Existem diversos tipos de teclado no mercado e, apesar de muitas pessoas acharem que qualquer modelo serve, a realidade não é bem essa. Cada um têm suas funções específicas e se encaixam em diversas necessidades e situações diferentes. 

Tem os mais indicados para jogos, trabalho, alguns que proporcionam mais ergonomia, praticidade — como é o caso dos sem fio — e assim por diante.

E, claro, com tantas opções, às vezes fica difícil escolher qual deles é o melhor para o que você precisa. 

Portanto, para que você não corra o risco de comprar um que não atenda às suas necessidades, preparamos um conteúdo completo sobre os tipos de teclado e o que deve ser levado em consideração na hora da escolha. 

E aí, quer ficar por dentro do assunto? Então, continue com a gente e tire as suas dúvidas. Boa leitura!

Ilustração de algumas teclas de um teclado uma ao lado da outra Ilustração de algumas teclas de um teclado uma ao lado da outra

Quais são os tipos de teclado?

Desde a criação do acessório até os dias de hoje, as empresas que fabricam esses produtos vêm aprimorando e oferecendo tipos de teclado cada vez mais específicos, de modo a atender todas as necessidades dos consumidores. 

Com isso, hoje podemos contar com uma vasta opção de modelos, voltados a exigências bem específicas. A seguir, conheça os principais modelos de teclado disponíveis no mercado:

Teclado mecânico

É um tipo de teclado produzido para oferecer uma resposta mais rápida ao seu usuário. Por não ter aquela membrana entre as teclas e a placa eletrônica — que, neste caso, utiliza um sistema de molas —, é possível que o tempo de resposta seja menor. 

Os consumidores que desejam uma melhor experiência em digitação ou envio de comandos tratam esse modelo como uma das melhores opções. 

Os amantes de jogos, por exemplo, costumam investir nesse tipo de teclado, já que, durante uma partida, qualquer vantagem que se possa obter sobre o adversário pode ser determinante no resultado. E a velocidade de resposta é um grande benefício.

Teclado de Membrana

Esse dispositivo tem como principal característica suas teclas juntas umas das outras, ligadas a um película que fica entre elas e a placa, sendo justamente o tipo oposto ao mecânico. 

Seus comandos são feitos à base de pressão, ou seja, no momento que você aperta a tecla, as borrachas que ficam embaixo dela tocam a membrana, que envia a informação para a placa e, posteriormente, ao computador, fazendo que a resposta seja apresentada na tela.

Por esse processo ser um pouco mais burocrático, o tempo de resposta é maior. Para quem é menos exigente, ele pode ser imperceptível, porém, para quem utiliza em situações específicas, que exijam uma melhor performance, isso faz toda a diferença.

Foto de um teclado flexível levemente enrolado Foto de um teclado flexível levemente enrolado

Teclados Flexíveis

É voltado a quem quer praticidade e mobilidade, já que, devido a sua flexibilidade, é possível carregá-lo para todo lugar, seja dentro de uma bolsa, mochila ou até mesmo no bolso da calça.

Eles são feitos de materiais dobráveis — como o silicone — e é ideal para quem utiliza tablets ou computadores pequenos, por exemplo, e precisa estar conectado mesmo quando não estiver em casa ou no escritório. 

Este modelo costuma ser à prova d’água, com conexão via Bluetooth e sua digitação é bem silenciosa. 

Por outro lado, é preciso se atentar ao modo de uso e à sua vida útil, que pode ser menor em relação aos outros modelos, principalmente se você é um usuário hardcore e exige o máximo possível do acessório.

Teclados ergonômicos

Os teclados ergonômicos são indicados para quem passa bastante tempo utilizando o equipamento, principalmente para fins profissionais — como a galera de informática, redatores, editores e diversas outras áreas.

Devido à maratona diária, se o usuário não contar com essa ergonomia, que dê mais conforto durante o período de uso, ele pode sofrer com problema nos pulsos, que podem até levar a uma situação mais séria, onde seja necessária uma cirurgia para reverter o quadro. 

Esse teclado é construído justamente para ajudar a evitar esse tipo de problema, fazendo com que a mão do usuário fique mais relaxada, exercendo menos pressão no pulso. 

Mas, é importante destacar que apenas o teclado pode não ser suficiente para uma ergonomia completa. É necessário analisar outros fatores, como altura correta da bancada e o apoio de braços da cadeira.

Teclado sem fio com um lápis e caneta acima e um papel para anotação acima Teclado sem fio com um lápis e caneta acima e um papel para anotação acima

Teclados sem fio

Outro exemplo de praticidade é o teclado sem fio. Se você é do tipo exigente em relação à estética, esse dispositivo é bastante indicado, já que a ausência de cabos pode deixar o ambiente com um ar mais sofisticado e moderno. 

É possível encontrá-lo com três modos de conectividade: 

  • Wi-Fi;
  • Bluetooth;
  • Infravermelho. 

Além disso, para quem pretende investir em um conjunto para que todos os acessórios sejam sem fio, há a possibilidade de adquirir um combo de teclado + mouse, que entrega uma melhor performance, devido a sua compatibilidade.

Com os teclados sem fio, o usuário tem a praticidade, mobilidade — já que não estará limitado ao tamanho dos cabos — e um ambiente mais clean

Porém, é preciso levar em consideração que cada um deles tem um limite de alcance do sinal e, dependendo das barreiras entre o equipamento e o receptor, você poderá sofrer com falhas na transmissão. 

Teclados multimídia

Os teclados multimídia são para quem deseja utilizar funções extras, como o controle de um home theater ou dos próprios programas de reprodução de mídia do computador, sem a necessidade de trocar de tela a todo momento para pular uma música, por exemplo. 

E não é só em relação a isso que este dispositivo entrega praticidade. Dependendo do modelo escolhido, é possível contar com atalhos para: 

  • Caixa de entrada de e-mail;
  • Desligar o computador;
  • Abrir a calculadora;
  • Entre outros. 

Basta escolher o que melhor se encaixe em suas necessidades.

Foto de um teclado portátil como iluminação entre as teclas e apoio para a mão Foto de um teclado portátil como iluminação entre as teclas e apoio para a mão

Teclados de mão

Não é só o modelo dobrável que entrega a possibilidade de levar o item para utilizar em qualquer lugar. Os teclados portáteis (ou de mão) também agregam muita mobilidade ao usuário e são bem menores que os convencionais.

Eles costumam ser bem trabalhados na questão do design, atendendo a diversos tipos de exigências para quem curte modelos mais arrojados e radicais. 

Em alguns casos, a única semelhança com um teclado convencional é a presença de teclas, mas até isso é diferente, tendo em vista que as posições são diferentes para se adequarem ao tamanho.

Teclados verticais

Este modelo é um dos mais ergonômicos do mercado e voltado para reduzir ao máximo o estresse no pulso e mãos do usuário, mas não é apenas isso. Os teclados verticais apresentam um conjunto de teclas que se eleva a cada fileira, formando um conceito tridimensional.

Com isso, acaba-se criando uma reação em cadeia na questão da ergonomia, já que, para utilizá-lo, é preciso se manter em uma postura correta na cadeira gamer, diminuindo a pressão também nas costas, pescoço e lombar, além dos já mencionados pulsos e mãos.

Devido a todo esse cuidado na construção do acessório, é necessário investir um pouco mais, já que eles costumam ser mais caros que os outros. Além disso, é preciso ser um bom digitador para se adaptar mais rapidamente ao novo formato.

Foco em um teclado numérico de um celular na hora de fazer ligação Foco em um teclado numérico de um celular na hora de fazer ligação

Teclados virtuais

Os teclados virtuais são oferecidos por meio de softwares instalados nos dispositivos. Um bom exemplo é o que utilizamos no dia a dia nos smartphones, seja para enviar um e-mail ou para conversas com amigos e familiares pelo WhatsApp.

Porém, não é apenas nos celulares que esse modelo está disponível. É possível encontrá-lo tanto em computadores de mesa, notebooks e tablets. 

E o teclado virtual é completo, permitindo que o usuário utilize todas as letras, números e uma grande variedade de símbolos.

Teclados de projeção

Os teclados de projeção são a última tendência em equipamentos inovadores. Ele se assemelha ao teclado virtual, porém, sua principal diferença está no modo como é apresentado ao usuário, no qual o próprio nome já diz, por meio de uma projeção.

Para que isso seja possível, o dispositivo utiliza lasers para exibir a imagem do teclado em qualquer superfície — desde que seja plana e dura —, bem parecido com o que acontece com retroprojetores. 

Ao digitar, os sensores presentes no acessório detectam os movimentos do usuário e enviam o comando para o equipamento, com a resposta aparecendo na tela.

Este modelo entrega um tamanho reduzido de teclado, ideal para quem deseja mais discrição na hora do uso. 

Porém, para quem nunca utilizou, será necessário se adaptar a alguns fatores, como a luz forte, que pode prejudicar a visibilidade e até mesmo a falta de resposta tátil, que deixa a experiência um pouco estranha no começo.

O que é teclado 60%?

É um modelo reduzido, tendo justamente 60% do tamanho de um teclado convencional e com menos teclas presentes em sua estrutura, como a de função, que fica na lateral direita do acessório, e conta com números e setas. 

Além disso, existem algumas outras pequenas diferenças em relação aos tradicionais, por exemplo, as teclas “Shift” e o “Control” têm mais de uma função e estão presentes em apenas um dos lados.

Ele é bastante utilizado para quem trabalha com suporte externo, já que são compactos, fáceis de levar para qualquer lugar e executam todos os comandos. 

Foto de três pessoas sentadas em uma mesa longa e digitando em teclados Foto de três pessoas sentadas em uma mesa longa e digitando em teclados

Como escolher o tamanho do teclado?

O tamanho do teclado está relacionado às exigências de uso. Por exemplo, se você utiliza bastante os números, apostar em um teclado convencional, que tenha o teclado numérico do lado direito é uma ótima decisão, já que acessar a faixa superior do acessório pode tomar mais tempo durante a digitação.

Já para as pessoas que usam o teclado a maior parte do dia e buscam conforto e prevenção de lesões, os teclados ergonômicos são as melhores opções. Eles oferecem ergonomia suficiente para que você possa completar sua carga horária sem impor tanto estresse ao corpo, mantendo a saúde em dia.

Tem ainda quem joga e precisa de uma resposta rápida dos comandos enviados ao personagem do game, tendo em vista que isso pode fazer toda a diferença nas partidas. Nesse caso, os teclados mecânicos são a solução, pois eles oferecem um tempo de resposta menor, quando comparados aos demais.

E para quem não abre mão da praticidade, pode apostar em um dos diversos modelos apresentados anteriormente. Tem os sem fio, que deixam o ambiente livre de cabos, além dos compactos, como o teclado 60%, o teclado de mão e ainda os flexíveis.

O fato é que você deve estudar as suas necessidades e buscar por um modelo que mais se encaixe nelas.

Qual teclado é mais confortável para jogar?

Se você busca conforto na hora das partidas, o ideal é apostar em um teclado ergonômico, ainda mais se você é o tipo de pessoa que joga por horas a fio. É possível encontrar esse tipo de teclado com teclas mecânicas, para que, além do conforto, você possa contar com um ótimo tempo de resposta durante as disputas, podendo ganhar vantagem em cima dos seus adversários.

O objetivo é conseguir aliar o conforto e a prevenção de lesões mais sérias — seja nos pulsos, nas mãos ou até mesmo na coluna —, bem como uma manutenção da sua saúde como um todo, permitindo que você possa continuar jogando pelo tempo necessário, em segurança.

Mulher digitando em um teclado ergonômico ondulado Mulher digitando em um teclado ergonômico ondulado

Como escolher teclado ergonômico?

Para escolher um teclado ergonômico, também é preciso avaliar suas necessidades e o que cada modelo tem a oferecer. O fato é que, quanto mais recursos de ergonomia o acessório oferecer, melhores serão os resultados tanto da tarefa que esteja executando quanto da segurança com o seu corpo.

Alguns modelos mais ergonômicos, entregam um seu conjunto de teclas divididos, com metade delas em cada lado, semelhante a um formato em “V”, facilitando a digitação do usuário. 

Esse recurso permite que menos estresse seja aplicado na região do pulso, já que eles ficam em uma posição mais natural e confortável.

Outro fator importante é a inclinação das teclas. Em alguns modelos ele é totalmente reto, na horizontal, enquanto nos mais ergonômicos, as teclas ficam em um ângulo de 45º, melhorando mais ainda as condições de digitação.

Como escolher o melhor teclado para jogar?

Se a questão for a escolha de teclados para jogo, é importante apostar tanto na ergonomia quanto no desempenho durante as partidas. Sendo assim, os modelos mecânicos são os mais indicados.

Eles vão oferecer um tempo de resposta mais aprimorado e isso pode fazer toda a diferença durante a partida. Imagine que você está jogando um FPS (os famosos “jogos de tiro”) e, quando avista seu adversário, não consegue eliminá-lo, porque o tempo de resposta dos seus acessórios foi maior do que os dele.

Mas não é só isso que importa na escolha de um teclado para jogar. É preciso pensar na prevenção de sua saúde, obtendo um kit que contribua para que você tenha conforto e possa manter uma boa postura durante o tempo em que estiver sentado. 

Neste cenário, os teclados ergonômicos são essenciais, já que eles são voltados a gerar menos estresse a seus tendões, músculos e estrutura do corpo, reduzindo as chances de lesões.

Quais os melhores teclados para jogar?

A seguir, confira uma lista com alguns dos melhores teclados para jogar:

ELG Mechanical Shooter

Foto de um teclado gamer ELG Mechanical Shooter Foto de um teclado gamer ELG Mechanical Shooter

O ELG Mechanical Shooter entrega um design arrojado aos seus usuários e durabilidade, devido à sua construção com a tecnologia “Switches Cherry Blue”, que garante até 80 milhões de toques. 

Por ser um teclado mecânico, ele oferece uma resposta rápida, que favorece em jogos em que são necessárias agilidade e precisão de movimentos. Além disso, ele tem iluminação em RGB e é à prova de respingos.

Razer Huntsman Mini

Foto de um teclado Razer Huntsman Mini Foto de um teclado Razer Huntsman Mini

O Razer Huntsman Mini é compacto, pois não conta com a fileira de funções, sendo um teclado gamer 60%. Sua vida útil é de 100 milhões de toques e sua tecnologia mecânica garante um acionamento rápido e preciso de movimentos.

Ele é leve, prático e mais fácil de transportar para qualquer lugar, cabendo facilmente em uma bolsa ou mochilas menores. 

Suas teclas são texturizadas e bastante resistentes, evitando que as letras e números se apaguem com o tempo, devido ao uso intenso do acessório.

Logitech G512 Carbon

Foto de uma teclado Logitech G512 Carbon Foto de uma teclado Logitech G512 Carbon

O Logitech G512 Carbon agrega beleza e performance, com seu design arrojado e iluminação RGB, deixando seu setup ainda mais estiloso. 

A tecnologia Light Sync, permite que você crie diversas configurações de cores e animações, o que ajuda a dar mais imersão ao game que estiver jogando.

Ele é mecânico, o que oferece uma resposta mais eficiente, e sua construção entrega mais durabilidade, com um acabamento em alumínio-magnésio e liga 5052, bastante utilizada no setor de aviação. 

Além disso, ele conta com uma conexão via USB rápida, melhorando mais ainda o desempenho.

Dazz Orion RGB Gateron

Foto de um teclado gamer Dazz Orion RGB Gateron Foto de um teclado gamer Dazz Orion RGB Gateron

O Dazz Orion RGB Gateron entrega uma durabilidade de 500 milhões de cliques, ou seja, dá para usar por muito tempo. 

Ele conta com a tecnologia Anti-ghosting e é 100% mecânico, garantindo um ótimo desempenho durante as partidas. 

O dispositivo ainda conta com iluminação em RGB e uma rápida conexão USB, para que o envio dos comandos sejam ainda mais eficientes, e algumas funções que dão mais praticidade durante o uso, como o Windows Lock e oito teclas multimídia.

Logitech G213 Prodigy

Foto de um teclado Logitech G213 Prodigy Foto de um teclado Logitech G213 Prodigy

O Logitech G213 Prodigy foi desenvolvido para entregar o que há de melhor em performance e ergonomia, além de um design elegante, que certamente vai dar mais estilo ao seu setup

Ele conta com um descanso de mão, para que a pressão seja menor tanto nela quanto no pulso. Esse recurso é ajustável, para que você possa escolher a melhor inclinação possível. 

As teclas são otimizadas e projetadas para respostas mais rápidas durante o uso. 

Além disso, ele é resistente a respingos e suporta derramamento de até 60 ml de líquido, prevenindo que você perca o acessório por um simples descuido.

Como você pôde ver, existem diversos tipos de teclados, e cada modelo com o seu propósito. Para escolher o melhor para você, é preciso conhecer as suas necessidades e avaliar qual dos acessórios é mais eficiente para sua situação. 

Com isso, é possível encontrar um que faça valer o seu investimento, reduzindo as chances de arrependimento posteriormente. Agora que você já sabe como escolher, acesse a Loja Vivo ou o Vivo Shopping e adquira o que atende completamente às suas exigências.

Bons jogos e até breve!

LEIA MAIS: