Quem é apaixonado por jogos — e até mesmo quem não é tão fã assim, mas conhece um pouco do assunto —, certamente já ouviu falar na BGS. O evento nacional é o maior da América Latina, e um dos maiores do mundo, voltado para esse universo e o mais aguardado pelos amantes de tecnologia e games no país.

Neste artigo, vamos mergulhar de cabeça no mundo da BGS, trazer informações importantes e contar tudo o que rola de mais maneiro nessa feira, que recebe milhares de pessoas todos os anos. E aí, quer saber mais? Então, vamos nessa!

Imagem de uma mulher jogando em um simulador de corrida.

O que é a BGS?

A Brasil Game Show é um evento anual voltado para o mundo da tecnologia e dos games, no qual empresas que são referência nesse assunto fazem a exposição de seus novos produtos e apresentam as ideias inovadoras que já foram e serão lançadas nos meses seguintes.

A feira teve sua primeira edição no Rio de Janeiro, no ano de 2009, com o nome de Rio Game Show. Na época, o evento reuniu cerca de 8 mil pessoas e, de lá pra cá, se tornou um sucesso tão grande que mais de 2 milhões de fãs já marcaram presença, sendo que o maior público foi registrado em 2019, com aproximadamente 330 mil participantes.

Atualmente, o principal ponto de encontro é no Expo Center Norte, em São Paulo, e reúne tanto empresas renomadas no universo gamer e tecnológico quanto convidados famosos nacionais e internacionais. 

Durante a ação, os participantes encontram diversas formas de entretenimento, como: 

  • Inúmeros estandes de jogos montados por nomes de referência no mercado gamer: Nintendo, Sony, Microsoft, Epic Games, WB Games etc; 
  • Exposição de produtos, consoles, acessórios, souvenirs e roupas personalizadas;
  • Campeonatos de e-sports de jogos como, CS: Go, Mortal Kombat, Crossfire, entre outros;
  • Apresentações e eventos de cosplay;
  • E muito mais.
Imagem do stand Vivo na BGS.

Além disso, todos os anos a feira conta com convidados especiais e de renome no universo tecnológico e gamer. Algumas das celebridades que passaram por lá nas últimas edições da BGS, foram:

  • Steven Ogg, Ned Luke e Shawn Fonteno (2019): atores que deram vida aos famosos personagens de GTA V. Ou seja, Trevor, Michael e Franklin, respectivamente;
  • Hidetaka Miyazaki (2019): um dos principais nomes por trás do universo Soulsborne;
  • Cory Barlog (2018): diretor de God of War;
  • Rod Fergusson (2018): diretor da saga Gears War;
  • Nolan Bushnell (2017 e 2018): criador do Atari;
  • Ed Boon (2014, 2017 e 2019):  um dos criadores e diretores da saga Mortal Kombat e Injustice;
  • Entre muitos outros.

Quando acontece a BGS 2021?

A Brasil Game Show acontece anualmente no mês de outubro, geralmente, com datas próximas ao Dia das Crianças. A última edição (12ª, em 2019), aconteceu entre os dias 9 e 13 de outubro e a próxima está marcada, por enquanto, para as datas entre 6 e 12 de outubro de 2022. Ou seja, não teremos o evento em 2021. 

No ano de 2020, quando aconteceria a 13ª edição, a feira foi cancelada devido à pandemia e a apresentação foi 100% online, com o nome de BGS Day

Em 2021, o evento foi novamente adiado, mas ainda não há informações concretas se acontecerá alguma ação virtual, como no período anterior.

Imagem do público da BGS em frente ao stand do Fortnite.

Por que a BGS 2021 foi cancelada?

Assim como no ano anterior, a BGS 2021 foi cancelada e transferida para as datas entre os dias 6 a 12 de outubro de 2022. Esse adiamento ocorreu por conta da Covid-19, que tem gerado medidas de distanciamento social a fim de tentar conter a transmissão da doença.

Pelo fato do evento reunir centenas de milhares de pessoas, a direção do projeto reconheceu que seria um risco para os protocolos de segurança que vêm sendo adotados e decidiu pelo adiamento. 

A expectativa é que, no ano que vem, a população já esteja devidamente vacinada e protegida do vírus, podendo curtir o que promete ser “a maior e melhor edição da BGS” (segundo a organização do evento), com menores preocupações em relação aos problemas causados pelo coronavírus.

Imagem de um jogador se preparando para iniciar uma partida de e-sports.

Quanto tempo dura a BGS?

Em sua primeira edição, ainda no Rio de Janeiro, apenas uma data foi utilizada para o evento (21/06/2009). Porém, à medida que a feira foi ganhando notoriedade nacional e internacional, o período passou a ser maior, devido às inúmeras parcerias que foram sendo realizadas e a demanda do público.

Nas últimas edições (2018 e 2019), a ação teve duração de cinco dias, sendo o primeiro deles voltado às empresas parceiras e imprensa, e os outros quatro abertos para o público em geral. Com a 13ª edição sendo adiada por dois anos seguidos, a expectativa é que o evento dure sete dias em 2022.

Quanto custa o ingresso da BGS?

O valor dos ingressos da BGS são variados e contam com diversas configurações, para que você possa escolher a que melhor atenda à sua disponibilidade e condições financeiras. Portanto, é possível adquirir entradas ou meia-entrada para um dia avulso, fim de semana, quatro dias ou para o evento completo.

Imagem de um jogador em um simulador de corrida.

Como funciona o ingresso da BGS?

O ingresso pode ser adquirido no próprio site do evento e os valores são distribuídos nas categorias informadas acima, por meio de lotes. O que vai determinar o preço é o lote que estiver disponível no momento da aquisição.

Cada bilhete tem suas particularidades e regras, como dias, horários e setores permitidos para entrada. O ingresso destinado ao camarote, por exemplo, concede ao cliente benefícios, como:

  • Acesso ao camarote BGS;
  • Acesso ao evento 1:30h antes do início;
  • Lugares com visão privilegiada;
  • Open drink;
  • Área relax, com massagem etc.

Para quem já adquiriu o ingresso antecipadamente, nos lotes de 2020 e final de 2021, continuarão com as entradas garantidas para a 13ª edição do evento, em 2022. 

Além disso, os clientes contarão com benefícios extras disponibilizados pelo programa “Superingresso”, que oferecem diversas exclusividades, entre elas:

  • Ingresso físico colecionável;
  • Desconto na loja oficial da BGS, parceiros e expositores;
  • Entrada exclusiva e diferenciada para áreas do evento;
  • Acesso a conteúdos digitais gratuitos;
  • Cortesia em revistas personalizadas etc.
Imagem de um time de e-sports.

Como funciona a meia-entrada da BGS?

A BGS anuncia seus ingressos com valores destinados à meia-entrada. Confira, a seguir, quem pode usufruir desse benefício:

  • Pessoas que doarem 1kg de alimento não perecível;
  • Idosos com mais de 60 anos, portando documento de identificação;
  • Pessoas com deficiência (gratuidade), portando o Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social ou documento comprobatório emitido pelo INSS;
  • Estudante com carteirinha original, dentro da validade e aceita em território nacional;
  • Professores com documento de identificação profissional;
  • Clientes Ourocard Banco do Brasil.

Quando será a BGS 2022?

Com os adiamentos dos anos de 2020 e 2021, a BGS anunciou que as novas datas para o acontecimento do evento, serão entre os dias 6 a 12 de outubro de 2022. 

Com isso, pela primeira vez, a feira terá uma duração de sete dias, a qual os organizadores do projeto prometem ser a maior e melhor edição dentre todas que já aconteceram.

Agora que você já sabe tudo que rola de bacana na BGS, aposto que ficou mais empolgado ainda para participar da próxima edição, não é mesmo? Então, escolha sua modalidade de ingresso, combine com a galera e se prepare para curtir um dos eventos mais esperados de 2022. Nos vemos por lá, heim!

LEIA TAMBÉM: