Se você curte jogar no PC, além de uma máquina potente para rodar os jogos com o melhor desempenho possível, é fundamental contar com periféricos que otimizem a sua experiência. E nessas horas, o mousepad gamer faz toda diferença.

Existem vários modelos no mercado e saber qual escolher pode ser uma tarefa difícil para quem não conhece as principais características do acessório. Para te ajudar, preparamos um conteúdo com tudo o que é necessário para que você possa tomar a melhor decisão na hora de comprar o seu. Continue com a leitura para tirar todas as suas dúvidas.

O que é um mousepad gamer?

O mousepad gamer é um acessório para computador que, apesar de parecer um item simples, é muito importante para o desempenho nos jogos. Ele influencia diretamente na utilização do mouse, proporcionando muito mais precisão aos movimentos. 

Ele pode ser feito de diversos materiais, tais como: 

  • Microfibra;
  • Fibra entrelaçada;
  • Borracha;
  • Plástico texturizado.

E cada um deles tem um propósito. Para quem é gamer, é importante ficar atento às especificações de cada produto, para conseguir identificar qual será o mais adequado para o uso. Assim, você não sofrerá com demora no tempo de resposta ou movimentos imprecisos.

Também é possível escolher entre diversos designs. Uns contam com aquele relevo para não machucar o pulso, outros podem ter até 90 cm de comprimento, cobrindo completamente a área do mouse e teclado, entre várias outras opções que auxiliam no conforto e ergonomia.

Imagem de uma mesa com vários acessórios gamers. Imagem de uma mesa com vários acessórios gamers.

Por que usar um mousepad gamer?

O principal motivo para se utilizar um mousepad gamer, é o fato dele ser uma superfície voltada à otimização dos movimentos. Ele permite que o mouse deslize sem dificuldades, proporcionando uma resposta tátil muito superior, quando comparado a outras superfícies.

Essa precisão permite que você realize movimentos mais ágeis, o que é muito útil quando você está em uma partida frenética, na qual é necessário um tempo de resposta eficiente para não acabar sofrendo prejuízos durante o jogo.

É válido lembrar que, para que tudo funcione da melhor maneira possível, é fundamental que você tenha um mouse de qualidade, que conte com um bom controle de dpi, influenciando mais ainda no desempenho do mousepad de maneira positiva.

Quando usar um mousepad gamer?

O mousepad gamer é ideal para todos os jogos, já que todos eles se beneficiam da qualidade que o acessório proporciona nas partidas. Porém, alguns games exigem mais precisão de movimentos que outros, como é o caso do gênero FPS (First-Person Shooter).

Para quem não conhece, são os famosos jogos de tiro, nos quais você precisa abater seus adversários e criar estratégias para não ser atingido. Por ocorrerem, geralmente, em um ambiente frenético e com uma grande quantidade de personagens na tela, a precisão do mouse acaba sendo fundamental para acertá-los.

Nessas horas, a decisão tem que ser tomada muito rapidamente e a resposta do mouse pode ser o diferencial para que você obtenha mais sucesso que o seu adversário. Com o mousepad auxiliando esse movimento, as chances de você conseguir, aumentam bastante.

Imagem de uma pessoa mexendo em um mouse gamer em cima de um mousepad gamer. Imagem de uma pessoa mexendo em um mouse gamer em cima de um mousepad gamer.

Qual a diferença em jogar com mousepad?

O equipamento é um acessório específico para facilitar o deslize do mouse e proporcionar movimentos mais precisos. Portanto, sua utilização vai te deixar em vantagem sobre aqueles que não fazem uso do periférico. 

Se você utilizar o mouse em uma plataforma que não conte com esse recurso, o risco de sofrer com travamentos e até mesmo falhas na movimentação é muito grande, mesmo que a superfície que você esteja usando seja lisa.

Isso ocorre pelo fato do mouse utilizar um sistema de laser óptico para fazer a leitura dos movimentos. Eles funcionam como se fossem micro câmeras, que fazem a leitura da imagem que está abaixo dele e a transmitem ao processador. 

Isso tudo acontece a uma velocidade muito grande, sendo necessário que a superfície em que ele está apoiado seja feita de um material que melhore o desempenho dessa leitura. E o mousepad é justamente o acessório que proporciona isso, já que sua construção é composta por uma tecnologia compatível com o leitor do mouse.

Como escolher um mousepad gamer?

Na hora de comprar o mousepad ideal, é importante seguir alguns critérios para que você não acabe adquirindo um acessórios que não atenda às suas necessidades. Confira a seguir, uma lista do que pode ser levado em consideração durante a escolha:

Tipo de jogo

Primeiramente, o que deve ser levado em consideração é o tipo de game que você pretende jogar. Alguns estilos, como o FPS, exigem movimentos mais rápidos e precisos, sendo necessário um investimento em mousepads que otimizem essas características.

Tamanho

Outro fator importante é o tamanho do acessório. O ideal é que se busque por mousepads que permitam movimentos mais longos, para que você não precise interrompê-los a todo instante. Até porque isso pode atrapalhar muito durante a partida.

Imagem de uma pessoa mexendo em um mouse em um mousepad Imagem de uma pessoa mexendo em um mouse em um mousepad

Custo-benefício

O custo-benefício também é essencial. Quanto mais tecnologia aplicada ao mousepad gamer, mais caro ele será. Portanto, avalie se essas características serão realmente utilizadas nos títulos que pretende jogar. Assim, você não corre o risco de adquirir um item muito caro, sem necessidade.

Design

O design não interfere diretamente no desempenho. Porém, quem não gosta de contar com um setup de causar inveja nos amigos, não é? Nessas horas, um mousepad bacana pode fazer toda diferença. É possível encontrar estilos para todos os gostos, inclusive temáticos, com seu personagem ou game favorito estampado no acessório.

Ergonomia

Ergonomia é muito importante na hora de jogar. Não adianta contar com acessórios de alto desempenho, se eles não auxiliam no conforto e segurança durante o tempo que você estiver jogando. 

Existem tipos de mousepad que contribuem para que você não sofra com problemas de saúde. 

Alguns deles podem até se tornar mais sérios com o tempo, como é o caso da tendinite. Ela é causada pela repetição de movimentos da mão sob condições inadequadas. Por isso é importante contar com equipamentos e acessórios adequados.

Leia mais:

Qual o melhor mousepad gamer para jogos?

As variedades e estilos de mousepads gamer são grandes, permitindo que você escolha aquele que vá atender completamente suas exigências.

A seguir, confira alguns modelos que podem ser o que você procura:

Mousepad Gamer Logitech G240

Imagem de Mousepad Gamer Logitech G240 Imagem de Mousepad Gamer Logitech G240

Com uma superfície feita de tecido flexível, o Logitech G240 melhora o desempenho durante os jogos, pois proporciona o atrito ideal que os games de baixo dpi exigem. Isso faz com que o controle do mouse seja mais eficiente, facilitando o posicionamento do cursor.

Além disso, ele conta com uma base emborrachada, gerando mais estabilidade durante os movimentos do mouse. Assim, você não corre o risco de errar quando precisar fazer uma manobra mais brusca.

Mousepad Gamer Logitech G640

Imagem do Mousepad Gamer Logitech G640 Imagem do Mousepad Gamer Logitech G640

O Logitech G640 é ideal para jogos em que você precisa realizar movimentos mais bruscos, como frenagem e mudanças de direção rápidas. A tecnologia em sua superfície otimiza o desempenho do sensor, devido ao seu material texturizado. 

Também é um mousepad confortável, que permite que você deslize seu punho sobre ele sem sentir qualquer tipo de desconforto. Quanto à estabilidade, ela é garantida por conta da sua base emborrachada, que se fixa bem à superfície em que está apoiada. 

Mousepad Gamer Logitech G840 XL

Imagem de Mousepad Gamer Logitech G840 XL Imagem de Mousepad Gamer Logitech G840 XL

O Logitech G840 XL foi projetado para que o usuário sinta cada movimento do mouse. Ele proporciona muita precisão, devido à sua memória muscular, que otimiza o desempenho, tanto para movimentos em alta velocidade quanto baixa.

Ele ainda conta com uma área de cobertura grande, servindo de apoio para o mouse e teclado. Sua base emborrachada gera muito mais estabilidade para os periféricos, melhorando ainda mais a precisão dos movimentos.

Onde comprar um mousepad gamer?

Encontrar o mousepad gamer ideal não precisa ser uma tarefa difícil. Na Loja Vivo, você encontra os mais diversos tipos de acessórios que vão otimizar a sua experiência e imersão durante as partidas.

Além dos itens apresentados aqui, por lá você encontra outros periféricos que vão enriquecer ainda mais o ambiente em que você costuma jogar todos os dias. Acesse o site e confira os produtos disponíveis.

Agora que você já sabe como escolher o mousepad gamer ideal, ficou mais fácil determinar qual dos modelos mais se encaixa em suas necessidades, não é mesmo? Portanto, faça sua lista, analise as informações apresentadas e adquira o seu agora mesmo.

Bons jogos e até breve! 

Leia também: