Trabalhar em casa é um hábito que está crescendo no Brasil. Apesar disso, não são todas as pessoas que conseguem se organizar e se planejar para essa tarefa.

Afinal, se no trabalho presencial é preciso enfrentar trânsito, acordar cedo e lidar com o estresse do ambiente corporativo, o home office traz outros desafios, como:

 

  • Barulho da obra do vizinho;
  • Afazeres domésticos;
  • Vontade de passar o dia trabalhando na cama.

 

Como tudo nessa vida é prática, você vai descobrir, aqui, como trabalhar de home office e tirar o máximo dessa experiência. 

Com apenas alguns simples passos, você pode aumentar a sua produtividade e se apaixonar por essa modalidade de trabalho. Anote essas dicas!

 

Dicas de como trabalhar de home office

Imagem de um homem participando de uma videochamada em casa, junto de um cachorro. Imagem de um homem participando de uma videochamada em casa, junto de um cachorro.

1. Escolha a melhor conexão

organizou o local, separou a melhor cadeira e tem um bom computador para começar a trabalhar remotamente, mas nada disso funcionará se você não tiver o principal: uma excelente conexão.

Afinal, se você vai participar de videochamadas, ficar conectado o dia todo, usar ferramentas pesadas para realizar tarefas e ainda dividir a internet com mais pessoas da sua família, é preciso contar com uma internet de ponta.

Ainda bem que com o Vivo Fibra você garante a melhor tecnologia para o trabalho remoto. Por ser fibra óptica, é a mais estável e chega a taxas de download e uploads incríveis.

Como contratar a Vivo Fibra?

Caso você ainda não seja cliente Vivo, nem precisa se preocupar. A contratação do Vivo Fibra pode ser feita online:

  1. Acesse o site da Vivo;
  2. Escolha o plano ideal;
  3. Clique em “Assine agora”;
  4. Preencha os dados: nome completo, telefone, CEP e número. E pronto! 

Porém, se você também precisa de flexibilidade para trabalhar, considere um plano de celular que garanta uma cobertura ampla. 

Imagem de uma mulher trabalhando em casa, junto das duas filhas. Imagem de uma mulher trabalhando em casa, junto das duas filhas.

2. Crie uma rotina

No trabalho remoto, é normal não levantar horas mais cedo para se arrumar e pegar o carro ou o transporte público para se deslocar. Mesmo assim, criar uma rotina é mais do que essencial para trabalhar de home office.

E é muito normal que as pessoas que trabalham em casa tenham dificuldade de lidar com a liberdade de gerenciar o próprio tempo.

Para não cair na armadilha da procrastinação, confira algumas dicas para criar uma rotina:

 

  • Acordar todos os dias e se arrumar como se estivesse saindo para o trabalho;
  • Estabeleça horários de começo e fim de expediente, e separe um intervalo específico para almoço e lanche;
  • Se houver outros moradores no imóvel, você deve avisar que estará indisponível por certo período. Isso ajudará a evitar as distrações.

 

Agora, se você tiver que se desdobrar entre o trabalho, afazeres domésticos e cuidar de uma ou mais crianças, existem alguns aplicativos com conteúdo infantil que podem ser ótimos aliados nesse momento, tais como:

 

 

3. Use e abuse dos aplicativos

Para aproveitar melhor o home office, que tal conhecer alguns aplicativos que te ajudam a relaxar e também manter a produtividade lá em cima? Veja abaixo algumas opções:

Para se proteger

O McAfee Segurança Digital é a solução ideal para quem quer evitar possíveis invasões ou pegar um vírus. 

Sem toda a rede de proteção corporativa, é preciso redobrar os cuidados em casa, já que você acessa e-mails e documentos confidenciais, direto da sua residência. 

Com um bom antivírus, você garante mais tranquilidade para você e para sua empresa.

Para organizar seus arquivos

O Vivo Cloud é o serviço de nuvem da Vivo. Com ele, é possível acessar seus documentos mais importantes independentemente de onde esteja. O melhor é que tudo fica protegido por uma senha que apenas você tem acesso.

Para se concentrar

O Tidal é a solução ideal para quem só se concentra com uma boa música. 

O streaming oferece uma biblioteca com milhões de canções e ainda conta com o modo de Alta Fidelidade, que garante uma experiência de estúdio ao ouvir suas canções favoritas. 

Pegue o fone de ouvido, isole-se do som ao seu redor e trabalhe sem interrupções!

Imagem de uma mulher trabalhando em casa pelo notebook. Imagem de uma mulher trabalhando em casa pelo notebook.

4. Deixe o espaço de trabalho limpo e organizado

Criar um ambiente silencioso, sem distrações e bagunça é essencial. Por isso, mantenha sempre seus materiais, equipamentos e documentos organizados na sua mesa. 

Não deixe itens pessoais por perto. Evite, ao máximo, distrair-se com televisão ligada e movimentos nos outros cômodos da casa.

5. Faça pausas para melhorar seu desempenho

Muitas vezes, quem trabalha de home office fica tão concentrado, que esquece de cuidar do corpo e da mente, fatores fundamentais para manter a saúde e até realizar as tarefas de maneira melhor.

Por isso, faça pequenas pausas no meio da manhã e da tarde para relaxar com a  meditação ou para a prática de exercícios. Tem dúvidas sobre quais aplicativos usar para isso? Então, veja a seguir:

Apps para ajudar a focar

Vivo Meditação pode te ajudar a focar naquilo que importa, além de contribuir com o desenvolvimento da concentração e a capacidade de lidar com o estresse e a ansiedade, através de meditações guiadas e meditações não guiadas.

O app conta com trilhas sonoras relaxantes, vídeos e animações que auxiliam a prática de exercícios de respiração e consciência corporal. O serviço é gratuito por sete dias e você pode contratar o pacote semanal ou mensal, após esse prazo. 

LEIA MAIS:

Apps para se exercitar

Que tal usar parte da hora do almoço para se exercitar sem sair de casa? O aplicativo BTFIT tem diversos tipos de treinos desenvolvidos por professores da academia Bodytech. Escolha os programas de acordo com o seu objetivo e o tempo disponível.

LEIA MAIS:

 

 

Apps para aprender uma nova língua

Outra opção é fazer algumas pausas para aprender uma nova língua. É ótimo para tirar a mente por alguns minutos do trabalho e ainda alavancar a sua carreira! Na Vivo App Store temos várias opções de cursos online para novos idiomas. 

LEIA MAIS:

Imagem de um homem trabalhando no notebook. Imagem de um homem trabalhando no notebook.

6. Tenha um suporte técnico no seu smartphone

Trabalhar em casa, muitas vezes, significa ter que resolver sozinho os problemas tecnológicos, sem a ajuda imediata de um profissional de TI.

Com o app Vivo Guru, você conta com um time pronto para ajudar com:

  • Dúvidas de tecnologia;
  • Instalação de equipamentos eletrônicos;
  • Configuração de celular;
  • Download de softwares e muito mais.

Ah! O atendimento pode ser via WhatsApp, chat, telefone ou videoconferência. Então, não se preocupe caso precise mostrar para um técnico o que você está com dúvida, é só compartilhar a tela que dará tudo certo.

Aproveite muito mais o seu home office

Viu como essas dicas de como trabalhar no home office podem facilitar a sua vida?

Não tem segredo, mas tem prática. É só se organizar, montar uma rotina e contar com a ajuda da tecnologia para tirar o maior proveito dessa nova modalidade de trabalho.

Aproveite estas indicações e até a próxima!

Leia também: