30.03.2021
Como fazer pagamento com QR Code? A Vivo explica
Tendência internacional de pagamento, QR Code começa a ganhar força no Brasil
Pagar com QR Code é seguro?
Sim! Porém, como em qualquer transação, é preciso prestar atenção se o valor sendo cobrado é o mesmo e se os dados de pagamento estão certos. É igual quando a gente recebe uma cobrança por código de barras. O código é verdadeiro, mas é preciso ficar de olho se o cobrador é o mesmo.
Você também pode estar se perguntando: qualquer pessoa pode fazer um pagamento desses com o meu celular, já que é só apontar a câmera do celular? Não!
Porque para autenticar uma transação você precisa usar algum aplicativo, como o do seu banco. Ou seja, nada acontece se você não entrar no app do seu banco, autenticar o uso e aí sim fazer o pagamento.
Inclusive, não só pagar por QR Code é seguro como vantajoso para o cliente e para o varejista. Isso porque pagar com cartão de crédito tem uma taxa alta para o vendedor e não cai na hora, enquanto o pagamento QR Code é quase que instantâneo, é dinheiro na conta na hora.
Pagamento QR Code chegou para ficar
Aqui no Brasil, o sistema começou a ganhar força em 2018 pela Cielo, empresa nacional líder na América Latina em transações eletrônicas com cartões de crédito e débito.
Com ela e com outras, como a PagSeguro, Mercado Pago, Safra e o Super Get, que hoje já possuem a tecnologia, usuários de smartphones podem pagar suas compras nas máquinas das empresas por meio da leitura de um QR Code direto na tela do terminal. O único equipamento necessário é um celular com câmera.
O pagamento pode ser realizado por leitores desta tecnologia, que podem ser encontrados nos apps do Banco do Brasil, Bradesco, PicPay, Cielo Pay, Mercado Pago, Ame, Banco Original, Banco Next, AgiBank, Payly, Bitfy, BANQI, Banestes, Uzzo, Alyment e Moeda.
Sempre tem algum novo parceiro chegando e melhorando essa tecnologia!
As vantagens para você
Em um país como o Brasil, com mais celulares que pessoas, o pagamento QR Code é uma alternativa óbvia. A Cielo projetou uma solução simples para o lojista e acessível para todos. A sua plataforma é aberta, e isso significa que ela está disponível para qualquer parceiro interessado.
Afinal, como isso é bom para você? A ideia é fazer pagamentos sem telefones habilitados, o que é necessário para pagamentos por aproximação com carteiras virtuais como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay. Esses aparelhos costumam ser aqueles mais caros.
No caso do pagamento QR Code, basta abrir o app do parceiro (seu banco) ou a carteira digital em qualquer smartphone, mirar a câmera no QR Code na maquininha de cartão e selecionar o cartão que vai usar entre os cadastrados.
Além disso, nem precisa ser usuário de uma instituição parceira.
Com o Cielo Pay, por exemplo, é só instalar o aplicativo no celular, cadastrar os cartões de crédito que quer utilizar e começar a usar. Você pode baixar o Cielo Pay para Android aqui ou o Cielo Pay para iOS aqui.

Bradesco possui seu próprio app
O Bradesco está estimulando seus clientes a fazerem pagamento QR Code. Se você for cliente do banco, é só baixar o app Bradesco Cartões, disponível tanto para Android quanto para iOS.
O aplicativo Bradesco Cartões serve para facilitar o acesso às informações dos seus cartões de crédito do banco em um único lugar.
Para fazer pagamento QR Code com ele é muito fácil. Desde que a maquininha do vendedor esteja habilitada, é só seguir os quatro passos da imagem abaixo:

Mercado Livre oferece pagamento QR Code
Já o sistema Mercado Pago/Mercado Livre também está trabalhando com pagamento QR Code. Ou seja, o Mercado Pago está agindo junto aos comerciantes para estimular as vendas com pagamento QR Code. Segundo a empresa, essa é uma oportunidade de revolucionar os negócios: afinal, o comerciante recebe o valor da venda integral, sem tarifas e na hora.
A tecnologia é própria da empresa, funciona com cartão de crédito e, de acordo com o Mercado Pago, alcança milhões de pessoas. Quer saber mais sobre o QR Code para comerciantes? Acesse esta página do Mercado Pago, na qual o comerciante pode criar seu QR Code.
O Mercado Pago é a plataforma do Mercado Livre que permite o pagamento de compras online com cartão de crédito. Com o pagamento QR Code a ação se estende para lojas físicas, pelos apps do Mercado Livre ou Mercado Pago.
Quer baixá-los? Escolha o seu: Mercado Livre para Android ou Mercado Livre para iOS. As outras alternativas são Mercado Pago para Android ou Mercado Pago iOS.
O sistema também existe na Argentina e com milhares de estabelecimentos. No Brasil, logo no começo eram 12 mil estabelecimentos, número que vem crescendo exponencialmente desde 2018.
QR Code Dinâmico com o PIX veio para revolucionar
BR Code é o pagamento por PIX com QR Code
O BR Code é um padrão único para QR Codes a serem usados por vendedores nas maquininhas. O usuário pagador vai poder usar o mesmo código para iniciar uma transação em diferentes aplicativos, bandeiras ou arranjos.
O BR Code funciona tanto com QR Code estático quanto dinâmico, mas a maneira de pagar continua a mesma: fazendo a leitura do código pela captura da câmera do celular por um app e efetuando o pagamento.
O mais bacana dessa novidade é que mesmo quem não tem uma conta corrente ou um cartão vai ter acesso a uma conta corrente digital provida por alguma fintech. Isso também facilita uma maior inclusão da população no mercado digital de crédito, podendo receber limites rotativos ou mesmo empréstimos pessoais pontuais diretamente na conta.Faça a sua Recarga Vivo com pagamento QR Code no PIX
A Vivo também já embarcou no pagamento QR Code com toda a facilidade que o PIX traz. Você sabia que é possível fazer uma Recarga Vivo? Pois é!
E mais, cliente Vivo Pré na sua primeira recarga via PIX, ganha 10GB de internet durante sete dias para usar como quiser. É possível recarregar tanto pelo aplicativo Meu Vivo quanto pelo site de Recarga Digital .
E você nem precisa se cadastrar, é só carregar! Para pagar, é só acessar o site de Recarga ou app Meu Vivo, selecionar o valor de recarga desejado, escolher o PIX como opção de pagamento, apontar a câmera do celular para o QR Code ou copiar o código gerado para que finalize o pagamento no seu banco ou na sua carteira digital e pronto! Simples, né? Se quiser, clique aqui e faça a sua recarga!
Lembrando que toda vez que fizer sua recarga digital poderá ganhar bônus exclusivos de internet de até 2GB pelo app Meu Vivo ou até 1GB pelo site de Recarga válidos durante sete dias.QR Code diferente de pagamento por aproximação
Apesar de todas essas possibilidades, é preciso dizer que há uma boa diferença entre pagar por QR Code e pagar por aproximação. Por aproximação são três os grandes players no mercado: o Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay. Eles operam por NFC ou Comunicação de Campo Próximo.
Em suma, é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. Apesar de ter crescido, a quantidade de bancos que fazem parceria com a Apple, a Samsung e o Google (que oferece o Pay para qualquer smartphone Android), o pagamento QR Code é muito mais difundido, por abranger mais parceiros.
O pagamento por NFC funciona assim: se o banco aceitar essa modalidade, você pode adicioná-lo a uma carteira digital no seu celular. Com isso, toda vez que você quiser pagar por algo, você acessa esse aplicativo, autentica com a biometria e aproxima de uma maquininha para pagar.
Se você quiser saber mais sobre o que fazem os sistemas de pagamento por aproximação e quais são os smartphones compatíveis, tem esse artigo que conta tudo sobre o Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay.
Viu como o pagamento QR Code é fácil? Agora é só começar a usar.
Ah! Aproveitando que está aqui, temos outra sugestão de artigo para você: