Política e estratégia para projetos esportivos que a Vivo patrocina

A plataforma de patrocínios da Vivo visa contribuir com a construção da marca e reforçar seus atributos com diversos stakeholders, buscando posicioná-la como protagonista em projetos inovadores que sejam perenes em âmbito nacional. Nosso objetivo ao investir no esporte é conectar as pessoas com a emoção e o espírito coletivo que ele promove, o que está diretamente ligado à essência da marca: “Conectados vivemos melhor”. A conexão emocional que o esporte proporciona entre os brasileiros e o atrelamento da marca a este sentimento cria aproximação com o público.

As modalidades apoiadas são futebol e tênis. No futebol, a Vivo patrocina a Seleção Brasileira de Futebol, abrangendo as equipes masculina e feminina, desde as categorias de base até a seleção principal. Quanto ao tênis, acreditamos ser uma modalidade que cresce significativamente no Brasil, com alto padrão de qualidade.

A Vivo possui diretrizes que pautam suas ações, tanto em suas relações como nas diversas disciplinas utilizadas em sua comunicação.

Com a lei de Incentivo ao esporte, a Vivo encontrou uma maneira de democratizar o acesso da população à prática do esporte, incentivar projetos para o desenvolvimento de futuros atletas e ainda contribuir com a educação de crianças, adolescentes e jovens por meio de aprendizagens esportivas e do convívio social.

Características que buscamos nos projetos

  • Projetos Incentivados, já inscritos e devidamente aprovados no Ministério do Esporte (Lei Federal) ou no Estadual (ICMS), que tenham um prazo mínimo de 3 meses para captação; 
  • Modalidades apoiadas: futebol e tênis;
  • Manifestação esportiva: Educacional, Participação ou Rendimento;
  • Iniciativas que tenham conteúdo ou formato inovador;
  • Ações que intensifiquem o reconhecimento da marca;
  • Possibilidade de promover, reforçar e construir relacionamentos com públicos estratégicos;
  • Projetos itinerantes ou que possibilitem ampliação da atuação geográfica e a criação de um calendário consistente;
  • Possibilidade de trazer experiências novas e marcantes para o público envolvido;
  • Projetos não incentivados serão analisados pontualmente e com possibilidades menores de apoio comparado aos incentivados.

A Telefônica Vivo não patrocina

  • Projetos que não estejam alinhados com a política e estratégia da empresa;
  • Modalidades que não sejam futebol ou tênis;
  • Time ou clube de futebol profissional;
  • Projetos que sejam de cunho violento, religioso e/ou político-partidário;
  • Qualquer forma de afronta aos bons costumes, atitudes depreciativas: social, étnica, religiosa, sexual ou moral;
  • Projetos que tenham impacto negativo no meio ambiente (direta ou indiretamente);
  • Que estejam associados ao fumo, bebidas alcoólicas e/ou sexismo;
  • Que tenha vínculo que remeta direta ou indiretamente a trabalho formal com menores de 16 anos, exceto como aprendiz a partir dos 14 anos.

Serão avaliados, prioritariamente, projetos com lei de incentivo aprovados pelo Ministério do Esporte ou pela Secretaria do Estado. Projetos não incentivados serão analisados caso a caso. Nenhum projeto poderá representar mais de 10% do orçamento anual de Patrocínios.