Enfrentar a rotina diária não está nada fácil: lidar com prazos, cobranças etc. traz muita tensão. Então, é preciso cuidar da saúde mental. E um dos caminhos para isso é a meditação, que pode ser guiada ou não guiada.

Chamada por muitos de uma ginástica para a mente, a prática vai ajudar você a relaxar, a se autoconhecer e a se concentrar em suas atividades, além de dar aquela força para lidar melhor com o estresse e enfrentar aqueles dias mais difíceis.

A boa notícia é que toda essa prática pode ficar mais simples de ser realizado com o aplicativo Atma — antes conhecido por Vivo Meditação.

Aposto que você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios da prática de meditação. Mas sabe como funciona? Por onde começar? Como usar o app Atma? 

São essas as dúvidas que esclarecemos abaixo. Confira este artigo e descubra como a prática pode transformar a sua vida!

O que é meditação guiada?

A meditação é uma técnica transcendental que tem como objetivo equilibrar suas emoções e ensinar a lidar melhor com o estresse do dia a dia. Com a prática, que pode ser um hábito diário, você consegue controlar a ansiedade, diminuir o stress, aumentar o foco, entre outros.

A ideia é que, aos poucos, esse ritual seja incorporado na sua rotina, para que você possa se desconectar do mundo exterior e focar na conexão com a sua essência.

No entanto, muita gente diz que não consegue meditar, simplesmente pela dificuldade de se concentrar, ou seja, de desenvolver esse olhar para o seu interior. Felizmente, já existem meditações rápidas que podem ajudar a inserir esse hábito no seu dia a dia.

Por isso, o indicado, principalmente para quem vai iniciar, é contar com a meditação guiada. Transmitidas via áudio ou vídeo, a técnica é narrada por um profissional. Assim, pode variar de um a 30 minutos, de acordo com sua finalidade ou intensidade.

Moça sentada no centro da sala fazendo uma meditação guiada com o Atma, antigo Vivo Meditação

O que é meditação não guiada?

Deu para perceber que a prática guiada auxilia você a meditar, de forma a proporcionar bem-estar. Contudo, há quem prefira a não guiada, em que a pessoa medita sozinha, sem nenhuma instrução externa.

Para quem já tem mais experiência com a prática, pode ser mais fácil realizar o ritual de forma não guiada. Afinal, se concentrar e entrar em um estado introspectivo para essas pessoas já é algo natural.

No entanto, saiba que ambas as técnicas (guiada ou não guiada) vão trazer benefícios para a sua vida, reduzindo os sintomas de ansiedade e a tensão diária.

Mulher sentada na porta de casa meditando com as pernas cruzadas

Por que começar a meditar?

Ao meditar, você percebe ganhos para sua saúde mental e qualidade de vida. Isso porque, quando meditamos, criamos mais consciência sobre nossa mente e corpo. Temos, assim, um ganho para o nosso autoconhecimento.

Então, com a prática diária, você passa a ter um melhor controle sobre seus pensamentos. Isso se reflete em um novo jeito de lidar com os desafios da rotina, seus problemas, tensões, ansiedade e estresse. Interessante, concorda?

Como meditar?

Talvez você tenha algum amigo ou conhecido que pratique meditação, guiada ou não, e que te falou sobre como a prática faz bem. Logo, a vontade de também aproveitar esses benefícios é grande, não é? Mas aí surge a dúvida: como começar a meditar?

A ideia é escolher um momento mais sossegado do seu dia, ou um momento em que você sinta necessidade de fazer uma pausa. Pode ser em um canto silencioso e tranquilo da sua casa ou então aproveitando um momento de pausa entre uma reunião e outra.

Para começar, fique parado em uma postura que garanta conforto. Existem pessoas que preferem seguir as técnicas orientais e realizar a postura de lótus.

Mas é importante ressaltar que não há regras dizendo que é obrigatório ficar nessa posição. Feche os olhos e sinta seu corpo e sua respiração.

Preste atenção no ar que está passando pelas narinas ao inalar e ao exalar. Se, por algum acaso, um pensamento vier à mente, não se preocupe, isso acontece no início da prática da meditação, basta retomar sua atenção ao que você está fazendo.

Se você nunca meditou, comece o ritual com intervalos curtos para que, aos poucos, seu corpo e sua mente possam se habituar com a técnica.

A dica é começar com meditações guiadas simples de, no máximo, cinco minutos por dia, para que, gradualmente, você vá aumentando o tempo conforme se sentir mais confortável. O importante é ter disciplina e praticar com constância o ritual.

Quais os benefícios da meditação para a saúde?

Saber como meditar é cada vez mais procurado, porque traz inúmeros benefícios, como:

  • Relaxamento;
  • Controle emocional e da ansiedade;
  • Autoconhecimento e aumento da autoestima;
  • Consciência corporal;
  • Redução da depressão;
  • Alívio do estresse;
  • Melhora na qualidade do sono e facilidade para adormecer;
  • Aprimoramento da memória;
  • Melhora da concentração e aumento do foco nos estudos e do trabalho;
  • Melhora da produtividade;
  • Aprimoramento da criatividade;
  • Diminuição de dores crônicas.
Imagem de mulher dormindo

Conheça o Atma, antigo Vivo Meditação

Por que o Vivo Meditação virou Atma?

Para quem está começando, meditar pode não ser tão simples. Mas a tecnologia pode ajudar, como o aplicativo Vivo Meditação, que passou a se chamar Atma. 

É mais uma mudança da Vivo, como o app Vivo, que substituiu as funcionalidades do Vivo Meu Fixo e englobou mais serviços, sempre pensando em benefícios para os clientes.

No Atma, você encontra mais de mil meditações, incluindo guiadas pelo Mestre Satyanatha, para cuidar do seu bem-estar e promover o autoconhecimento. Há ainda a opção de meditações não guiadas, para quem já tem alguma prática.

A especialista em mindfulness, Luiza Bittencourt, também tem conteúdos exclusivos dentro do Atma, para ajudar você a se conectar ao presente e se focar.

O aplicativo para meditação Atma é recheado de novos conteúdos exclusivos e funções que vão ajudar na sua rotina de bem-estar:

  • Coleções com diferentes temáticas para explorar a meditação e focar no próprio bem-estar.;
  • Sons e músicas de fundo para relaxar e ajudar na sua meditação;
  • Conteúdos de mindfulness para focar no detalhes e ampliar a concentração.

A ideia é que você possa se conectar com sua essência, sendo que o app se torna seu parceiro nessa incrível jornada introspectiva.

Ao acessar o Atma, você tem disponível trilhas sonoras relaxantes que auxiliam a prática de exercícios de respiração e consciência corporal. Ideal para quem busca os fundamentos, quer começar a praticar a técnica ou já tem experiência com a prática.

E tem mais, o Atma permite que você medite a prática para diferentes objetivos, entre eles:

  • Alívio do estresse;
  • Controle da ansiedade;
  • Cuidar do sono, dormir melhor e mais.

Como dá para perceber, o aplicativo permite que você viva melhor e com mais equilíbrio, cuidando de sua saúde mental.

Para meditar com as crianças ou pets

Um dos diferenciais do Atma é que você tem conteúdos exclusivos para meditar com as crianças e os pets. Assim, além de ser uma atividade que vai conectar vocês, ela ainda traz benefícios.

Para as crianças:

  • Aceitar melhor as mudanças;
  • Maior foco e concentração;
  • Aumento na criatividade.

Já os pets também podem sofrer com ansiedade e estresse, por isso a meditação para animais é indicada para relaxar, e o Atma ajuda com sons, meditações e conteúdos exclusivos.

Imagem de homem meditando com cachorro

Como eu posso começar a meditar com Atma?

O novo app Atma conta com uma interface ainda mais intuitiva e fácil de usar em qualquer lugar, além de ser dividido em categorias de meditação, como:

Imagem de mulher meditando

Bem-estar: ajudando você a controlar o estresse, a dormir melhor e reduzir a ansiedade;

Imagem de homem meditando

Autoconhecimento: para você se conhecer mais a fundo, acolher bem as mudanças, entre outros benefícios.

Imagem de mulher meditando

Praticando o amor: meditações voltadas para amor e família, amar e perdoar, entre outras.

Imagem de um homem meditando.

Momento Dia a Dia: para ajudar você a lidar com os desafios da rotina.

Como ter acesso ao Atma?

Gostou de conferir todas as vantagens do app para quem quer fazer a meditação, guiada ou não guiada? Basta ir direto na Vivo App Store e acessar o Atma.

Ou, se preferir, pode baixar o aplicativo pela Apple Store, caso tenha um iPhone, ou na Google Play, se tiver um aparelho Android.

Para utilizar as diferentes funcionalidades, é preciso fazer uma assinatura: plano mensal ou plano semanal.

Mas, se você quiser experimentar, dá para testar a versão grátis do app, que traz os fundamentos da prática e exercícios experimentais para iniciantes.

Para começar a usar Atma é bem simples:

  1. Baixe o aplicativo;
  2. Informe seu número Vivo e aguarde o SMS com o código;
  3. Insira o código que você recebeu;
  4. Pronto! É só começar a usar. 

Por que escolher o aplicativo Atma?

A meditação vai ajudar você a desacelerar, reduzindo a tensão diária e melhorando sua concentração. Mas, sabemos que, especialmente para quem pretende iniciar a prática, pode ser difícil manter a introspecção.

Dessa forma, contar com o aplicativo Atma é um jeito bem prático de ter acesso a diferentes meditações. E o melhor é que você medita onde e quando quiser!

Diretamente do seu smartphone, você escolhe a prática mais adequada para o seu momento: assim, pode separar alguns minutos do seu dia para relaxar, limpar a mente e encontrar a sua paz interior.

Dá também para aproveitar as funcionalidades para toda a família, já que o app conta com exercícios preparados para crianças de todas as idades.

Conte com a gente para viver melhor! A meditação, seja guiada ou não, vai ajudar a ter mais qualidade de vida e ainda a lidar com esse período tão incerto da pandemia. 

E aí, gostou de conhecer melhor como a prática é positiva para sua saúde? Então, não perca tempo e aproveite para baixar o aplicativo Atma na Vivo App Store.

Até breve!

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