Dúvidas sobre Vivo Fibra

  • A fibra ótica é uma estrutura de vidro cilíndrica, transparente, flexível e com dimensões microscópicas, parecidas com um fio de cabelo. É uma forma de transmissão que permite o tráfego de dados com velocidades próximas à velocidade da luz. O sinal da fibra ótica é transmitido por meio de reflexões de raios laser ao longo de todo o cabo, atingindo uma capacidade de transmissão única.

  • FTTx é a sigla do original em inglês “Fiber to the x”, que pode ser traduzido como “fibra para um ponto específico x”. A utilização da sigla indica que a rede de acesso é baseada em cabos de fibra ótica, que aumentam a velocidade e estabilidade na transferência de dados. A viabilidade de atendimento está sujeita a disponibilidade técnica e pode se dar das seguintes formas:

    1. FTTH (“Fiber to the home”) corresponde à utilização da fibra até o interior da residência do usuário final, que conta com uma fibra óptica para o seu acesso.
    2. FTTA (“Fiber to the apartment”) corresponde à utilização da fibra até o interior do apartamento do usuário final, que conta com uma fibra óptica para o seu acesso.
    3. FTTC (“Fiber to the curb”) corresponde à utilização da fibra ótica até um armário situado próximo ao cliente, sendo distribuído até o usuário final através da tecnologia VDSL2*.
    4. FTTN (“Fiber to the node”) corresponde à utilização da fibra ótica até um armário situado próximo do cliente, sendo distribuído até o usuário final através da tecnologia VDSL2*, porém com equipamento de maior capacidade de clientes.
    5. FTTB (“Fiber to the building”) corresponde à utilização da fibra até a sala de equipamentos localizada no interior do edifício, sendo distribuído até o usuário final através da tecnologia VDSL2*.

    *VDSL2 (Very-High-Bit-Rate Digital Subscriber Line 2) é um padrão tecnológico de acesso que explora a infraestrutura existente dos fios de cobre.

    Clique aqui e confira uma ilustração sobre as formas de disponibilidade técnica.

    • Velocidade de transmissão de dados é maior que de outras tecnologias;
    • Maior estabilidade de sinal;
    • Não sofre interferências ou quedas de transmissão.
  • Para saber se você está na área de cobertura Vivo Fibra, acesse a página de nossos planos e informe seus dados na área "Consulte a cobertura".

  • Durante o processo de assinatura do plano, será solicitado o agendamento da visita de um de nossos técnicos autorizados para a instalação. No dia e data marcada, o técnico levará os equipamentos necessários para realizar a instalação da Vivo Fibra.

  • As velocidades de download e upload variam de acordo com o plano contratado.

    • Download - varia de 50 MB a 300 MB por segundo;
    • Upload - varia de 25 MB a 150 MB por segundo.

    Conheça todos os planos Vivo Fibra. 

  • Ao chegar com a Fibra até dentro da casa do cliente, o ciclo de transmissão ótica fica completo: desde a rede central até o terminal do assinante. Assim, as vantagens da Fibra em termos de alta capacidade de transmissão e qualidade do sinal são mantidas até a sua casa, o que não acontece quando outras soluções são utilizadas. Além disso, a tecnologia utilizada na Fibra da Vivo suporta uma vasta gama de aplicações e serviços, principalmente os serviços de envio unidirecional de vídeo e TV do tipo unicast e broadcast.

  • Não existem pontos adicionais para a Vivo Fibra.

  • Se sua conexão de internet Vivo Fibra está lenta, faça o seguinte:

    1. Desligue o modem e o roteador;
    2. Desconecte e reconecte os cabos e, em seguida, religue o roteador e o modem;
    3. Aguarde até as luzes estarem todas acesas;
    4. Faça uma limpeza no seu navegador, excluindo cookies e arquivos temporários;
    5. Se a internet continuar lenta, ligue para 10615 e siga as instruções.

     

    Veja também Dicas para o seu Wi-Fi.

     

    Atenção: o compartilhamento de internet com outros dispositivos pode influenciar na velocidade da Vivo Fibra.

  • Para cancelar a assinatura da internet Vivo Fibra, acesse o Meu Vivo ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento 106 15.