Enfrentar a rotina diária não está nada fácil: lidar com prazos, cobranças e ainda com toda a insegurança devido à pandemia — que parece nunca ter fim — traz muita tensão. Então, é preciso cuidar da saúde mental. E um dos caminhos para isso é a meditação, que pode ser guiada ou não guiada.

Chamada por muitos de uma ginástica para a mente, a prática vai ajudar você a relaxar, a se autoconhecer e a se concentrar em suas atividades, além de dar aquela força para lidar melhor com o estresse e enfrentar aqueles dias mais difíceis.

A boa notícia é que toda essa prática pode ficar mais simples de ser realizado com o aplicativo Atma — antes conhecido por Vivo Meditação —, uma nova versão do app pensado no seu bem-estar.

Aposto que você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios da prática de meditação. Mas sabe como funciona? Por onde começar? Como usar o app Atma? 

São essas as dúvidas que esclarecemos abaixo. Confira este artigo e descubra como a prática pode transformar a sua vida!

Imagem de mulher meditando Imagem de mulher meditando

O que é meditação guiada?

A meditação é uma técnica transcendental que tem como objetivo equilibrar suas emoções e ensinar a lidar melhor com o estresse do dia a dia. Com a prática, que pode ser um hábito diário, você consegue controlar a ansiedade, diminuir o stress, aumentar o foco, entre outros.

A ideia é que, aos poucos, esse ritual seja incorporado na sua rotina, para que você possa se desconectar do mundo exterior e focar na conexão com a sua essência.

No entanto, muita gente diz que não consegue meditar, simplesmente pela dificuldade de se concentrar, ou seja, de desenvolver esse olhar para o seu interior. Felizmente, já existem meditações rápidas que podem ajudar a inserir esse hábito no seu dia a dia.

Por isso, o indicado, principalmente para quem vai iniciar, é contar com a meditação guiada. Transmitidas via áudio ou vídeo, a técnica é narrada por um profissional. Assim, pode variar de um a 30 minutos, de acordo com sua finalidade ou intensidade.

O que é meditação não guiada?

Deu para perceber que a prática guiada auxilia você a meditar, de forma a proporcionar bem-estar. Contudo, há quem prefira a não guiada, em que a pessoa medita sozinha, sem nenhuma instrução externa.

Para quem já tem mais experiência com a prática, pode ser mais fácil realizar o ritual de forma não guiada. Afinal, se concentrar e entrar em um estado introspectivo para essas pessoas já é algo natural.

No entanto, saiba que ambas as técnicas (guiada ou não guiada) vão trazer benefícios para a sua vida, reduzindo os sintomas de ansiedade e a tensão diária.

Imagem de homem no trabalho Imagem de homem no trabalho

Por que começar a meditar?

Ao meditar, você percebe ganhos para sua saúde mental e qualidade de vida. Isso porque, quando meditamos, criamos mais consciência sobre nossa mente e corpo. Temos, assim, um ganho para o nosso autoconhecimento.

Então, com a prática diária, você passa a ter um melhor controle sobre seus pensamentos. Isso se reflete em um novo jeito de lidar com os desafios da rotina, seus problemas, tensões, ansiedade e estresse. Interessante, concorda?

Como meditar?

Talvez você tenha algum amigo ou conhecido que pratique meditação, guiada ou não, e que te falou sobre como a prática faz bem. Logo, a vontade de também aproveitar esses benefícios é grande, não é? Mas aí surge a dúvida: como começar a meditar?

A ideia é escolher um momento mais sossegado do seu dia, ou um momento em que você sinta necessidade de fazer uma pausa. Pode ser em um canto silencioso e tranquilo da sua casa ou então aproveitando um momento de pausa entre uma reunião e outra.

Para começar, fique parado em uma postura que garanta conforto. Existem pessoas que preferem seguir as técnicas orientais e realizar a postura de lótus.

Mas é importante ressaltar que não há regras dizendo que é obrigatório ficar nessa posição: se preferir, pode encostar na parede, utilizar almofadas e manter as pernas estendidas, ou se deitar. Experimente deixar sua coluna esticada, feche os olhos e sinta seu corpo e sua respiração.

Preste atenção no ar que está passando pelas narinas ao inalar e ao exalar. Se, por algum acaso, um pensamento vier à mente, não se preocupe, isso acontece no início da prática da meditação, basta retomar sua atenção ao que você está fazendo.

Se você nunca meditou, comece o ritual com intervalos curtos para que, aos poucos, seu corpo e sua mente possam se habituar com a técnica.

A dica é começar com meditações guiadas simples de, no máximo, cinco minutos por dia, para que, gradualmente, você vá aumentando o tempo conforme se sentir mais confortável. O importante é ter disciplina e praticar com constância o ritual.

Imagem de mulher dormindo Imagem de mulher dormindo

Quais os benefícios da meditação para a saúde?

Não é à toa que cada vez mais pessoas buscam informações de como meditar: a prática pode transformar sua vida, trazendo benefícios físicos e emocionais. Entre eles, podemos destacar:

  • Relaxamento;
  • Controle emocional;
  • Autoconhecimento;
  • Consciência corporal;
  • Controle da ansiedade;
  • Redução da depressão;
  • Alívio do estresse;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Facilidade para adormecer;
  • Aprimoramento da memória;
  • Melhora da concentração;
  • Aumento do foco nos estudos e do trabalho;
  • Melhora da produtividade;
  • Aprimoramento da criatividade;
  • Aumento da autoestima;
  • Diminuição de dores crônicas.

Para quem não acredita que a prática oferece todos esses ganhos, saiba que há estudos científicos que comprovam os benefícios do exercício. Uma pesquisa da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, apontou que meditar faz muito bem para a saúde.

O estudo concluiu que quem medita 30 minutos por dia consegue ter um alívio na ansiedade e dores crônicas. Além disso, a prática consegue reduzir a duração, por exemplo, do estado de alerta que o nosso cérebro fica quando nos sentimos ansiosos.

Por fim, é importante saber que os momentos de estresse levam muita gente a descontar essa tensão abusando na comida. Então, quando os exercícios promovem esse relaxamento, pode contribuir, de maneira indireta, para a manutenção do peso e qualidade de vida.

Imagem de homem meditando Imagem de homem meditando

Qual a importância de meditar nesse período de pandemia?

Não há como deixar de comentar como essa prática pode nos ajudar a enfrentar essa época tão difícil. A Covid-19 alterou nossa rotina, trouxe preocupação e muita insegurança quanto ao futuro e à nossa saúde.

Em relação ao trabalho, apesar de todas as vantagens do home office, houve mudanças significativas por conta do coronavírus. Há ainda as variantes do vírus que não param de surgir, exigindo paciência antes que tudo volte à normalidade.

São novos tempos, em que é preciso ter resiliência para enfrentar a ansiedade e o estresse diário. Por isso, buscar meios de relaxar, como a prática de atividade física, yoga e meditação, são opções bem-vindas nesse período.

Com a prática diária, você poderá controlar seus pensamentos e ficar com a cabeça “mais leve”, mesmo nessa fase tão difícil que o mundo está vivendo. Consegue ainda dormir melhor e ter mais energia para realizar suas atividades de forma mais produtiva, mesmo que tenha que trabalhar e estudar em casa.

Telas internas do aplicativo Atma para demonstrar como é o aplicativo Telas internas do aplicativo Atma para demonstrar como é o aplicativo

Por que o Vivo Meditação agora é Atma?

Para quem está começando, meditar pode não ser tão simples. Mas a tecnologia pode ajudar, como o aplicativo Vivo Meditação, que agora passa a se chamar Atma. 

É mais uma mudança da Vivo, como o app Vivo, que substituiu as funcionalidades do Vivo Meu Fixo e englobou mais serviços, sempre pensando em benefícios para os clientes.

No Atma, você encontra mais de mil meditações e aulas exclusivas, guiadas pelo Mestre Satyanatha, para cuidar do seu bem-estar e promover o autoconhecimento. Há ainda a opção de meditações não guiadas, para quem já tem alguma prática.

A ideia é que você possa se conectar com sua essência, sendo que o app se torna seu parceiro nessa incrível jornada introspectiva.

O aplicativo foi redesenhado e as meditações foram reorganizadas para que você possa encontrá-las com mais facilidade. E o mais legal é que, em breve, serão lançados novos conteúdos.

Ao acessar o Atma, você tem disponível trilhas sonoras relaxantes que auxiliam a prática de exercícios de respiração e consciência corporal. Ideal para quem busca os fundamentos, quer começar a praticar a técnica ou já tem experiência com a prática.

E tem mais, o Atma permite que você medite a prática para diferentes objetivos, entre eles:

  • Alívio do estresse;
  • Controle da ansiedade;
  • Aumentar o foco;
  • Acolher bem as mudanças;
  • Meditação para crianças de todas as idades.

Como dá para perceber, o aplicativo permite que você viva melhor e com mais equilíbrio, cuidando de sua saúde mental.

Imagem de mulher meditando Imagem de mulher meditando

Quem é o Monge Satyanatha?

As meditações do Atma são criadas e gravadas pelo Monge Satyanatha, que significa, em sânscrito, “aquele que busca a verdade”. 

Ele nasceu no interior de São Paulo e, há 15 anos, largou tudo e foi viver em Kauai Aad Heenam, um monastério indiano com sede na Índia e no Havaí. Lá, estudou ensinamentos milenares sobre a evolução da alma, e, por meio da meditação, refletiu sobre sua vida.

Durante sete anos e meio, viveu, estudou e meditou como um monge 24 horas por dia. Depois, viajou mundo afora para dar aulas sobre o tema. 

Atualmente, Satyanatha vive no Brasil e é o criador das meditações do app Atma, além de dar aulas particulares e abertas nos Estados Unidos e em São Paulo.

Como usar o aplicativo?

O app Atma para meditar é bem completo e fácil de usar, já que ele é dividido em categorias de meditação, como:

  • Bem-estar: ajudando você a controlar o estresse, a dormir melhor e reduzir a ansiedade;
  • Autoconhecimento: para você se conhecer mais a fundo, acolher bem as mudanças, entre outros benefícios;
  • Praticando o amor: meditações voltadas para amor e família, amar e perdoar, entre outras.

O novo app Atma conta com uma interface ainda mais intuitiva e permite ainda que você pratique meditação em qualquer momento.

Imagem de homem meditando com cachorro Imagem de homem meditando com cachorro

Como ter acesso ao Atma?

Gostou de conferir todas as vantagens do app para quem quer fazer a meditação, guiada ou não guiada? Basta ir direto na Vivo App Store e acessar o Atma.

Ou, se preferir, pode baixar o aplicativo pela Apple Store, caso tenha um iPhone, ou na Google Play, se tiver um aparelho Android.

Para utilizar as diferentes funcionalidades, é preciso fazer uma assinatura: plano mensal ou plano semanal.

Mas, se você quiser experimentar, dá para testar a versão grátis do app, que traz os fundamentos da prática e exercícios experimentais para iniciantes.

Como começar a usar o Atma?

  1. Baixe o aplicativo;
  2. Informe seu número Vivo e aguarde o SMS com o código;
  3. Insira o código que você recebeu;
  4. Pronto! É só começar a usar. 

Por que escolher o aplicativo Atma?

A meditação vai ajudar você a desacelerar, reduzindo a tensão diária e melhorando sua concentração. Mas, sabemos que, especialmente para quem pretende iniciar a prática, pode ser difícil manter a introspecção.

Dessa forma, contar com o aplicativo Atma é um jeito bem prático de ter acesso a diferentes meditações. E o melhor é que você medita onde e quando quiser!

Diretamente do seu smartphone, você escolhe a prática mais adequada para o seu momento: assim, pode separar alguns minutos do seu dia para relaxar, limpar a mente e encontrar a sua paz interior.

Dá também para aproveitar as funcionalidades para toda a família, já que o app conta com exercícios preparados para crianças de todas as idades. Você contribui para o bem-estar dos pequenos e estimula essa prática na rotina deles.

Conte com a gente para viver melhor! A meditação, seja guiada ou não, vai ajudar a ter mais qualidade de vida e ainda a lidar com esse período tão incerto da pandemia. 

E aí, gostou de conhecer melhor como a prática é positiva para sua saúde? Então, não perca tempo e aproveite para baixar o aplicativo Atma na Vivo App Store.

Até breve!

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