Os celulares à prova d’água são um sonho dos consumidores, afinal, quem nunca perdeu um celular porque ele acabou molhando, não é? Aqui, você vai entender como que funciona essa tecnologia, quais são os limites dela e quais os smartphones que você encontra com esse certificado. Olha só!

O que é um celular à prova d’água? 

Imagem de uma mulher usando o smartphone em uma piscina.

O celular à prova d’água, na verdade, é um celular resistente à água e que pode entrar em contato com o líquido sem problema.

O que faz um celular ser à prova d'água?'

Para saber se um celular tem essa tecnologia, ele precisa ter a certificação IPX7 ou IPX8. Geralmente, esses tipos de celulares são IP67 ou IP68. Esse “6”, que é o primeiro número, é sobre a resistência contra poeira, enquanto o segundo número é o quão resistente ele é contra água.

  •  O IP67 significa que o celular está protegido contra a poeira e resiste a um mergulho na água de até um metro de profundidade, por até 30 minutos.
  • Já a certificação IP68 atesta que ele está protegido contra a poeira também, mas pode ficar mergulhado na água de forma contínua em uma profundidade de até três metros.

Apesar de alguns celulares contarem com essa tecnologia, oficialmente, nenhum fabricante recomenda tirar foto debaixo d’água, tomar banho com o celular e nem nada. Inclusive, algumas empresas, mesmo que o celular tenha resistência à água, dizem que o aparelho pode perder a garantia ao entrar em contato com o líquido. Então, pelo sim ou pelo não, é melhor não arriscar, né? 

À prova d’água ou resistente à água?

Uma coisa muito importante de se falar é a diferença entre um celular ser à prova d’água e ser resistente à água. Até hoje, nenhum celular vendido no Brasil é à prova d’água, porque, se fosse, isso significaria que ele pode ficar por tempo indeterminado em contato com o líquido em qualquer profundidade sem problemas. No país, nenhuma fabricante diz isso.

Existem alguns casos de iPhones, por exemplo, que chegaram a ficar mais de um mês dentro de um lago e, quando os celulares foram recuperados, eles funcionavam normalmente. Mesmo assim, existem outros casos de celulares que com uma simples queda na piscina ou em uma chuva muito forte apresentaram problema.

É por isso que as fabricantes de celulares chamam os aparelhos de “resistente à água” que é justamente para dizer que eles conseguem suportar algumas situações, mas não dá para dizer que eles sempre vão ficar bem em contato com um líquido.

Como saber se o seu celular é à prova d'água?

Geralmente, os celulares com resistência IP67 ou IP68 contam com uma vedação maior, seja na entrada do chip do celular, no conector de carregamento e tudo mais.

Inclusive, ao entrar em contato com a água, os celulares mais novos avisam que podem estar molhados e por isso eles não carregam, mesmo que você os coloque na tomada. Com um sistema de reconhecimento interno, o celular só vai carregar quando ele perceber que está completamente seco, assim evita que prejudique algum componente interno dele, já que é tudo eletrônico, né?

É justamente por isso que essa medição de resistência da água é tão importante. Quanto menor for o segundo número do “IPXX”, menor é a resistência. Por exemplo, um celular ou fone de ouvido com resistência “IPX4” é porque ele é resistente ao suor e a respingos d’água, enquanto “IPX7” ou “IPX8”, como você viu acima, significa que o aparelho realmente pode ser submerso na água.

Quais celulares filmam embaixo da água?

Imagem de um homem mergulhando no mar.

Desde que tenha resistência à água com IP67 ou IP68, é possível usar o celular para filmar embaixo d’água, porém a maioria deles fica com a tela sem funcionar já que o líquido atrapalha o toque do dedo.

Uma dica é usar o botão lateral, como o de volume, para fazer uma foto ou filmar embaixo d’água. Ou, senão, colocar o celular para filmar antes e depois submergi-lo.

Mesmo assim, o melhor é não abusar da sorte e não usar os aparelhos dessa maneira, tá?

Os melhores smartphones à prova d'água

Geralmente, os smartphones que são resistentes à água são os tops de linha, os com a tecnologia mais avançada. Abaixo, você confere uma lista com alguns dos smartphones que são resistentes à água. Olha só!

Celulares à prova d’água Samsung

Imagem de um smartphone Samsung Galaxy.

A Samsung é uma das fabricantes de celular que conta com o maior número de telefones com resistência à água.

Por exemplo, desde o Galaxy S7, apresentado em 2015, a empresa já conta com IP68 nele. Hoje em dia, com o Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra, além de serem um dos melhores telefones do momento, eles também trazem essa certificação.

O mesmo vale para a linha Galaxy Note. Desde o Note8 até o Note20, todos os celulares contam com a resistência à água com certificação IP68. O grande diferencial desses telefones é o suporte à canetinha S-Pen, que é muito útil para anotar as coisas no celular.

Já na linha Galaxy A, o Galaxy A8 e Galaxy A8+ trazem suporte a IP68 e são smartphones com um preço bem mais atrativo!

Vem escolher o celular ideal da Samsung para você aqui na Loja da Vivo.

Celulares à prova d’água LG

Imagem de um aparelho LG.

Um dos smartphones da LG que conta com resistência à água é o LG G8S ThinQ. Ele é um top de linha, conta com o processador Snapdragon 855, tem uma câmera tripla na parte de trás que permite fazer fotos incríveis e um design lindo em vidro. Saiba mais sobre ele aqui.

Outros smartphones tops de linha da LG, como o G6, Q7+ e V35 ThinQ também contam com IP68. Os celulares mais básicos, como da linha K, não contam com essa certificação. Saiba mais sobre os celulares da LG aqui.

Celulares à prova d’água Apple

Imagem de um aparelho Apple iPhone.

Desde o anúncio do iPhone 7, todos os celulares seguintes da Apple são celulares à prova d’água. Do iPhone 7, passando pelo iPhone 8, o iPhone X e o iPhone XR, todos eles contam com IP67, ou seja, que pode ficar embaixo d’água, mas por menos tempo.

A partir do iPhone XS, 11, SE de segunda geração e 12, todos eles contam com IP68. A Apple diz que esses celulares são resistentes não só à água, mas também a café, vinho, cerveja, suco... Ou seja, a Apple quer dizer que o usuário não precisa se preocupar caso algum desses líquidos entre em contato com o iPhone. Bacana, né?

Os celulares da Apple costumam ser premium, ou seja, você sempre vai encontrar no iPhone um superprocessador, câmeras incríveis e um design lindo. Confira mais sobre os novos iPhones 12 e os demais iPhones da Apple aqui na Loja da Vivo.

Agora é só passar na Loja da Vivo

Agora que você já sabe tudo sobre celulares à prova d’água, é só passar na Loja da Vivo e escolher o ideal para você.

Se você quiser mais algumas dicas, tem um conteúdo muito bacana sobre como escolher o celular com a melhor câmera para sua necessidade. Dá uma olhada aqui.

E, se você quiser saber mais sobre os celulares gamers, aqui você tira todas as dúvidas sobre essa categoria que só cresce.

Gostou das dicas? Então aproveite.

Até a próxima!

Leia também