Se você estiver montando um quarto gamer em casa, está aperfeiçoando o seu PC gamer ou escolhendo os melhores periféricos, como mouse e teclado, para melhorar a sua jogabilidade, não desconsidere obter uma VPN para jogos, seja de forma gratuita ou paga.

O mesmo vale para gamers que já possuem o seu setup otimizado, mas esqueceram de considerar uma conexão VPN. Quer saber mais sobre o tema? Então, leia o artigo abaixo para descobrir por qual motivo você deve considerá-la.

Ilustração de um escudo escrito VPN dentro e uma nuvem atrás e com uma seta voltada para cima dentro Ilustração de um escudo escrito VPN dentro e uma nuvem atrás e com uma seta voltada para cima dentro

Para que serve a rede VPN?

É a abreviação de Virtual Private Network (Rede Privada Virtual, em tradução livre). Assim sendo, o objetivo dessa solução é tornar a sua conexão com a internet mais segura.

Isso ocorre, pois essa ferramenta possui a capacidade de tornar invisível o seu Internet Protocol, também conhecido como o IP do seu computador, um número de identificação similar à sua identidade na internet.

Dessa maneira, ao utilizar o serviço para se conectar, o seu fornecedor de acesso à internet não poderá acompanhar o seu comportamento online, tampouco acessar dados que envia ou recebe. Além disso, você se livra de anunciantes e terceiros.

Em termos técnicos, “ela redireciona você por meio de um servidor remoto especialmente configurado. Isso significa que, se você navegar online com essa ferramenta, o servidor VPN se tornará a fonte de seus dados”, conforme o site Kaspersky.

Assim sendo, para uso doméstico e empresas, é uma solução que oferece uma segurança considerável, uma vez que disfarça a transição de seus dados por meio de criptografia, de forma que criminosos virtuais não conseguem decifrá-los.

Ilustração de um computador e celular ligados a uma VPN dentro de uma nuvem e a um servidor Ilustração de um computador e celular ligados a uma VPN dentro de uma nuvem e a um servidor

O que é VPN para jogos?

Não é tão diferente da tecnologia normal. Assim sendo, a pergunta a ser feita é: qual o benefício de VPN para jogos

De forma rápida, além da segurança de dados, podemos elencar dois bons motivos pelos quais você deve investir nessa tecnologia: reduz o ping, evitando, por consequência, lags e um possível ataque DDoS.

Evita lag

Por exemplo, se você está enfrentando lag ao longo do jogo, é possível que o seu Internet Service Provider (ISP) esteja limitando a sua conexão. E, nesse tipo de situação, uma VPN evita esse estresse, por tornar a sua atividade anônima. 

No entanto, não podemos deixar de ressaltar que a redução de internet está estritamente ligada à conduta do fornecedor de acesso à internet que você possui. A Vivo, por exemplo, dá autonomia aos usuários, através da ferramenta de teste de velocidade de internet

Com ela, os gamers podem acompanhar as velocidades de download, upload, ping e jitter sempre que desejarem, com o objetivo de constatar que o que foi contratado está sendo, de fato, entregue.

Um outro motivo que ocasiona lag está relacionado com o fato de estar distante do servidor do jogo. Nesse caso, você pode conectar-se, através de uma VPN que possui uma ampla rede de servidores, a um que esteja mais próximo. Dessa forma, sua jogabilidade será mais veloz e proveitosa.

Ilustração de uma placa com chip e um cadeado brilhante desenhado no centro Ilustração de uma placa com chip e um cadeado brilhante desenhado no centro

Garante privacidade e segurança

O outro motivo para apostar em um serviço de VPN para jogos é que todos estamos suscetíveis a golpes e ataques no ambiente digital

Todavia, os gamers estão ainda mais, dado o fato de que estão sempre conectados, em contato com várias pessoas e, muitas vezes, a servidores públicos para jogar.  

Nesse contexto, vivenciar um ataque do tipo DDoS, que tem como objetivo sobrecarregar um servidor ou computador até derrubá-lo, é mais fácil do que se imagina. À vista disso, a ferramenta pode proteger de toda a carga de risco inerente que existe na web.

LEIA TAMBÉM:

Expansão geográfica

Por fim, dependendo do serviço que você escolher, alterar o IP do computador auxiliará você a contornar o bloqueio geográfico. 

Ou seja, você terá a chance de desbloquear um jogo mais cedo ou inscrever-se em um serviço disponível fora do Brasil.

Como escolher a melhor VPN para jogos?

Entre os gamers que já utilizam essa tecnologia, existem seis serviços que se sobressaem, não apenas por terem sido desenvolvidos considerando quem joga, mas por apresentarem uma aplicabilidade que, de fato, é funcional. Entretanto, todos são pagos:

  1. ExigLag: permite a otimização de rotas e estabilidade de velocidade da conexão, a fim de acabar com o lag. Dá para testar o sistema gratuitamente por três dias;
  2. NoPing: conta com mais de 1,5 mil servidores dedicados ao redor do mundo para otimizar seu jogo. É possível testar, de graça, a plataforma for sete dias; 
  3. Surfshark: considerado o melhor VPN para jogos do mercado;
  4. NordVPN: velocidade de upload consistente;
  5. IPVanish: melhor custo-benefício; 
  6. ExpressVPN: servidores disponíveis em todo o mundo.

Além desses, testados para PC Gamer, existem serviços de VPN gratuitos, bem como os que você pode contratar a partir do antivírus que utiliza no computador. No entanto, você precisará testar a eficácia do serviço enquanto joga.

Independentemente da sua escolha, é essencial se certificar que o serviço contratado possui excelentes credenciais de privacidade, assim como uma excelente velocidade de conexão. Caso contrário, as chances de você se frustrar serão grandes.

Mulher de costas sentada na frente de um PC gamer com as mãos ajustando o headphone na cabeça Mulher de costas sentada na frente de um PC gamer com as mãos ajustando o headphone na cabeça

Como usar VPN para jogos?

A usabilidade da conexão vai depender do serviço que você escolher e de como a interface dele funciona. No entanto, geralmente, basta você “ligá-la” antes de iniciar um jogo — ou deixá-la sempre ligada. 

  1. Assim que conectar-se à internet, inicie o serviço. A partir desse momento, seu ISP não conseguirá detectar o seu computador, uma vez que ele encontra-se na rede local da VPN;
  2. O seu endereço de IP será “mascarado” por outro, fornecido pela ferramenta contratada;
  3. Feito isso, você pode jogar à vontade, sem medo de ataques cibernéticos e com uma velocidade maior.

Como usar VPN no PUBG?

Para jogar PUBG e qualquer outro jogo, basta você iniciar a conexão do serviço antes de começar a jogar. Para tanto, você pode seguir o passo a passo citado no tópico anterior.

Qual a melhor internet para usar VPN e jogar?

Por fim, o combo perfeito para você, gamer, aprimorar a sua jogabilidade é uma VPN para jogos de qualidade e uma internet estável e veloz, oferecida pela fibra ótica. Portanto, não perca tempo e conheça os planos oferecidos pela Vivo

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre VPN para jogos? Pois então, aproveite para contratar um serviço de VPN e, de quebra, turbinar o seu setup gamer com algumas das nossas dicas.

Até breve!

LEIA MAIS: