Conectado, mas sem internet? Descubra como resolver

Veja se essa situação é familiar: você abre seu notebook, pronto para entrar naquela reunião importantíssima, mas a ligação não carrega. Quando você olha para o símbolo de Wi-Fi, um característico ponto de exclamação avisa que sua máquina está conectada, mas sem internet. 

Frustrante, certo? Este problema, que pode acontecer também com acessos via celular, é desafiador em tempos de hiperconectividade. Ele geralmente ocorre quando o roteador consegue se comunicar com o seu dispositivo, mas não há troca de dados entre sua conexão e o provedor. Por isso, ela aparece conectada, mas sem internet, já que não existe comunicação com o mundo externo. 

Por sorte, na maioria dos casos, este é um problema de fácil resolução: em alguns passos, você consegue resolver sua internet sem conexão. Confira nossas dicas e saiba como! 

oferta especial
500 Mega
Instalação e Wi-Fi Grátis
  • Vivo Fibra
    Internet de Ultravelocidade
  • Vivo Fibra + Telefone Fixo
    Internet Fibra + Ligações ilimitadas para Todo Brasil
R$ {{ total }} 119,99 /mês
Download até 500 Mbps
Upload até 250 Mbps
200 Mega
Instalação e Wi-Fi Grátis
  • Vivo Fibra
    Internet de Ultravelocidade
  • Vivo Fibra + Telefone Fixo
    Internet Fibra + Ligações ilimitadas para Todo Brasil
R$ {{ total }} 99,99 /mês
Download até 200 Mbps
Upload até 100 Mbps
400 Mega
Instalação e Wi-Fi Grátis
  • Vivo Fibra
    Internet de Ultravelocidade
  • Vivo Fibra + Telefone Fixo
    Internet Fibra + Ligações ilimitadas para Todo Brasil
R$ {{ total }} 109,99 /mês
Download até 400 Mbps
Upload até 200 Mbps
600 Mega
Instalação e Wi-Fi Grátis
  • Vivo Fibra
    Internet de Ultravelocidade
  • Vivo Fibra + Telefone Fixo
    Internet Fibra + Ligações ilimitadas para Todo Brasil
R$ {{ total }} 149,99 /mês
Download até 600 Mbps
Upload até 300 Mbps
700 Mega
Instalação e Wi-Fi Grátis
  • Vivo Fibra
    Internet de Ultravelocidade
  • Vivo Fibra + Telefone Fixo
    Internet Fibra + Ligações ilimitadas para Todo Brasil
R$ {{ total }} 199,99 /mês
Download até 700 Mbps
Upload até 350 Mbps
aproveite também
1 Giga
Instalação e Wi-Fi Grátis
  • Vivo Fibra
    Internet de Ultravelocidade
  • Vivo Fibra + Telefone Fixo
    Internet Fibra + Ligações ilimitadas para Todo Brasil
R$ {{ total }} 499,99 /mês
Download até 1 Gbps
Upload até 500 Mbps

Desligue e ligue o Wi-Fi do seu dispositivo. 

É o truque mais velho do mundo, mas acredite, o desligar e ligar de novo funciona. É que quando você religa o Wi-Fi do aparelho, ele envia uma nova tentativa de acesso, forçando mais uma vez a comunicação entre servidores. Às vezes, acredite, é o que basta. 

Para fazer isso no computador, basta procurar a central de conexão sem fio e desativá-la: em alguns computadores, você tem um botão no teclado que faz isso, inclusive. Já em celulares, basta arrastar a tela superior para baixo, entrar no acesso rápido às configurações e clicar no botão de Wi-Fi.  

Alternativamente, você pode tentar esquecer a rede Wi-Fi com problema. No computador, basta selecionar a rede que está conectada sem internet, clicar com o botão direito e selecionar a opção desejada. Nos celulares Android, basta segurar por alguns segundos a rede desejada e apertar o botão “Esquecer”; já no iPhone, você precisa acessar a seção “Ajustes” dentro de Wi-Fi e apagar a rede. Depois é só se conectar com sua senha novamente. 

Imagem das mãos de um homem usando o celular e um sinal de alerta em cima.

Reinicie seu modem ou seu dispositivo.

Se reiniciar o programa não deu certo, então é hora de partir para os aparelhos. Tirar o modem da tomada por alguns segundos também irá forçar uma nova comunicação com seu provedor de internet, tentando um novo acesso. 

Outra solução é reiniciar o seu computador ou celular. Às vezes, seu problema de conectividade está relacionado a um excesso de processos em segundo plano, o que leva a capacidade de processamento de sua máquina ao limite. Ao reiniciar, estes processos são limpos, liberando mais capacidade para o aparelho conectado sem internet cumprir suas funções com mais rapidez 

Contate sua operadora. 

Se o problema não está no seu lado da conexão, então talvez esteja do lado da operadora: pode ser que a sua região esteja passando por alguma instabilidade de sinal ou manutenção que você não saiba. Aplicativos como o Meu Vivo Empresas mostram o status da conexão em tempo real, mas você sempre tem a opção de ligar para o atendimento ao cliente para verificar. 

Por outro lado, se seu dispositivo fica conectado sem internet com frequência, talvez o problema esteja no sinal fornecido pelo seu parceiro de internet. Neste caso, o ideal é procurar outro plano ou outra empresa que atenda melhor as suas necessidades de conectividade. 

Se este for o seu caso, talvez sua empresa precise saber mais sobre a Vivo Fibra. Além de rápida, a internet fibra da Vivo é notoriamente estável, permitindo que você possa fazer suas reuniões, organizar suas vendas e até oferecer sinal Wi-Fi de qualidade para clientes sem se preocupar com quedas constantes e o famoso aviso de conectado sem internet que falamos tanto.