Ter um celular à prova d’água é um dos sonhos dos consumidores que gostam de contar com um aparelho que ofereça o máximo de segurança possível. E se você é o tipo de pessoa que já passou pelo prejuízo de perder um smartphone porque ele ficou molhado, sabe do que estamos falando. 

Nessas horas, investir em um aparelho que ofereça esse recurso é fundamental tanto para mantê-lo por mais tempo — já que as possibilidades dele parar de funcionar devido a esse motivo são menores — quanto para tirar suas fotos e fazer filmagens com o dispositivo submerso.

Mas, nem sempre é fácil escolher um smartphone à prova d’água, seja pela diversidade de opções no mercado ou até mesmo pelas especificações, que podem gerar dúvidas na hora da compra.

Para te ajudar, preparamos um conteúdo explicando como funciona essa tecnologia, quais são os limites dela e quais os celulares que você encontra com esse certificado. Olha só!

Imagem de uma mulher usando o smartphone em uma piscina. Imagem de uma mulher usando o smartphone em uma piscina.

O que é um celular à prova d’água? 

Na verdade, é um celular resistente à água e que pode entrar em contato com o líquido sem problema.

Para saber se um dispositivo tem essa tecnologia, ele precisa ter a certificação IPX7 ou IPX8

Geralmente, esses tipos de celulares são IP67 ou IP68. Esse “6”, que é o primeiro número, é sobre a resistência contra poeira, enquanto o segundo número é o quão resistente o aparelho é na água:

  • IP67: significa que o celular está protegido contra a poeira e resiste a um mergulho na água de até um metro de profundidade, por até 30 minutos;
  • IP68: atesta que ele está protegido contra a poeira também, mas pode ficar mergulhado na água de forma contínua em uma profundidade de até três metros.

Apesar de alguns aparelhos contarem com essa tecnologia, oficialmente, nenhum fabricante recomenda tirar fotos debaixo d’água, tomar banho com o celular e nem nada do tipo. 

Inclusive, mesmo que o dispositivo seja resistente à água, algumas empresas dizem que o aparelho pode perder a garantia ao entrar em contato com o líquido. Então, pelo sim ou pelo não, é melhor não arriscar, né?

À prova d’água ou resistente à água?

Uma coisa muito importante de se falar é a diferença entre um celular ser à prova d’água e ser resistente à água

Até hoje, nenhum aparelho vendido no Brasil é à prova d’água, porque, se fosse, isso significaria que ele pode ficar por tempo indeterminado em contato com o líquido em qualquer profundidade sem problemas. No país, nenhum fabricante diz isso.

Existem alguns casos de iPhones, por exemplo, que chegaram a ficar mais de um mês dentro de um lago e, quando os dispositivos foram recuperados, eles funcionavam normalmente. 

Porém, existem outros casos de aparelhos que com uma simples queda na piscina ou em uma chuva muito forte apresentaram problemas.

É por isso que as fabricantes chamam os aparelhos de “resistente à água", que é justamente para dizer que os smartphones conseguem suportar algumas situações, mas não dá para dizer que eles sempre vão ficar bem em contato com o líquido.

Geralmente, os celulares com resistência IP67 ou IP68 contam com uma vedação maior, na entrada do chip do celular, no conector de carregamento e em outras partes.

Inclusive, ao entrar em contato com a água, os celulares mais novos avisam que podem estar molhados e por isso eles não carregam, mesmo que você os coloque na tomada. 

Com um sistema de reconhecimento interno, o dispositivo só vai carregar quando perceber que está completamente seco, assim evita que prejudique algum componente interno, já que é tudo eletrônico, né?

É justamente por isso que essa medição de resistência da água é tão importante. Quanto menor for o segundo número do “IPXX”, menor é a resistência. 

Por exemplo, um celular ou fone de ouvido com resistência “IPX4” é porque ele é resistente ao suor e a respingos d’água, enquanto “IPX7” ou “IPX8” significam que o aparelho realmente pode ser submerso na água.

Água caindo em cima de celular Água caindo em cima de celular

Como saber se o seu celular é à prova d’água?

Se você tem o smartphone há algum tempo e, quando comprou, não se atentou a esse tipo de informação, não se preocupe. Não precisa cometer a imprudência de colocar ele na água para descobrir, ok?

Essas e outras informações referentes ao seu aparelho estão registradas no manual de instruções que vem na caixa do produto. Se você ainda o tiver, basta dar uma olhada que conseguirá descobrir qual a certificação dele. 

Porém, se você não tem mais acesso ao manual, basta digitar o modelo do seu dispositivo nos sites de busca ou acessar a página do fabricante. Por lá, você poderá baixar a ficha técnica e descobrir sua certificação.

Ainda existe uma terceira via, que é a instalação de aplicativos que façam essa função. Eles podem ser encontrados na loja virtual do seu aparelho e, dependendo do app escolhido, você poderá contar com uma análise completa do seu dispositivo.

Imagem de um homem mergulhando no mar. Imagem de um homem mergulhando no mar.

Quais celulares filmam embaixo da água?

Desde que tenha resistência à água com IP67 ou IP68, é possível usar o celular para filmar embaixo d’água, porém a maioria deles fica com a tela sem funcionar já que o líquido atrapalha o toque do dedo.

Uma dica é usar o botão lateral, como o de volume, para fazer uma foto ou filmar embaixo d’água. Ou, senão, colocar o smartphone para gravar antes e depois submergi-lo.

Mesmo assim, o melhor é não abusar da sorte e não usar os aparelhos dessa maneira, tá?

Quais os melhores smartphones à prova d’água?

Geralmente, os aparelhos resistentes à água são os tops de linha e com a tecnologia mais avançada. A seguir, você confere uma lista com algumas opções. Olha só:

Celulares à prova d’água Samsung

Imagem de um smartphone Samsung Galaxy. Imagem de um smartphone Samsung Galaxy.

A Samsung é uma das fabricantes de celular que conta com o maior número de telefones com resistência à água.

Por exemplo, desde o Galaxy S7, apresentado em 2015, a empresa já conta com IP68 nele. 

Hoje em dia, o Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra, além de serem um dos melhores aparelhos do momento, também trazem essa certificação.

O mesmo vale para a linha Galaxy Note. Desde o Note8 até o Note 20, todos os celulares contam com a resistência à água com certificação IP68. O grande diferencial desses aparelhos é o suporte à canetinha S-Pen, que é muito útil para anotar as coisas no celular.

Já na linha Galaxy A, o Galaxy A8 e Galaxy A8+ trazem suporte a IP68 e são smartphones com um preço bem atrativo. 

Resumindo, a Samsung oferece os modelos: 

  • Galaxy S com certificação IP68 desde a linha S7;
  • Note da versão 8 até a 20 com a proteção IP68, além de suporte à caneta S-Pen, utilizada para escrever no dispositivo;
  • A linha Galaxy A conta com a proteção IP68 nos modelos A8 e A8+ e tem um valor mais baixo, se comparada com as versões S e Note.

Celulares à prova d’água Xiaomi

Celular Xiaomi visto de frente e de trás Celular Xiaomi visto de frente e de trás

Nos últimos anos, os aparelhos da Xiaomi passaram a fazer bastante sucesso no Brasil, tendo alguns dos modelos preferidos entre os usuários do sistema Android. Seja pelo custo-benefício ou até mesmo pelo desempenho, muitas pessoas têm investido na marca.

E eles também contam com algumas versões de celulares à prova d’água, sendo elas Mi11 Pro e Mi11 Ultra

Os dois modelos possuem excelentes configurações, com processadores potentes, ideais para tarefas mais pesadas — como jogos, assistir filmes etc. —, bastante memória e amplo espaço de armazenamento.

Além disso, os aparelhos têm um conjunto de câmeras eficiente e que não deixa a desejar na hora de tirar fotos e fazer filmagens debaixo d’água, sendo umas das melhores entre todos os smartphones do mercado.

Por enquanto, esses aparelhos são exclusivos para a China. Mas, muito em breve, provavelmente estarão sendo vendidos aqui no Brasil também.

Em resumo, a Xiaomi oferece os modelos:

  • Mi11 Pro e Ultra que contam com processador Snapdragon;
  • Memória que pode ir de 8 GB a 12 GB;
  • Armazenamento de 128 GB para o Pro e 512 GB no Ultra; 
  • Vem com proteção IP68;
  • Câmeras de qualidade, com diversos recursos disponíveis, como gravação em 8K e zoom de até 120x na versão Ultra;
  • Ainda não estão disponíveis no Brasil.

Celulares à prova d’água Motorola

Diferentes ângulos de um celular Motorola Diferentes ângulos de um celular Motorola

A Motorola só conta com uma opção de celular à prova d’água, que é o Motorola Defy, lançado em 2021 e que tem como principal destaque suas características que promovem resistência ao aparelho. E uma delas é a proteção IP68.

Além disso, seu design robusto com bordas grandes e construção garantem, segundo a empresa, proteção contra quedas de até 1,8 m de altura — desde que ele caia de lado ou com a “quina” recebendo o impacto. 

O dispositivo possui uma tela LCD de 6,5 polegadas com proteção Gorilla Glass e suas configurações de desempenho podem ser consideradas intermediárias, com um processador Snapdragon 662 e 4 GB de memória RAM. O armazenamento é de 64 GB e pode ser expandido com cartão de memória.

Quanto às câmeras, elas entregam um bom desempenho, com a principal sendo de 48 MP e mais dois módulos de 8 MP cada — uma macro e outra de profundidade —, enquanto a frontal é de 8 MP.

Em suma, o Motorola Defy:

  • É o primeiro aparelho com IP68 da marca;
  • Ele resiste a quedas de até 1,8 m de altura;
  • Conta com configurações de desempenho intermediárias;
  • Câmeras com bom desempenho, inclusive debaixo d’água;
  • Bateria com longa duração;
  • Aparelho ainda não vendido no Brasil.

Celulares à prova d’água LG

Imagem de um aparelho LG. Imagem de um aparelho LG.

Um dos smartphones da LG que conta com resistência à água é o LG G8S ThinQ. Ele é um top de linha, conta com o processador Snapdragon 855, tem uma câmera tripla na parte de trás que permite fazer fotos incríveis e um design lindo em vidro. 

Outros smartphones da LG, como o G6, Q7+ e V35 ThinQ também contam com IP68. Os celulares mais básicos, como da linha K, não contam com essa certificação.

Resumindo, o LG G8S ThinQ é um dos tops de linha do mercado que conta com certificação IP68:

  • Os modelos G6, Q7+ e V35 ThinQ, também possuem esse recurso;
  • Todos têm design elegante;
  • Ótima qualidade nas câmeras, garantindo belas fotos dentro e fora d'água.

LEIA TAMBÉM:

Celulares à prova d’água Apple

Celular Apple visto de frente e de trás Celular Apple visto de frente e de trás

Desde o anúncio do iPhone 7, todos os celulares seguintes da Apple são à prova d’água:

Todos eles contam com IP67, ou seja, podem ficar embaixo d’água, mas por menos tempo.

Já os aparelhos:

Contam com IP68. 

A Apple diz que esses celulares são resistentes não só à água, mas também a café, vinho, cerveja, suco... Ou seja, a Apple quer dizer que o usuário não precisa se preocupar caso algum desses líquidos entre em contato com o iPhone. Bacana, né?

Os celulares da Apple costumam ser premium, ou seja, você sempre vai encontrar no iPhone um superprocessador, câmeras incríveis e um design lindo. 

Em resumo, a certificação IP67 existe desde o iPhone 7:

Os aparelhos são resistentes não só a água, mas a outros tipos de líquidos — como vinho, café, suco, entre outros;

Os modelos contam com alguns dos melhores conjuntos de câmera do mercado;

O desempenho é acima da média, devido aos superprocessadores instalados.

Agora que você já sabe como funciona um celular à prova d’água e a importância de conhecer os diversos tipos de certificações antes de entrar na piscina ou praia com o aparelho, ficou mais fácil escolher um smartphone que atenda às suas exigências, não é mesmo?

Então, que tal dar uma passadinha na Loja Vivo para conhecer os mais diversos modelos de aparelhos à prova d’água, com preços e condições especiais, para que você possa registrar todos os seus momentos? Com a variedade de opções, certamente você vai encontrar um que mais combine com você e que torne suas experiências mais satisfatórias ainda!

Gostou das dicas? Então aproveite, divirta-se e até a próxima!

LEIA MAIS: