A tecnologia e seus benefícios

Você sabia que quase 90% das crianças e dos adolescentes brasileiros estão conectados à internet? É isso mesmo. E a maioria utilizam seu smartphone como principal dispositivo para acessar sites e aplicativos.

Fácil de acessar e com configurações personalizadas, seu filho pode explorar e conectar com o mundo de maneira saudável. O smartphone para crianças é ideal proporcionar um ambiente prazeroso para que seu filho aprenda e jogue de forma administrada.

Defina limites, gerencie todo acesso e ajude seu pequeno aproveitar o mundo digital com segurança.

Imagem de menina usando smartphone Imagem de menina usando smartphone

Recomendações de uso

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que os pais ou cuidadores estipulem regras em relação ao tempo de uso de tela, sendo aconselhável até três horas por dia.

Para ajudar no direcionamento com relação aos smartphones, a Sociedade Brasileira de Pediatria incentiva os pais a limitarem o acesso das crianças aos aparelhos conforme a faixa etária:

  • Até dois anos: o ideal é que a criança não tenha contato com smartphones e outras telas;
  • Entre dois e cinco anos: limitar o contato ao máximo uma hora por dia;
  • Dos seis aos 10 anos: recomenda-se o uso por no máximo duas horas por dia, sempre com supervisão;
  • Entre 11 e 18 anos: a recomendação é restringir a duas ou três horas, com supervisão

O objetivo é promover saúde e bem-estar para crianças e adolescentes em contato constante com tecnologias digitais, como smartphones, computadores e tablets.

Uso dos smartphones na Educação

Por meio de vários conteúdos, a interatividade individual em um smartphone é essencial para as crianças desfrutarem de um ambiente virtual seguro, com aprendizagem escolar apropriada e brincadeiras intuitivas.
Além de:

  • Desenvolver competências 
  • Adquirir e praticar novas habilidades
  • Sistema Educacional personalizado 
  • Aulas online 
  • Ouvir podcast
  • Desenhos e vídeos autoexplicativos

Com um mundo cada vez mais conectado, o uso da tecnologia vai permitir que seu pequeno tenha fácil acesso às informações e claro, ferramentas fundamentais para aperfeiçoar seus estudos e formação.

Imagem de uma menina assistindo a aula em casa pelo tablet Imagem de uma menina assistindo a aula em casa pelo tablet

Ferramentas de monitoramento

O mundo está cada vez mais conectado. Nesse cenário, crianças e adolescentes têm a vantagem de aprender e se divertir em um universo online com infinitas possibilidades.

Porém, esse ambiente virtual que proporciona tanto conhecimento e entretenimento é também cheio de armadilhas.

Nesse sentido, cabe aos responsáveis controlar o acesso, garantindo a segurança na internet e, ao mesmo tempo, mantendo a privacidade dos menores. É o chamado controle parental.

Equação difícil de balancear, não é mesmo? A linha entre o cuidado e a invasão da vida dos filhos é tênue e deve ser olhada com cuidado.

Por isso, é preciso fortalecer a relação de confiança com eles, mostrando os motivos da preocupação e que eles podem – e devem – comunicar sobre qualquer situação estranha na internet.

Essas ferramentas são fundamentais para gerenciar as restrições de conteúdo e tempo de uso equilibrado para as crianças. Confira os benefícios e a importância dessas ferramentas oferecidas pelos próprios fabricantes de celulares:

Google

O Family Link é uma ferramenta do Google que permite o gerenciamento remoto de todo o conteúdo que os filhos acessam. Os pais podem controlar o celular em vários níveis, definindo e determinando regras digitais básicas para permitir somente a visualização de conteúdos adequados para a sua idade. Além do gerenciamento à distância, tempo de uso, localização, liberação de apps na Play Store e muito mais.

Samsung

O Modo Infantil é uma ferramenta que cria um perfil dentro do aparelho específico para o uso de crianças.  Através de uma interface intuitiva e totalmente desenvolvida para o público infantil, é disponibilizado  mais de 3.000 apps. Além do conteúdo de educação e entretenimento, a ferramenta também permite o controle sobre tudo o que é acessado, podendo administrar e estabelecer tempos específicos de uso para cada aplicativo e tempo de tela.

iPhone

Nos iPhones temos a configuração de Conteúdo e Privacidade. Nela é possível bloquear ou limitar apps e recursos específicos nos dispositivos da criança. Também é possível mudar os ajustes para restringir conteúdo explícito, compras e downloads, além de privacidade estabelecidas.  Você conta com a função de Compartilhamento Familiar e a função Tempo de Uso, sendo possível gerenciar como a criança usa seus respectivos dispositivos.

Imagem de uma família sentada à mesa. e cada um dos membros está usando um celular. Imagem de uma família sentada à mesa. e cada um dos membros está usando um celular.

Dia a dia das crianças no Smartphone

Além do tempo de uso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) orienta outros pontos no dia a dia para ajudar os pais e responsáveis no uso de smatphones para crianças:

Evitar telas durante as refeições e desconectar uma a duas horas antes de dormir. Oferecer como alternativas: atividades esportivas ao ar livre ou em contato direto com a natureza, sempre com supervisão responsável. Não permitir que as crianças e adolescentes fiquem isolados nos quartos com televisão, computador, smartphones ou com uso de webcam. 

Estimular o uso do smartphone nos locais de uso comum da casa. Crie regras saudáveis para o uso de equipamentos e aplicativos digitais. Coloque senhas e filtros apropriados para toda família.

Evitar encontros com desconhecidos online ou offline. Saber com quem e onde seu filho está, e o que ele está acessando, é responsabilidade legal dos pais/cuidadores;

Conteúdo ou vídeos com teor impróprio para crianças e adolescentes devem ser denunciados e retirados pelas empresas de entretenimento ou publicidade responsáveis.

Imagem de pai vigiando celular de filha Imagem de pai vigiando celular de filha

Os melhores apps de controle parental

Alguns aplicativos ajudam os responsáveis nesse cuidado com o acesso dos filhos, limitando e trazendo informações importantes da navegação dos pequenos.

Listamos aqui os melhores, os mais eficientes e usados nos últimos tempos. Confira só nossa seleção!  

Menina na pista de skate usando o celular com internet para condomínio Menina na pista de skate usando o celular com internet para condomínio

AppBlock

É específico para bloquear aplicativos e sites que você considere inadequados.

Além disso, é possível deixar apps e sites inacessíveis em períodos estipulados, como na hora das aulas ou dos estudos das crianças e adolescentes.

Também é gratuito, mas disponível apenas para Android.  

Screen Time

Este é mais focado em controlar o tempo de exposição das crianças às telas.

A versão gratuita ainda tem recursos como relatório de uso, histórico de busca e notificações caso haja tentativa de instalação de apps.

Já a paga permite bloquear aplicativos e sites em horas pré-determinadas.

Versões disponíveis para Android e iOS.

ESET Parental Control

A versão gratuita oferece a possibilidade de determinar permissões de acesso a apps e supervisão a atividades infantis. Também dá para configurar o tempo limite para jogos e acessos no dispositivo.

Já a premium permite bloqueio de sites por meio de endereço ou categoria determinada. Os responsáveis ainda podem fazer uso de mensagens que pedem confirmação de recebimento para que os pequenos possam continuar navegando.

Disponível para Android e iOS.

Kaspersky Safe Kids

Tem planos pagos ou gratuitos e funções similares ao ESET, como filtro de conteúdo, gerenciamento de uso, restrições por faixa etária, limite de tempo de exposição à tela, entre outros.

Entretanto, esse app ainda permite o bloqueio de pesquisas no YouTube consideradas prejudiciais ou perigosas aos menores. Além disso, a ferramenta permite monitorar as atividades no Facebook.

O app pode ser baixado para Android, iOS, Windows ou Mac.

Família sentada no tapete da sala de casa acessando seus notebooks e celulares  Família sentada no tapete da sala de casa acessando seus notebooks e celulares

Vivo Pós Família

O plano Vivo Pós Família foram feitos para você! Com ele você compartilha com toda a família, com muita internet, linhas adicionais grátis, minutos para ligações internacionais e Vivo Travel incluso.

  • Muita internet para navegar no 5G. 
  • Linhas adicionais para compartilhar as franquias de internet, voz, SMS e aplicativos com toda a família.
  • Vivo Travel para o titular e linhas adicionais viajarem tranquilos.
  • Possibilidade de estabelecer limites de franquia de internet para cada linha da conta conta através do App Vivo.
  • 100 minutos para fazer ligações internacionais, do Brasil para fora.

Melhores ofertas em Smartphones

Os clientes Vivo Pós do portfólio vigente podem comprar smartphones com os melhores descontos. Os preços e descontos variam conforme o plano e modelo escolhido.

Os clientes que comprarem smartphones com desconto devem cumprir um período de fidelidade e permanecer com o plano por 12 meses. 

Comunicação é a chave-mestra

É claro que o controle parental é fundamental para os Smartphones para crianças e deixa qualquer responsável mais tranquilo em relação à segurança do seu filho, porém, mais que fiscalizar, é preciso conversar.

As novas gerações já entenderam a dimensão da internet e nesse sentido, vale sempre reforçar a importância da navegação segura, falar abertamente sobre o que não pode ver e perguntar sempre antes quando quaqluer mensagem diferente aparecer. 

Por fim, sempre é bom deixar o canal de comunicação aberto, sem repreensões. Construir uma relação baseada na confiança é fundamental.

A tecnologia nunca será problema se soubermos fazer bom uso dela. E essas lições vêm de casa, com muita conversa e confiança.

Conte com a Vivo e acelere o aprendizado do seu filho com os mais diversos assuntos e imersão de ensino nos melhores smartphones para crianças.

Até breve!

Leia também: