O sucesso estrondoso de jogos como Fortnite e Minecraft contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento e lançamentos de jogos cross-play, também referidos como multiplataformas.

O que é ótimo, afinal, quem não deseja jogar online com os amigos, sem se preocupar com o lugar onde está ou o dispositivo que cada um está utilizando?

Abaixo, você confere várias informações sobre esse tipo de game, bem como oito dicas de títulos para você combinar aquela jogatina com os amigos.

Jovem segurando um celular enquanto joga usando fone e apoiado com os cotovelos na cama Jovem segurando um celular enquanto joga usando fone e apoiado com os cotovelos na cama

O que é um jogo cross-play?

Para entender melhor, imagine a seguinte situação: você deseja jogar determinado título com seus amigos, mas enquanto um possui um Xbox e o outro é entusiasta do PS4, você prefere jogar através do seu PC gamer e ainda tem aquele que é aficionado por celular gamer

Ou seja, em teoria, vocês estão frente a um impasse, uma vez que cada um utiliza uma tecnologia diferente. No entanto, é aqui que entra o conceito de jogo cross-play para salvar o dia. 

Também conhecido como jogos multiplataforma, em síntese e como o nome diz, esse tipo de game pode ser jogado entre diferentes plataformas. Isto é, são títulos de diferentes desenvolvedoras e/ou publishers que estão disponíveis no modo cross-play e, por isso, você pode jogar com seus amigos — online, é claro.

E o que é cross console?

O cross console refere-se aos jogos que interagem somente com outros consoles, excluindo a jogabilidade a partir de dispositivos móveis e PC Gamer. Por isso, carrega a palavra “console” no nome.

O motivo de sua existência está vinculada ao fato de que existe diferença na jogabilidade a partir de um console, em que você tem uma limitação de periféricos, e de um PC, em que você pode utilizar mouse e teclado gamer, e elevar a sua performance, tornando, assim, partidas de cross-play injustas.

Por conta disso, embora o jogo Call of Duty Modern Warfare permita o cross-play entre consoles e PCs, há a função de desativar a funcionalidade e também de filtrar somente as pessoas que utilizam controle ou quem utiliza mouse e teclado, conforme explica o Oficina da Net.

Avô e neta felizes jogando videogames com controles e sentados em um sofá Avô e neta felizes jogando videogames com controles e sentados em um sofá

Qual foi o primeiro jogo a ter cross-play?

Todavia, antes de desbravar um pouco mais sobre o assunto, é importante saber que o primeiro jogo a ter cross-play não é atual, apenas tomou outra amplitude. De acordo com o Guinness World Records, o primeiro jogo cross-play foi publicado em 2002. 

Desenvolvido e publicado pela Square Enix, o Massively Multiplayer Online RPG (MMORPG), Final Fantasy XI, da série Final Fantasy, permitia que jogadores de Xbox 360, PS2 e PC jogassem juntos. Por consequência, um ano após o seu lançamento, em 2003, o jogo venceu na categoria “Melhor Jogo Multiplayer” no VGX Awards.

Como funciona o cross-play?

Em primeiro lugar, para que funcione da maneira que os gamers desejam, as fabricantes, acima de tudo as que dominam o mercado, como Sony Entertainment, Microsoft, Steam e Epic Games, precisam entrar em acordo, o que parece estar acontecendo cada vez mais. 

Dito isso, é preciso que o jogo seja multiplataforma — não, não são todos os jogos adaptados à tecnologia. “Alguns estúdios afirmam que oferecer a opção de cross-play é difícil e custoso, por isso acabam não permitindo essa opção em suas obras”, conta o Tecnoblog

Mas, não se assuste, a maioria dos multiplayers online já estão sendo desenvolvidos a partir dessa demanda que, a propósito, está cada vez mais crescente. Afinal, esse é o novo padrão. 

Sobre o funcionamento da tecnologia, que alguns dizem ser custosa demais, em síntese, a comunicação entre cliente versus jogador ou cliente versus servidor é possível através de um conjunto de regras chamadas Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP). 

Por razão desses dois protocolos extinguem-se as divergências de hardware entre plataformas. É devido a isso também que o cross-play acontece apenas quando você estiver jogando online. Por esse motivo, mais do que nunca, você precisa da melhor conexão de internet: potente e estável.

Homem segurando um controle de um Xbox enquanto joga na TV Homem segurando um controle de um Xbox enquanto joga na TV

Como ativar o cross-play?

Bom, agora que você já sabe as maravilhas desse tipo de game, bem como a definição do conceito cross console e da importância de Final Fantasy XI, já dá para encarar o conteúdo mais prático do texto e aprender a ativar o cross-play

Antes, lembre-se de que nem todos os jogos habilitaram a tecnologia, portanto, se você quiser dar uma espiada na lista que preparamos com oito opções para não perder tempo, sinta-se à vontade. 

Assim sendo, cada jogo possui uma forma de ativação e desativação. A boa notícia é que todas, geralmente, estão localizadas nas opções “Configurações” e/ou “Jogabilidade”. À vista disso, basta procurar por “Jogo entre plataformas” ou algo nesse sentido. Em termos gerais, o único que foge da regra é o Xbox, logo, você confere o passo a passo abaixo:

Como ativar o cross-play no Xbox

Suponhamos que você esteja tentando habilitar o cross-play direto no jogo, mas o processo não está funcionando. Isso pode acontecer porque, talvez, você precise alterar as configurações direto no console. Para tanto:

  1. Acesse a tela principal do Xbox;
  2. No controle, clique no botão luminoso com o símbolo do Xbox;
  3. Vá até a opção “Perfil e sistema”;
  4. Procure por “Configurações”;
  5. Na aba “Conta”, selecione “Privacidade e segurança online”;
  6. Feito isso, clique em “Privacidade do Xbox”;
  7. Desça e selecione “Ver detalhes e personalizar”;
  8. Selecione “Comunicação e multijogador”;
  9. Permita as opções “Participar de jogos de multijogadores” e "Ingressar no jogo entre redes”. 

Pronto! Agora você poderá jogar com pessoas que utilizam plataformas diferentes.

Quais jogos tem cross-play?

Além de explicar a tecnologia, preparamos uma lista com os oito principais games para você aproveitar com os amigos. E para iniciar com estilo, vamos começar com um free-to-play.

Call of Duty: Warzone

Plataformas: PS4, Xbox Series X, PS5 e Windows.

Call of Duty: Warzone é um First-person shooter, multiplayer, do gênero Battle Royale, publicado pela Activision em 2020. O título compõe Call of Duty: Modern Warfare e recebeu integração com Call of Duty: Black Ops Cold War, mas não requer compra. 

A narrativa é extremamente envolvente e divertida. Se você for fã de “Call of Duty'', então, não vai se decepcionar. Isso porque o jogo apresenta gráficos de qualidade, uma variedade de armas e um mapa extenso, repleto de detalhes para serem explorados. São 150 jogadores lutando por sobrevivência.

Fortnite

Imagem do jogo Fortnite Imagem do jogo Fortnite

Plataformas: PS4, iOS, Android, Xbox Series X, Xbox One, Nintendo Switch, Windows, PS5 e macOS.

Conforme mencionado no início do texto, juntamente com Minecraft, Fortnite possuiu um papel fundamental na popularização dos jogos cross-play. Lançado em 2017 pela Epic Games, possui vários modos de jogos, como Save The World e o Battle Royale.

No modo Battle Royale, você luta contra 100 jogadores, em um espaço que vai ficando menor conforme o tempo passa, com o objetivo de ser a última pessoa a sobreviver ou o último time vencedor.

Entre muitas indicações e prêmios, vale destacar que Fortnite ganhou, em 2018, nas categorias “Melhor Jogo Multiplayer” e “Melhor Jogo em Andamento” pelo The Game Awards. No mesmo ano, foi indicado nas mesmas categorias pelo British Academy Games Awards (BAFTA). Tá pouco ou quer mais?

Como jogar com cross-play no Fortnite?

Fortnite chamou a sua atenção? Então, saiba como habilitar o cross-play do jogo. Mas, antes de seguir para o passo a passo, saiba que para jogar com seus amigos que utilizam plataformas diferentes que a sua, é preciso adicioná-los na sua lista de amigos na Epic Games. Agora sim, vamos lá: 

  1. Acesse Fortnite;
  2. Clique no botão de menu no canto direito;
  3. Selecione “Adicionar amigos”;
  4. Digite o nome de usuário do seu amigo;
  5. Clique em “Adicionar”.

Pronto! A sua parte está feita, resta ao seu amigo aceitar o convite para vocês poderem jogar juntos.

Among Us

Imagem do jogo Among Us Imagem do jogo Among Us

Plataformas: PS5, PS4, Windows, Android, Xbox Series X, Xbox One, iOS e Nintendo Switch.

Depois de um sucesso, outro: “Among Us”. O game, desenvolvido e publicado pela Inner Sloth, foi lançado para dispositivos móveis e Windows em 2018 e chegou aos consoles entre 2020 e 2021.

“Among Us” é um multiplayer de no mínimo quatro e no máximo quinze jogadores, sendo que de um a três deles são escolhidos, de forma aleatória, para serem impostores, enquanto os outros recebem o título de tripulantes.

Além disso, o jogo pode ocorrer em quatro mapas: 

  • The Skeld;
  • Mira HQ;
  • Polus;
  • The Airship, que se passa em uma aeronave do jogo de aventura Henry Stickmin.

Minecraft

Imagem do jogo Minecraft Imagem do jogo Minecraft

Plataformas: PS5, PS4, PS3, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series S/X, PC, Android e iOS.

Junto com “Rocket League”, “Minecraft” é um dos jogos mais antigos da lista — quando ele chegou, essa história de jogos cross-play era “tudo mato”. Lançado em 2011, foi desenvolvido por Notch, um programador sueco, publicado pela Mojang Studios e, três anos mais tarde, comprado pela Microsoft. 

“Minecraft” é um jogo que se classifica nos gêneros sandbox e sobrevivência, e pode ser jogado de forma solo ou como multiplayer

Apesar do visual pitoresco, meio pixelado, o jogo faz um tremendo sucesso e acredita-se que um dos motivos é por não possuir objetivos específicos a serem cumpridos, o que permite ao jogador certa liberdade na hora de jogá-lo.

Playerunknown's Battlegrounds (PUBG)

Imagem do jogo Playerunknown's Battlegrounds  PUBG Imagem do jogo Playerunknown's Battlegrounds  PUBG

PlataformasWindows, PS4, Xbox One, Android e iOS.

PUBG é um Battle Royale extremamente popular entre fãs do gênero. No mercado desde 2017 para PC e 2018 para as outras plataformas e dispositivos móveis, é um grande sucesso da desenvolvedora PUBG Studios.

A jogabilidade de PUBG é parecida com a de Free Fire e Fortnite, uma vez que você cai de paraquedas em uma ilha qualquer, com outros 100 jogadores e a área diminui progressivamente. Ganha o último jogador ou time sobrevivente.

Por fim, um detalhe interessante é que você pode jogá-lo no modo First-person shooter ou Third-person shooter.

Como habilitar o cross-play no PS4 e Xbox One

  1. Abra PUBG no seu videogame;
  2. Vá até o menu inicial do jogo;
  3. Clique em “Opções” no PS4 ou no botão “Menu” do Xbox One;
  4. Vá em “Configurações” e, logo após, “Jogabilidade”;
  5. Selecione a opção “Jogo entre plataformas”;
  6. Ative-a;
  7. Confirme através da opção “Aplicar”.

Wargroove

Imagem do jogo wargroove Imagem do jogo wargroove

Plataformas: PS4, Windows, Linux, Nintendo Switch, macOS e Xbox One.

Lançado em 2019, “Wargroove” é um jogo de estratégia multiplayer para ser jogado em forma de batalha (um jogador contra o outro) ou cooperativamente, com o objetivo de explorar mapas e inimigos.

Em relação à jogabilidade, o game disponibiliza ferramentas de edição de campanha que permite que os gamers criem seus próprios mapas. 

Rocket League

Capa do jogo Rocket League do Switch Capa do jogo Rocket League do Switch

Plataformas: PS4, Xbox One, PS5, Nintendo Switch, macOS, Windows, Linux e Mac OS

Talvez Rocket League seja o jogo mais “velho” da lista, por ter sido lançado em 2015. Entretanto, sua base de fãs ainda é muito grande e a desenvolvedora, Psyonix, o atualiza com bastante frequência. Uma das novidades, inclusive, é que ele é free-to-play, o que o torna ainda mais atrativo. 

Com uma proposta diferente, por ser um jogo de futebol em veículos, “Rocket League'' conquistou várias pessoas, tal como o prêmio de “Melhor Jogo Multiplayer” pela The British Academy Video Games Award (BAFTA). No entanto, você também pode jogá-lo sozinho.

Dauntless

Imagem do jogo Dauntless Imagem do jogo Dauntless

Plataformas: PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Android e Windows.

Assim como “Call of Duty Warzone”, Dauntless é um jogo free-to-play. Desenvolvido pela Phoenix Labs e distribuído pela Epic Games, foi lançado em 2019 e é um jogo de fantasia, que pertence ao gênero RPG.

Em “Dauntless”, o jogador assume o papel de Slayers para derrubar Behemoths, monstros que surgiram após um evento que destruiu o mundo. 

No modo First-person shooter, as caçadas podem levar, no mínimo, 20 minutos e podem ser realizadas por um jogador, de forma cooperativa ou em grupo de quatro ou seis pessoas — modo público.

Enfim, difícil não se encantar com os jogos cross-play, não é mesmo? Afinal, você amplia a noção de comunidade, tal como o universo game ganha outra proporção e versatilidade. 

Ademais, a partir de agora, você passa a analisar os jogos de videogame de outra maneira e o que a indústria oferece.

Bons jogos e até breve!

LEIA MAIS:

Imagens: Steam, Getty Images e Loja Vivo.