Os acessórios que compõem um computador são essenciais para seu funcionamento. Por isso, é importante que sejam de qualidade e com características que atendam às necessidades de quem está usando. Dentre esses componentes, o teclado e mouse wireless são opções para quem não gosta de ficar preso a fios conectados na máquina.

Porém, eles não servem apenas para que os usuários se livrem das limitações que os cabos impõem, tendo alguns outros benefícios interessantes. 

A seguir, vamos dar mais detalhes sobre esses acessórios, explicando para que servem, as diferenças entre eles e suas principais vantagens. Além disso, daremos sugestões dos melhores aparelhos do mercado. Se interessou? Então, aproveite sua leitura!

Mulher usando teclado e mouse em fio Mulher usando teclado e mouse em fio

O que é teclado e mouse wireless?

São acessórios sem fio, utilizados para realizar os comandos do computador. Sem eles, basicamente não há funcionamento, exceto pelos modelos de PC’s que têm o recurso touch screen

Os equipamentos funcionam através de um dispositivo wireless — em sua maioria por Bluetooth — ligado à máquina, que se conecta aos componentes, excluindo a necessidade de cabos para o funcionamento. 

E existem diversos modelos, com diferentes características, como:

  • Taxa de dpi;
  • Alcance do wireless;
  • Velocidade de resposta;
  • Entre outros. 

Geralmente são encontrados em combo, ou seja, vendidos em conjunto, melhorando a compatibilidade entre eles, já que utilizam a mesma linguagem e se conectam por um único receptor. 

Porém, também é possível encontrá-los separadamente. Mas, nesses casos, é necessário ter duas conexões USB livres em seu PC para ligar os receptores. Além disso, você ainda correrá o risco de gerar algum conflito de sinal entre os dois acessórios.

Para que serve um teclado e mouse wireless?

Servem para dar mais praticidade ao usuário. Como sua conexão não utiliza cabos, você se livra de algumas limitações, como limite de distância e movimentação, principalmente quando o fio é curto demais.

Outro ponto interessante é em relação ao design. Quanto mais cabos expostos, maior será a impressão de desorganização, diminuindo a beleza da área em que o computador está. 

Apesar de existirem algumas soluções que “escondem” os fios, nada se compara a ter um ambiente livre.

Qual a diferença entre mouse e teclado com fio e wireless?

Jovem usando mouse e teclado wireless com iluminação para jogar Jovem usando mouse e teclado wireless com iluminação para jogar

Conveniência

A principal diferença está justamente na presença dos cabos. Com a versão wireless, basta que você coloque as pilhas no kit, plugue o receptor USB no computador e aguarde a sincronia entre os acessórios.

Com a versão com fio, é preciso passar o cabo USB até a máquina para que funcione. Apesar de não precisar de pilhas, você pode ter alguns problemas de ergonomia, já que corre o risco do fio ser menor que o necessário para que o mouse fique em uma posição adequada para uso. Com a versão wireless, não há essa limitação.

Preço

Os teclado e mouse sem fio já foram acessórios com preços muito diferentes do que a versão a cabo. Hoje ainda existe essa diferença, com o kit wireless sendo um pouco mais caro. 

Porém, esses equipamentos estão sendo cada vez mais usados pelos consumidores, devido às suas vantagens e praticidade no dia a dia. Isso fez com que as lojas passassem a distribuir os produtos com preços mais competitivos.

Sendo assim, apesar de ainda haver uma pequena diferença, é possível encontrar opções com preços quase iguais ou até mais baratos que as versões com fio.

Eficiência

A eficiência também é um diferencial entre os dois. Se você é um usuário comum, que usa o mouse e teclado para trabalhar, estudar ou fazer essas tarefas mais rotineiras, o kit wireless servirá perfeitamente, pois o tempo de resposta é o mesmo que os aparelhos com fio. Portanto, não haverá queda alguma de qualidade em sua experiência.

Porém, se você é o tipo de usuário que os utiliza para tarefas mais específicas, como jogos online (principalmente FPS), trabalho com design e outras condições que exijam recursos mais otimizados para a função, você pode encontrar mais estabilidade nas versões com fio.

Existem no mercado diversos kits wireless que proporcionam uma experiência otimizada para suprir essas necessidades, porém, os preços também serão maiores, se comparados aos mais usuais e às versões com fio.

Quais as vantagens de escolher um teclado e mouse wireless?

Mulher usando um teclado e mouse sem fio Mulher usando um teclado e mouse sem fio

Praticidade

Uma das maiores vantagens do teclado e mouse wireless está na praticidade. Como eles não utilizam cabos para se conectar, você tem a liberdade de locomovê-los para onde quiser, tanto na mesa de trabalho ou estudos quanto para levar para uma viagem. É só desligar e colocar na mochila.

Design

A estética é outro diferencial positivo. Por mais que sejam necessários fios para ligar alguns dos acessórios do computador — como monitor e CPU —, ao utilizar muitos dispositivos que funcionam via cabo, o design pode não ficar do jeito que o usuário gostaria. Afinal, ninguém gosta de fios aparecendo após investir na decoração do ambiente.

Limpeza

Além disso, o acúmulo de fios pode atrapalhar na limpeza, já que eles acumulam poeira com o passar dos dias, precisando ser limpos com frequência. 

Isso dá trabalho, porque é necessário desligar todos os cabos para limpar. Com os equipamentos wireless, esse esforço é menor. 

Desempenho

Apesar do mouse e teclado com fio entregarem um pouco mais de desempenho para algumas tarefas específicas, gastando-se um pouco menos, os kits wireless não deixam a desejar para quem executa funções mais básicas, como trabalho, estudo ou navegação. 

Porém, não quer dizer que não existam mouses e teclados sem fio para o público mais exigente. 

Diversos modelos são voltados para quem é gamer, por exemplo, entregando o máximo de desempenho para quem precisa de uma resposta rápida dos acessórios e com a vantagem de dar mais praticidade ao usuário, por ser livre de cabos.

Imagine você conectar seu computador na TV da sala e jogar no conforto do sofá ou cadeira gamer!?

Ilustração de uma mesa gamer com headset, controle, teclado colorido, câmera e três telas Ilustração de uma mesa gamer com headset, controle, teclado colorido, câmera e três telas

Como escolher um teclado e mouse wireless?

Na hora de escolher um equipamento wireless, é preciso estar atento, primeiramente, às suas necessidades. 

De nada adianta comprar um produto que não vai servir para o seu propósito. Por isso, avalie as vantagens e recursos que os modelos sem fio têm a oferecer e decida se vai resolver o seu problema.

Se você for utilizar para tarefas que exigem mais recursos, busque por kits que tenham mais benefícios a oferecer, como controle de dpi, teclas mais resistentes e mecânicas etc.

Caso você seja um usuário mais light, que utiliza o computador para trabalho, estudo ou para navegação na internet e afins, a maioria das marcas vai te atender perfeitamente. Porém, pesquise por dispositivos de qualidade para não arriscar perdê-lo com pouco tempo de uso. 

Alguns outros pontos interessantes que devem ser considerados são:

  • Design das teclas e suavidade na digitação;
  • Velocidade de resposta tanto do teclado quanto do mouse;
  • Alcance da conectividade Bluetooth;
  • Facilidade para configuração;
  • Preços que estejam de acordo com o mercado.

É melhor mouse e teclado com fio ou sem fio?

Tudo vai depender das suas necessidades. Tanto os kits com fio quanto wireless contam com excelentes produtos, capazes de atender a todas as exigências. 

Se você é uma pessoa que joga e precisa ter um controle maior das ações dos personagens, há mouses e teclados com fio específicos para isso, que vão te entregar muitos recursos, por preços mais acessíveis, se comparados às versões wireless

Por outro lado, também existem kits sem fio que vão servir para esse propósito com maestria, ainda mais se você não for um gamer profissional ou o mais exigente dos jogadores.

Cabe a você pesar todas as características apresentadas e decidir em qual delas vai aplicar seu investimento.

Quais os melhores modelos de teclado e mouse wireless?

HP 300

Foto do kit de mouse e teclado wireless HP 300 Foto do kit de mouse e teclado wireless HP 300

Este kit da HP entrega produtividade e entretenimento na mesma proporção. Ele conta com conexão Bluetooth com um único receptor para os dois acessórios, e seu teclado vem com 10 teclas de acesso rápido para algumas funções. 

Além disso, é à prova de derramamentos e oferece base de apoio para o punho, dando mais conforto na hora da digitação.

Quanto ao mouse, ele tem um sensor de 1.600 dpi, que garante mais precisão na hora de realizar os movimentos. Seu design é arrojado, projetado para ambidestros e funciona na maioria das superfícies.

Logitech MK270

Foto de kit de teclado e mouse wireless Logitech MK270 Foto de kit de teclado e mouse wireless Logitech MK270

O modelo Logitech MK270 conta com uma conexão Bluetooth de longo alcance, permitindo que você o utilize em qualquer lugar num raio de 10 m. 

Seu teclado tem um design mais minimalista, sendo aproximadamente 30% menor que os demais da categoria. Porém, esse tamanho é suficiente para acomodar todas as teclas.

O mouse também é compacto, porém confortável, não prejudicando a experiência do usuário. Além disso, vem com um botão power, para você poder desligá-lo quando não estiver utilizando, economizando as pilhas.

Multilaser TC183

Foto de kit de teclado e mouse wireless Multilaser TC183 Foto de kit de teclado e mouse wireless Multilaser TC183

O kit da Multilaser consegue aliar design e conforto, ao mesmo tempo que entrega eficiência durante o uso, fazendo com que o tempo em frente ao PC seja mais produtivo. 

O teclado tem uma estrutura ergonômica, permitindo uma digitação mais confortável, e conta com 14 teclas de atalho, que podem ser usadas para acessar recursos do computador, como: multimídia, e-mail etc.

O mouse tem uma sensibilidade de 1000 dpi, que garante uma alta precisão e é compacto, fazendo com que se encaixe bem na mão. Seu design é projetado para ambidestros, com teclas suaves e confortáveis.

Bright 0055

Foto do kit de mouse e teclado wireless Bright 0055 Foto do kit de mouse e teclado wireless Bright 0055

Este kit da Bright tem um design robusto, que pode ser bastante agradável ao público gamer

Seu alcance sem fio é de 10 m, e a estrutura dos componentes são de qualidade. O teclado tem 107 teclas confortáveis, permitindo uma digitação suave, e sua construção garante mais firmeza durante o uso.

O mouse se destaca por sua estrutura emborrachada, dando mais aderência e fazendo com que resista mais aos impactos, sendo um recurso a ser considerado por quem joga. Quanto ao sensor, ele tem uma sensibilidade de 1000 dpi, o que garante uma boa precisão.

E então, gostou das nossas dicas? Como você pôde ver, o teclado e mouse wireless podem ser uma excelente opção para quem não curte muito o visual com fios aparecendo. 

Fora isso, o kit é ideal para aqueles que não abrem mão da praticidade na hora de utilizar, podendo levá-los onde quiser, sem se preocupar com cabos para desconectar a cada mudança de local.

Portanto, basta analisar suas necessidades, ver qual dos kits wireless disponíveis na Loja Vivo mais combina com seu estilo e começar a aproveitar todos os benefícios que esses acessórios têm a oferecer.

Até a próxima!

LEIA MAIS: