Em um jogo de luta, você estuda o mecanismo do game, escolhe com sabedoria o personagem para te representar, com o objetivo de zerar o jogo ou ignora tudo isso, apela para o button-mash e torce para obter o melhor resultado? 

Independente do seu perfil, criamos uma lista com alguns dos melhores jogos de luta que existem no mercado para jogar no PlayStation, XBOX, celular ou PC. Vem com a gente e descubra essa seleção!

Meninos felizes, segurando o controle do videogame com sorriso vitorioso. Meninos felizes, segurando o controle do videogame com sorriso vitorioso.

Qual foi o primeiro jogo de luta do mundo?

O “Heavyweight Champ'' é considerado o primeiro jogo de luta do mundo, segundo o The Guardian. Desenvolvido pela japonesa Sega Corporation, o simulador de boxe era um single-player popular nos fliperamas em 1976.

Protagonizado por dois pugilistas monocromáticos, vestindo cuecas listradas, os gráficos de Heavyweight Champ eram tão pixelados que era complicado identificar como o jogador havia pontuado. Além disso, a jogabilidade era restrita a movimentos de estocada. 

Depois de 11 anos, “Heavyweight Champ” ganhou uma atualização ostensiva, tanto para fliperamas, como para o console de videogame de 8-bits da Sega, Master System, lançado em setembro de 1989, no Brasil.

E Karate Champ?

Capa do jogo colorida dos melhores jogos de lutas karate champ. Personagem chutando seu adversário Capa do jogo colorida dos melhores jogos de lutas karate champ. Personagem chutando seu adversário

Quando o objetivo é nomear quem ou qual foi o pioneiro de determinada produção, há inúmeras divergências — e com o primeiro jogo de luta do mundo não seria diferente.

Isto é, há pessoas que não consideram justo “Heavyweight Champ” levar o título de primeiro jogo de luta. Isso porque, por ser um simulador de boxe, o título da Sega estava mais para um jogo de “esporte” do que, de fato, para um de luta.

Assim sendo, é necessário trazer para este texto um jogo que chegou oito anos depois aos fliperamas: o “Karate Champ”, desenvolvido pela Technos Japan Corporation.

Além de ser two-player, os gráficos eram um pouco mais claros e existia uma expansão de movimentos, bem como um trio de juízes que conduziam a partida e uma plateia que “reagia”, às vezes. 

Por essas e outras razões, “Karate Champ” foi considerado pela IGN como um dos jogos que “mais influenciaram os games como conhecemos hoje”, conforme divulgação do Meio-Bit

Entretanto, a verdade é que os dois games foram promissores. Eles não estão entre os melhores jogos de luta que existem no mercado — não nesta lista, pelo menos.

Qual o jogo de luta mais vendido da história?

Se você frequentava fliperamas ou seu primeiro console doméstico foi o Super Nintendo (Super NES), pode predizer que o jogo de luta mais vendido da história é “Mortal Kombat”, lançado em 1992 e desenvolvido pela (finada) Midway Games. 

Afinal, o título deu vida a personagens que fazem parte do imaginário coletivo, com:

  • Sonya Blade;

  • Liu Kang;

  • Raiden;

  • Sub-Zero;

  • Scorpion. 


Prova disso é que em maio de 2021, a Warner Bros. Pictures lançou o filme Mortal Kombat, dirigido por Simon McQuoid, que está disponível na HBO Max.

It’s me, Mario

Capa do jogo dos melhores jogos de luta super smash bros ultimate Capa do jogo dos melhores jogos de luta super smash bros ultimate

“Mortal Kombat” não é o jogo de luta mais vendido da história — pode ser que ele seja um dos melhores jogos de luta para você. Quem sobe no pódio e leva a medalha de ouro é o “Super Smash Bros. Ultimate”, segundo a IGN. A prata fica com “Street Fighter II”.

Desenvolvido para Nintendo Switch, após ser lançado em dezembro de 2018, o jogo vendeu mais de 11 milhões de cópias nas primeiras três semanas. E até 2019, havia alcançado a marca de 15.71 milhões de cópias.

Em relação ao sucesso estrondoso de Super Smash Bros. Ultimate, é difícil indicar um único fator responsável, mas acredita-se que seja em virtude de um suporte de qualidade, tal como a inserção constante de novos personagens.

Para finalizar, “Super Smash Bros. Ultimate” ganhou a admiração do público e o prêmio de Melhor Jogo de Luta pelo The Game Award, em 2019. Entre os concorrentes estavam:

Qual o jogo de luta mais difícil?

Essa é uma daquelas perguntas que possuem várias respostas e incontáveis divergências.

Afinal, o jogo de luta mais difícil depende de algumas variantes importantes. 

Entre elas, podemos considerar a experiência e habilidade de quem está jogando, o nível do jogo e, em determinados casos, o potencial do chefão — um salve para Rugal de “King Of Fighters '94”, Geese Howard de “Fatal Furye” e Akuma de “Super Street Fighter II Turbo”.

De qualquer maneira, existem jogos de determinadas séries que são considerados “unanimidade” quando o assunto é dificuldade. Portanto, se você for newbie (novato, em tradução livre) no gênero, tente evitar os seguintes títulos:
 

  • Tekken 7, nono jogo da série de luta Tekken;

  • The King of Fighters XIII da série The King of Fighters;

  • Guilty Gear Strive, sétima da série Guilty Gear;

  • Super Smash Bros. Melee.

Qual o melhor jogo de luta para celular?

Não são apenas os consoles e PCs que possuem os melhores jogos de luta do mercado, aparelhos Android e iOS também foram presenteados com grandes produções. 

Inclusive, algumas delas, como Street Fighter IV, Mortal Kombat e Injustice 2, foram desenvolvidas, salvo algumas adaptações, para rodar nos dispositivos móveis. Assim sendo, separamos uma lista com títulos imperdíveis:

Shadow Fight 3

Capa escura do jogo dos melhores jogos de lutas shadow com dois personagem lutando com seus objetos. Capa escura do jogo dos melhores jogos de lutas shadow com dois personagem lutando com seus objetos.

Lançado em novembro de 2017, “Shadow Fight 3” compõe uma aclamada franquia de jogos publicados pela Nekki que misturam combates com características do gênero RPG.

O jogo, que sucede “Shadow Fight 2” (Android e iOS), possui o selo de Escolha dos Editores na Google Play Store e uma avalanche de críticas positivas por apresentar uma jogabilidade eficiente, um visual tridimensional e, para finalizar com chave de ouro, efeitos sonoros incríveis.

Além disso, o ponto forte de “Shadow Fight 3” são os combates Player versus Player (PvP), mas não dá para ignorar alguns NPCs bem desafiadores pelo caminho. 

Por fim, o caráter RPG do jogo reside no fato de que quando você o inicia, é um personagem sem nome e trajetória. São as suas escolhas que definem sua personalidade e suas habilidades.

Custo: download gratuito
Classificação indicativa: +12
Tamanho: 118 M
Android | iOS

Injustice 2

Capa do jogo preta dos melhores jogos de lutas injustice 2 legendary Capa do jogo preta dos melhores jogos de lutas injustice 2 legendary

Para ser justo, conforme o nome do jogo sugere, a narrativa de “Injustice 2” não é tão divertida quanto a primeira, “Injustice: Gods Among Us” (iOS e Android) — que levou o prêmio de Melhor Jogo de Luta pela VGX, em 2013.

No entanto, compõe a lista de melhores jogos de luta pela evolução gráfica evidente em relação à primeira versão. Lançado em maio de 2017, apresenta combates mais polidos e com maior qualidade, além de mais de 35 personagens da DC Comics à disposição. 

Além disso, é um aplicativo mais leve e, portanto, mais democrático, possui várias possibilidades de customização e você pode lutar em lugares icônicos, como no Asilo Arkham, na Batcaverna e até na Torre de Vigilância. Um prato cheio para os fãs da editora.
 

Custo: download gratuito
Classificação indicativa: +12 
Tamanho: em torno de 1.9 GB
Android | iOS

Mortal Kombat

Cana do jogo mortal kombat com dois adversários lutando a noite Cana do jogo mortal kombat com dois adversários lutando a noite

É mainstream? É mainstream! No entanto, não pode deixar de estar entre os melhores jogos de luta. Até porque a série Mortal Kombat, hoje sob gerência da Warner Bros., teve seu primeiro título lançado em outubro de 1992 e, até hoje, marca gerações — tanto que foi parar nos dispositivos móveis.

Voltando ao jogo, por apresentar gráficos incríveis e de alta qualidade, você precisará de um bom celular para jogos com, no mínimo, 1.1 GB de espaço livre. Caso contrário, a experiência não será satisfatória. Ademais, é um jogo online, portanto, garanta uma boa conexão de internet

O investimento vale a pena, não somente por ser Mortal Kombat, mas pelo suporte que a Warner Bros. Games, em conjunto com o estúdio NetherRealm, oferece para os gamers. Desde 2015, quando foi lançado, já houveram inúmeras atualizações, tanto em termos de jogabilidade, quanto para corrigir bugs.

Por fim, entre os principais atrativos estão no fato de que você pode jogar com personagens de Mortal Kombat 11, o último título lançado para console, criar equipes e guerras de facções — disputar com outros jogadores no modo multiplayer.
 

Custo: download gratuito
Classificação indicativa: +17
Tamanho: em torno de 1.4 GB
Android | iOS

Street Fighter IV Championship Edition

Capa do jogo street fighter dos melhores jogos de lutas Homem forte com luva de box vermelha Capa do jogo street fighter dos melhores jogos de lutas Homem forte com luva de box vermelha

Algum título da emblemática série Street Fighter (SF) precisava marcar presença nesta lista com os melhores jogos de luta que existem. Afinal, ela está no mercado desde 1987. E para a felicidade de muitos, a Capcom anunciou, em fevereiro de 2018, uma versão para dispositivos móveis.

Ao contrário dos consoles, no smartphone, você luta apenas com o eterno Ryu contra Chun-Li, que teve sua primeira aparição em Street Fighter II: The World Warrior, Guile e o Red Cyclone, Zangief — controlados pelo jogo. Para desbloquear os mais de 30 personagens, você precisa pagar. 

De forma intencional ou não, os gráficos de Street Fighter IV CE são um pouco pixelados e lembram a estética 2D. De qualquer maneira, a jogabilidade é boa, acima de tudo no modo offline e em aparelhos widescreen, que permitem toques mais assertivos. Por fim, é possível jogar com controle via Bluetooth.

Custo: download gratuito
Classificação indicativa: +12
Tamanho: 30 M
Android | iOS

Quais são os melhores jogos de luta?

Por fim, chegou a hora de conferir os melhores jogos de luta da indústria de videogames. Prepare-se, pois a lista começa no estilo “Fatality”. Melhor dizendo, com um “Dark Cannon” bem dado — um dos movimentos performados por uma das personagens de Tekken 7, a Eliza.

Tekken 7

Capa do jogo os melhores jogos de luta tekken 7 em vermelho Capa do jogo os melhores jogos de luta tekken 7 em vermelho

Plataformas: PC, PS4 e Xbox One

Desenvolvido e publicado pela Bandai Namco Entertainment, Tekken 7 é o nono jogo da Tekken, série que está no mercado há mais de 20 anos. Entretanto, é o primeiro título a utilizar o motor Unreal Engine 4, da Epic Games. E, cá entre nós, seria uma heresia não mencioná-lo como um dos melhores jogos de luta que existem. 

Isso porque, além de ser extremamente divertido, com ângulos de câmera que deixam as batalhas cinematográficas ainda mais incríveis, o jogo possui a reputação de ser um dos mais difíceis de seu gênero. Afinal, são 40 personagens à disposição de quem joga, cada um com seus respectivos golpes.

“Cada personagem tem talvez uma centena de movimentos que você executa com combos de botões específicos. É bastante informação para assimilar”, afirma o jogador de Tekken 7, Hoa "Anakin" Luu, ao site Inverse.

Lançado para console em junho de 2017, o título foi pensado para Xbox One, PC, PS4 e PlayStation VR. Quem já possui PS5 pode ficar tranquilo, pois o jogo roda via retrocompatibilidade. Além disso, você pode escolher jogá-lo no modo single-player ou multiplayer.

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 - Road to Boruto

Capa do jogo Naruto  Storn 4 dos melhores jogos de lutas para se jogar Capa do jogo Naruto  Storn 4 dos melhores jogos de lutas para se jogar

Plataformas: PS4, Nintendo Switch, Xbox One e PC.

Como o nome sugere, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 é baseado na franquia Naruto, criada por Masashi Kishimoto, e ocupa o lugar de quarto jogo da série Ultimate Ninja Storm. 

Lançado em fevereiro de 2016, no Brasil, o jogo foi publicado pela Bandai Namco Entertainment Inc. e desenvolvido pelo estúdio CyberConnect2 com um público em mente: fãs do ninja.

O jogo peca em não investir em um modo livre, desafios e missões, presentes apenas no “Modo Aventura”. No que se refere à jogabilidade, os personagens possuem poucas alterações, exceto Naruto, que consegue transformar-se em Kyuubi.

Entretanto, Renan Klopper, ex-redator do site Meu PlayStation, afirma que “Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 é a melhor adaptação de um anime/mangá para os videogames”.

De fato, o jogo acerta a mão nos cenários, quantidade de heróis disponíveis e no modo campanha. Além disso, os famosos golpes vistos no anime, ao serem executados no jogo, são de encher os olhos. 

Por fim, a variedade de ângulos de câmera dão um aspecto cinematográfico ao jogo, e a opção de legenda ou dublagem em Português deixa tudo mais fácil.

Já o jogo Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 - Road to Boruto é um DLC que utiliza o material apresentado no filme Boruto: Naruto the Movie, de agosto de 2015, só que, obviamente, adaptado para o jogo. Por isso, alguns consideram o título um novo jogo por possuir mídias física e digital.

Assim sendo, se você já possui Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4, basta adquirir a DLC Road to Boruto para ter acesso a um novo modo história, sete novos personagens, variantes e algumas skins.

Em relação ao enredo, a história se passa quinze anos após a quarta Guerra Ninja e, em síntese, até para evitar spoilers, o(a) jogador(a) acompanha as aventuras de Boruto Uzumaki, filho de Naruto. Entre elas, o seu treinamento guiado por Sarada Uchiha e Mitsuki.

Dragon Ball Xenoverse

Capa do jogo dos melhores jogos de lutas dragonball 2 Capa do jogo dos melhores jogos de lutas dragonball 2

Plataformas: PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Assim como Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 é baseado na franquia Naruto, Dragon Ball Xenoverse é baseado na série Dragon Ball, de 1984 a 1995. Assim sendo, se você costumava assistir o anime e se emocionava com a frase “oi, eu sou o Goku!”, vai curtir o jogo.

Desenvolvido pela Dimps e publicado pela Bandai Namco Games, em fevereiro de 2015, Dragon Ball Xenoverse possui dois modos de jogo: single-player e multiplayer

Ademais, o título mistura lutas homéricas com elementos de RPG, uma vez que você precisa criar um personagem totalmente novo para enfrentar os vilões de Dragon Ball, que estão praticamente invencíveis. O objetivo? Reverter a linha do tempo apresentada por Akira Toriyama em 1995. 

Já deu para perceber que Dragon Ball Xenoverse foi desenvolvido para os fãs de Dragon Ball, não é mesmo? No entanto, se você não se encaixa nos parâmetros, a narrativa só ficará confusa nos primeiros momentos. Depois, o jogo flui. Inclusive, ele possui um sucessor: Dragon Ball Xenoverse 2, para Nintendo Switch e outros consoles. 

Mortal Kombat XL

Capa do jogo mortal kombat XL dos melhores jogos de luta para jogar Capa do jogo mortal kombat XL dos melhores jogos de luta para jogar

Plataformas: Xbox One, PS4 e PC.

Para começo de conversa, Mortal Kombat XL é uma versão atualizada de Mortal Kombat X, lançado em abril de 2015, e foi desenvolvido pelo estúdio NetherRealm. Assim sendo, pode ser compreendido como uma edição definitiva para quem não comprou o Mortal Kombat X. 

Entre as principais novidades dos DLC's de Mortal Kombat XL estão os novos lutadores, como Leatherface, Triborg e Alien, bem como o estágio da ponte de Mortal Kombat II, intitulada de The Pit II (O Fosso II, em tradução livre). Além disso, houve uma melhora significativa nos servidores do modo online.

Streets of Rage 4

Capa do jogo dos melhores jogos de lutas streets Capa do jogo dos melhores jogos de lutas streets

Plataformas: PS4, PC, Linux, macOS, Nintendo Switch e Xbox One.

Streets of Rage 4 é uma forma de se sentir nostálgico — se você tiver idade o suficiente para isso, é claro. Afinal, a quarta edição do jogo foi lançada em abril de 2020, ou seja, mais de 20 anos depois de Streets of Rage 3, que rodava no Mega Drive.

Desenvolvido pela Lizardcube e Guard Crush Games, foi publicado pela DotEmu, em conjunto com a Sega. Exato, a mesma empresa responsável por Heavyweight Champ, considerado, por alguns, o primeiro jogo de luta do mundo.

Na narrativa, o jogo se passa apenas 10 anos após Streets of Rage 3 e você pode escolher  um personagem antigo, como Alex Stone, Adam Hunter ou Blaze Fielding, tal como apostar nos novos, como em Cherry, a filha de Stone, e Floyd Iraia. 

Em relação à estética de Streets of Rage 4 , os traços urbanos, com detalhes em neon, são cativantes. O que torna o título um dos melhores jogos de luta do mercado é a jogabilidade fácil, além, é claro, de você pode interagir com o cenário enquanto joga, sobretudo para angariar itens.

Por fim, uma dica para quem nunca jogou Streets of Rage 4: existe vida em uma cabine telefônica.

E aí, curtiu a lista dos melhores jogos de luta do mercado? Então, prepare o seu console, PC ou celular gamer e boas lutas! 

Até breve! 

LEIA MAIS: