Com os avanços tecnológicos, é natural que os produtos eletrônicos se tornem obsoletos cada vez mais rápido, seja por conta de sua vida útil reduzida ou até mesmo pelas atualizações frequentes. Dentro do mundo dos games, a consequência disso é a necessidade de fazer upgrade no PC para continuar rodando os lançamentos.

Porém, muitas pessoas não conhecem a fundo sobre o assunto, o que gera dificuldade em saber quais peças trocar ou ainda em definir se as configurações do kit de upgrade serão suficientes para suprir as necessidades do usuário.

Pensando nisso, elaboramos um conteúdo que explica o que é um kit upgrade, como escolher o que mais se encaixe em suas exigências, além de apresentarmos algumas opções para facilitar esse processo de escolha. Confira!

Moça com headphone jogando num PC com upgrade sentada em uma mesa gamer Moça com headphone jogando num PC com upgrade sentada em uma mesa gamer

O que é um kit upgrade no PC?

É um conjunto de peças cujo objetivo é melhorar a performance do computador. Muitas vezes, em vez de comprar uma máquina nova, basta que essa atualização seja feita para que já seja possível rodar os jogos mais novos.

Diferentemente dos videogames, as configurações do computador tendem a ficar obsoletas mais rapidamente à medida que os recursos gráficos avançam e novos games surgem, havendo a necessidade de fazer essas atualizações. 

Assim, é possível continuar utilizando todos os recursos do jogo, sem sofrer com travamentos ou desempenho ruim.

Outro ponto positivo em obter um kit upgrade no PC é que, além de conseguir alcançar o resultado esperado, você economiza uma grana e evita um gasto alto que, de repente, nem estava em seu planejamento financeiro.

As peças que compõem o kit são variadas e dependem da configuração feita por cada fornecedor. Porém, as mais comuns de serem encontradas são:

  • Placa mãe;
  • Processador;
  • Memória.

Alguns kits ainda contemplam outros acessórios, como: 

  • HD;
  • Fonte de alimentação adequada às peças;
  • Placa de vídeo. 

Com isso, basta que você analise quais são as necessidades atuais do seu computador e escolha a configuração que vai entregar o desempenho mais compatível com sua demanda.

Moça com um headphone em uma mesa comendo pipoca e jogando em um PC gamer com upgrade Moça com um headphone em uma mesa comendo pipoca e jogando em um PC gamer com upgrade

Quando comprar um kit upgrade no PC?

A compra é indicada quando sua máquina já não consegue mais realizar as tarefas com o desempenho ideal. 

Por serem um dos melhores termômetros desses indicadores de desempenho, os jogos são um dos recursos mais utilizados como parâmetro para definir a necessidade de upgrade. 

Isso acontece pelo fato dos lançamentos exigirem o máximo da máquina, tendo em vista que suas configurações gráficas são pesadas.

Porém, a necessidade de upgrade não se resume apenas aos games, já que a maioria dos programas também passam por atualizações, que requerem componentes compatíveis.

Outro fator que influencia na necessidade de upgrade no PC é o fato das peças sofrerem com desgastes naturais, o que pode reduzir o desempenho drasticamente. Inclusive, isso pode até afetar outros componentes de maneira indireta, caso venham a dar defeito.

Além disso, existe o fato de algumas peças mais antigas não serem mais encontradas no mercado, fazendo com que o usuário tenha que adquirir uma mais atual, que pode ser incompatível com as que já estão instaladas no computador.

Com o kit upgrade, o fornecedor já monta a configuração ideal, com todos os componentes e acessórios compatíveis, influenciando positivamente no desempenho do PC.

Leia mais:

Moça em uma mesa gamer com headphone jogando em um PC gamer com upgrade Moça em uma mesa gamer com headphone jogando em um PC gamer com upgrade

Como fazer um upgrade no PC?

A melhor maneira é entender quais são as necessidades da sua máquina. Às vezes, uma simples peça já pode ser suficiente para devolver o desempenho — principalmente se ela estiver com defeito.

Porém, em alguns casos, para resolver o problema, é necessário adquirir o kit completo, ainda mais se os seus componentes já tiverem um tempo considerável de uso. 

Nesse cenário, a troca de apenas uma peça corre sérios riscos de não fazer diferença no desempenho, seja devido à integridade dos componentes que foram mantidos ou até mesmo por incompatibilidade entre eles e o acessório novo.

Por isso, sempre procure saber qual a configuração atual do seu PC gamer e estude as peças que estão instaladas nele, determinando se já estão obsoletas ou se ainda servem para serem utilizadas com o novo kit.

Após definir essa questão, é necessário buscar na internet o kit que mais se encaixe em suas necessidades. Fazendo uma boa compra, as chances de você conseguir resolver o problema e conseguir utilizar o PC por mais alguns anos são maiores.

Além disso, ao comprar o kit upgrade certo, é possível economizar dinheiro, já que o investimento em um computador novo é alto e pode estar fora do seu orçamento.

A seguir, conheça algumas opções de kit upgrade para PC presentes na Loja Vivo que podem resolver o problema de desempenho da sua máquina:

Kit Upgrade Pichau 24083

Foto do Kit Upgrade Pichau 24083 Foto do Kit Upgrade Pichau 24083

Este kit da Pichau conta com uma placa mãe HD410M que entrega um bom desempenho e compatibilidade com peças atuais, inclusive processadores de 10ª geração. Ela vem com dois slots para memória DDR4 e um slot de entrada para a placa de vídeo.

O processador é um Intel i3 10100F de 10ª geração, com quatro núcleos e oito threads, e uma frequência de 4.30Ghz, que é um bom indicador de desempenho.

Componentes:

  • Placa mãe: HD410M;
  • Processador: Intel i3 10100F.

Kit Upgrade Mancer

Foto do Kit Upgrade Mancer Foto do Kit Upgrade Mancer

O kit da Mancer vem com um processador AMD Ryzen 5 5600G, que oferece uma excelente experiência em questão de desempenho devido ao seu alto processamento com suas 12 threads e seis núcleos.

Este conjunto também conta com uma placa de memória RAM de 8 GB DDR4, com frequência de 2666Ghz. Todos esses componentes serão instalados na placa mãe B450M, que tem total compatibilidade com as peças apresentadas.

Componentes:

  • Placa mãe: B450M;
  • Processador: Ryzen 5 5600G;
  • Memória: 8 GB DDR4.

Kit Upgrade Pichau 24150

Foto de Kit Upgrade Pichau 24150 Foto de Kit Upgrade Pichau 24150

Um dos modelos mais completos da Loja Vivo, este kit da Pichau entrega um excelente upgrade para o PC. Ele vem com a placa mãe H410M, com dois slots para memória DDR4 e com entrada para placa de vídeo. 

Quanto ao processador, é o i3 10100F de 10ª geração, com uma frequência de 4.30Ghz. Além disso, ele tem oito núcleos e seis threads, entregando um ótimo desempenho para os programas e jogos atuais.

No conjunto também vai uma placa de memória de 8 GB DDR4 — contribuindo para que os programas rodem o mais liso possível — e uma fonte de 500W 80 plus, sendo uma das melhores tecnologias do mercado.

O usuário que adquirir este kit também poderá contar com um HD SSD de 240 GB. Essa tecnologia de armazenamento garante muito mais velocidade no processamento dos dados e maior desempenho para o computador, por meio de sua leitura virtual — diferentemente dos HD’s com leitura física.

Componentes:

  • Placa mãe: H410M;
  • Processador: Intel i3 10100F;
  • Memória: 8 GB DDR4;
  • Fonte: 500W 80 Plus;
  • Armazenamento: HD SSD 240 GB.

Kit Upgrade Mancer 26564

Foto de Kit Upgrade Mancer 26564 Foto de Kit Upgrade Mancer 26564

Este kit da Mancer entrega quase um computador completo, com peças para quem é exigente nas configurações e desempenho da máquina. Com ele, é possível rodar a maioria dos jogos da atualidade com um excelente desempenho.

Sua placa mãe é a A520M, que tem duas entradas para memória DDR4 e soquete A4M, sendo compatível com componentes atuais no mercado. 

Quanto ao processador, ele é um Ryzen 5 5600X, com seis núcleos e 12 threads, garantindo um ótimo desempenho.

Também fazem parte do kit duas placas de memória de 8 GB DDR4 e frequência de 2666Ghz, aumentando muito a velocidade de processamento do PC, além de uma fonte de 600W 80 plus e um cooler da Pichau.

O conjunto ainda conta com um HD SSD de 240 GB, que utiliza a tecnologia de leitura virtual para tornar o processamento das informações ainda mais rápido.

Componentes:

  • Placa mãe: A520M;
  • Processador: Ryzen 5 5600X;
  • Memória: 16 GB DDR4;
  • Fonte: 600W 80 Plus;
  • Armazenamento: HD SSD 240 GB;
  • Cooler. 

Fazer um upgrade no PC pode ser a melhor solução para melhorar o desempenho da máquina e mantê-la por mais tempo, antes de precisar investir em um computador novo. 

Assim, além de você conseguir continuar jogando seus games preferidos, economiza uma boa grana, já que uma máquina gamer completa sai bem mais cara.

E então, gostou das nossas dicas? Todos os kits apresentados e muitas outras opções estão presentes na Loja Vivo. Acesse o site e aproveite!

Até breve!

Leia também: