Faz um tempo que os processadores mais usados, tanto para uso doméstico quanto por gamers, são da AMD ou da Intel: dois grandes fabricantes que colocaram no mercado modelos da linha Ryzen e Core i. 

Entretanto, você já parou para pesquisar sobre qual é o modelo considerado o melhor processador para jogos, levando em consideração preço e o seu perfil gamer? Afinal, não basta investir na melhor conexão da internet, sendo que o PC não dá conta do recado. 

À vista disso, a seguir, separamos quatro CPUs, bem como algumas informações que você precisa ter em mente na hora da compra. Vamos lá?

Mão segurando um processor da série Z Ryzen. Mão segurando um processor da série Z Ryzen.

Qual é o melhor processador para jogos atualmente?

Como o assunto é o melhor processador para jogos, é possível que você esteja em busca do maior desempenho possível. Até porque o CPU deve ser capaz de acompanhar as exigências técnicas da indústria de videogames que, convenhamos, estão cada vez mais altas.

Assim sendo, separamos quatro modelos, que levam em consideração variantes como potência e preço, para você dar uma olhada e ver qual se encaixa melhor no seu orçamento e com a sua placa-mãe. 

Enquanto três são da série X da Ryzen, ou seja, foram projetados para jogadores e jogadoras que fazem streaming ou são YouTube gamers, um é considerado intermediário, mas é um modelo que dá para você montar uma biblioteca de mídia digital de respeito.

AMD Ryzen 5 3600

Processador AMD Ryzen 5 3600 Processador AMD Ryzen 5 3600

Tratando-se de um processador intermediário e com bom custo-benefício, o modelo Ryzen 5 3600 da AMD é uma boa escolha. E um dos motivos é que ele não possui placa de vídeo (GPU) integrada, logo, você conseguirá aproveitá-lo para jogos, combinando-o com uma GPU dedicada. Sim, serão dois gastos, mas que valerão a pena. 

Isso porque a GPU trabalhará de forma separada e apresentará mais memória e processamento de imagem. Por consequência, o seu PC conseguirá rodar atividades diárias com mais fluidez e, de quebra, jogos, dos mais leves até alguns mais pesados, com uma boa performance. 

Acerca da tecnologia, apesar do Ryzen 5 3600 ser um processador da 3ª geração, ele é um hexa-core (seis núcleos) com 12 threads que possui um clock de 3,6 GHz, mas que consegue alcançar até 4,2 GHz. 

Para ficar mais claro, até para os próximos modelos, o número de núcleos indica a quantidade de tarefas que o processador consegue executar de forma simultânea. Já o clock define a velocidade com que essas tarefas são executadas.

Além disso, esse modelo suporta memórias de até 3200 MHz, o que significa que você terá a liberdade de investir em uma memória alta.

AMD Ryzen 7 5800X

Procesador AMD Ryzen 7 5800X Procesador AMD Ryzen 7 5800X

Abrindo a série X da AMD, temos o Ryzen 7 5800X. E agora que você sabe a importância do número de núcleos, tanto como da velocidade do clock, vai ficar fácil perceber a diferença entre um modelo e outro.

Ao contrário do Ryzen 5 3600, o Ryzen 7 5800 faz parte da 5ª geração de processadores da AMD e, dentro da série X, perde apenas para o Ryzen 9 5900X, o qual mencionaremos a seguir.

Tratando-se de especificações técnicas, o processador possui um clock de 3,8 GHz, podendo chegar a 4,7 GHz. Ademais, ele é um octa-core (oito núcleos) com 16 threads e um cache de 36 MB. Em relação à memória, a velocidade máxima é de 3200 MHz.

Um dos pontos negativos do Ryzen 7 5800X é que ele vai exigir um cooler potente. Além disso, o valor é relativamente alto e assemelha-se ao Ryzen 9 5900X que, em termos técnicos, é mais potente.

Ou seja, dependendo da grana que você possui, vale a pena comparar ambos e, só depois, clicar em “Comprar”.   

AMD Ryzen 9 5900X

Processador AMD Ryzen 9 5900X Processador AMD Ryzen 9 5900X

A AMD definiu o Ryzen 9 5900X como o melhor processador para jogos durante um evento da marca em 2020. No entanto, não foi somente o fabricante que classificou o GPU dessa maneira: as avaliações entre os gamers também são extremamente positivas.

Assim sendo, o Ryzen 9 5900X entrou em competição com o Core i9 10900K, lançado no mesmo ano, classificado igualmente como o melhor processador para jogos, de acordo com a fabricante. A diferença entre os dois, além da construção do hardware, é o preço: o da Intel é um pouco mais caro. 

Voltando ao chip da Ryzen, ele faz parte da 5ª geração, possui 12 núcleos, 24 threads, uma memória de 3200 MHz e 3.7 GHz que podem chegar a 4.8 GHz no modo turbo. 

Essas especificidades, junto com uma arquitetura Zen 3 de 7mn, garantem eficiência energética e velocidade, tanto na hora de jogar quanto para fazer edições e streamings.

Inclusive, em comparação ao Zen 2, versão anterior, o desempenho das ações acima citadas é 19% superior. Todavia, para adquirir um Ryzen 9 5900X, é necessário que você adquira ou tenha um bom cooler. 

Agora que você já sabe das especificações, percebe como pode valer mais a pena investir no melhor processador de jogos de 2020 e tornar sua máquina um verdadeiro monstro? 

AMD Ryzen 9 5950X

Processador  AMD Ryzen 9 5950X Processador  AMD Ryzen 9 5950X

Bom, já que o título de melhor processador para jogos ficou para a Ryzen 9 5900X, é hora de conhecer o processador mais rápido do mundo, o AMD Ryzen 9 5950X. Sim, a linha Ryzen 5000 para desktops entregou demais. No entanto, o título não vem de graça: dentre as opções, é a mais cara.

Lançado em maio de 2020, o AMD Ryzen 9 5950X possui a mesma estrutura de 7mn do Ryzen 9 5900X, além de pertencer à 5ª geração e ser concorrente direto do Core i9 10900K

Entretanto, além da estrutura ser diferenciada, por estarmos falando de outro fabricante, o chip Ryzen 9 5950X possui 16 núcleos, 32 threads e 4.9 GHz no modo turbo. Ademais, a memória alcança uma velocidade máxima de 3200 MHz e 72 MB de cache.

Uma máquina, não é mesmo? E dá para imaginar que um hardware como esse exige bastante energia. Inclusive, não só esses, mas todos os modelos mais avançados da AMD. 

O problema é que a fabricante não os comercializa com uma solução térmica, logo, é importantíssimo que você invista em um bom cooler para obter o melhor desempenho possível. 

Assim, o hardware vai garantir que o chip mantenha-se em temperaturas mais adequadas quando estiver operando. 

Como escolher um bom processador para jogos?

O primeiro passo é reconhecer o seu perfil gamer. Afinal, não adianta você gastar uma grana adquirindo o último lançamento do mercado quando, na verdade, precisa apenas de um bom chip intermediário, como o Ryzen 5 3600.

À vista disso, é fundamental responder perguntas como:

  • Quais jogos você costuma jogar?

  • Os seus games preferidos exigem bastante do computador?

  • Você costuma realizar streaming e edições de gameplay?

Se a resposta for sim para essas perguntas, bom, talvez você deve começar a trabalhar a ideia de passar do intermediário para um avançado, como o Ryzen 9 5900X, uma vez que este CPU possui um grande desempenho. 

Placa-mãe com conexões para processador, memória RAM, HD, dispositivos com entrada e saída.  Placa-mãe com conexões para processador, memória RAM, HD, dispositivos com entrada e saída.

Placa-mãe

Um outro ponto importantíssimo depois de escolher o CPU é conferir se ele é compatível com a placa-mãe existente na sua máquina. Afinal, todos os componentes, desde os hardwares mais simples até os mais avançados, se conectam a ela.   

Dito isso, você precisa ficar de olho na geração do processador, independente do modelo. Isso porque cada geração possui encaixes diferentes entre processador e placa-mãe. No caso dos chips AMD, esse processo fica um pouco mais fácil — nós explicamos o motivo.

Todos os modelos citados acima adotam o socket (local onde o processador será inserido) AM4, uma espécie de padrão universal, ao contrário dos processadores da Intel, que utilizam encaixes diferentes dependendo da geração.

Com essa informação em mãos, basta você conferir se sua placa-mãe aceita o socket AM4 e, caso não aceitar, você precisará investir em uma placa-mãe (também conhecida como chipset) AM4 para rodar o seu novo processador sem enfrentar problemas. 

Como descobrir se o processador é compatível com a placa-mãe?

Essa é uma excelente pergunta que não depende de nenhum conhecimento extraordinário. Isto é, basta você seguir o passo a passo para descobrir o pocket da sua placa-mãe:

  1. Faça download do software CPU-Z, disponível para Windows;

  2. Realize a instalação e dê um duplo clique no ícone para executá-lo;

  3. Assim que uma tela abrir, verifique se a aba “CPU” está selecionada e procure pela opção “Package”;

  4. Em “Package”, você poderá visualizar a informação sobre o socket da sua placa-mãe.

Importante! Não existe a possibilidade de uma placa-mãe da Intel ser compatível com um processador da AMD e vice-versa, beleza? 

Logo, se o seu socket for Intel, você terá que investir em uma placa-mãe AMD, como a Asus Tuf Gaming X570-PLUS, desenvolvida para jogos.

Placa-mãe para Ryzen 9 5900X

Para finalizar, já que o Ryzen 9 5900X ficou como o melhor processador para jogos e você já sabe que, para ele funcionar, precisa de uma placa-mãe compatível com o socket AM4, separamos três modelos, caso você precise investir em uma:  

  • Asus TUF X570-Plus Gaming;

  • Gigabyte X570 Gaming X;

  • Asus ROG Strix X570-E Gaming. 

E aí, se empolgou para investir um pouco mais e dar aquela turbinada profunda no seu PC gamer? Então, não esqueça: todos os hardwares devem ser compatíveis com a placa-mãe, inclusive o melhor processador para jogos

Até a próxima!

Leia também: