Ilustração de uma interrogação e um balão de fala Ilustração de uma interrogação e um balão de fala

Perguntas frequentes

Confira aqui, suas principais dúvidas sobre nosso Centro de Transparência e Privacidade

Centro de Privacidade

  • São informações relacionadas a pessoa natural identificada ou identificável. Isto é, são dados que permitem a identificação direta ou indireta da pessoa natural (pessoa física), como por exemplo, o seu nome, CPF, endereço, e-mail, telefone. 

  • Você poderá encontrar aqui no Centro de Transparência,
    clicando aqui.

  • A Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD, entrou em vigor em setembro de 2020 e estabelece regras sobre o tratamento de dados pessoais, com objetivo de proteger os direitos de liberdade e de privacidade da pessoa natural.

  • O responsável pelo tratamento ou Controlador é a pessoa natural ou jurídica, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais. Dessa forma, caso você seja nosso cliente, a Vivo é a controladora dos dados fornecidos por você, para a prestação dos serviços contratados.

    O Operador é a pessoa natural ou jurídica, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador. Para realizar a prestação dos seus serviços de acordo com os melhores padrões e com qualidade, a Vivo poderá contratar terceiros que poderão receber alguns dados pessoais dos nossos clientes, para as finalidades específicas da contratação.

  • Caso você precise corrigir ou atualizar os seus dados pessoais, você poderá realizar a qualquer tempo, através do app Meu Vivo ou através do nosso atendimento *8486 para atendimento móvel, 10315 e para atendimento fixa.

  • Disponibilizamos algumas opções onde você poderá retirar a permissão de recebimento de ofertas e anúncios. Para retirar a permissão de contato de ofertas da Vivo, envie um SMS com a palavra "Sair" para o número 457 ou ainda através dos Canais de Atendimento (*8486 móvel e 103 15 fixa). Caso não deseje receber anúncios publicitários de parceiros, envie um SMS com a palavra "Sair" para 7247.

  • Os dados poderão ser compartilhados com fornecedores, parceiros, empresas do grupo e autoridades, na medida necessária, sempre respeitando a legislação vigente. Mas fique tranquilo, o compartilhamento se dará através da adoção de medidas adequadas, visando a integridade e confidencialidade das informações.

  • A Vivo armazena os seus dados durante o relacionamento com você e conforme as finalidades para as quais foram coletados. Além disso, seus dados são mantidos pelo tempo necessário, para cumprimento de obrigações legais e regulatórias. Dados de registro de conexão (tempo de conexão e IP) são armazenados pelo período mínimo de 1 ano. Registramos conteúdo de provedores dos nossos aplicativos por no mínimo 6 meses. Os seus dados cadastrais (como por exemplo nome completo, endereço, CPF) e os dados de faturamento (documentos fiscais) são armazenados por no mínimo 5 anos, para processos administrativos e judiciais. 

  • Coletamos os dados cadastrais que você disponibilizou quando contratou os nossos serviços, como por exemplo, nome, CPF, endereço, e-mail, bem como número de telefone. Transações de recarga e o acompanhamento do uso desses créditos, volume de dados trafegados em nossas redes, informações relacionadas ao seu uso e consumo, sua fatura e o pagamento dos serviços contratados por você. Informações de navegação e dados de conexão, eventos
    de SMS e eventos internacionais de operadoras em roaming, histórico de chamadas realizadas e recebidas, informações de atendimento em lojas, Call Center e Meu Vivo.

  • Utilizamos os dados fornecidos por você, na contratação dos nossos serviços e as informações de uso e consumo, para atender e melhorar a experiência de relacionamento entre você e a Vivo, assim como fornecimento de ofertas mais relevantes e mais próximas dos seu perfil. Para prevenir situações de fraude e assegurar a proteção ao crédito, para corrigir falhas, apoiar decisões estratégicas, avaliar demanda por região geográfica, aprimorar o desempenho da nossa rede, em cumprimento de obrigações legais e para garantir a qualidade dos serviços prestados. 

  • Cookies são arquivos de textos que armazenam temporariamente algumas informações sobre o que está sendo visitado em nosso site. Os cookies mantém um registro dos seus hábitos de navegação salvando suas preferencias A Vivo usa os cookies para facilitar a sua navegação pelo site e deixar ainda melhor a personalização dos nossos serviços. E você pode ficar tranquilo se não quiser habilitar os cookies. Configure seu navegador para aceitar ou rejeitar esse recurso.

  • Disponibilizamos um Portal de Dados, onde você poderá exercer seu direito de acesso e consulta a qualquer tempo, e baixá-los quando necessário. Acesse seus dados pela opção Tratamento de dados, item “Exercício dos direitos”. 

  • Sim, disponibilizamos o acessos aos seus dados, através do Portal onde você poderá consultar e baixar seus dados para envio à instituição que desejar. Acesse seus dados pelo item Tratamento de dados, opção “Exercício dos direitos”. 

  • Para informações, dúvidas ou sugestões sobre a nossa Política de Privacidade ou  caso deseje consultar ou pedir esclarecimentos para o Escritório DPO da Vivo, entre em contato pelo o e-mail dpo.br@telefonica.com.

Segurança

  • Definimos estratégias para garantir a segurança e privacidade dos nossos clientes, reduzindo o risco de ataques cibernéticos e utilizando recursos para identificação e correção de vulnerabilidades. Nossos requisitos de segurança, ferramentas de monitoração, os protocolos aplicados em nossos ambientes, sistemas e infraestrutura e princípios de atuação são fundamentais para proteção dos dados e prevenção de incidentes.

  • Sim, através do Security by Design (ou Segurança desde a Concepção) que é um conjunto de medidas e controles aplicados desde a fase inicial dos projetos para assegurar a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados. Isso significa que nossos produtos e serviços são pensados com segurança desde o início. 

  • Sim. Toda nossa atuação é pautada por nosso Marco Normativo Global, que define nossos princípios e modelo de atuação, em todas as áreas. Nossa governança está estabelecida na Política Global de Segurança, Normativa Global de Segurança e diretrizes definidas nos Regulamentos de Segurança. 

  • Sim. Contamos com times especializados que se antecipam a ameaças e utilizamos recursos para analisar o contexto e nos mantermos preparados, garantindo que sejam implantadas as medidas de correção. Caso ocorra algum incidente de segurança, nos comprometemos a agir com rapidez e responsabilidade para minimizar os impactos e possíveis danos.

  • Se suspeitar de informações recebidas em nome da Vivo, ou note algum incidente que viole ou comprometa a segurança das informações, encaminhe para nossa equipe de Resposta a Incidentes de Segurança pelo e-mail: segurancadigital@telefonica.com

  • Você, como titular da informação, também pode contribuir para que suas informações permaneçam seguras. Veja algumas orientações clicando aqui.

  • Use senhas com mais de 8 caracteres, utilizando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais; e para maior segurança, ative o 2FA (fator de dupla autenticação), isso irá adicionar uma camada extra de proteção a suas contas. 

Autoridades

  • Sim. Recebemos das autoridades competentes requisições para a quebra do sigilo de dados e comunicação dos clientes nos termos da legislação vigente.

  • A quebra de sigilo dos dados e das comunicações é uma imposição legal e regulamentar do setor voltada, principalmente, ao auxílio a investigações e identificação de pessoas de interesse da Justiça, sendo que reconhecemos a relevância da colaboração com os órgãos investigativos e judiciais com o cumprimento de tais ordens.

  • Conheça a relação das principais informações e medidas requisitadas pelas autoridades:

    • Interceptação telefônica e/ou telemática;
    • Dados cadastrais;
    • Histórico de chamadas telefônicas;
    • Localização de Estação Rádio Base (antena
      de telefonia);
    • Logs de conexão à internet.
    • Constituição Federal do Brasil de 1998 – Art. 5º, inciso XII e Art. 58, §3º
    • Lei Interceptação – Lei n.º 9296/1996 – Art. 1º, § único
    • Lei Geral de Telecomunicações – Lei n.º 9472/1997 – Art. 3
    • Lei Lavagem de Dinheiro – Lei n.º 12.683/2012 - Art. 17-B
    • Lei Delegados – Lei n.º 12.830/2013 - Art. 2
    • Lei Organização Criminosa – Lei n.º 12.850/2013 - Art. 15
    • Lei Marco Civil da Internet – Lei 12.695/2014 – Art. 7;10 e 19
    • Decreto n.º 8771/2016 – Art. 11
    • Lei 13.344/2016 – Tráfico de Pessoas – Art.13-B
    • Lei Busca Pessoa Desaparecida – Lei n.º 15.292/2014 – Art. 9º
    • Resolução Anatel n.º 73/1998 – Art. 65 H, parágrafo único e 65 K - Regulamento dos Serviços de Telecomunicações
    • Resolução Anatel n.º 614/2013 – Art. 56, V - Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia
  • Para os fins de cumprimento das obrigações legais, a Vivo disponibiliza às autoridades, canais específicos de comunicação para recepção e resposta às requisições e ordens judiciais.

  • As requisições são direcionadas e centralizadas em uma equipe constituída, com a finalidade exclusiva de atender as demandas efetuadas por autoridades competentes, a qual tem por atribuição a análise dos requisitos legais e constitucionais dos pedidos endereçados pelas autoridades.

  • Além das requisições de informações e comunicações, também recebemos ordens judiciais determinando o bloqueio de acesso a conteúdo de páginas de internet (URLs) hospedadas em nossa infraestrutura e determinações de bloqueios do acesso de nossos clientes às páginas que estejam hospedadas nas redes de outros provedores.

Sustentabilidade

  • Trata-se dos princípios, normas e comportamentos que devem reger tudo o que dizemos e fazemos em nossa atividade diária, tanto quando agimos de forma individual quanto em equipe. Temos uma responsabilidade individual e compartilhada de agir com integridade, transparência e compromisso para gerar e consolidar uma relação de confiança com todas as nossas partes interessadas.

  • Nossos princípios de negócio responsável são: Gestão ética e responsável, compromisso com o cliente, compromisso com os colaboradores, governança corporativa e controle, respeito aos direitos de privacidade e liberdade de expressão, compromisso com a segurança da informação, comunicação responsável, gestão responsável da nossa cadeia de fornecimento, compromisso com o meio ambiente e compromisso com as sociedades que nas quais operamos. 

  • Na Vivo temos o compromisso de fomentar o uso da tecnologia de maneira responsável, protegendo as crianças e adolescentes para que possam disfrutar de maneira segura seus benefícios.

  • Denuncie crimes na internet pela Safernet e Disque 100.

    Você pode denunciar através do disque Direitos Humanos ou disque 100. A linha funciona 24 horas por dia, e as ligações podem ser feitas de todo Brasil, por meio de discagem direta e gratuita. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é mantido, basta pedir.

  • O portal Dialogando está presente em 12 países, reúne conteúdos de qualidade e fácil disseminação relacionados aos mais diversos temas ligados ao uso consciente da tecnologia e seus impactos na vida das pessoas, possibilitando conexões que transformam e melhoram a experiência do usuário.

    • Digitalização e Inclusão Digital
    • Educação
    • Segurança & Privacidade
    • Modernização de Leis & Políticas Públicas
  • A Aura é a inteligência artificial da Vivo e foi desenvolvida com o objetivo de transformar a forma de interação com os clientes e com a missão de facilitar a vida digital de cada um deles.

    Para gerar valor aos usuários, a nossa inteligência artificial tem o princípio de criar jornadas com foco no cliente, de forma simples, empática e objetiva. Nossos sistemas são pensados para garantir a segurança das informações dos usuários e proteger a confidencialidade.

    • WhatsApp;
    • App Meu Vivo;
    • App Meu Vivo Fixo;
    • App Meu Vivo empresas;
    • Facebook Messenger;
    • Google Assistant;
    • Call Center Cognitivo.

Produtos e Serviços

  • A Vivo poderá oferecer a você produtos ou serviços adicionais, bem como outros oferecidos por parceiros de negócios em diversos setores, como: finanças, saúde,  educação, entretenimento, entre outros. Para isso, podemos utilizar algumas informações como seus dados comerciais, de tráfego, de consumo e de localização, deixando essas ofertas mais próximas do seu perfil. Essas ofertas podem ser enviadas por escrito, através de ligações ou de maneira eletrônica.

  • Caso não deseje mais receber qualquer tipo de conteúdo publicitário da Vivo, por favor acesse a opção “Exercício dos Direitos”. Além disso, caso não deseje mais receber ligações telefônicas de meios oficiais da Vivo com conteúdo publicitário e para oferecimento de novos produtos e serviços, recomendamos que nossos
    clientes realizem o cadastro no site  www.naomeperturbe.com.br