Morar em condomínio tem muitos benefícios e diversas comodidades, a depender dos serviços oferecidos pelas construtoras e administradoras prediais. Parcerias com lavanderias, pet shops e mercearias são alguns exemplos de conveniências que facilitam a vida dos moradores, mas há uma outra coisinha essencial ao nosso dia a dia e que nem sempre recebe a devida atenção de que pode ser compartilhada: a internet.

Com o acesso à banda larga cada vez mais necessário — especialmente devido às novas modalidades de estudo remoto e home office — a internet para condomínio pode ser a solução para as instabilidades e os aborrecimentos recorrentes. Você já sabe como funciona essa divisão?

Se ainda não, você está no lugar certo! Por aqui, vamos falar das vantagens desse plano e explicar como solicitar a internet para o seu condomínio. Vamos lá?

Homem sentado no sofá e usando o celular e o notebook em seu apartamento Homem sentado no sofá e usando o celular e o notebook em seu apartamento

Como colocar Wi-Fi no apartamento?

Se antes da transformação digital que estamos vendo acontecer já era difícil ficar sem internet, hoje, é impossível imaginar a nossa rotina sem ela. Tanto que essa é uma das primeiras preocupações ao nos mudarmos e um dos principais motivos de estresse quando o serviço é ruim, certo?

Então, você provavelmente já sabe que para colocar Wi-Fi no apartamento, é preciso verificar quais operadoras atendem a sua região e, óbvio, escolher o melhor plano de internet residencial. Feito isso, o técnico da operadora selecionada checará a necessidade de passar os cabos pela tubulação do prédio para, enfim, conectá-los ao modem da sua unidade. 

Se a empresa de telefonia tem contrato com outros moradores, é mais fácil, uma vez que os cabos já estão instalados e é só estendê-los até o seu apartamento. Caso contrário, é preciso averiguar o cabeamento do edifício: se estiver ok, é só contratar o serviço para instalação. Mas, se estiver saturado, talvez seja necessário realizar uma obra para trocar por uma tubulação que comporte mais fios. 

Aí complica, não é mesmo? Por isso, é interessante saber qual operadora atende a maioria dos condôminos e qual o nível de satisfação com o serviço prestado. Quando vê, vale muito mais a pena fazer um plano de internet que atenda melhor a todos os moradores, concorda?

Como distribuir Wi-Fi no prédio?

Em primeiro lugar, é preciso saber que a qualidade do sinal de Wi-Fi depende do alcance da rede. As frequências de bandas 2.4 GHz e 5 GHz alcançam de 60 a 70 metros — então, para aumentar o sinal de Wi-Fi no prédio, seria necessário utilizar repetidores de sinal, amplificando para 125 metros a cobertura da rede sem fio.

Porém, quando o número de pessoas que utilizam a internet é grande, a experiência com o serviço cai. Existe uma série de dicas para melhorar o sinal de Wi-Fi compartilhado (reduzir as barreiras físicas que interferem na captação do sinal, por exemplo), mas, certamente, a melhor forma de fazer isso em condomínio é contratar um plano especial que atenda as demandas dos moradores.

Isso porque a é operadora que resolve todas essas questões técnicas para você. Ou seja, quantos roteadores e repetidores são necessários e onde posicioná-los são fatores com os quais você não precisa se preocupar se a internet for para condomínio.

Homem sentado no espaço compartilhado e usando internet para condomínio em seu notebook Homem sentado no espaço compartilhado e usando internet para condomínio em seu notebook

Existe diferença entre internet para condomínio e para casa?

Tecnicamente não. A internet para apartamento é exatamente a mesma da internet para casa, o que diferencia uma da outra são as comodidades e facilidades oferecidas em cada plano, entende? 

Por exemplo, se o prédio dispõe de internet coletiva, os moradores têm acesso ao Wi-Fi nas áreas comuns, não precisando acessar seus dados de rede móvel quando fora do alcance do sinal de casa. 

Aqui é um bom momento para esclarecer que o condomínio pode contratar um plano comum para todas as unidades, ou cada morador pode fechar um contrato individual com a operadora escolhida. Isso é, você tem, em seu apartamento, o pacote ideal para sua família e também usufrui dos demais benefícios do plano condominial.

A seguir, veja só as vantagens da internet para condomínio:

1. Redução de custos

As operadoras oferecem excelentes descontos para os condomínios. É possível ter mais dados em alta velocidade e melhor estabilidade de conexão a preços mais vantajosos do que em pacotes individuais.

2. Atendimento diferenciado

Grandes clientes recebem atendimento diferenciado. As telecom instalam e fazem a manutenção da rede considerando toda a estrutura do prédio e prevendo a expansão dos serviços, o que reduz as interferências e melhora o funcionamento da rede como um todo. 

Além disso, o suporte e a assistência costumam ser mais atenciosos também.

Menina na pista de skate usando o celular com internet para condomínio Menina na pista de skate usando o celular com internet para condomínio

3. Internet nas áreas comuns

Contar com internet rápida e estável nas áreas comuns é importante para a gestão do condomínio e para o conforto dos moradores. 

As atividades administrativas são realizadas sem intercorrências, e os condôminos podem acessar a rede coletiva quando fora do apartamento. 

No salão de festas, por exemplo, você acessa os serviços de streaming favoritos, sem travar, além de oferecer Wi-Fi para os convidados.

4. Segurança

Diversos sistemas de segurança para condomínios funcionam com fibra ótica, como:

Um plano condominial é vantajoso por oferecer qualidade e eficiência à gestão.

5. Valorização do imóvel

Além de usufruir das facilidades no dia a dia, você pode ficar feliz pelo investimento realizado, já que esse tipo de internet valoriza o imóvel.

Duas mulheres na sala do apartamento e sentadas no sofá usando notebook e celular Duas mulheres na sala do apartamento e sentadas no sofá usando notebook e celular

Como melhorar o sinal de Wi-Fi no apartamento?

Alguns tópicos acima, a gente comentou que existem dicas de como melhorar a internet e o sinal do Wi-Fi dentro do apartamento, lembra? 

Você pode notar que os conselhos são os mesmos, tanto para quem mora em condomínio quanto para quem não mora. Afinal, sob uma outra perspectiva, o prédio em que moramos é como uma casa, e os apartamentos são os quartos, concorda?

Então, em primeiro lugar, é preciso ver qual a real demanda de internet para o local e contratar um plano que satisfaça essa necessidade. 

Depois, o modem deve ser instalado em um lugar alto, central e livre de obstruções. Por fim, entre outras sugestões, o uso de repetidores de sinal amplifica a capacidade de conexão com a rede.

Como solicitar internet para condomínio?

Para solicitar internet para o seu prédio é simples, embora envolva alguns passos necessários, típicos de moradia em condomínio. 

Primeiro, será preciso definir em assembleia qual provedora de internet será contratada. A partir disso, verifica-se a necessidade de realizar uma adequação predial para atender os moradores da melhor forma possível.

O ideal é conversar com o síndico do edifício para que ele entre em contato com os moradores e, em conjunto, decidam o plano ideal para o condomínio. Já tem o grupo dos vizinhos no WhatsApp? Está aí uma boa oportunidade de trocar uma ideia com o pessoal.

Com o Vivo Fibra, por exemplo, vocês têm acesso à internet banda larga com fibra ótica de qualidade, estável e com ultravelocidade + Wi-Fi grátis. 

Como solicitar Vivo Fibra para condomínio?

Se você já é cliente Vivo, certamente já conhece as vantagens de contar com os nossos serviços e agora também quer aproveitar a internet de qualidade no seu condomínio, certo? 

Depois de tudo acertado em assembleia com o síndico, é só agendar a visita de um dos nossos técnicos. Em seguida, os próximos passos são averiguar o cabeamento do seu prédio e dar prosseguimento ao processo de instalação da fibra.

Se você tiver dúvidas, é só ligar para a central da Vivo 103 15 em horário comercial para solicitar a adequação predial. Simples, não é?

A internet para condomínio é uma excelente opção para ter acesso às comodidades que só a fibra ótica pode oferecer, a custos reduzidos e com atendimento personalizado para os moradores. Aproveite e monte um combo da Vivo para o seu prédio!

Até a próxima! 

Leia também :