O Nintendo Switch une gerações desde que foi lançado. Afinal, a versatilidade do console chama a atenção dos mais novos. Já a possibilidade de jogar com personagens icônicos da Nintendo, sem ter que voltar para os anos 1980, desperta o desejo de quem já atingiu os 30 anos.

Além do mais, é um console único, pois, por não dispor de um poder bruto de processamento, costuma disponibilizar jogos que possuem um estilo visual muito particular e encantador. 

E quando faz esse movimento, coloca em questão a atual supervalorização de gráficos em detrimento da jogabilidade. 

Falando em títulos, abaixo você confere os melhores jogos para Nintendo Switch, o destaque de Pokémon do console, além de algumas informações sobre o recém-lançado Switch OLED. Vamos lá?

Quais os melhores jogos para Nintendo Switch?

Em primeiro lugar, a seleção dos melhores jogos para Nintendo Switch foi baseada não só nas avaliações registradas por especialistas, como também pelo público nos sites Metacritic e IGN Brasil. Dito isso, vamos à seleção:

5. Hollow Knight

Capa em tons de azul do jogo Hollow Knight Capa em tons de azul do jogo Hollow Knight

O quinto lugar fica com “Hollow Knight”, um jogo independente (indie) no estilo metroidvania 2D, desenvolvido e publicado pela Team Cherry. Lançado em fevereiro de 2017, é um single-player de ação e aventura, com uma jogabilidade não linear. 

Nele, você controla The Knight, acompanhado de uma arma pontiaguda, para explorar Hallownest, um reino subterrâneo em ruínas. Além de abrir caminhos, a arma serve para matar insetos e monstros e, em troca, você recebe moedas, chamadas de Geo.   

No início do jogo, as Geo não farão muito sentido. No entanto, por tratar-se de um metroidvania, ao longo da trajetória, você poderá adquirir objetos, como um mapa e uma bússola e, é claro, conquistar novas habilidades. 

Inclusive, os NPCs serão responsáveis por vender esses produtos e fornecer informações sobre a história de Hallownest, bem como sobre qual é o seu verdadeiro papel ali.

Por fim, em 2017 e 2018, “Hollow Knight” foi indicado para o BAFTA Video Game Award como Jogo Estreante e The Game Award por Melhor Estreia de Jogo Indie, respectivamente. 

4. Mario Kart 8 Deluxe

Capa colorida com os personagens do jogo  Mario Kart 8 Deluxe Capa colorida com os personagens do jogo  Mario Kart 8 Deluxe

O quarto lugar fica com “Mario Kart 8 Deluxe”, um jogo de corrida lançado para Nintendo Switch em janeiro de 2017. 

No ano de lançamento, foi indicado aos prêmios Melhor Jogo para Família e Melhor Multijogador pelo The Game Awards. Ele sucede o Mario Kart 8, para Wii U, console lançado em 2012. 

No entanto, como “Mario Kart 8” também funciona no Switch, muitos afirmam que Deluxe não é um novo jogo e, sim, uma DLC (conteúdo para download) ou, ainda, uma  nova versão. 

Isso porque o objetivo do título continua o mesmo, exceto que existem diferenças entre jogar “Mario Kart 8 Deluxe” no Wii U e no Nintendo Switch. 

Abaixo, você confere as cinco distinções mais importantes: 

  • Novos personagens;

  • Gráficos no Switch com melhor resolução;

  • A possibilidade de transportar dois itens de uma só vez;

  • O modo batalha significativamente alterado;

  • 48 pistas remasterizadas que serão lançadas até o final de 2023. 

Independentemente disso, se você gosta de automobilismo, vai amar “Mario Kart 8 Deluxe”. Além dos pontos já citados, o jogo possui tradução para a língua portuguesa de Portugal (pasmem!) e você pode jogá-lo nos modos single e multiplayer.

Por fim, Deluxe pode ser jogado com até 12 pessoas, nos modos TV, semi-portátil e portátil, oferecidos pelo Nintendo Switch. 

3. Super Smash Bros. Ultimate

Capa colorida com os personagens do jogo  Super Smash Bros. Ultimate Capa colorida com os personagens do jogo  Super Smash Bros. Ultimate

Super Smash Bros. Ultimate” é um jogo de luta que faz o olho de qualquer Nintendista brilhar. 

Afinal, entrega mais de 80 personagens jogáveis icônicos da Nintendo (e outras franquias), além de inúmeros cenários para batalhas épicas, tanto em modo single quanto multiplayer. Quer dizer, é o maior crossover da história dos videogames. 

Assim sendo, além de ser o Melhor Jogo de Luta de 2019, título concedido pelo The Game Awards, recebe a terceira posição na lista com os melhores jogos para Nintendo Switch. Desenvolvido pela Bandai Namco Studios e Sora Ltd., foi lançado em dezembro de 2018.

Falando em modo multiplayer, “Super Smash Bros. Ultimate” pode ser jogado com até oito pessoas, nos modos TV, semi-portátil e portátil, oferecidos pelo Nintendo Switch. 

Ademais, o jogo funciona de uma forma simples: você escolhe um personagem e utiliza diferentes ataques para derrotar seus oponentes na arena. 

E caso você tenha problemas em escolher apenas um cenário, pode selecionar o “Stage Morph”, opção que faz com que eles mudem durante o jogo. 

Para finalizar, além do título de Melhor Jogo de Luta em 2019, “Super Smash Bros. Ultimate” tornou-se, no mesmo ano, o jogo do gênero mais vendido da história, ultrapassando clássicos como “Street Fighter” e “Mortal Kombat”, segundo a Voxel

2. Super Mario Odyssey

Capa colorida com os personagens do jogo  Super Mario Odyssey Capa colorida com os personagens do jogo  Super Mario Odyssey

Suponhamos que você tenha um Nintendo Switch, mas poderá, pelos próximos anos, adquirir apenas dois jogos da Nintendo. Sem pensar duas vezes, aposte em “Super Mario Odyssey” e “The Legend of Zelda: Breath of the Wild” — título que mencionaremos a seguir.

Afinal, “Super Mario Odyssey” foi reinventado e atingiu um nível de criatividade, beleza e jogabilidade que surpreendeu a todos. Lançado em outubro de 2017, levou 12 indicações, venceu dois BAFTAs, um The Game Award e o segundo lugar desta lista.

Sobre a narrativa, com um novo personagem chamado Cappy, você comanda Mario em uma aventura 3D repleta de segredos e surpresas. O objetivo? Salvar a princesa Peach e a irmã de Cappy das garras do Bowser. 

Para tanto, você pode usar ações conhecidas, presentes em “Super Mario 64” e “Super Mario Sunshine”, além de novas, como jogar o chapéu do Mario. 

Por fim, “Super Mario Odyssey” pode ser jogado com até duas pessoas, uma assumindo o controle do Mario e a outra o Cappy, nos modos TV, semi-portátil e portátil. 

1. The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Um herói do jogo The Legend of Zelda: Breath of the Wild  em uma pedra olhando a paisagem. Um herói do jogo The Legend of Zelda: Breath of the Wild  em uma pedra olhando a paisagem.

E para a surpresa de ninguém, o primeiro lugar da lista fica com o décimo nono título da série “The Legend of Zelda”, intitulado “Breath of the Wild” e lançado em março de 2017, tanto para Wii U quanto para Nintendo Switch. 

Desenvolvido e publicado pela Nintendo, “Breath of the Wild” pode ser considerado o respiro que os fãs da série “The Legend of Zelda” tanto precisavam. Inclusive, os entusiastas comentam que o jogo é a realização do conceito que o primeiro Zelda, de 1986, almejava alcançar.

No entanto, não foram apenas os entusiastas de Zelda que ficaram impressionados com o jogo: a crítica rasgou elogios. Como prova, em janeiro de 2020, o site Metacritic, além de conceder uma nota de 9.7, premiou “Breath of the Wild” como Jogo da Década.

E os prêmios não pararam por aí. Em 2017, o título ganhou nas categorias Jogo do Ano, Melhor Jogo de Ação-aventura do The Game Awards. Já as indicações foram incontáveis. 

Enfim, sobre o jogo, você comanda Link que, depois de adormecer por 100 anos, acorda em uma Hyrule devastada e precisa recuperar a sua memória. 

Como jogador, há um mundo gigante a ser explorado, rico em detalhes e que mistura ação e aventura com elementos de RPG. 

O game é single player, e se você tiver um Nintendo Switch, pode jogá-lo nos modos TV, semi-portátil e portátil. 

Qual o melhor jogo de Pokémon do Nintendo Switch?

Imagem do jogo  Pokémon do Nintendo Switch e seus personagens. Imagem do jogo  Pokémon do Nintendo Switch e seus personagens.

Se você chegou até aqui com seu controle PowerA do Pikachu em mãos e está indignado que não mencionamos nenhum título da série Pokémon, o seu momento chegou.

Entretanto, escolher o melhor jogo é muita responsabilidade, uma vez que é necessário partir de um ou mais critérios.

Assim sendo, utilizamos as seguintes para chegar no melhor jogo de Pokémon do Nintendo Switch

  • Novidade no mercado;

  • Avaliação no Metacritic. 

E o resultado foi “Pokémon Legends: Arceus”, um jogo lançado em 2022 e com 83 pontos no Metascore.

Desenvolvido pela Game Freak e publicado pela The Pokémon Company e Nintendo, “Pokémon Legends: Arceus” também está na lista, uma vez que marca uma nova era na série Pokémon. Em outras palavras, era o que os fãs da série necessitavam.

Afinal de contas, ao contrário de títulos consagrados, tais como “Pokémon Sword”, “Pokémon Shield”, “Pokémon: Let's Go”, “Pikachu; Let's Go”, “Eevee” e, até mesmo, “Pokémon Go”, Junichi Masuda não participou do desenvolvimento de Arceus — não diretamente. No entanto, o jogo faz jus às suas raízes.

Dado o devido contexto, hora de falar do jogo. “Pokémon Legends: Arceus” é um RPG que combina ação e exploração. A narrativa ocorre na região de Hisui, antiga Sinnoh, antes dos eventos de “Pokémon Brilliant Diamond” e “Pokémon Shining Pearl”. 

Dessa forma, você pode capturar novos tipos de Pokémon, como os Nobles (nobres, em tradução livre), especialmente poderosos. Inclusive, há chances de você desvendar o mistério de Arceus, o Mythical Pokémon que dá nome ao jogo.

Quais jogos vem no Nintendo Switch?

Aparelho do Nintendo Switch na cor preta e o controle azul e vermelho. Aparelho do Nintendo Switch na cor preta e o controle azul e vermelho.

Ao adquirir um Nintendo Switch, você não receberá jogos pré-instalados no console. Ou seja, você deverá, em primeiro lugar, abrir uma conta Nintendo, escolher um jogo e comprá-lo na versão física ou digital

No caso da versão digital, basta você acessar a loja online da Nintendo, logar na sua conta e finalizar a compra. 

Agora, se você deseja adquirir o jogo físico, para ter o icônico cartucho em mãos, deve comprar o título pela internet ou em uma loja física.

Já que estamos neste assunto, tratando-se da Nintendo, marca conhecida por seus preços altos, vale muito a pena considerar o Nintendo Switch Online, serviço de assinatura de jogos da Nintendo.

A marca japonesa disponibiliza dois planos: 

  1. Nintendo Switch Online;

  2. Nintendo Switch Online + pacote adicional.

Ambos nos modos individual e família. Se interessou? Confira outras vantagens — que dependem do plano:

  • Partidas online com outros jogadores;

  • Cópia de segurança na nuvem;

  • App para Android ou iOS do Nintendo Switch Online;

  • Acesso a um catálogo de jogos do Nintendo 64 e SEGA Mega Drive.

Tem como jogar Nintendo Switch sem internet?

Se você é um entusiasta da mídia física, no geral é possível jogar no Nintendo Switch sem internet. Isso é, basta você desconectá-lo, inserir o cartucho e jogar. A propósito, sequer é necessário a criação de uma conta Nintendo para esse processo.

Porém, existem jogos, tal como “Wolfenstein II: The New Colossus” e “WWE 2K18”, que, apesar de você comprar o cartucho, o download é obrigatório para que o jogo seja, de fato, acessado. 

Ou seja, no final das contas, o cartucho funciona apenas como um “código de liberação” e, é claro, como decoração na prateleira. 

De qualquer forma, investir em uma excelente conexão, como a Vivo Fibra, vai expandir as possibilidades e funcionalidades do Nintendo Switch. 

Isso porque você poderá fazer download de jogos, receber notícias e anúncios da Nintendo, ficar por dentro de títulos gratuitos e, é claro, poderá jogar com outras pessoas do mundo inteiro.

O que é Switch OLED?

Aparelho do Switch OLED na cor branca, controle branco e preto e a tela de Oled ao fundo para jogar. Aparelho do Switch OLED na cor branca, controle branco e preto e a tela de Oled ao fundo para jogar.

Se você for um Nintendista, tem um quarto gamer decorado com uma luminária da caixa de moedas do Super Mario ou com uma almofada com os personagens do Mario World, deve saber que a desenvolvedora japonesa lançou, em outubro de 2021, o Nintendo Switch OLED.

Em primeiro lugar, é importante mencionar que, em termos de potência, a versão OLED não muda quando comparada à versão original do Nintendo Switch. 

Ou seja, a alteração principal reside no fato de que, ao invés de uma tela LCD de 6,2", a Nintendo investiu em uma tela OLED de 7".

Isso resulta em uma área útil da tela maior, bem como o uso de uma tecnologia mais avançada, a OLED. 

Nela, os pixels são controlados de maneira individual, logo, ao rodar os jogos, o painel vai apresentar melhor contraste, brilho e cores, especialmente em cenas que são mais escuras.

Além disso, há outras diferenças no Nintendo Switch OLED que podem ser entendidas  como melhorias, tais como:  

  • Conexões dos joy-con no Switch OLED é um pouco mais firme;

  • Alto-falantes com maior qualidade;

  • O formato dos botões na parte de cima do Switch mudou; 

  • Uma melhoria substancial no estande para pessoas que gostam de jogar no modo parado. 

Nintendo Switch OLED: especificações

Dito isso, vale reforçar que em termos de potência, a nova versão não apresenta especificações técnicas superiores. Portanto, ele é idêntico ao original, exceto o dock do Nintendo Switch OLED, que possui uma entrada de internet (LAN) para cabear o Switch, e o armazenamento interno que passa de 32 GB para 64 GB.

Ademais, em ambos você pode expandir a memória até 2 TB utilizando um cartão microSD, microSDHC ou microSDXC, há apenas um slot para cartão de jogo da Nintendo, bem como uma bateria interna de 4310mAh.

Para finalizar, o Nintendo Switch original, desenvolvido após 2019, vendido em uma caixa vermelha, possui o mesmo processador que o Switch OLED: NVIDIA Tegra X1+. Isso significa que ambos duram entre 4h30min e 9 horas na bateria.

Devo comprar um Switch OLED?

Quando o Switch OLED aterrissou oficialmente no Brasil, em 2022, muitas pessoas se perguntaram se deveriam adquirir o novo modelo da Nintendo. Mesmo a desenvolvedora negando, há algumas especulações de que um Switch 4K está por vir.

Assim sendo, talvez seja prudente esperar, uma vez que a diferença entre o Nintendo Switch e o Nintendo Switch OLED não é muito significativa, principalmente para quem prefere jogar com o console conectado à TV. Afinal de contas, neste modo, a tela OLED não faz diferença. 

Mas, e aí, concorda com a lista dos melhores jogos para Nintendo Switch? Sentiu falta de algum título? Compartilhe nas redes sociais!

Até a próxima! 

Leia mais: