O que é pegada de carbono?
É o impacto que uma pessoa, empresa, evento ou produto tem sobre o clima, a partir da quantidade de gases de efeito estufa que emitem. Esforços para reduzir nossa pegada de carbono são essenciais para sermos mais sustentáveis, respeitando os limites do planeta. É um passo fundamental para ajudar a conter os extremos de calor, secas, incêndios florestais, inundações, etc.
Como os serviços da Vivo podem ajudar você a diminuir suas emissões?
Voar de SP ao RJ pode emitir mais de 100 kg de CO₂
Videoconferências evitam o deslocamento. Com esta tecnologia, ajudamos a evitar 66 mil toneladas de CO₂ em 2019.
Dirigir 20km para o trabalho diariamente pode emitir 60 kg de CO₂/mês
A internet fixa possibilita o trabalho em casa. Através dela, ajudamos a evitar a emissão de 240 mil toneladas de CO₂ em 2019.
Usar etanol ao invés de gasolina pode reduzir suas emissões de CO₂ em 96%
Priorizamos utilizar o etanol em nossa frota própria. Com isso, em 2019 deixamos de emitir mais de 2 mil toneladas de CO₂.
Qual a pegada de carbono dos serviços da Vivo?
A tecnologia é um recurso fundamental na luta contra o aquecimento global, à medida que possibilita que as pessoas e organizações emitam menos CO₂. Nós da Vivo temos uma operação carbono neutro – reduzimos e compensamos as nossas emissões diretas. Ainda assim, acreditamos ser importante nossos clientes entenderem qual é a pegada de carbono de cada um de nossos serviços.
1 GB de internet móvel emite 140 g de CO₂
1 min. utilizando o celular para uma ligação emite 0,013 g de CO₂
1 GB de internet fixa emite 18 g de CO₂
1 min de utilização do telefone fixo emite 0,0001 g de CO₂
1 hora assistindo TV a cabo, emite 90 g de CO₂
*Resultados de estudo desenvolvido em parceria com a Waycarbon e Carbon Trust.
Já fazemos nossa parte desde 2015
Somos uma das empresas de telecomunicações que mais contribuem para a redução das mudanças climáticas, tendo um compromisso claro com a migração para uma economia de baixo carbono. Conheça nossas metas:
Reduzir em 50% nossas emissões até 2025 e em 70% até 2030
Utilizar 85% de energia renovável até 2025 e 100% até 2030
Reduzir a emissão de CO₂ na cadeia de fornecimento em 30% por euro comprado até 2025
Quais são as nossas ações a favor do meio ambiente?
Redução das emissões
Por meio de ações em prol da eficiência energética.
100% de energia renovável
Por meio do Mercado Livre, i-RECs e geração distribuída.
Digitalização
Simplificação de processos representam menor impacto.
Frota sustentável
Incentivamos o compartilhamento de carros e uso de veículos elétricos.
Impacto positivo
Ajudamos a evitar mais de 600 mil toneladas de CO2 em 2019 com nossos serviços.
Índice Carbono Eficiente
Em 2019, mais uma vez integramos a carteira do iCO₂ da B3.
Carbono neutro
Compensamos a emissão de todas as operações diretas.
Conheça os projetos
REDD+ Jari
Promovem o manejo sustentável da floresta junto às comunidades no Pará e Amapá. Essas comunidades tornam-se mantenedoras da floresta amazônica, evitando o desmatamento.
Complexo Ventos do Araripe
Projeto de geração de energia eólica, que possui impactos sociais e ambientais positivos na região do nordeste por meio da construção coletiva.
Nosso estilo de vida pode ter impactos ambientais
Ao seguir algumas dicas, você pode nos apoiar na missão de gerar menos impactos no planeta. Veja:
Reduza o uso do seu veículo
Use sua bike, ande a pé, utilize o transporte público ou organize caronas.
Evite os combustíveis fósseis
Dê preferência para combustíveis renováveis, como o etanol.
Faça escolhas responsáveis
Compre de empresas que se comprometam a fomentar ações sustentáveis.
Diga não ao plástico
Evite sacolas plásticas, canudos, copos, pratos e talheres descartáveis.
Dúvidas
-
Os gases de efeito estufa (GEE) são aqueles que absorvem parte dos raios do sol e os redistribuem em forma de radiação na atmosfera, aquecendo o planeta em um fenômeno chamado efeito estufa. O dióxido de carbono (CO2) é o principal GEE, sendo emitido como resultado de inúmeras atividades humanas como, por exemplo, durante a queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão, gás natural) para geração de energia, atividades industriais e transportes, e também com a mudança no uso da terra. Este gás é utilizado como referência para classificar o poder de aquecimento dos demais gases de efeito estufa. O aumento da concentração desses gases na atmosfera contribui para o aquecimento global.
-
A pegada de carbono (Carbon Footprint em inglês) representa o impacto que uma pessoa ou o desenvolvimento de uma atividade tem sobre o clima. Ela serve para quantificar o total das emissões de gases de efeito estufa, em toneladas de CO2 equivalente, causadas diretamente e indiretamente por um indivíduo, organização, evento ou produto.
-
Um grupo de profissionais que têm como missão acelerar a transição para uma economia sustentável e com baixa emissão de carbono. Atua com mais de 180 especialistas de 30 nacionalidades e que estão alocados no Reino Unido, China, México, Brasil, África do Sul e Estados Unidos.
-
O GHG Protocol é uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE, originalmente desenvolvida pelo World Resources Institute (WRI). Atualmente, é o método mais utilizado mundialmente pelas empresas e governos para a realização de inventários de gases de efeito estufa.
-
É uma plataforma online que trabalha junto às organizações na produção e divulgação de seus inventários de emissões de GEE no Brasil. É o maior banco de dados de inventários corporativos da América Latina e seu objetivo é aumentar a transparência na publicação dos dados.