língua
Outra opção é fazer algumas pausas para aprender uma nova língua. É ótimo para tirar a mente por alguns minutos do trabalho e ainda alavancar a sua carreira! Na Vivo App Store temos várias opções de cursos online para novos idiomas.
Leia também:
6. Tenha um suporte técnico no seu smartphone
Trabalhar em casa, muitas vezes, significa ter que resolver sozinho os problemas tecnológicos, sem a ajuda imediata de um profissional de TI.
Com o app Vivo Guru, você conta com um time pronto para ajudar com:
- Dúvidas de tecnologia;
- Instalação de equipamentos eletrônicos;
- Configuração de celular;
- Download de softwares e muito mais.
Ah! O atendimento pode ser via WhatsApp, chat, telefone ou videoconferência. Então, não se preocupe caso precise mostrar para um técnico o que você está com dúvida, é só compartilhar a tela que dará tudo certo.
Aproveite muito mais o seu home office
Viu como essas dicas de como trabalhar no home office podem facilitar a sua vida?
Não tem segredo, mas tem prática. É só se organizar, montar uma rotina e contar com a ajuda da tecnologia para tirar o maior proveito dessa nova modalidade de trabalho.
Aproveite estas indicações e até a próxima!
LEIA MAIS: